Doença DISCUS / Sul americano 360L


Recommended Posts

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :
 
Dimensões do aquário:
 
120x50x60 360l
 
Volume:

360L 

Filtro(s):

Filtro diy com uma bomba de 1500l/h

1 termostato de 300w e 1 de 200w

O filtro funciona sobre pressão sem fugas, feito com um bidão que deve ter custado uns 9€. 

Matérias filtrantes:

5kg de cerâmica da fluval, várias esponjas e lá.

 
Iluminação:
 
Descreve quantidade de lâmpadas, temperatura de cor e total de watts e capacidade em lúmens!
 
PARÂMETROS DA ÁGUA:
 
Temperatura da água (ºC):
 
Indica a temperatura a que mantens o aquário, e se tens ou não termostato.
pH:_
 
Amônia:_
 
Nitrito:_
 
Nitrato:_
 
TPA's (Trocas Parciais de Água):

Troco 60l todos os sábados e a limpeza do filtro só a fiz uma vez, sendo que duas vezes por mês troco a lá...

 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
 
Fauna:

Os primeiro habitantes chegaram no a 28/01/2018.

Um casal de ramirezis German blue e 7 neons.

Na semana passada intruduzi 11 escalares.

Fauna Inicial :

11 escalares

5 tetra neons

5 ottos

3 corys

2 ramirezis

 

FAUNA ACTUAL :

1 escalares

5 tetra neons

5 ottos

3 corys

2 ramirezis

 
 
Aspecto físico:

Descreve como estão as cores, a pele/escamas, barbatanas, etc
 
 
 
Aspecto comportamental:

Descreve como está o nado, interacção, equilíbrio, etc
 
 
 
Aspecto das fezes:

Descreve como está a cor, resistência, comprimento, etc!
 
 
 
Alimentação:
 
Descreve as rações que fazem parte da alimentação dos teus peixes.
 
O peixe doente alimenta-se ou não?

 

Hardscape e Flora:

Areao de rio do aki. 2€... Lavei bem e fervi várias vezes.

Troncos red moor...

Plantas, anubias mini Nana, feto de Java, bucephalandra wavy green, e tenho mais uma de superfície mas não me recordo o nome. O aquário foi colocado à ciclar no em Novembro de 2017.

 

OBSERVAÇÕES:
 
Descreve algo que possa ajudar no diagnóstico, como por exemplo se houve alterações recentemente no aquário e se sim quando? E mais alguma coisa que aches relevante.

 

EDITADO POR VERA SANTOS 

________________________________________

POST DO @Diogo_Carvalho

O meu dia começou bem. Acordei e tinha o Marlboro yellow morto a boiar hoje. Desde que veio nunca achei k o peixe estava com saúde. Hoje qd o tirei do aquário reparei k tinha fezes brancas viscosas penduradas. Malditos parasitas. Agora dei artemia ao azul e ele come e cospe. Resumindo tenho o discu doente. Vou começar já a fazer o tratamento. Vou sair para almoçar e vou tentar arranjar metronidazole puro ou flagyl, só espero encontrar uma farmácia que me venda sem prescrição. Só estou com uma dúvida. Monto um aquário hospital e ponho lá o discu ou trato msm dele no aquário principal, a esta altura do campeonato já devo ter outros peixes a começarem a ficar doentes, ainda não detectei nada mas noto k a fêmea de RAM está com uma respiração mais ofegante. Acho k vou msm por a medicação directamente no aquário e faço lá o tratamento. Alguém com uma opinião?

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montei um hospital, 70l, um comprimido e meio para 70l. Troco 50% daqui a 8h e volto a pôr um comprimido inteiro para repor. Repito 3x 3 depois volto a colocar o discu e o ramirezi no aquário grande daqui a 3 dias. Alguém que perceba melhor do k eu k possa dar uma ajuda se eu estiver a fazer algo mal? c66030dc92b9046dc786b20e15ea662b.jpgcedb055f2fbc03e3caad431f496ed49c.jpg1836e0a1747a2236ab36cddd663fdd52.jpg

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Olha sobre Disco nunca tive,por conseguinte não tenho experiência,mas sei que se tu tirares um pouco de água do aquário e colocares a ferver com um dente de alho descascado e deixares ferver o alho,depois tiras o dente de alho e deixas arrefecer a água,e colocas dentro do aquário grande,o alho ajuda a desparasitar os peixes.

  

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu umas vezes couso dois dentes,outras só um,acho que dois dá,como o teu aquário leva muito mais água do que o meu,que e de 120 litros,talvez dois para veres como e,se vez que podes meter três,também depende do tamanho dos dentes do alho.

Àlvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48h depois de estar a fazer o tratamento com flagyl ontem e principalmente hoje de manhã já noto que discu nada bem melhor, ainda não come, hoje de manhã veio a minha mão todo curioso, eu tentei dar artemia na boca mas ele ainda não come, espero k coma brevemente vou continuar com o tratamento até amanhã e depois se não comer vou ter que arranjar maneira de o alimentar. Se alguém poder dar alguma opinião eu fico muito agradecido.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua a nadar. Continua cada vez mais magro mas a vontade de viver tem sido maior. Continuo com a medicacao, entretanto reparei que para alem das fezes brancas e gelatinosas ainda teve o azar de ter um buraco na cabeca, ja esta praticamente fechado. Nao sei quanto tempo mais o peixe vai aguentar mas hoje paro com a medicação. Ontem tentei com artemia viva mas ele fugia da artemia, hoje voltei a tentar e ele ignora por completo, ver o peixe definhar desta forma esta me a roer por dentro. A unica coisa que me ocorre era alimentar por sonda pois nem as vitaminas que tenho posto na agua parecem estar a fazer efeito, nunca o fiz nem consigo encontrar informacao a cerca disso. Sera que alguem pode so dar uma opiniao? Nao consigo mesmo encontrar alternativa.

 

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao percebo como e que ele nada sequer. Nao come ha uma semana e esta sempre a defecar aquela nhanha branca, hoje dava para ver perfeitamente um fio de cabelo mesmo dentro das fezes.




Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O desespero vai falando e dupliquei a dose hoje. Dois comprimidos de 250mg para 50 litros, 8 em 8 horas com trocas de 50% antes de cada dose. Faco esta e mais uma e nao vou mais massacrar o bicho com isto. Amanha vou transferir para o aquário grande, pode ser ds minha cabeca mas ele passa a maior parte do tempo a nadar mas sempre virado para o aquario grande. dd46439145f2c7f1c50d446f842e7af0.jpg

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Uma vez que esta a sair toda essa nhanha como tu dizes,e se vê na foto,na minha opinião,que val o que val,acho que devias deixar mais uns dias,ate ele deixar de deitar isso,e ai então mudar para o grande,talvez ele para estar tanto tempo a sim,e ter resistido tenha comido pouco sem tu dares por isso,espero que melhor.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei mesmo Sr. Álvaro, talvez hoje e termino com isto de vez, sempre quis ter discus e logo nos dois primeiros a sorte não esteve comigo. Foi a minha Mulher que me ofereceu os dois assim que soube que tinha vendido os escalares, qd montei o aquário, está agora fazer um ano a intenção sempre foram os Discus, já os comprou doentes numa loja de shopping... Não vou mencionar nomes pq pela atitude que tiveram nem isso merecem, passado esse problema o objectivo era que ele sobrevive-se. Uma vez que o amarelo morreu no espaço de horas e não tive tempo de fazer nada tenho me dedicado de corpo e alma à estudar esta bodega toda para o conseguir curar, começo a chegar a conclusão que o medicamento que estou a usar não deve ser o mais adequado a esta bacteria. Hoje vou estar com um amigo que manteve discus wild para saber uma opinião de alguém que já tenha passado pelo mesmo, tentei aqui mas o feedback não foi dos melhores, estou a tentar de tudo pq vejo cada vez mais o peixe a ficar seco. A ver vamos. E mais uma vez resta me só agradecer ao Sr. Álvaro pela ajuda e pela força.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço pf ajuda a quem poder, estou a tentar salvar um discu que tenho há mais de uma semana doente com parasitas internos, se pf poderem seguir este tópico eu ficava msm muito agradecido.

Cumprimentos,

Diogo Carvalho

 

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257773-sul-americano-360l/&share_tid=257773&share_fid=34560&share_type=t441c48132e571943d73441140be28fd6.jpg

 

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nunca tive Discus mas compreendo o teu desespero.

Procurei e encontrei vários post com informações pertinentes e achei este muito interessante. Talvez ajude alguma coisa...

Boa sorte e não desistas! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de entrar em casa e lá anda desesperado como sempre. Mais tpa e mais droga pra cima.

Já uso ervilhas na minha papa há mto tempo. Não adiantou pq ele só fez uma refeição desde k o tenho e foi de artemia congelada. Até artemia viva já tentei e ele nem se quer vai atrás. Não tem a mínima curiosidade, só quer estar a olhar para o outro aquário. Hoje está mto mais parado. Mas mesmo assim ontem a noite por volta das 3h estava a meter uma lá para dentro e ele nem lhe tocou. 85402c98e035c8ecf97abbc61af2b4f7.jpg

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Diogo_Carvalho disse:

Já uso ervilhas na minha papa há mto tempo. Não adiantou pq ele só fez uma refeição desde k o tenho e foi de artemia congelada. Até artemia viva já tentei e ele nem se quer vai atrás. Não tem a mínima curiosidade, só quer estar a olhar para o outro aquário. Hoje está mto mais parado. Mas mesmo assim ontem a noite por volta das 3h estava a meter uma lá para dentro e ele nem lhe tocou. 

Essa não é a parte que se adapta ao teu Discus. Já tinhas dito que ele não come!

Vamos lá a ver e vamos por partes: Aquilo que me pareceu mais importante é todo o comentário do membro xandre:

...

6.1.3 Tratamentos Antigos / alternativos

A droga a ser utilizada no tratamento é o metronidazol, encontrado comercialmente (em farmácias) sob o nome comercial Flagyl / 400mg, (® laboratórios Rodhia)ou como genérico. É necessário esmagá-lo previamente ao uso, deixando-o todo na forma de pó; esse deverá sempre ser dissolvido em água, previamente à aplicação no aquário. JAMAIS use apresentações líquidas, elas contém àlcoois e açúcares que vão degradar a qualidade da água e levar os peixes tratados a óbito rapidamente!

Sempre que o peixe tolerar temperaturas mais altas, a mesma deve sempre ser lentamente aumentada até 34°C ou o mais próximo possível disso (o máximo tolerado pela espécie), pois com temperaturas menores que 32°C dificilmente qualquer tratamento funcionará. No caso de discos (Symphysodon sp.), a temperatura pode ser levada até (o máximo de) 35°C sem medo, pois tais peixes toleram-na perfeitamente bem.

          

6.1.3.2. Tratamento 2: se o peixe não estiver se alimentando.

Essa costuma ser a situação mais comumente enfrentada. Nesse caso, o tratamento será mais difícil, pois a droga terá de ser acrescentada à água, em dose de ~15mg para cada litro de água.

Atenção: cada comprimido de Flagyl pesa 600mg totais, mas apenas 400mg são do princípio ativo; considere isso ao calcular a dose, que geralmente fica em 1 comprimido para cada 25-30 litros de água (já considerado apenas o princípio ativo). (no teu caso quis-me parecer que cada comprimico tem 250mg de princípio ativo. Terás de fazer contas para calcular a proporção)

O tratamento deve ser conduzido isolando-se o peixe obrigatoriamente em aquário-hospital.

Como te disse nunca tive Discus. Lê o post todo com atenção e procura por outros que aqui estão no fórum. Se souberes inglês alarga a busca com o Google.

Boa sorte!

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais