O Zezinando foi ás Amoras


Ricardo Gil

Recommended Posts

Grande iniciativa esta!!!!!!

O Tozé um dia disse-me que andavam a pensar em fazer um evento deste género: 

"Olha lá, não era fixe arranjarmos uns aquários, depois meter uma malta a montá-los e levá-los para a PetFestival para as pessoas verem?"

 

Depois de me certificar que ele não estava etilizado, como é óbvio, desmoralizei-o como um bom céptico consegue! Disse-lhe todas as coisas que são necessárias para demover um carnivoro a comer um bom bife mal passado! Duvido que eu tenha sido o único! 

Para espanto meu, lá íamos conversando e ele teimava em levar esta coisa para a frente! Acredito que toda a equipa teve um papel essencial em manter esta ideia de pé, e o que é certo, é que isto corria mesmo a hipótese de acontecer!

Faltavam umas semanas, e lá me convenceu a participar, pensei que seríamos 2, ou no máximo 3! Confesso que sou um homem de pouca fé! De um momento para o outro, estávamos 11 e acredito que se fosse necessário, passaríamos a 14 ou a 15! 

O Ismael lá se safou 😂  e a verdade é que deu um gozo incrível!

É por isso mesmo, que por gajos como eu, que isto nunca andará para a frente, e resta-me agradecer a TODA A EQUIPA do forum, e muito em especial ao Tozé, por meterem uma coisa destas para a frente! Faz falta quem arrisque, quem aposte, quem trabalhe, quem chateie quem está acomodado, quem procure, quem arranje soluções, quem perde tempo, quem acredita!!!!

Hoje fica apenas a tristeza de mais gente não ir, de não aproveitar a oportunidade de passar um tempo especial em torno de um hobby que tanto gostamos! Para o ano, não serão apenas 2 ou 3 a arranjar malta para participar, mas sim 12 "gajos" com a responsabilidade de perpétuar este movimento.

Parabens a todos

 

Quanto ao aquário, que é o que menos interessa neste percurso, lá vai andando...


O layout foi feito na manhã, e à noite, enquanto via o rescaldo do jogo na tv, metia água. Preferia não passar a noite em drystart. Assim, assunto resolvido. 
Tpas de 2 em 2 dias, no minimo de 50%. Fertilização apenas com K e com Micros. 

Nunca trabalhei com este substrato, e por isso não fazia ideia como é que ele se portava. Arranquei de casa em direção à Casa dos Discos para falar com o Nuno, e ele logo me explicou como fazer. Assim, se correr bem o mérito é nosso, se correr mal, a culpa é dele!!!!!! 😉

Ao fim de uns dias, lá começo a olhar com calma para o aquário e percebo a infeliz escolha da Bolbitis e o local onde a coloquei. Nova encomenda de plantas e assunto resolvido. Na próxima semana está corrigido.

Entretanto a válvula solenoide deu o berro! Passei à porta da Zanclus do Fortunato e lá ele confirmou. Nem vou dizer quanto custou, mas a conta está por pagar em nome do Tozé! Ele é que me arrastou para isto, ele que a pague que tem bom corpinho!

No domingo passado, água toda fora, mudei a areia para um tom mais escuro, acho que funcionou 😄



Venham de lá as criticas, que para dizer bem está cá a minha mulher. Um dos meus filhos também gostou... da Patrulha Pata, e o outro também gosta... de comer! 

 

 

 

Nome do aquário:

O Zezinando não tinha onde ir, e por isso lá  se fez à estrada e foi ás Amoras (Zezinando foi ás Amoras)

Data de montagem:

07 Outubro 2018

Dimensões do aquário:

45x30x30 cm, 5mm Extra Claro da Ila

Volume:

40 L

 

Equipamentos:

Filtro:

Hailea bio filter cascata SL-306

Iluminação/Fotoperíodo:

Twinstar light 300 C, 10 horas

Sistema de CO2:

Pressurizado, difusor NEO L (?)

 

Substrato & Hardscape:

Substrato:

Aquaria Neo Soil, Areia fina castanha

Hardscape:

Ryuoh stone
Aqua Gravel ADA

Red moor wood 

 

Fertilização:

Equo, FLorido K, Florido Trace

 

Flora:

1x Micranthenum micranthemoides 

2x Microsorum pteropus 'Petit'

2x Rotala species 'Vietnam'

2x Rotala rotundifolia

2x Michanthemum sp. 'Montecarlo'

1x Bolbitis heudelotii

1x Rotala Wallichi

 

Já em andamento:

1x Rotala Rotundifolia 

2x Anubia petit? nana? (Não me lembro)

 

Fauna:

0



large.IMG_5137.jpg

 

large.IMG_5134.jpg

 

 

large.IMG_5133.jpg

 

large.IMG_5132.jpg

Editado por Ricardo Gil
  • Gosto 13
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O texto de apresentação do Zezinando está muito bom. Parabéns! 😄 

Na minha humilde o opinião o layout está mesmo muito bonito e harmonioso, e de certeza que vai ficar muito giro quando as plantas estiverem maiores. As fotos dos pormenores estão excelentes.

Vais ter sempre 0 fauna, ou mais tarde irás adicionar algum animalzito?

Entretanto, para finalizar, Pedro e a sua ignorância voltam a entrar em acção: - o que é, e para que serve o aparelho não identificado que está no canto superior esquerdo do teu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente texto de leitura muito agradável, se correr mal fica-nos um sorriso pela boa disposição, se correr bem melhor ainda.

Vamos lá acompanhar também este... Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi montado em 10 minutos pq o Glorioso ia ganhar e isso tinha de ser visto! ;)

Brincadeira….Muito bem esgalhado, pessoalmente um dos meus preferidos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Prpmd disse:

O texto de apresentação do Zezinando está muito bom. Parabéns! 😄 

Zezinando? ZEZINANDO? Zezinandos há muitos! Que tenham ido ás amoras só conheço o meu...

Sff, 'Zezinando foi ás Amoras'! Afinal de contas, é um nome Imperial e que foi dificil arranjar! Respeitemo-lo!!!

 

há 3 horas, Prpmd disse:

Na minha humilde o opinião o layout está mesmo muito bonito e harmonioso, e de certeza que vai ficar muito giro quando as plantas estiverem maiores. As fotos dos pormenores estão excelentes.

 

Lightroom!! Acho que algumas fotos até estavam melhor, e eu estraguei a inventar na edição! 

 

há 3 horas, Prpmd disse:

Vais ter sempre 0 fauna, ou mais tarde irás adicionar algum animalzito?

 

Vai entrar de certeza, mas está dependente do que acontecer nos próximos tempos. Vou arriscar a entrada de vivos até à ultima. Não quero que andem aqui a mexer no substrato enquanto não estiver tudo mesmo bem agarrado. Pela água podia ter posto já à vontade. Comecei com materias já filtradas que roubei de outro filtro, pelo que não tenho Nitritos nenhuns...

Se for possivel, entram apenas daqui a umas 2 ou 3 semanas, e talvez umas Rasboras pequenas e qualquer coisa de Clean Team...

há 3 horas, Prpmd disse:

Entretanto, para finalizar, Pedro e a sua ignorância voltam a entrar em acção: - o que é, e para que serve o aparelho não identificado que está no canto superior esquerdo do teu aquário?

 

É um filtro interno da Eheim, não sei o modelo de cor 😞
Está lá por um motivo: circulação. O filtro que nos foi fornecido não o consigo pôr na lateral, por causa da calha, e isso tem me trazido dificuldades ao nivel da circulação da água. Claramente um lado estava com mais circulação do que com outro. Assim, coloquei o filtro deitado no topo do aqua o que me tem permitido uma circulação mais "normal".

 

há 3 horas, Pedro Moreira disse:

Só falta mesmo o fundo...que tenho a certeza que já deve estar pensado.

 

Nem por isso Pedro...

Provavelmente será um fosco claro! Vai ser colado, o que me obriga a ter de ganhar o concurso para salvar o meu casamento! Se a minha mulher percebe que este aquario vai mesmo ficar em casa (já cortei o tubo do filtro e vou colar a película atrás, pelo que o forum não me vai dar a caução), acho que me mete na rua. Pelo sim, pelo não, acho que ela já começou a juntar sacos do Pingo Doce atrás da porta da cozinha! Portanto, tenho de ganhar, e é para salvar o casamento. Não é pela satisfação pessoal, porque essa já tenho desde que o meu mais velho me disse que eu era o melhor Ninja dos pais que conhece! Ora tomem!!!!

Meus amigos, está aberto o movimento #SalvemOCasamentoDoGil


PS: ahhhh e tal, o teu aquario está 5 estrelas... E O TEU????? Onde anda o teu aquário???? Procurei o link e não encontrei... Faz favor de meter aí o link ou abrir um post porque tens muita coisa boa para mostrar!!!!!!!

 

há 2 horas, C Mocho disse:

Excelente texto de leitura muito agradável, se correr mal fica-nos um sorriso pela boa disposição, se correr bem melhor ainda.

Vamos lá acompanhar também este... Boa sorte!

 

Se correr mal??
#SalvemOCasamentoDoGil
 

 

há 2 horas, Vasco Ferreira disse:

Foi montado em 10 minutos pq o Glorioso ia ganhar e isso tinha de ser visto! 😉

Brincadeira….Muito bem esgalhado, pessoalmente um dos meus preferidos.

 

Abraço

 

Epah, Vasco, foi mesmo na pressão! Nunca tinha montado um aquario tão depressa!!!! O compromisso que tinha a seguir assim o exigia 😄

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mas afinal que é o Zezinando???? 

E foi às amoras porquê??? 🤔

Quero saber isso tudo 😋 vá conta a história de como chegaste a esse nome. 

Gosto imenso do layout está muito bem conseguido no todo, mas tu pediste criticas, portanto aqui vai uma, vale o que vale, do lago direito tens duas pedras junto ao vidro, que eu acho que podiam estar um pouquinho mais afastadas do mesmo, para evitar os reflexos no vidro, pois não tens forma de os disfarçar. Das duas a que está mais abaixo próximo do vidro frontal, é que não aprecio mesmo, pela posição, a direcção dos veios em relação à que está mais abaixo mas não passa de uma opinião, o que interessa é que tu gostes. 

Vai ser muito interessante ver a evolução das plantas, a acompanhar. 😜

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Vera Santos disse:

Gosto imenso do layout está muito bem conseguido no todo, mas tu pediste criticas, portanto aqui vai uma, vale o que vale, do lago direito tens duas pedras junto ao vidro, que eu acho que podiam estar um pouquinho mais afastadas do mesmo, para evitar os reflexos no vidro, pois não tens forma de os disfarçar. Das duas a que está mais abaixo próximo do vidro frontal, é que não aprecio mesmo, pela posição, a direcção dos veios em relação à que está mais abaixo mas não passa de uma opinião, o que interessa é que tu gostes. 

 

Boas Vera

Deixa-me começar pela tua ultima frase, que por sinal, é uma frase que no meu entendimento, menos faz progredir, no aquascaping: "O que importa é que tu gostas"!

Como é obvio, ninguem tem um aquario que não goste em casa. Mas a questão não é essa, a questão é se devemos deixar estragar um layout com algo que gostamos! Na minha opinião, NÃO! Há um artigo que escrevi acerca do Aquascaping que o Tozé colocou como destaque aqui no forum, que falo sobre isso, o "gosto pessoal" do nosso aquario.


Quanto ao resto, só tenho de agradecer e tentar explicar o porquê das pedras.

Quando estava a montar o layout, fiz o que costumo fazer muitas vezes: dar descanso aos olhos. Quando estamos muito tempo a olhar para a mesma coisa, é normal o olhar ficar "viciado". Deixamos de ver o óbvio e não conseguimos arranjar situações diferentes que melhorem o que estamos a fazer. Peguei num cigarro e vim à rua. Tinha tudo quase feito.

Quando cheguei vi o Nuno Matos de volta do aquário e tinha lá metido 3 pedras: essas duas e uma pequena ao fundo do caminho. A do caminho, dava a noção de profundidade onde queria, precisamente no fim do caminho. O facto de termos lá algo pequeno, leva o olhar para procurar esse pormenor e parece que o aquario ganha mais distancia entre o vidro da frente e o de trás. Era óbvio!

As outras duas foram exactamente as que referiste, e têm mesmo de lá estar. Sem elas fico com esse lado completamente desequilibrado. Ou enchia de substrato mais para cima e metia tudo com moita (o que ficava muito monótono, ou tinha de colocar algo que dividisse esse lado por patamares de observação, ou seja, que desse a sensação de algo mais perto e de algo mais longe. Por isso, no primeiro plano fica a MonteCarlo e atrás as rotalas a darem cor e altura ao Layout. Outra vantagem é mesmo o reflexo. Repara que neste momento está feio porque vês substrato e nada alem de pedra, mas eu imagino já com ele plantado. O preenchimento lateral e o consequente reflexo, aumenta-me a noção de espaço preenchido e consequente profundidade no ponto focal do aquario: no caminho! Se não tivesse as laterais preenchidas, o olhar dispersava sem ter atenção definida. 


Quando me afasto, e pisco os olhos repetidamente de frente para o aquario, é mesmo no caminho que o olhar se prende, e sem as laterais cheias, eu teria esse problema.

Quanto à escolha da pedra, concordo, não é grande espingarda, principalmente a dos veios rasgados quase na horizontal. Parece contra natura... É algo que poderei mexer mais tarde. Ou mudo a pedra, ou meto Fissident fontanus dentro do veio. Logo vejo...

Outro detalhe importante (agora que me obrigaste a olhar mais pormenorizadamente para o aquário) é que o caminho tem mesmo de sofrer alterações. Está muito direito (diminui a profundidade) e tem de ter mais altura atrás e acabar mais estreito. É algo que corrigirei quando as plantas fecharem bem nas margens. Com as poda, umas pedras pequenas e mais areia, resolvo o problema...


 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que apresentação! 

Sim Gil lá me safei, graças a ti e graças ao Tozé! 

 

Zezinando foi ás amoras, vindo de ti isto só pode mesmo ter a ver com futebol e ainda pra mais com o referido jogo do dia 7! Para mim tradução literal da coisa, "Zezinando" -> O Gil, "foi ás amoras" -> foi ver o GRANDE arrecadar 3 preciosas amoras!

Isto pode transferir-se na perfeição para o que observamos no aquário, um caminho (no futuro quando as plantas ocuparem os devidos espaços) tenebroso com uma pedra ao fundo onde se encontra cravada a espada do Zezinando! É esse o objetivo, é neste caminho que tudo se foca, no entanto muito direito, precisa de curvas para lhe dar mais ênfase e mística! Quanto ás pedras que a Vera referiu e muito bem, podem mais tarde ser colmatadas com o crescimento das plantas, ou um belo musgo riccardia chamedryfolia. 

Gostei da troca da areia, 10 pontos por isso! Bolbitis, menos 10 pontos! Portanto estaca 0! Resta-te a tua destreza amigo!! 

To be continued...

 

Chega-lhe! 

#SalvemOCasamentoDoGil

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, ismael_figueira disse:

#SalvemOCasamentoDoGil

:my_biggrin:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visualmente quando esse feto do lado esquerdo crescer, o caminho vai ser deixer de ficar a direito. Eu não mexia. Dá a sensação de espaço, na parte de trás do aquário.

 

O aquascaping passa sim pelo gosto pessoal de cada um.

O aquascaping de concurso é que já é outra história... Ou obedecesse ao gosto dos juris ou não é visto como um aquário bonito.

Se os aquascapers mais conhecidos não tivessem seguido o seu gosto pessoal, não tinham influênciado tanto o que hoje chamas de aquascaping.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, João Abóbora disse:

Visualmente quando esse feto do lado esquerdo crescer, o caminho vai ser deixar de ficar a direito. Eu não mexia. Dá a sensação de espaço, na parte de trás do aquário.

 

Tambem pensei nisso João. O problema é que não sei o que o feto crescerá em 3 meses :s

 

há 7 horas, João Abóbora disse:

O aquascaping passa sim pelo gosto pessoal de cada um.

O aquascaping de concurso é que já é outra história... Ou obedecesse ao gosto dos juris ou não é visto como um aquário bonito.

Se os aquascapers mais conhecidos não tivessem seguido o seu gosto pessoal, não tinham influênciado tanto o que hoje chamas de aquascaping.

 

Este assunto vai dar uma conversa engraçada. Percebo o que dizes, mas, concordo pouco como que dizes. Percebo mesmo o espírito da tua ideia, mas para mim há uma frase terrivel no aquascaping: "O importante é que gostes do aquário"...

Ando a 300%, estou desejoso para ter um bocadinho sossegado em frente ao PC para dar a minha opinião mais sustentada acerca disto.

Abraço


PS: estou muito impressionado com este substrato 😉

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Pedro Moreira disse:

Quando essas plantas, do plano traseiro crescerem como se espera....o layout "vai" dar um pulo extremo de qualidade!

🙂

A ideia será essa...

Elas já cresceram muito, em pricipio a meio da proxima semana levam corte e planto mais... vamos ver o tempo que vou demorar a adensar o plano traseiro. 

Tenho de tirar umas fotos para se ver...

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Ricardo Gil disse:

A ideia será essa...

Elas já cresceram muito, em pricipio a meio da proxima semana levam corte e planto mais... vamos ver o tempo que vou demorar a adensar o plano traseiro. 

Tenho de tirar umas fotos para se ver...

 

Siga...a malta quer é fotos, para ser a evolução disso 🙂

Gosto mt deste teu layout.

Candidato sério à vitória... #achoqueocasamentodoGileacasadeleestãosafos

#todospelacasadoGIL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Já andava em falta para actualizar isto, por isso segue um pedido de desculpas pelo descuido! Não voltará a repetir-se (até porque o Tozé não me deixa sossegado)...

Corre tudo sobre rodas por estes lados, e tenho conseguido antecipar-me aos problemas típicos de arranque de um aquario novo. Quase nada meltou e algas nem vê-las... até agora! O que ajudou foi claramente o facto de eu ter arriscado quase nada na escolha das plantas, por isso, a minha preguiça está de parabens! 😛😛

A MonteCarlo esteve parada, mas agora vai de vento em poupa, os fetos estão quietos mas era de esperar isso mesmo (até pensei que estivessem piores), a bolbittis ainda está porque ainda não consegui arranjar a Disformis, já entrou mais uma Buce, e de resto tudo na mesma... As Rotalas parecem bicho a crescer mas duvido que se aguentem muito aqui: Acho que mais tarde vou trocar por outra coisa qualquer lá atrás, mas vamos esperar mais umas semanas!

Andei sem termostato, e a temperatura dentro do aquario andava a 21ºc sem eu saber. Isso não ajudou em nada, pois o metabolismo delas podia ter sido mais acelerado se eu tivesse aquecido mais a agua! Problema resolvido!

O regime de fertilização continua igual, apenas com K e Micros, e fertilizo sempre por cima. Faço TPA de mais de 50% a cada 4/5 dias para tirar o excesso.

Mudei a posição do filtro para o lado esquerdo seguindo a dica do Engenheiro Tozé! 

No inicio da semana apareceram as diatomácias. Andei todos os dias à procura delas. quando chegaram fui a correr buscar 4 ottos, 4 Amanos, 4 Cherries e 1 Crossocheilos. Nessa noite desapareceu tudo e nunca mais vi nada! Tenho o aquario limpinho. Até parece mentira!

Queria mesmo ver se podava este fim de semana o aquário pois tudo já enraizou perfeitamente, e já posso dar um corte bem grande sem correr muitos riscos e plantar as sobras. Não estou contente com as cores que o aquario tem, mas a culpa é minha. Como disse em cima, mais tarde vou mesmo mudar alguma coisa no plano traseiro. A calha tem força e a planta cresce bem, mas não me dá os tons que queria. Vou manter a calha mas vou fazer batota 😉

Ando com 10 horas de luz, mas o aquario aguenta-se bem. Tem CO2 com fartura e o substrato está mesmo a mostrar potência que eu desconhecia.

Ando encantado tambem com este difusor. É feio que doi, mas para objectivo pelo qual foi concebido, cumpre que é uma maravilha! Vai ter de passar uma noite destas na lixivia, não porque tenha perdido eficácia, mas porque começa a ganhar alguma sujidade, e depois é mais dificil de limpar. Até agora, 5 estrelas... 

Segue a foto da praxe, que não é grande coisa, mas é o que se arranja neste momento. A foto não dá o valor ao aquário, mas dá para perceber que as coisas estão a crescer bem! 

Confesso que é o aquário que até hoje foi mais o facil no rácio Resultado/Trabalho. Tem sido mesmo facil trabalhar com este substrato e com esta calha (que não sendo fantástica, é bem potente).

 

large.IMG_5146.jpg




 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas rotalas já deviam ter sido podadas! Se queres moitas densas a tesoura tens que usar!!! 😀

Com a mudança de posição do filtro não acho que necessites de manter aí o filtro interno!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas rotalas já deviam ter sido podadas! Se queres moitas densas a tesoura tens que usar!!!
Com a mudança de posição do filtro não acho que necessites de manter aí o filtro interno!



Engenheiro, onde está o filtro interno? Skimmer???


De resto 5 estrelas... estou a adorar ver ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Pedro Moreira disse:

Engenheiro, onde está o filtro interno? Skimmer???

É o que dá falar sem aumentar a imagem! O skimmer eu vi bem, o que me fez confusão foi o lado direito, nunca tinha visto um termo na horizontal junto ao topo de um aquário, como ele antes tinha lá o filtro interno fui levado pelo engano!! 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa evolução...

Com muito bom aspeto, tudo muito vivo e sem alguedo.

Parabéns, claramente candidato à vitoria (não n estou a falar do glorioso) :my_wink::my_biggrin:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/10/2018 at 00:05, Tozé Nunes disse:

Essas rotalas já deviam ter sido podadas! Se queres moitas densas a tesoura tens que usar!!! 😀

Com a mudança de posição do filtro não acho que necessites de manter aí o filtro interno!

 

Já foi tudo podado. Corte bem radical como gosto.

Com a mudança do filtro de lugar, claramente a circulação melhorou. És um verdadeiro engenheiro!!!!!!


 

On 27/10/2018 at 12:32, Pedro Moreira disse:


Engenheiro, onde está o filtro interno? Skimmer???

 

 

 

 

Confirmo, Skimmer! O que está do lado esquerdo é o termo. Agora tenha a agua a 26ºc, e acreditem ou não, a subida de 5ºc teve alteração significativa. Claramente o metabolismo das plantas acelerou.

 

há 16 horas, Vasco Ferreira disse:

Com muito bom aspeto, tudo muito vivo e sem alguedo.

 

Alguedo a caminho. Começo a ter algumas filamentosas, fruto das 10 horas de fotoperiodo. Vou baixar para as 8 horas e o problema deve estabilizar. 

Porque estava tão alto? Bom, o substrato está a deitar muitos nutrientes, tenho o CO2 com bastante débito, e continuava com K e Micros. Havendo nutrientes, a luz podia não dar problemas. A verdade é que não deu mas com a alteração da posição do filtro, há muita corrente em cima dos inertes o que tem feito com que algumas filamentosas se agarrassem aos troncos. Baixei o tempo do fotoperiodo e veremos nos proximos dias... 

De resto, plantas a crescer muito bem, tapete do lado direito teve de levar a primeira poda já para começar a horizontalizar. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom, tinha referido no ultimo comentario, que as algas tinham aparecido.

Desta vez lembrei-me de fazer um follow up 😉

 

1ª Foto

 

Algas em quase todas as superficies inertes. Tronco e pedras com muitos tufos delas. Algumas plantas tambem com a sua presença, mais concretamente 2 buces e os fetos (nas raízes aéreas). 

Removi o maximo com a escova de dentes (não é facil, mas não é impossivel) e apliquei Excel na dosagem indicada pela marca. Esta aplicação foi feita com uma seringa e com a respectiva agulha. Com a agulha, permite-me uma aplicação mais pormenorizada, e apenas onde estão as algas. A quantidade recomendada não chegava para todas as algas, por isso estabeleci prioridades. Comecei nas areas com maior circulação de água. 

Com o filtro desligado, limpei as superficies com a escova, depois uma TPA de 50% para remover a sujidade, depois apliquei o Excel, e por fim enchi o aquario.
 

O dia de aplicação do Excel chamei de dia 0 e fiz a contagem a partir daqui.
 

large.IMG_5149.jpg

 

 

 

2ª Foto

Passaram 4 dias. Ao segundo dia já elas mostravam sinais de um avermelhado. Ao terceiro dia todas estavam vermelhas e no quarto dia já algumas estavam brancas. Sinal de estarem completamente mortas e de que vão ser removidas ou pela equipa de limpeza ou serão removidas de forma natural pela circulação de água. 

large.IMG_5153.jpg

 

 

 

 

3ª Foto

Passaram 7 dias e na area de aplicação do Excel, nem vista delas. Aliás, na foto dá para perceber claramente onde terminou a acção do excel. Na parte posterior, não apanhou com o Excel e elas não morreram. Alem do tratamento no dia 0, dia sim, dia não dava 1ml de Excel para atrasar o ritmo de propagação.
 

large.IMG_5156.jpg

 

 

 

No dia de hoje tenho a alga em poucos locais. Não foi erradicada na totalidade, porque a dose recomendada pela marca, não permite que actue em todos os lugares em que ela se encontra. 

