Unknown


Miguel Neto

Recommended Posts

Boas malta.

 

Já que anda para aqui um fartote de novas montagens, e ainda bem, decidi abrir mais um pois entretanto passo á desmontagem/montagem.

Data de Montagem: Ainda não definida

Aquário: 60x30x36 ILA Europa (Vidro extra claro)

Móvel: "ADA Wood Cabinet"

Iluminação: Twinstar 600EA

Filtragem: Fluval 305 com Equo Stilla

Aquecimento/Arrefecimento: EHEIM Jagger 100w

Co2: Pressurizado. Botija 2L + 5L, Regulador + Válvula Solenoide CO2ART , Difusor Neo, conta-bolhas

Outros Equipamentos: Twinstar Nano, Skimmer Eheim

Hardscape: Red Moor Wood

Substrato: Substrato Fértil Tropica / Substrato JBL Soil

Fertilização: Ainda a definir

Fauna:

Flora: Ainda a definir. Rotalas, Cuba, anubias, eleocharis, moss

Parâmetros da agua? Nada ainda.

 

Ainda  a desmontagem não começou e começaram já as duvidas.

Substrato:

-Vou reutilizar o substrato e juntamente adicionar fértil, estava a pensar colocar umas cerâmicas e stilla de usar no filtro dentro de meias de licra para criar altitude. Aconselham a colocar o fértil primeiro, depois colocar as cerâmicas e substrato para cima?

-Aconselham a que o substrato seja seco para matar as possíveis algas que estejam agarradas?

Fertilizante:

-Sempre usei EI, mas acho que lhe falta ali qualquer coisa para dar outro brilho ás plantas como também é preciso andar sempre com contas. Que fertilizante recomendam?

Tropica

Seachem

Equo

-Carbono liquido

O aquário fica próximo da janela da sala, este leva com a luz solar indiretamente o dia todo. Aconselham o uso do carbono liquido para compensar ou só mesmo em caso de algas?

Qual recomendam?

Easylife 1L - 15€

Seachem Excel 250ml - 12€

Não sei qual a diferença entre marcas!!!!

Para já ficam estas duvidas e entretanto vou colocando conforme vão surgindo, pois duvidas é o que não me vai faltar!

 

Foto do arranque

227941df2eaaebc9e6cbd67c22fc9727.jpg

 

19eab8142bc95bc18acba8df377fb6b8.jpg

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel.

Em relação ao fértil eu punha primeiro as ceramicas, depois o fértil.

Eu gosto sempre de secar o substrato, sempre consegues eliminar muito pó que caso contrario se torna lama no aqua. 

Os ferts gosto muito da Equo, mas o k, o P e o F são iguais a todo o resto. Podes continuar com os sais mas compras os micros (acho que é aqui que está o segredo) e podes seguir o esquema da equo (10N-20K-1P).

Entre o Easy e o Seachem a diferença é nenhuma. É como super cola da UHU e super cola do chinês... A substancia é a mesma.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel.
Em relação ao fértil eu punha primeiro as ceramicas, depois o fértil.
Eu gosto sempre de secar o substrato, sempre consegues eliminar muito pó que caso contrario se torna lama no aqua. 
Os ferts gosto muito da Equo, mas o k, o P e o F são iguais a todo o resto. Podes continuar com os sais mas compras os micros (acho que é aqui que está o segredo) e podes seguir o esquema da equo (10N-20K-1P).
Entre o Easy e o Seachem a diferença é nenhuma. É como super cola da UHU e super cola do chinês... A substancia é a mesma.
 


Boas Gonçalo

Acho que no NPK o segredo está na urea e acredito que as micros tenham também o seu segredo.

Para um aquário de 60L acho que não justifica a EI.

Na linha da Equo o que recomendas?
N7 + P7 + K7 - Trace

O florido tabs será que vale o investimento?!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Miguel Neto disse:

 


Boas Gonçalo

Acho que no NPK o segredo está na urea e acredito que as micros tenham também o seu segredo.

Para um aquário de 60L acho que não justifica a EI.

Na linha da Equo o que recomendas?
N7 + P7 + K7 - Trace

O florido tabs será que vale o investimento?!

 

Acho que o segredo do NPK está só no N mas não se é ureia ou amónia ou nitratos, mas sim na quantidade que dás. Tens de dar o mínimo possível para que a planta se mostre na melhor forma. Eu fiz equo no Yama e doseei para 100L no meu 90x45x45... Mais vale dar pouco e depois se então as plantas não estiverem boas dar mais um cadico. 

 

Quanto ao florido tabs, mal não faz, mas já tendo fértil parece um bocado redundante. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 
Quanto ao florido tabs, mal não faz, mas já tendo fértil parece um bocado redundante. 


Falo no florido tabs devido ao fértil ao fim de 6 meses +/- esgotar-se. Uma caixa de florido tabs custa á volta dos 7€



Entretanto vou ver se ganho coragem de desmontar pra começar a nova montagem

54b48e29c33cb167ce45b88aded42bae.jpg
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o meu só com Amazonia durante um ano e correu bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe onde posso arranjar Rotala Colorata e Rotala nanjenshan?

Ja andei a vasculhar varias lojas online mas não encontro em nenhuma


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente material para começar! A única coisa que eu mudava aí  era investir num termo externo e dependendo do que queiras fazer arranjar mais hardscape.

Em relação às dúvidas penso que o Gonçalo já te disse tudo. 

Agora falta é avançar com a nova montagem 😉 já desmanchaste o aquário?

Porque não experimentas telefonar para algumas das lojas especializadas e perguntar se tem e se fazem envios. Eu sei de algumas que não tendo loja online fazem esse serviço.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente material para começar! A única coisa que eu mudava aí  era investir num termo externo e dependendo do que queiras fazer arranjar mais hardscape.
Em relação às dúvidas penso que o Gonçalo já te disse tudo. 
Agora falta é avançar com a nova montagem já desmanchaste o aquário?
Porque não experimentas telefonar para algumas das lojas especializadas e perguntar se tem e se fazem envios. Eu sei de algumas que não tendo loja online fazem esse serviço.
 


Obrigado Tozé...

Ainda não desmanchei pois o tempo não tem sido muito infelizmente.

O termo externo vai ser a próxima aquisição sem duvida, num aquário deste tamanho convém retirar o máximo de pingarelhos. Ja me arrependi de não ter comprado um lily pipe com skimmer.

O leque de lojas que conheço sao as que têm loja online, aqui pros lados do Porto com plantas só conheço a ecoarium e a proaquarium. Depois temos as que rondam nas proximidades da capital.
Que lojas indicas?!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Vamos ver o que vai sair daqui!!!

5c16e1ba4d5372349821790d9481b4ab.jpg
1f24fd2cfc43ecb1046aa4c6bc27e461.jpg
fd169fcd8d409a036d171a366a3746ba.jpg
41109764d56a82f678370f3140c8d2dd.jpg
4ad79d837029082403b23d9b99dd109b.jpg

Acabei por desistir dos troncos e usar as rocha que tinha cá em casa!

Plantas tou virado para Rotalas, Cuba, eliocharis, ainda a estudar...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Hoje andei a dar uma de jardineiro no paint e preciso da vossa ajuda.

5d62e74b9649f224b990b8e38faa0ca6.jpg

Vou usar plantas in vitro, eis a questão, de cuba quantos pots irei precisar?! Nunca usei cuba, das outras penso que um pote de cada deve ser suficiente.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dois potes de cuba plantas isso tudo na boa! E das outras 1 pote de cada chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi a colocação da elocharis no canto superior direito! E mesmo no lado esquerdo vai ser difícil de a manteres controlada 😀

A rotalas green comigo tem sido uma planta que tem tendência a crescer mais na horizontal do que na vertical, por isso eu aconselhava trocares com a vietnam/hra.

A "praia" precisa de algum pormenor com adição de pedras pequeninas, tal como está torna-se monótono.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi a colocação da elocharis no canto superior direito! E mesmo no lado esquerdo vai ser difícil de a manteres controlada
A rotalas green comigo tem sido uma planta que tem tendência a crescer mais na horizontal do que na vertical, por isso eu aconselhava trocares com a vietnam/hra.
A "praia" precisa de algum pormenor com adição de pedras pequeninas, tal como está torna-se monótono.


Achas que a elocharis vai galgar terreno? A ideia é nao ser tudo cuba e ter uma transição da cuba para plantas traseiras.

Também ja tinha lido que a rotala green tinha essa tendência de crescimento, a vietnam hra ja a vou usar, queria era uma que fizesse a diferença de cor, frente vermelho da vietnam hra e atras uma cor verde.

Quanto á praia depois vai levar umas pedritas mas a cuba vai acabar por cobrir as bordas da areia.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Miguel Neto disse:

Achas que a elocharis vai galgar terreno? A ideia é nao ser tudo cuba e ter uma transição da cuba

A elocharis quando pega torna-se um erva daninha 🙂

para fazer transição há outro tipo de plantas que podes usar tipo a Rotala bonsai, Staurogyne repens, Gratiola viscidula, ... Na mesma podes usar a elocharis do lado esquerdo, só aquele cantinho do lado direito é que não estou a ver, á partida terás menos luz no canto rente ao chão pois as moitas vão tapar um pouco a luz para o tapete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Ando tramado que nao consigo arranjar as plantas que quero, tudo esgotado nas lojas que conheço.

Recomendam alguma loja que tenha:
ELEOCHARIS ACICULARIS MINI x1
-ERIOCAULON CINEREUM x1
-HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES “CUBA” x2
-ROTALA sp. ‘CEYLON’x1
-ROTALA VIETNAM H’ra x1
-LIMNOPHILA sp. VIETNAM x1

Devido ao substrato fértil queria arrancar com o máximo possível de plantas no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

Eu também não conseguia arranjar plantas aqui na zona. Decidi então ver fora de Portugal e arrisquei mandar vir de um vendedor do eBay. Fiquei bastante satisfeito com a qualidade , variedade e preço das plantas. Deixo aqui o link caso queiras dar uma vista de olhos.

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fulk%2Fitm%2F200889078105

 

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fulk%2Fitm%2F201792633921

 

Cumps.

 

 

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por favor pessoal, tentem comprar ao máximo em PT. Porque depois quando precisarem de lojas aqui vão a ver e estão fechadas...

@Miguel Neto o melhor é escolheres uma loja e pedires para te encomendarem essas plantas, assim no dia que vierem da estufa mandam-te logo e tens a certeza de teres a maior frescura possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por favor pessoal, tentem comprar ao máximo em PT. Porque depois quando precisarem de lojas aqui vão a ver e estão fechadas...
[mention=73934]Miguel Neto[/mention] o melhor é escolheres uma loja e pedires para te encomendarem essas plantas, assim no dia que vierem da estufa mandam-te logo e tens a certeza de teres a maior frescura possivel.


Eu quero comprar cá, ja tinha visto á venda no ebay mas a previsão se chegada nunca é certa.

Mas acredita que cá estou-me a ver grego para adquirir tudo numa só loja. É que mandar vir de varias sai caro devido aos portes!
É o problema de serem de marcas diferentes!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pro-aquarium tem todas as marcas ou perto. Telefona para lá e acho que ele te arranja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bd4e70b88774e29e68cc7eff9869e31d.jpg

Finalmente cheio!

La consegui arranjar uns pots, não foram todas as que queria mas ja tava cansado de olhar pro aquário vazio todos os dias de manha.

Ao encher ainda tive uns deslizes, praia ficou cheia de substrato e ainda me descaiu algum substrato prá frente, é o que faz ser maçarico!!!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

10 dias de aquário, estou a seguir a aplicação da Tropica, não a 100% mas la vou seguindo a regra deles pois uso o fértil deles e vou usar o fertilizante deles.

c78690729c9396c18c59903029c2d799.jpg
9eaf4566722fe047c7b2e8f72b62ac40.jpga884a6449f20361fc905bed4b5182356.jpg
37da39a802670e7a2113e96552853a33.jpg


Aqui julgo seja a cuba a fazer melt, tenho dois tufos assim

844f0b488248dbf22356ee3d2995009d.jpg
9686ad0a625bd5b095c30fa2a74a33c4.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.