Reativação de aquário


Recommended Posts

Boa tarde. Resolvi reativar um aquario antigo (54l).

Lavei-o bem lavado só com água, instalei tudo como mandam as regras, lavei o areao antes de o colocar e enchi o aquário. 

A partir daqui é que acho que devo ter feito asneira: na loja recomendaram aquatan para baixar o pH (7.6 antes do inicio so tratamento) e bio nitrivec para acelerar a criação das colonias de bactérias. Aconselharam a colocar primeiro o aquatan e só 24h depois colocar o bio nitrivec. Acontece que na altura me passou e coloquei um seguido do outro (as quantidades recomendadas na bula).

Questões:

- fará mesmo diferença?

- como corrigir esta questão?

- assumindo que se corrige a asneira, devo, depois da primeira aplicação, continuar a adicionar as bacterias com que periodicidade e nas mesmas quantidades que veem na bula? Creio na loja terem aconselhado a colocar conforme a bula na primeira aplicação e nas tpa's, mas nesta fase do ciclo depois da primeira aplicacao, acho que me recomendaram que colocasse diariamente, nao me recordo é da quantidade. 

Alguém consegue esclarecer?

Obrigado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André.

Simples,  colocaste o areão e os elementos decorativos, plantas (?) e encheste de água. Colocaste o  filtro e o termostato a funcionar….correto?.

 

Agora espera um mês e faz trocas de água de 25% semanalmente.

Esquece baixares o pH...7,6 serve perfeitamente. Apenas estás a gastar dinheiro.

Podes ir colocando o nitrivec conforme consta na bula, convém esperar sempre umas semaninhas antes de pensar em vivos.

 

Forças nisso e vai dando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vasco.

Não pus ainda os troncos e plantas: plantas na loja disseram-me que as que tinham na altura nao estavam em condições. Os troncos estão mergulhados em água porque flutuam.

Vou hoje fazer a primeira TPA (cerca de 13,5l) e medir valores e venho aqui partilhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André 

Podias colocar já os troncos,nem que coloca-ses uma pedra em cima para não flutuar,pois os troncos vai ajudar a baixar um pouco o ph,faz bem o ciclo,vai deitando no aquário umas escamas de comer dos peixes,ai de dois em dois dias,esse ph ate não e mau,evidentemente vai também depender dos peixes que tiveres na ideia,ai sim,pode tornar-se um pouco problemático para alguns peixes,quando o aquário estiver já com peixes,plantas e troncos,com a acumulação resíduos também pode baixar o ph,mas com o tempo vais conseguir manter a coisa nos eixos.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André esquece o pH, a tua água serve perfeitamente para praticamente tudo o que no geral encontras nas lojas.

Mete os troncos com o Álvaro disse, coloca plantas e deixa andar até dezembro. Vai fazendo umas TPAS regulares.

Não vale apena complicar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/4/2018 at 4:16 PM, andrejoaobentes said:

Boa tarde. Resolvi reativar um aquario antigo (54l).

Lavei-o bem lavado só com água, instalei tudo como mandam as regras, lavei o areao antes de o colocar e enchi o aquário. 

A partir daqui é que acho que devo ter feito asneira: na loja recomendaram aquatan para baixar o pH (7.6 antes do inicio so tratamento) e bio nitrivec para acelerar a criação das colonias de bactérias. Aconselharam a colocar primeiro o aquatan e só 24h depois colocar o bio nitrivec. Acontece que na altura me passou e coloquei um seguido do outro (as quantidades recomendadas na bula).

Questões:

- fará mesmo diferença?

- como corrigir esta questão?

- assumindo que se corrige a asneira, devo, depois da primeira aplicação, continuar a adicionar as bacterias com que periodicidade e nas mesmas quantidades que veem na bula? Creio na loja terem aconselhado a colocar conforme a bula na primeira aplicação e nas tpa's, mas nesta fase do ciclo depois da primeira aplicacao, acho que me recomendaram que colocasse diariamente, nao me recordo é da quantidade. 

Alguém consegue esclarecer?

Obrigado. 

Fiz exactamente o mesmo quando comecei. 
Basicamente acho que mataste as bactérias assim que elas entram em contacto com a água com o cloro. O aquatan não teve tempo de acondicionar a água. 
De qualquer das formas com o tempo vai perceber que os químicos são mesmo só para gastar dinheiro. 
Com experiência e graças a muitas opiniões que li por aqui optei por nunca mais colocar químicos na água e até agora sem problemas. Simplesmente deixo a água a repousar em garrafões durante 3 dias no mínimo.
Não sei se é o indicado, mas além de mais natural, conseguimos "poupar" o dinheiro desses químicos para outras coisas. 
O ideal é fazer o ciclo do azoto bem feito.

Editado por neo_2
  • Gosto 1

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/11/2018 at 23:13, Alvaro Silva disse:

Boas André 

Podias colocar já os troncos,nem que coloca-ses uma pedra em cima para não flutuar,pois os troncos vai ajudar a baixar um pouco o ph,faz bem o ciclo,vai deitando no aquário umas escamas de comer dos peixes,ai de dois em dois dias,esse ph ate não e mau,evidentemente vai também depender dos peixes que tiveres na ideia,ai sim,pode tornar-se um pouco problemático para alguns peixes,quando o aquário estiver já com peixes,plantas e troncos,com a acumulação resíduos também pode baixar o ph,mas com o tempo vais conseguir manter a coisa nos eixos.

Cumprimentos 

Viva.

Os troncos tenho-os dentro de um balde há cerca de 5 dias para deixarem de flutuar e para largar o maximo de coloração possivel. Vou deixar o ciclo acontecer e deixar de colocar quimicos e faço só os testes antes de cada tpa... as tpas sem quimicos nao alteram os valores todos ou como sao em pequenas quantidades não têm impacto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/11/2018 at 17:58, neo_2 disse:

Fiz exactamente o mesmo quando comecei. 
Basicamente acho que mataste as bactérias assim que elas entram em contacto com a água com o cloro. O aquatan não teve tempo de acondicionar a água. 
De qualquer das formas com o tempo vai perceber que os químicos são mesmo só para gastar dinheiro. 
Com experiência e graças a muitas opiniões que li por aqui optei por nunca mais colocar químicos na água e até agora sem problemas. Simplesmente deixo a água a repousar em garrafões durante 3 dias no mínimo.
Não sei se é o indicado, mas além de mais natural, conseguimos "poupar" o dinheiro desses químicos para outras coisas. 
O ideal é fazer o ciclo do azoto bem feito.

É isso que vou fazer. A ver se os troncos largam a coloração praticamente toda para os meter no aquário.  Relativamente à lavagem da bomba, e lavagem e substituição da esponja e das cerâmicas, com que periodicidade deve ser feita? Na loja disseram-me que  nao devia substituir nem lavar esponjas e ceramicas para nao se perderem as colonias de bacterias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, andrejoaobentes said:

É isso que vou fazer. A ver se os troncos largam a coloração praticamente toda para os meter no aquário.  Relativamente à lavagem da bomba, e lavagem e substituição da esponja e das cerâmicas, com que periodicidade deve ser feita? Na loja disseram-me que  nao devia substituir nem lavar esponjas e ceramicas para nao se perderem as colonias de bacterias.

Isso vai depender da quantidade de "lixo" que ele vai filtrar. Eu ainda estou a fazer por testes, estou a limpar uma vez por mês para ver se é suficiente. 
Podes por exemplo passado 15/30 dias abrir o filtro e ver como está, se achares que ainda está com bom fluxo e sem grande sujeira para o próximo mês extendes o tempo por exemplo 1 ou 2 meses. 
A limpeza das cerâmicas é feita com água de um possível TPA que faças. Nunca com água da torneira e mesmo com a água do TPA não precisas esfregar, é mesmo retirar a sujidade maior apenas. O mesmo acontece com as esponjas. 
Claro que tanto as cerâmicas como as esponjas acabam por perder a sua função na totalidade com o tempo, mas isso já não te sei dizer. Só mesmo quem consiga fazer uma análise microscópica para ver se ainda existem porosidades capazes de alojar bactérias. 🧐

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/14/2018 at 4:30 PM, andrejoaobentes said:

É isso que vou fazer. A ver se os troncos largam a coloração praticamente toda para os meter no aquário.  Relativamente à lavagem da bomba, e lavagem e substituição da esponja e das cerâmicas, com que periodicidade deve ser feita? Na loja disseram-me que  nao devia substituir nem lavar esponjas e ceramicas para nao se perderem as colonias de bacterias.

Boas,

Essa coloração (taninos) que os troncos largam é benéfica para os peixes o único inconveniente (para alguns) é a água ficar com uma coloração tipo chá que vai desaparecendo com as tpas.

Relativamente à dúvida da limpeza das matérias filtrantes o tempo de limpeza varia muito com o aquário. Eu no meu limpo de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas mas vais conseguir ver isso com o caudal que o filtro debita, quando tiver mais fraco significa que deves limpar. Agora muito importante a limpeza dessas matérias só deve ser feita com água do próprio aquário senão matas as batérias.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

Os troncos já estao dentro do aquario, mas queria partilhar convosco foto para me darem opinião, mas não consigo simplesmente escolher a foto que tenho na galeria do telemóvel e carregar. Pela ajuda que há no site deveria ser possivel, mas so tenho a opção de fazer upload a partir de um link.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A forma mais fácil para mim é através do tapatalk (smartphone), acho que a grande diferença é que não ficam armazenadas no fórum.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as instruções estão um pouco desactualizadas.
Se me recordo corretamente (agora não estou perto dum pc para confirmar) tens que fazer o upload para a galeria do fórum e depois já dá para inserires nos posts.

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que é desta:

large.20181118_205457.jpg

Vai levar uma planta em cada tronco e outra na pedra que está no meio:

Sugestões de plantas tendo em conta que o aquário não é muito grande e o que acham da disposição?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andre 

Eu juntava os dois troncos num dos lados do aquário,uma espécie de ilha num dos lados,mas não muito junto ao canto,ou então ao meio,mas isso digo eu,mas como tu e que vês o aquário todos os dias,tens que ser tu a escolheres como mais gostas,sobre plantas tens aqui plantas de baixa manutenção que podes escolheres,para quando fores comprar saberes ao que vais, https://tropica.com/da/planter/ qualquer das maneiras espera por novas opiniões.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é perfeitamente normal, vai desaparecer com o tempo ou então podes colocar uns caracois que tratam disso. Já tens o ciclo completo?

Bem, hoje era o dia de ir buscar umas plantinhas e uns peixinhos, mas deparo-me com este fenômeno nos troncos (mais num do que no outro). Serão algas? É normal?
large.20181202_095830.jpg.3751a9c29980dbc4fe20052352be25da.jpg


Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.