Assim, no dia que faço a manutenção, dou 5ml. Depois faço 1ml dia sim dia não. Ou seja, mesmo com a seringa com a respectiva agulha, nunca me dá para atingir todas as algas de uma vez. Em duas manutenções no entanto, já erradiquei mais de 80%, e em locais onde não havia, tambem não apareceu.

O Excel não é um produto milagroso. Resulta com alguns tipos de algas e quando percebemos porque aparecem. Apenas isso 😄

 

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização do Zezinando

Em primeiro lugar, tem sido um gozo tremendo trabalhar com um aquário tão pequeno. Cada pormenor, cada planta, cada poda tem uma importância acrescida porque qualquer erro num aquário grande rapidamente passa despercebida. Em algo tão concentrado, a dificuldade é maior! 

As algas estão quase erradicadas por completa, sobrando algumas coisas sem importância nenhuma. As plantas crescem bem, o tapete está quase fachado no lugar dele começando já a invadir algumas zonas adjacentes. Noto clara dificuldade em tornar a Rotala rotundifolia mais alaranjada. Desconfio que a luz não dê para isso tão rapido, mas veremos mais tarde. A verdade é que tambem não a deixo crescer até ao topo da coluna e mais proximo da luz, mas a prioridade neste momento é mesmo que adense a moite na parte posterior.

 

Entraram 2 plantas diferentes: A Ludwigia Super red (ou Ludwigia Palustris) e a Bolbitis diformis. 

large.IMG_5157.jpg

 

 

A Ludwigia tem cores fantásticas. É uma planta chata porque temos sempre de andar a podar a parte superior e enterrar novamente porque o caule fica feio e acaba por apodrecer. É muito facil sacar vermelho dela, nunca desilude. Para quem quer vermelho rapido num aquario, é claramente a planta mais facil para isso.

large.IMG_5159.jpg

 

 

É curioso ver que as folhas verdes acabam por ficar vermelhas nas nervuras. Quando planta está verde e a colocamos no aquario (foi o caso), as folhas novas nascem imediatamente com tons vermelhos vivos, e as antigas ganham esses tons nas nervuras.

large.IMG_5166.jpg

 

 

Entraram tambem estas coisas. Nunca fui fã disto! Até hoje, que estou rendido à beleza das cores. Fotografá-los é que é quase impossivel pois não param quietos. Não consegui tirar uma foto de jeito que fosse 😞

large.IMG_5163.jpg

 

 

 

Fica a foto frontal, ligeiramente por cima, para se notar o gradiente de cores que tento conseguir no plano traseiro. Não vai ser facil e duvido que tenha tempo para ficar no ponto até fevereiro. 

large.IMG_5168.jpg

 

 

Continuo sem dar Macros! Apenas K e Trace. tem-se aguentado e até bem mais do que eu pensava. Não noto carências nas folhas novas, e vou deixar estar mais uns tempos assim. continuo com o regime de 50% de TPA todas as semanas. 

Próxima etapa, escolher o fundo para o aquário. Nem sei o que escolher. As duas opções são o preto ou o fosco claro. Dependendo do que escolher, terei de mexer no caminho (ou não) e acertar podas de outra maneira. 

Na próxima semana meto umas fotos com ambos para ver se me ajudam a escolher 😉

Ps: desta vez experimentei fazer uma edição mais dark com as fotos a ficarem mais escuras... Não desgostei, mas tambem não fiquei muito fã. 

Editado por Ricardo Gil
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande evolução nas fotos! Eu adorei essa versão dark, podes explicar qual foi o processo?

Mantens o mesmo registo de horas de fotoperíodo?

Um primo da tia da vizinha do meu cunhado disse que conhece um amigo que faz dez horas de fotoperíodo e que mantém as plantinhas á fome de nitratos para obter aquela palete de cores quentes!!! Isso e talvez uma calha rgb... 😛

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.