Aquário plantado com o Akadama


Recommended Posts

Bom dia

Após a leitura dos vários tópicos sobre o Akadama, surgiram as seguintes questões, gostaria que me pudessem ajudar.

Pretendo montar um aquário plantado com plantas de grau de exigência baixo/médio.

 

1 - O akadama poderá ser utilizado sozinho ou tenho que aplicar um substrato fértil para as plantas?

2- Qual o tempo de vida útil do akadama?

3 - Caso o akadama tenha que ser combinado com substrato fértil qual aconselham?

Obrigado

Marcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, marciafatela disse:

 O akadama poderá ser utilizado sozinho ou tenho que aplicar um substrato fértil para as plantas?

A akadama é um substrato argiloso usado para bonsais e foi durante muitos anos usado também para os plantados pois os substratos próprios para aquariofilia custavam meio rim!!! Felizmente hoje em dia há muito mais variedade e a preços mais acessíveis! 

Se pretendes usar plantas que retiram os nutrientes por via radicular melhor colocar um substrato fértil por baixo da akadama ou então optar por um dos substratos próprios para plantados!  

há 14 horas, marciafatela disse:

Qual o tempo de vida útil do akadama?

Depende da akadama, há umas que levam mais tempo de cozedura e são mais duros, aguentam mais mas tornam a vida mais difícil para as raízes das plantas...

há 14 horas, marciafatela disse:

Caso o akadama tenha que ser combinado com substrato fértil qual aconselham?

Tens o Tropica Plant Growth Substrate ou o JBL Aquabasis Plus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais