Helenas e outros caracois!


Andreia425

Recommended Posts

Boas! Ultimamente tenho tido um problema de algas (as que chamam de cabelos acho eu) e queria colocar no meu aqua caracois para acabar com elas mas o grande problema e que o meu aqua e habitado por mais de 20 helenas e não sei se ha caracóis compativeis com estes ou se eles comem mesmo todo o tipo....

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andreia

Das duas uma ou tiras as Helenas todas e colocas os ditos caracóis,ou então colocas caracóis e as Helenas dão despacho aos caracóis,nunca ouvistes dizer que não se pode ter água no nabal,e sol na eira? agora sempre podes retirar essas algas com uma escova de dentes,ou então colocares uns camarões destes para comerem as algas,o que não deixa que tu tenhas que ver a causa das algas, ora vê aqui os camarões que falo,http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=0&id_subcategoria=0&com=1&id=58&local=2   

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andreia
Das duas uma ou tiras as Helenas todas e colocas os ditos caracóis,ou então colocas caracóis e as Helenas dão despacho aos caracóis,nunca ouvistes dizer que não se pode ter água no nabal,e sol na eira? agora sempre podes retirar essas algas com uma escova de dentes,ou então colocares uns camarões destes para comerem as algas,o que não deixa que tu tenhas que ver a causa das algas, ora vê aqui os camarões que falo,http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=especies_ver&id_categoria=0&id_subcategoria=0&com=1&id=58&local=2   
Cump: Álvaro Silva

Obrigada pela ajuda vou experimentar com 2/3 para ver se nao fico com outra praga. Ando a tentar me livrar dos helena mas nao ha muita gente interessada :(


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @Andreia425
Já experimentou ottos? 
Eu tenho um há pouco tempo, fiz troca por um peixe meu numa loja de animais e posso dizer que é talvez o peixe que gosto mais do meu aquário. Não pará quieto 1 minuto, sempre nas limpezas e ainda por cima tem um comportamento super engraçado no aquário( pelo menos no meu). 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá [mention=80041]Andreia425[/mention]
Já experimentou ottos? 
Eu tenho um há pouco tempo, fiz troca por um peixe meu numa loja de animais e posso dizer que é talvez o peixe que gosto mais do meu aquário. Não pará quieto 1 minuto, sempre nas limpezas e ainda por cima tem um comportamento super engraçado no aquário( pelo menos no meu). 

Sim também tenho um e gosto bastante mas infelizmente o meu não e assim tão mexido agora não sei se é por tar sozinho ou se eles simplesmente nao fazem nada :D


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou certamente a pessoa com mais experiência no fórum mas daquilo que li eles gostam de estar em grupo mas também se dão sozinhos.
O meu Otto tem por hábito seguir um outro peixe que tenho e segue-o muitas vezes para onde o outro for e fazer os mesmo movimentos. Até acho aquilo estranho.
Sobre o seu problema, talvez TPAs frequentes, redução de uma ou duas horas de luz, controle na comida que fornece e alguma paciência e o problema fica resolvido. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou certamente a pessoa com mais experiência no fórum mas daquilo que li eles gostam de estar em grupo mas também se dão sozinhos.
O meu Otto tem por hábito seguir um outro peixe que tenho e segue-o muitas vezes para onde o outro for e fazer os mesmo movimentos. Até acho aquilo estranho.
Sobre o seu problema, talvez TPAs frequentes, redução de uma ou duas horas de luz, controle na comida que fornece e alguma paciência e o problema fica resolvido. 

Espero que sim! Comprei agora uma calha led e foi depois é que comecei com as algas estou a fazer o mesmo horario de luz agora também experiência não tenho muita vou aprendedo um pouco aqui e ali mas estou com 8h de luz por dia nao acho que seja muito mas talvez se reduzir pode ser que realmente ajude. Já estou a tratar de arranjar outros ottos para fazer companhia ao meu agora em relação aos camarões está difícil são super caros e neste momento as minhas economias são nenhumas hahahaha


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andreia 

Uma sugestão minha,talvez um pouco descabida,mas não seria possível ires há loja onde costumas comprares peixes e comida,e outras coisas,e falares lá na loja em eles trocarem Helenas por camarões  Caridina multidentata/japonica,ou seija eu sei lá talvez 6 ou 7 Helenas por um camarão,digo eu,ou então deixares que seija o lojista a dizer-te quantas Helenas por um camarão,fica aqui a ideia,que pode ser parva,mas nunca se sabe se pode dar certo.

Cump: Álvaro Silva

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por muito que eu ache que os caracóis, os camarões e os otocinclus são uma óptima equipa de limpeza (por vários motivos e não só pelas algas)... parece-me que devia começar pelo princípio. Estamos a falar de que aquário? Dimensões, equipamentos, fauna, flora, ciclos de luz, rotinas de manutenção, há quanto tempo está montado, parâmetros da água... esse tipo de coisas.

Depois, quais são as algas em concreto e o estágio de desenvolvimento das mesmas? Estão a começar a aparecer agora ou já estão espalhadas pelo aquário todo? Umas fotos do aquário em geral e do problema em específico ajudam.

Todos estes factores vão influenciar naquilo que podemos propor como solução. Sem essa informação estamos todos aqui apenas a dar palpites. :default_jcb_bang: Quando se trata de algas, é sempre melhor resolver a origem do problema do que tentar eliminar os efeitos.

  • Gosto 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Por muito que eu ache que os caracóis, os camarões e os otocinclus são uma óptima equipa de limpeza (por vários motivos e não só pelas algas)... parece-me que devia começar pelo princípio. Estamos a falar de que aquário? Dimensões, equipamentos, fauna, flora, ciclos de luz, rotinas de manutenção, há quanto tempo está montado, parâmetros da água... esse tipo de coisas.
Depois, quais são as algas em concreto e o estágio de desenvolvimento das mesmas? Estão a começar a aparecer agora ou já estão espalhadas pelo aquário todo? Umas fotos do aquário em geral e do problema em específico ajudam.
Todos estes factores vão influenciar naquilo que podemos propor como solução. Sem essa informação estamos todos aqui apenas a dar palpites. :default_jcb_bang: Quando se trata de algas, é sempre melhor resolver a origem do problema do que tentar eliminar os efeitos.

As algas surgiram depois de ter colocado a led mesmo o aqua sendo relativamente novo não me tinha dado problemas.

Aqua juwel rio 180 (100/40/50)
Substrato jbl manado 25kg
2 filtros internos
eheim aquaball 180
Eheim biopower 160 (+ biomech em vez da espuma)
Helialux led 1000 (5625 lumen/ 7200 kelvin)
7.30h de luz por dia (15.30h/23h)

4 madeiras (não sei quais)
4 pedras quartzo rosa

3 echinodorus grisebachii bleherae
3 echinodorus cordifolius mini
8 lobelia cardinalis
5 cryptocoryne wendtii castanha
3 echinodorus red camaleão
1 anubia barteri
2 anubia barteri nana gold (agarradas num tronco)
4 hygrophila corymbosa tailandesa
7 hygrophila corymbosa stricta

5 guppys adultos
20 guppys bebes/adolescentes
5 pristelas
1 neon
1 otto
20/30/40 helena (e impossível contar quantas)

Medições
GH 8
KH 7
PH 9 (todos os dias coloco cerca de 20ml de vinagre mas volta sempre a 9 ja tentei de tudo mas o ph simplesmente nao baixa)
NO2 menos de 0.3 mg/l
CO2 0.2mg/l

Acho que não me esqueci de nada






Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu optaria por despistar primeiro a questão da luz, já que foi a única coisa que alteraste. Em vez de reduzir o período de iluminação, experimenta levantar a calha. Ao aumentares a distância entre a luz e a coluna da água estás a reduzir a intensidade de luz que chega às plantas. É melhor reduzir a intensidade (que é o que eventualmente estará a causar problemas) do que o tempo de iluminação que me parece bastante normal (7h/8h).

Ainda assim, umas fotografias dava jeito. E uns testes de nitratos e fosfatos, caso tenhas. E já agora... TPA's de que quantidade e com que frequência?

há 14 horas, Andreia425 disse:

PH 9 (todos os dias coloco cerca de 20ml de vinagre mas volta sempre a 9 ja tentei de tudo mas o ph simplesmente nao baixa)

Não posso deixar de comentar isto... 20ml de vinagre?! Eu prefiro o meu peixe com limão... mas é quando vai para a grelha! :my_biggrin:

O manado é inerte... o quartzo rosa também é inerte... a madeira baixa-te o pH... Ou o teu teste de pH não está correcto, ou a tua água de reposição já tem um pH de 9. O que estás a fazer com a injecção de vinagre é apenas criar oscilações de pH (e adicionar outros compostos orgânicos) que são mais prejudiciais do que deixar o pH elevado mas estável.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Eu optaria por despistar primeiro a questão da luz, já que foi a única coisa que alteraste. Em vez de reduzir o período de iluminação, experimenta levantar a calha. Ao aumentares a distância entre a luz e a coluna da água estás a reduzir a intensidade de luz que chega às plantas. É melhor reduzir a intensidade (que é o que eventualmente estará a causar problemas) do que o tempo de iluminação que me parece bastante normal (7h/8h).
Ainda assim, umas fotografias dava jeito. E uns testes de nitratos e fosfatos, caso tenhas. E já agora... TPA's de que quantidade e com que frequência?
Não posso deixar de comentar isto... 20ml de vinagre?! Eu prefiro o meu peixe com limão... mas é quando vai para a grelha! :my_biggrin:
O manado é inerte... o quartzo rosa também é inerte... a madeira baixa-te o pH... Ou o teu teste de pH não está correcto, ou a tua água de reposição já tem um pH de 9. O que estás a fazer com a injecção de vinagre é apenas criar oscilações de pH (e adicionar outros compostos orgânicos) que são mais prejudiciais do que deixar o pH elevado mas estável.

Pois eu gostava de comprar o dispositivo da juwel pa conseguir regular a intensidade da luz mas e muito caro por agora tem que ser assim... aumentar a distância realmente e uma boa ideia tenho e que ver como fazer ja que todo o material da juwel é todo de encaixe. Gostei dessa do peixe com limão pois a água que vem da torneira sai a 9 e andei à procura como baixar o ph e a única solução simples foi mesmo o do vinagre. Faço tpa’s 1x por semana e mudo +/- 1/3 1/4 da água foi o que sempre fiz com os outros aquas e nunca tive este problema com as algas o que é mesmo frustrante!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andreia 

A Andreia vive na Suiça verdade? não sei se ai se usa garrafões de água há venda,se sim,sempre pode misturar a água da torneira com água de garrafões,agora teria que escolher uma água engarrafada que tivesse um ph muito baixo,e ver qual seria a melhor forma de conjugar com um pouco de água da torneira e o resto de garrafões,isto e só uma ideia.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço imenso esse conselho mas infelizmente já explorei essa opção e a única coisa que ganhei foi dinheiro a menos na carteira porque também não funcionou as águas vendidas em garrafão não têm um ph muito baixo para fazer diferença. No início ate me preocupava com o ph elevado mas os peixinhos andam felizes deixei de me preocupar tanto. Claro que me encomoda o facto de não o conseguir baixar nunca mas depois de ter experimentado tudo ou quase tudo desde produtos químicos das marcas folhas de capata madeiras etc etc já não ligo tanto.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora por curiosidade qual a média de vida dos seus animais? 
Tanto se fala das limitações ou intervalos de pH que cada espécie tolera e @Andreia425 parece conseguir manter os seus animais felizes com um pH tão alto e fora do que costumamos falar.
Já experimentou tirar todas as madeiras e pedras? Experimentar um mês sem as pedras? um mês sem as madeiras? é que pode pensar que são quartzo e serem outras rochas. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora por curiosidade qual a média de vida dos seus animais? 
Tanto se fala das limitações ou intervalos de pH que cada espécie tolera e [mention=80041]Andreia425[/mention] parece conseguir manter os seus animais felizes com um pH tão alto e fora do que costumamos falar.
Já experimentou tirar todas as madeiras e pedras? Experimentar um mês sem as pedras? um mês sem as madeiras? é que pode pensar que são quartzo e serem outras rochas. 

Tantos os pristela neon e otto têm mais de 1 ano ca em casa e verdade que os guppys nao aguentam tanto tempo mas ontem tive a fazer um teste e ja sei como fazer!!! Vai dar um trabalho desgraçado mas se resultar o trabalho que se lixe!!! Com um filtro de água consigo um ph de 6/6.5 so tenho que fazer passar a água da torneira por ele antes de colocar no aqua e voilà ph 7


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais