Ajuda urgente sobre aquário!


Francisco123

Recommended Posts

Boa tarde, 

Ofereceram-me hoje dois peixes dentro de um aquário minúsculo, o que me faz imensa confusão. Queria ao máximo tirá-los de lá mas neste momento as lojas estão fechadas e a única coisa que tenho em casa é uma caixa de plástico grande que tenho de arrumação. É muito mau se os colocar lá dentro? Podem ficar doentes ou a água ficará tóxica? É uma caixa de arrumação do continente de plástico e daí o meu receio mas ao mesmo tempo o aquário onde eles estão é minúsculo. O que é melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Francisco,

Antes de mais convinha saber que peixes são, pois cada espécie tem as suas necessidades e assim poderemos te ajudar da melhor forma.

Primeiro, quanto maior o volume de água melhor ficarão os peixes, posto isto e se tens a certeza de que essa caixa está perfeitamente limpa, lava-a bem uma vez mais com água corrente e o mais quente possível, deixa arrefecer e coloca o máximo de agua possível.

Parto do princípio que não tenhas nenhum anti-cloro, por isso aconselho água de garrafão (verifica o pH, em caso de dúvida o mais neutro possível) coloca num local onde não sofra variações de temperatura.

Dessa forma os teus peixes deverão se aguentar até arranjares a nova casa com todas as condições.

Não esqueças, diz-nos qual a especie, essa informação é essencial.

Espero ter ajudado. Forte abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes são dourados. O típico peixe de água fria por assim dizer. Eu não gosto nada de vê los naquele sítio tão apertado daí querer mete-los na caixa. Eu utilizo sempre água do garrafão!! Obrigado 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco 

Para esses peixes devias comprar um aquário maior que pode-ses,e não só terás que comprar um filtro bom,porque esse peixes sujam muito a água,e um termostato para teres a água entre os 21 graus e os 25 graus,sem o termo a água fica muito gelada ainda por cima moras no Porto,e faz frio,depois de teres tudo o que mencionei,terás que fazer o ciclo do azoto,se não sabes o que e fica aqui para leres,e veres como se faz.

Cumprimentos 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco.

Acho que fazes bem quereres tirar o mais rápido possível esse tipo de peixes de um aquário minúsculo. O Alvaro Silva já te aconselhou bem e vou apenas completar algumas das suas indicações.

Esses peixes (ao contrário do que se pensa e dizem muitas vezes em lojas de animais) exigem aquários muito grandes. Para teres uma ideia para um peixe desses o mínimo são cerca de 120 litros de água e mais 30 a 45 litros por cada peixe adicional. Ou seja, para esses teus dois peixes o recomendado seria um aquário com um mínimo de 150 litros de água e pelo menos 0.80 a 1.00 metros de comprimento. Não precisam de aquários muito altos cerca de 45 cm chega.

Também já se referiu que vais precisar de um filtro muito bom pois esses peixes sujam imenso. O filtro deve fazer cerca de 10x o volume do aquário por hora senão vias estar constantemente a fazer TPAs grandes. Por isso para um aquário de 150 litros o filtro deve fazer no mínimo 1500 litros/hora. 

Apesar de peixes de água fria um termostato é essencial pois senão vais ter variações de temperatura ao longo do dia e noite e os peixes são sensíveis a isso. Grandes variações de temperaturas pode levar a doenças como íctio. Por isso usa um termostato bom para manter a temperatura constante. Para um aquário de 150 litros pode se usar um termostato bom de 150 watts. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, 

Como disse anteriormente, mudei os peixes para aquela caixa mas sinto que eles vão morrer. Não se mexem e somente vieram ao cimo para comer um pouco. O que é que eu faço? Eu utilizei a água que vinha do aquário deles e juntei água do garrafão mas eles simplesmente não se mexem. Devo comprar aquelas gotas para meter na água? Como é que funcionam? Obrigado pelas respostas em cima! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tens testes de água para fazer? O mais provável é teres os níveis de amónia no aquário demasiado elevados uma vez que deduzo que não tenha sido feito o ciclo de azoto no aquário.

Tens algum filtro a funcionar nessa caixa nova?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.