Componentes filtro eheim 2213


Recommended Posts

Bom dia. 

Comprei a um amigo um filtro Eheim 2213 para filtragem de um aquário de 120lts.

O filtro apenas traz as esponjas azuis. 

Que materiaus devo meter entre as esponjas para uma filtragem como deve ser.. 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

1º que tudo esse filtro pode vir a ser curto para o que pretenderes meter dentro desse aquário. Por norma o filtro deve ter a capacidade de fazer no mínimo entre 5 a 6 vezes o volume bruto do aquário, isto para garantires uma filtragem eficaz tanto a nível mecânico como biológico. Sendo que esse filtro faz 440L/h (anunciado pela marca), precisarias de um que fizesse no mínimo 600/700L/h.

 

Respondendo à tua pergunta, precisas de matérias filtrantes biológicas, as famosas cerâmicas. As esponjas actuam da mesma forma mas não são tão eficazes, as cerâmicas são muito porosas e por sua vez têm muito mais área disponível para colonização de bactérias. Existem várias marcas no mercado, é tudo uma questão de preço e disponibilidade. Pessoalmente uso Stilla e estou bastante satisfeito.

 

A ordem dos meios de filtragem também é importante, o esquema que uso para um filtro dessa linha uma esponja azul no fundo logo a seguir uma camada de lã filtrante e depois encho o filtro de stilla até cima.  

 

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ismael_figueira disse:

Bom dia,

 

1º que tudo esse filtro pode vir a ser curto para o que pretenderes meter dentro desse aquário. Por norma o filtro deve ter a capacidade de fazer no mínimo entre 5 a 6 vezes o volume bruto do aquário, isto para garantires uma filtragem eficaz tanto a nível mecânico como biológico. Sendo que esse filtro faz 440L/h (anunciado pela marca), precisarias de um que fizesse no mínimo 600/700L/h.

 

Respondendo à tua pergunta, precisas de matérias filtrantes biológicas, as famosas cerâmicas. As esponjas actuam da mesma forma mas não são tão eficazes, as cerâmicas são muito porosas e por sua vez têm muito mais área disponível para colonização de bactérias. Existem várias marcas no mercado, é tudo uma questão de preço e disponibilidade. Pessoalmente uso Stilla e estou bastante satisfeito.

 

A ordem dos meios de filtragem também é importante, o esquema que uso para um filtro dessa linha uma esponja azul no fundo logo a seguir uma camada de lã filtrante e depois encho o filtro de stilla até cima.  

 

Obrigado pela resposta.

Por cimo da stilla não coloca outra esponja? 

Vi em alguns sítios pessoal a usar leca como matéria filtrante biológica. Funciona bem? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A esponja uso só para reter a maior parte da sujidade por baixo, o que coloco por cima das cerâmicas (esqueci-me de mencionar isso) é um pedaço de lã para reter alguma partícula maior que se possa libertar e evitar que vá causar danos no rotor do filtro. 

 

Quanto ao uso de leca também já ouvi falar mas aí aconselho a ir para algo mais natural como como  cascalho de rocha vulcânica, é igualmente porosa e de fácil colonização por parte das bactérias. Consegue-se encontrar disso em qualquer garden center. 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esta tudo dito pelo Ismael,só quero dizer que eu tinha um filtro 2213 num aquário de 120 litros,e depressa verifiquei que era muito curto,e o aquário não está com os 120l esta para ai com 100 lintros.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais