Termostato - Aquário 250 litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho um aquário que descontando o Hardscape, Substrato e 5 cm sem água na parte superior (pois não tem tampa) fica com cerca de 250 litros de água.

O aquário tem peixes de água fria (kinguios / carassius auratus) no entanto como está ai o Inverno a chegar não quero que se verifiquem temperaturas baixas nem variações bruscas de temperatura para não ter problemas com ictio. Já tive um dos peixes com essa doença por isso queria adquirir um termostato para manter a temperatura do aquário sempre entre os 20 ºC e 22 ºC e caso volte a ter problemas com ictio posso elevar esses 250 litros de água para os 30 ºC durante 20 dias. 

Como só pretendo manter a temperatura constante entre os 20 ºC e 22 ºC julgo que o termostato pouco tempo deve ligar por dia. O que é bom para não aumentar muito a conta da luz ao fim do mês. 

Além do mais queria um termostato daqueles de colocar no interior do aquário e não dos exteriores que se colocam nas mangueiras do filtro externo. Pois não quero adicionar mais perda de caudal no filtro, uma vez que sendo peixes de água fria preciso da maior filtragem que conseguir. 

Assim sendo, que termostato recomendam adquirir? Estive a ver os seguintes:

- Termostato Eheim Jager 300w - 28.30 euros

- Termostato Fluval M300 - 29.95 euros

- Termostato Fluval E300 - 42.95 euros

Existe mais algum modelo que recomendem? Estou aberto a propostas e sugestões.

Estive a ver a descrição do Fluval E300 e parece muito bom (sensor de temperatura duplo que monitora e mostra continuamente a temperatura real da água, controlo de temperatura com precisão de 0.5 ºC e capa de protecção para segurança dos peixes). Mas será que justifica o preço de quase mais 15 euros?

Cumprimentos,

Bruno Carneiro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o E300 e para 250lts chega para o que queres. Tem como vantagem ter o Led a indicar a temperatura e ser protegido pela caixa preta ao contrário de termos esteticamente menos discretos. O jagger de 300w dá para bem mais que 250lts (parece-me mais eficiente) mas é muito maior e nem sempre cabe em pé nos aquários

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 60 cm de altura. Tenho mais ou menos 5 cm de areia no fundo e 5 cm sem agua na parte superior. Ou seja cerca de 50 cm de agua e julgo que o Jagger tem 51 cm por isso julgo caber em pé. 

Esse Jagger tem de estar os 51 cm dentro de água ou alguma parte tem de ficar de fora? 

Ele para ser mais eficiente deve estar deitado no fundo do aquário ou em pé? 

 

O Fluval E300 tem funcionado direito? Vi na internet relatos de muitas pessoas a queixarem se que o processador dele avariada com frequência e não conseguia elevar muito a temperatura. 

 

De momento até estou mais inclinado para o Eheim Jagger 300w pois como disseste parece mais eficiente e não gosto do aspeto de plástico preto do fluval. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O E300 tenho há 2 anos sem problemas mas uso em 350lts úteis e se ficar menos que 6° de diferença entre a temperatura ambiente e a que quero na água ele já não consegue aquecer. Deve ser isso que se queixam pois na caixa diz até 375lts embora nas instruções explique que esses 375lts é no máximo com os 6° de diferença.

A parte final do jagger (uns 2 ou 3 cms) pode ficar fora de água. Tem lá a marca do nível mínimo. 300 w no jagger dão para 400lts de água mesmo que a diferença seja mais de 6°. A regulação é que não é certa em todos os que tenho ou tive sempre precisei de regular 2° a menos na escala do que a temperatura que queria.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim então deve ser isso que se queixava no da fluval. Por isso não vou então optar por este. 

Vou optar então antes pelo Eheim Jagger. Depois tenho em consideração essa diferença de 2°C e vou vigiando com o termômetro digital que tenho.

Neste modelo qualquer que seja a temperatura exterior ele aquece a água para o pretendido certo? 

Devo instalar na vertical ou horizontal? 

No canto onde tenho a entrada e saída de água do aquário? Ou no canto oposto? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhum modelo aquece qualquer que seja a temperatura exterior. Se estiver menos de 10° duvido que o jagger aqueça mais que 25°. Eu uso sempre na vertical em local o de haja circulação de água para não hacmver diferenças térmicas de um extremo ao outro.
O E300 chega e sobra para meter 20 ou 22° de inverno em 250lts até em 350lts desde que a sala não baixe dos 14°.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não tenho noção de que temperaturas atinge a sala de inverno. Mas por exemplo hoje já tenho no aquário 19°C. Por isso de inverno mesmo a temperatura deve ficar baixa de mais. 

Por isso vou comprar um termostato. 

Supondo que na sala nos dias mais frios tenho cerca de 12 ou 13°C será que o Jagger consegue garantir bem os 22°C? 

Ele quando atinge a temperatura desliga sozinho? Tem alguma indicação de quando está em funcionamento? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva e S.S..

Vou então optar pelo Eheim Jagger 300w que além de achar mais bonito (não gosto nada do aspecto exterior de plástico preto nas coisas visíveis no aquário) é mais barato quase 15 euros.

Existe o risco de os peixes andarem encostados a ele e se queimarem?

Caso tenho um surto de ictio (pois tenho um peixe em tratamento num aquário hospital) será que ele consegue elevar os 250 litros de água a 30ºC?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O jagger de 300w dá até 500/600lts se não me engano com a diferença de temperatura ambiente standard, logo em 250lts é bem capaz de chegar aos 30°.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S..

Ainda sobre a questão de a pouco: haverá o risco de os peixes se queimarem no termostato ou é seguro?

Será que em funcionamento normal ou seja para uma temperatura constante no aquário de 22ºC ele estará sempre ligado ou poucas vezes? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Ele estar ligado muitas vezes também tem a haver com a temperatura da sala onde o aquário se encontra,sobre o risco de os peixes se queimarem e muito pequeno,a não ser que o peixe se meta entre o termo e o vidro do aqua,e não consiga sair,mas se o peixe tiver um certo volume de certeza que não se mete lá.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, S.S. disse:

O jagger de 300w dá até 500/600lts se não me engano com a diferença de temperatura ambiente standard, logo em 250lts é bem capaz de chegar aos 30°.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Já agora o meu é o M300. Chega para 240lts do meu próximo aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora o meu é o M300. Chega para 240lts do meu próximo aqua?
Em regra 1w dá para cada litro mas cada fabricante têm as suas especificações de acordo com testes feitos. Até 6° de diferença entre temperatura ambiente e a que se quer no aqua acho que qualquer modelo dá para mais que 1w por litro.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu de 250w é mais curto e fica bem em pé e dá para 400 a 600lts dependendo da diferença entre temperaturas. Até este dava bem para o que queres. 657ddd95018d25f3bb5c86c99cc2c9b0.jpg

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais