De volta ao hobby


_burn

Recommended Posts

Boa noite a todos, 

Segundo o forum as minhas ultimas mensagens são de 2012, tive que deixar o bichinho adormecido por uns anos por vários motivos, alguns gostos mudaram mas não este... 😛

Já na altura tinha construído um aquário com cerca de 98 * 43 * 50 cm 

Tenho um filtro da EHEIM , o professionel 3 (troquei as matérias filtrantes), para iluminação uma calha 4x39w t5  que antes tinha posta com pés em cima do aquário, mas desta vez prendi ao teto com a intenção de fechar o aquário...

Na altura tinha dois aquecedores penso que de 250W mas um deles rebentou 😓

O substrato também se mantém um da ADA preto (penso que seja terra comprimida em bolinhas)

Na altura a ideia era ter vários cardumes de neons e que eles andessem espalhados pelo aquário, sei que tive: tetras, negros, rosas , mais umas corys e uns "limpa vidros" cheguei a ter também uns camarões madeira, umas quantas plantas e musgo...

 

Desta vez estou um pouco sem noção, queria ter um comunitário mas onde todas as espécies se sentissem maravilhosamente, quem sabe uns neons com camarões, "limpa fundos",  "limpa vidros"...

Neste momento tenho o aquário a ciclar quase à uma semana com uns peixes e plantas que saquei do lago do meu irmão, deixo aqui uma foto e aproveito para dizer que estou aberto a todo o tipo de recomendações ou sugestões: fauna, flora e landscape também.

Obrigado.

Rúben Moderno. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas burn

Seijas bem vindo novamente ao Fórum,já vi que sabes o que e o ciclo do azoto,ok,agora sobre a foto que tu mencionas não há,deixo-te aqui para tu deixares a descrição do teu Setup aqui,a sim com a foto que vais colocares,e o teu Setup vais ser mais fácil ajudar-te.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro,

segue a actualização: 

Setup - Aquário de água doce:


2 - Data da montage 13/10/2018
3 -
Dimensões do aquário 98C * 43L *  50A
3.1 - Volume bruto 210L

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - EHEIM professionel 3
4.2 - Ainda sem termostato mas será pelo menos um Resun Vulcan 250W
4.3 - t5 4*39W
4.4 - Sem sistema de CO2

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil - Algo como isto http://www.aquahouse.com.br/produto/ada-substrato-fertil-aqua-soil-amazonia-9l/
5.3 - Ainda sem decoração, mas conto usar pedras e troncos

6 - Sem fertilizantes 

7 - Fauna
7.1 - 7 peixes vermelhos ainda pequeninos

...

8 - Plantas
8.1 - 4 pés de cada (não sei os nomes) 
...

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água
Testes realizados no dia da montagem 
pH - 7.5
kH - 3/4 dH
NO2 - 0.05 mg/l
NO3 - 5mg/l 
NH3/NH4 - 0 mg/l
ºC - ronda os 22
 
 
9.2 - Frequência das TPA's
Tinha a ideia que deviam ser feitas semanalmente, mas recentemente li que era um pouco relativo e variava consoante o tipo de filtro...
...
 
10 - Agora sim a foto
 
Cumprimentos,
Rúben Moderno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas burn

Então tu montastes o aquário no dia 13/10/2018 e já colocastes peixes,se não fizestes o ciclo do azoto,pois de 13 ate hoje são só seis dias,isso tem tudo para correr mal,mesmo que tenha colocado água de outro aquário já maturado,não e em seis dias que se coloca peixes,pois ainda estão a criar bactérias no filtro,e são muito poucas para teres já peixes.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rúben boa tarde e bem vindo. 

Acrescentar só uma nota ao que o Álvaro chamou à atenção e muito bem. 

A necessidade das Tpas, não varia por causa do filtro que se tem, independente isso as TPA's devem ser feitas todas as semanas de 20 a 30% do volume da água do aquário. 

A frequência das mesmas pode e deve ser adaptada às condições da água que temos, comportamentos da fauna, plantas, etc. Portanto há alturas que temos de as fazer 2 ou 3 vezes por semana, outras 1 vez, e como menos frequência quando não temos tempo para as fazer, nesse caso de 15 em 15 dias, 30 ou 40%.

Depois falaste em sete peixes vermelhos, estás a referir-te as peixes de água fria?!? Se sim, uma má escolha na minha opinião mas aguardo resposta para puder ajudar nesse sentido.... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.