Iluminação para Aquario


Fábio.R

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Gostaria da vossa ajuda.

Andei a ler alguns artigos sobre led mas nenhum me diz o que usar ao certo e sim o que sao e quantos lumens têm etc...

O que queria saber é se em LED para o meu aquario de 90 x 45 x 45 quantos Watts vai ter de ter? isso importa?

Ou os lumens sao mais importantes? 

Melhor RGB ou so White? Compensa dar 200€ por uma ou melhor diy?

 

Agradeço a vossa ajuda

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente anda tudo virado para o PAR e lumens.
Dá uma vista de olhos neste link do ukaps

https://www.ukaps.org/forum/threads/ada-wasmas-zetlight-twinstar-chihiros-led-par-data-the-power-of-light.43178/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Esta resposta já vem algo tarde mas, aqui está. O site da trópica tem um bom guia de lumens se estivermos a falar de luz branca: https://tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/

Com a diversidade de tecnologias de iluminação de hoje em dia, os Watts/litro ficaram um tanto obsoletos.

A vantagem do RGB é que podes ajustar os espetro ao teu gosto ou ao das plantas, mas já não te podes guiar pelos lúmens pois a luz em questão já não é tão simples/standard como a branca. Assim que a medida de PAR é mais preferida.

Eu sou mais adepto do DIY. Podes fazer umas coisas engraçadas à tua maneira, algo mais barato do que aquilo que vem nas lojas. Mandei vir do eBay 10 Leds 4000k 3W + 10 Leds 450nm RoyalBlue para um aquario de 60L, por apenas 3€. Vamos lá ver se funcionam 😂 .

Abraço.

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola. ja fiz uma calha para o meu aqua, de 2 metros por 60cmpor 60cm, a calha debita 15 mil lumens, coloquei led de alto rendimento leds azuis verdes e vermelhos, tudo muito bem mas, como tenho uma coluna de agua de 60cm não funciona, o que quero dizer com isto é que com o teu aqua a ter 45cm de coluna de agua uma chihiros de 90 ou 2 para bem plantado estas desenrascado.

eu com a calha que fiz gastei uns 100 euros e estou enrascado na mesma, e sem solução a vista.

por incrível que pareça já fiz tanta experiência ja segui tantos conselhos e nada, há um ano que ando nisto.

conclusão aposta na chihiros ou parecido.

isto na minha opinião

boa continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15000 lumens para esse aquario é relativamente pouco. Eu tinha experimentado o dobro. Neste momento só tens ai 20 lumens por litro. Isso se os LEDs estiverem a trabalhar no máximo (depende do resto do circuito elétrico). Se ainda estiveres a experimentar com a calha, recomendo trocar os leds verdes por branco frio, à volta de 6000k. E se o driver ainda tiver potência disponível, adicionar mais leds brancos.

Abraço.

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É nestas alturas que uma ou duas fotos davam jeito 😁 .

Lux = Lumen/metro , não tem nada a ver com PAR.

Para aumentar o PAR, basicamente é adicionar LEDs com comprimentos de onda entre 440nm-460nm e 620nm-660nm (azul e vermelho), sem alterar muito os lumes. So que não bonito de se ver já que o aquario fica com uma cor roxa.

A luz branca, como tem de tudo um pouco. Adicionando leds brancos aumenta os lumens e PAR. Os leds verdes é que não teem qualquer impacto no PAR. 

Os leds de 8000k, ao serem ligeiramente azulados, vão melhorar o PAR substancialmente. Teóricamente, à volta de 35mil lumens de leds de 8000k deve de ser mais do que suficiente para ter uma média/alta iluminação nesse aquario de 720 litros.

A única limitação é que a tua fonte de alimentação dos leds possa não ser capaz de fornecer tanta potência.

Meus aquários:

Dark Lake - Comunitário 63 litros
Shrimp River - Nano 15 litros
Baixa Mar - Salgado costeiro 100 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/12/2018 at 07:41, davidjfcardoso disse:

pode não acreditar mas não sei colocar fotos. não sou adepto de redes sociais, é uma opção minha. não sei se tem haver com isso ou não mas não estou a conseguir.

Tens primeiro que alojar as fotos online, seja num site de alojamento tipo o Flickr ou na nossa galeria:

https://www.aquariofilia.net/forum/gallery/category/1-galeria-de-membros/

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais