Identificação de espécies


Recommended Posts

Boa noite,

Em Maio passado, comprei um casal destes lindos ciclídeos:

2018.11.06 - Outros 010.JPG

Na altura comprei-os como sendo um casal de Nannacara anomala neon blue.

Entretanto encontrei muito pouca informação sobre a espécie, alguma da qual não bate certo com o que observo diariamente no aquário. Ao ponto do macho na foto já ter mais de 12 cm, o que me parece estranho para um Nannacara.

Na passada semana descobri alguma informação sobre a espécie Andinoacara pulcher electric blue. Incluindo algumas fotos em que parecem os meus peixes. Neste momento já não sei qual é afinal a espécie que tenho nos aquários, e que tantos peixinhos têm criado.

Alguém que esteja familiarizado com esta espécie, sabe qual é afinal o seu nome científico?

 

Aproveito ainda para perguntar, se alguém sabe qual a espécie deste peixe super pacífico, que comprei há mais de 10 anos, e que nunca ninguém me soube dizer o nome científico da mesma:

2018.11.06 - Outros 007.JPG

Muito obrigado!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, 

 

Tal como já suspeitas, esses peixes azuis são mesmo Andinocaras Pulcher "Electric Blue" .

Quanto ao peixe da segunda foto diria que é alguma espécie de corydora (posso estar a dizer uma barbaridade), estou a basear-me no formato do corpo e das escamas. No entanto a cauda parece estar deformada bem como os barbelos são extremamente grandes. Quais são as dimensões deste peixe? Poderia ser uma corydora barbatus mas o padrão de cor não confere...

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estava a desistir até que encontrei isto

Resultado de imagem para Callichthys callichthys

De seu nome Callichthys callichthys, creio que seja este menino mas sem certezas!  

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Ismael!!!

Confirmas-me assim que andei meses a dizer que os meus Nannacara tinham feito criação, e afinal tenho crias é de Andinoacara pulcher... 😄

O outro não é uma Corydora... ele deve ter perto de 15 cm. É mesmo muito semelhante ao da foto que colocaste agora. Entretanto estive a ler a descrição da espécie Callichthys callichthys e realmente enquadra-se muito com o comportamento do meu querido peixinho. Agora encontrei também a espécie Hoplosternum thoracatum que tem algumas semelhanças, mas acho que deve ser mesmo um Callichthys callichthys. O facto de conseguir viver em condições extremas justifica a sua capacidade de sobrevivência, mesmo quando esteve mais de dois anos num aquário praticamente abandonado, sem trocas de água 😄 É um peixe mesmo muito pacífico que, ao longo dos 10 anos que vive cá em casa, nunca teve problemas com nenhuma outra espécie.

Só tenho pena que nunca se tenha reproduzido, mas não faço ideia se haverá mais peixes da sua espécie à venda em Portugal.

Mais uma vez muito obrigado inspector Ismael!!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais