Aquario 100L Neon Chinês (Tanichthys albonubes )


gatmcm

Recommended Posts

Boas, é o meu primeiro post aqui, decidi reactivar o meu aquario antigo depois de cerca de 7 anos fora do hobby.

Do meu equipamento antigo só se aproveitou mesmo o aquario. Luz, aquecedor, filtro não foram bem armazenados.

Comprei um filtro mochila para desenrascar, um pouco pequeno demais ~200L/h, limpei bem pedras da praia e areia de filtro de piscina.

Está a ciclar há 1 semana com 10 neons chineses e um danio zebra que veio com os outros, provavelmente por engano, planeio arranjar mais 10 neons daqui a um mês ou dois quando o ciclo completar.

large.20181029_173857.jpglarge.20181026_190455.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma composição de pedras bastante boa a retratar o biótopo do tanichthys albonubes, uns ramos finos entrelaçados nas pedras seriam um extra a dar sensação de fluidez causada pelo normal movimento de um rio. Acrescentaria também um pouco de cascalho rolado a dar detalhe e naturalidade na frente das pedras. 

image.png

 

O filtro é algo importante a rever nesse aquário, já o aquecimento não será assim tão preocupante.

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado,

É verdade que que alguma madeira dava um efeito engraçado, e era uma boa maneira de introduzir um pouco de musgo de java, vou ver se consigo arranjar algo sem ter que gastar dinheiro.

O filtro está para breve, estou a pensar arranjar um Eheim Liberty 200 quando encomendar o resto dos peixes, deve ser suficiente para os 100L, por agora é fazer tpa frequentes, 25% dia sim, dia não e uma maior de 50-60% uma vez por semana.

Durante alguns dias a semana passada os neons mudaram de comportamento, os machos ficaram um pouco mais coloridos com as barbatanas esticadas e andavam atrás uns dos outros, o danio zebra teve de ficar escondido nas pedras, penso que queriam procriar, não estava à espera em tão pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Entretanto já arranjei o tal filtro e mais 10 neons chineses assim como algumas decorações, proximo passo é atar musgo de java às madeiras.

O filtro não tem qualquer comparação ao anterior, muito mais forte e permite meter lá muita media, como bonus os peixinhos gostam da corrente.

Depois do musgo de java estou a fraquejar na ideia de não ter plantas 😅, uns fetos de java metidos entre as pedras poderiam ficar interessantes, ideia para outro dia...

 

large_aq2.jpglarge_aq.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gatmcm

Concordo com o que queres colocar os Fetos,também ficava bem umas Anubias  das mais pequenas,tens ai um belo cardume de Neons Chineses,plantas são sempre boas para o sistema ajuda muito num aquário,parabéns.

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas, eis os fetos de java, sem dúvida que os bichos gostam deles!

 

Vendo a foto anterior dá para ver também que o musgo até cresceu um bocado, sem ver o antes e depois uma pessoa não repara.

 

large.1251423670_Semttulo.jpg

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei de ver Tanichtis sem aquecimento, como deve ser.

Festo e musgo ambos sao asiaticos de origem.

Os ramos estao melhor agora.

As rochas podiam ser assimetricas, por ex uma do dobro do tamanho num dos lados, ou empilhar as maiores.

Mto bom

So juntava uma folha branca no fundo para nao se ver os azulejos.

Como filtro prefiro outros como o Aquaclear, porque estes sao muito conspicuous, mas isso e marginal.  

Boa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
On 12/29/2018 at 10:26 PM, Gabriel Branco said:

Gostei de ver Tanichtis sem aquecimento, como deve ser.

Festo e musgo ambos sao asiaticos de origem.

Os ramos estao melhor agora.

As rochas podiam ser assimetricas, por ex uma do dobro do tamanho num dos lados, ou empilhar as maiores.

Mto bom

So juntava uma folha branca no fundo para nao se ver os azulejos. 

Como filtro prefiro outros como o Aquaclear, porque estes sao muito conspicuous, mas isso e marginal.   

Boa 

Boas, quanto às pedras o objectivo era ter uma bem maior que as outras mas dado o peso delas não quis arriscar muito mais, o vidro não é muito grosso e já é um bocado antigo.

Também gostava de ter o fundo de cor lisa mas como estou com iluminação natural tenho medo de roubar o pouco que há.

Desde o ultimo post tentei adicionar umas folhas secas que cozi, visualmente deram um efeito engraçado mas começaram a criar algas viscosas(ou fungos talvez) portanto tirei-as.

Os peixes teem andado em danças de acasalamento, penso que meteram ovos perto do rizoma dos fetos, talvez daqui a umas semanas apareçam uns pequenos.

Tenho tido algumas dificuldades em fazê-los vir acima comer, são preguiçosos e preferem que a comida afunde.

On 1/23/2019 at 7:33 PM, Loukitos said:

E que tal ? O musgo já preencheu o resto dos troncos ?

Está a chegar lá, sou capaz de atar mais uns bocados que tenho estado a cultivar numa caixa plástica

large.20190202_183409.jpglarge.20190202_183347.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gatmcm

Não sei que folhas tu estas a falar,mas qualquer das maneiras se as ditas folhas estiverem secas não e preciso cozeres as folhas,basta colocares no aquário e elas as folhas acabam por afundar,as folhas ficaram com algas porque as cozestes digo eu,na próxima vez não as cozas e vais ver que corre melhor.

 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que folhas são? Possivelmente aparece uma espécie de fungo, e que pode mesmo ter sido por teres fervido.

Acho que ficava melhor se amarrasses os fetos, ou alguns fetos, no tronco da esquerda. Penso que ia dar outro efeito e que os peixes iam gostar e sentirem-se mais à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 2/5/2019 at 10:27 AM, brunofasoares said:

E que folhas são? Possivelmente aparece uma espécie de fungo, e que pode mesmo ter sido por teres fervido.

Acho que ficava melhor se amarrasses os fetos, ou alguns fetos, no tronco da esquerda. Penso que ia dar outro efeito e que os peixes iam gostar e sentirem-se mais à vontade. 

Eram folhas de nespereira e umas poucas de camélia, tenho umas quantas no quintal portanto senti-me seguro em relação a pesticidas e afins. Posso experimentá-las novamente noutra altura mas por agora não há muitas secas.

Amarrar os fetos à madeira é boa ideia, alguns dos mais pequenos estão sempre a desprender-se das pedras e acabam presos no musgo ou na entrada do filtro de qualquer maneira.

Entretanto arranjei 10 barbos odessa (Pethia padamya) um não se safou mas os outros 9 parecem estar bem, teve exactamente o efeito que eu queria, como são maiores e ficam mais em baixo na coluna de água os neons em vez de andarem escondidos nadam no topo e comem lá mesmo sem desligar o filtro que ainda produz um fluxo considerável.

Os barbos parecem um pouco tímidos, perseguem-se uns aos outros, mas deixam os neons em paz.

Quando tiver tempo ponho mais umas fotos 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, aqui estão algumas fotos, amarrei alguns dos fetos ao tronco e o musgo está bem maior.

Sucumbi também à ideia de pôr uma batata doce a crescer no aqua, até dá um efeito engraçado, os neons metem-se nas raízes durante a noite para fugir à corrente

large.IMG_20190308_173624.jpglarge.IMG_20190308_082147.jpglarge.IMG_20190308_174123.jpglarge.IMG_20190308_173731.jpglarge.IMG_20190308_173559.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.