R´hllor


Ricardo Galante

Recommended Posts

1 – Nome do aquário:

"R´hllor "

 

2 – Data de montagem:

07 Outubro 2018

 

3 – Dimensões do aquário:

45x30x30 cm,  Ila em vidro extra claro de 5 mm.

3.1 – Volume bruto

40l

3.2 – Móvel:

Móvel IKEA, que está em cima de outro móvel...do IKEA

4 – Equipamentos:

4.1 – Filtro:

Hailea bio filter cascata SL-306

Eheim aquacompact 60,

Eheim skimmer 350

4.2 – Termostato:

Eheim presset 50

4.3 – Iluminação/Fotoperíodo:

Twinstar 300C com 10h de fotoperíodo

4.4 – Sistema de CO2:

Botija 2kg com solenoide, Neo difusor 2bps

 

5 – Substrato & Hardscape:

5.1 – Substrato:

 Neo Soil , ADA La Plata Sand

 

5.2 – Hardscape:

Rocha: Ryuoh stone

 

6 – Fertilização:

Tropica para já, mas queria mudar para Seachem...logo vejo

 

7 – Flora:

 

fissidens fontanus
Rotala H´ra 
hygrophila pinnatifida - 


Elatine hydropiper - Aquaflora

Bucephalandra "deep purple" - Aquaflora

Anubias Pangolino - Aquaflora

Rotala nanjenshan - Aquaflora

Rotala sp Green - Aquaflora
Rotala rotundifolia - Aquaflora


Rotala Wallichii - Aquaflora

 

 

 
 

8 – Fauna:

talvez - Tateurndina ocellicauda

 

large.IMG_20181014_130940.jpglarge.IMG_20181014_131024.jpglarge.IMG_20181014_131231.jpglarge.IMG_20181014_131300.jpglarge.IMG_20181014_135533.jpglarge.IMG_20181014_135602.jpglarge.IMG_20181014_160236.jpglarge.IMG_20181014_204934.jpglarge.IMG_20181014_205101.jpglarge.IMG_20181014_205109.jpg

 

Editado por Ricardo Galante
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece muito bem, só mudava a areia para uma mais fina.

Já agora porque preferes esse filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Boas, parece muito bem, só mudava a areia para uma mais fina.

Já agora porque preferes esse filtro?

Obrigado Gonçalo.

Em relação a granolumetria da areia, ela já é pequena, mais pequena só areia de sílica, e não gosto muito da cor e pelo facto do grão ser tão igual que acaba por não ter textura nenhuma, já a La Plata o grão tem diferenças.

Em relação ao filtro, gosto muito da fiabilidade da eheim , este além de ser muito silencioso gosto do aspecto, além da capacidade para material biológico e de ter regulador de fluxo...its a win win ✌

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Galante

Tirava as Buces e as Anubias. Metia montecarlo com sp mini misturada e deixava-a crescer à solta até à areia... só cortava pra se verem as pedras!

Buces e Anubias têm a folha grande podem chatear se não estiverem mesmo no plano frontal! Gosto da LaPlata. De longe a minha areia preferida...

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos complementos que aí falas era já uma ideia que tinha, mas com a hydropiper e a sp, queria ver primeiro como é que evolui a hydropiper que é a primeira vez que uso...as Anubias são as pangolino, não conheço o tamanho da Folha mas acho que não cresce muito mais que o que está agora, as buce logo se vê, mas sim se ficarem grandes retiro para perto de uma pedra principal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto anda muito calmo para estes lados...

Bem novidades, eu como sou diferente do normal e isso não quer dizer que seja anormal fiz hoje a primeira tpa, 60%, e não disse mas comecei no 1dia com fertilização, embalagem laranja da Tropica, dosagem como indicada por eles, que sinto que é fraca, não tenho assim muitas plantas, e só vou fazer fertilização de 3 em 3 dias com o "laranja", e 1x por semana com o "verde" após a tpa de fim de semana.

Parece.me que vejo um bocado de melting pela minha amiga hydropiper o que já estava a espera, mas até ver nada de muito especial.

Vou deixar então umas fotos durante a tpa de hoje, houve umas alterações também, vejam se descobrem quais foram...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma questão:

Vale trocar de equipamento?

Pensei que era para ficar com o que nos foi fornecido, para ser tudo igual...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, fui o primeiro a fazer essa e outras perguntas no tópico referente ao concurso, e o que o tozé disse foi que não são inflexíveis, pudemos fazer alterações, colocar mais, ou outras plantas, dar boost nos fertilizantes, etc etc...desde que no dia de levar os aquários a petfestival tem que ir  arranjado com as coisas com que foi entregue, porque existe a possibilidade de o aquário ser vendido se não quisermos ficar com ele, e sinceramente não estou a ver grande problema, se precisarmos de mais luz para levarmos acabo o proposto pontos mais luz, e o filtro mudei porque já tenho o filtro maturado de outra montagem, além disso o meu não faz barulho na sala como aquele faz e que me incomoda, assim como há pessoal que não tem co2 e vai colocar posteriormente.

No fim acho que devemos fazer de tudo para levarmos o nosso aquário a petfestival nas melhores condições, o mais saudável possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim também estou a pensar em meter outro filtro que vou tirar de um aqua que vou desmontar (não tenho vida para 4 aquas) porque aquele de facto faz muito barulho.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o filtro a bombar no aquário e não faz barulho extra do normal, e sim está na sala junto com os outros aquários. Já experimentaram levantar a tampa? 

Sim, é verdade que eu disse que não éramos inflexíveis, é normal que se adicionem plantas para substituir algumas falhas que vão ocorrendo ao longo da maturação da montagem, acrescentar ou retirar alguma peça de hardscape tudo no sentido de melhorar o resultado final! Não achei necessário dizer que  não se podia substituir calhas, filtros, substrato ou aquário - já agora - pois isso fazia parte do desafio desde o início. E foi afirmado que quando levassem o aquário para a petfestival levassem tudo conforme o que foi fornecido a nível de equipamentos. Seja porque não pretendiam levar o aquário de volta e tem que devolver tudo conforme foi entregue quer para manter a homogenia durante a exposição. 

Se em termos de competição a troca de filtro não implica alguma vantagem acessória, já usar uma calha mais potente ou uma segunda calha pode adicionar valor extra ao trabalho final mas ao fazer isso também implica um maior cuidado e mestria para conseguir manter tudo sem despistes! 

O Ricardo Galante perguntou-me se podia acrescentar um pouco mais de hardscape, pedido esse que foi prontamente aceite dentro das condições atrás mencionadas. 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Tozé Nunes disse:

Eu tenho o filtro a bombar no aquário e não faz barulho extra do normal, e sim está na sala junto com os outros aquários. Já experimentaram levantar a tampa? 

Sim, é verdade que eu disse que não éramos inflexíveis, é normal que se adicionem plantas para substituir algumas falhas que vão ocorrendo ao longo da maturação da montagem, acrescentar ou retirar alguma peça de hardscape tudo no sentido de melhorar o resultado final! Não achei necessário dizer que  não se podia substituir calhas, filtros, substrato ou aquário - já agora - pois isso fazia parte do desafio desde o início. E foi afirmado que quando levassem o aquário para a petfestival levassem tudo conforme o que foi fornecido a nível de equipamentos. Seja porque não pretendiam levar o aquário de volta e tem que devolver tudo conforme foi entregue quer para manter a homogenia durante a exposição. 

Se em termos de competição a troca de filtro não implica alguma vantagem acessória, já usar uma calha mais potente ou uma segunda calha pode adicionar valor extra ao trabalho final mas ao fazer isso também implica um maior cuidado e mestria para conseguir manter tudo sem despistes! 

O Ricardo Galante perguntou-me se podia acrescentar um pouco mais de hardscape, pedido esse que foi prontamente aceite dentro das condições atrás mencionadas. 

 

 

Tozé, então é melhor ficar decidido e escrito regras para a manutenção dos aquários, pois não quero de todo estar a "beneficiar" se assim se pode dizer por ter material diferente. Não sei se sou o único ou não, mas não quero que me apontem o dedo por isso. Mas não meti o material com intuito de ganhar vantagem, porque senão não tinha tirado fotos e colocado aqui sem ter retirado os mesmos.

Estabeleçam então as regras para seguir que assim o farei.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, não vamos alterar as regras a meio do desafio! O que vale é aquilo que foi decidido antes de começar. Para uma outra edição se calhar teremos que ser mais específicos em relação a tudo.

Quanto ao benefício, se optaste por outra calha foi porque achaste que com isso melhoravas o teu aquario, certo? Ora, conforme eu disse antes, se daí advém benefício para o teu aquário, eu enquanto organizador fico encantado, a Twinstar não se deve importar, já os outros concorrentes podem achar que não estão a ter as mesmas "armas" para "lutar de igual para igual" isto tendo em conta que um de vocês vai ganhar o kit que foi colocado á vossa disposição! 

Já em relação ao uso do filtro, na minha opinião, não há um benefício para o resultado final, isto por achar que o filtro colocado no kit em eficiência não fica atrás do que estás a utilizar! Só é desenlegante para quem nos forneceu o equipamento não ser utilizado. 

Quanto ao uso de equipamento extra, vulgo adição de CO2, filtros uv ou de combate a algas como não fazem parte do equipamento quem quer pode usar, o que aliás se não me engano todos tem feito. 

Por favor não façamos disto algo que prejudique o bom ambiente que houve desde o início. 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, este primeiro desafio foi novidade para toda a gente, inclusive para nós e como tal foi ainda tudo muito na informalidade e na desportiva entre os participantes.
Acredito q n seja um problema usar outro filtro ou mm outra calha, a nivel de consumo interno não me incomoda dado achar que tenhas daí uma mais valia.

A isso acrescento como disse o tozé, o acrescentar uma ou outra planta, dado todos estarmos a presenciar melt em algumas especies. A minha hidroppiper só restou cerca 20% o resto melou

Aquilo que pessoalmente me surpreendeu foi o rescape total...sei que tives alguns problemas no transporte, mas acabaste por fazer algo radicalmente diferente.

Por mim no problem, mas claramente algo que vamos ter de acautelar no futuro.

Abraço e gosto bastante deste novo layout, com grande potencial

Força nisso

 

.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Vasco, compreendo, infelizmente tive que fazer um rescape no aquario, como só usei pedras e não cheguei a colocar nenhum substrato da frente do aquario, o layout abateu, a desilusão foi bastante tanto que a vontade só apareceu no fim de semana seguinte. desculpa não concordo com o "radicalmente diferente"  visualmente sim, mas utilizei a mesma técnica, apenas em vez de fazer "montanha para os dois lados acabei por fazer só para um lado, porque achei que tinha muito substrato a mostra e pouco hardscape para completar o que queria, mas sim visualmente está diferente, e nesse aspecto dou te toda a razão.

vou mesmo levar isto na desportiva, até porque nao concorri pelo premio em si, concorri porque "quem me conhece sabe disto" adoro montar e aquários, estou sempre a ser chamado a atenção que nao paro quieto e que nao mantenho 1 único aquario mais de 6meses =P

Não penso em fazer alteração nenhuma ao aquario neste momento, a nao ser alguns apontamentos com plantas e pequenos detalhes que nao afetam o scape em si.

posto isto peço desculpa a quem se ofendeu por alguma coisa que eu tenha dito ou feito

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, como te disse...por mim tudo na boa, ate gosto bem maisdeste q o original.;)

Acho que o verdadeiramente importante é todos estes aquas estarem presentes na FIL. Só assim contribuimos para a divulgação do hobby. E na proxima edição corremos o risco de fazer um vistaço. :)

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais isso Vasco, concorri porque gosto mesmo disto, e ter um aquario na Petfestival é um grande privilegio, e só graças a vocês isso vai ser possível...isso e para ter a desculpa de ter mais 1 aquário em casa =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, eu acho que usares uma calha RGB é bônus em relação á de LED's brancos do kit mas como há quem defenda que é igual nada como usarmos isto como um teste! Por mim eu deixava a calha! Mas gostava de ouvir a opinião dos restantes participantes. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me faz diferença nenhuma as alterações. Até podes trocar por um aquário maior lol

Apenas a chamar a atenção para se dar um ajuste nas regras, para nos eventos futuros o pessoal não abusar...

 

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, João Abóbora disse:

Até podes trocar por um aquário maior 

Era só o que faltava!!!!!

 

há 7 minutos, João Abóbora disse:

nos eventos futuros o pessoal não abusar...

Tipo usar aparelhos que combatem as algas verdes????🤔🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devíamos reunir esforços para levar uns aquários o mais brutais possíveis para a petfestival, usando aquilo que pudermos e tivermos nos nossos meios, para atrair novas pessoas para o hobby, do que neste momento estar a pensar em coisas como " ele não devia usar aquilo porque nas regras...isto ou aquilo"

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim podem usar o que quiserem desde que no final ganhe eu... 😄

Mas eu mantenho todos os equipamentos de dia 7 por três motivos:

- não tenho outros para substituir;

- têm funcionado muito bem e sem fazerem ruído, curto circuito ou qualquer outro tipo de anomalia;

- em Fevereiro, se o resultado for catastrófico, sempre posso pedir uma indemnização à organização, por tentativa de boicote à minha boa vontade, por me fornecerem equipamentos que não deixam o meu brilhantismo sobressair!!! 😄

Entretanto aproveito para perguntar se há algum aparelho, ou alguma técnica, de desmeltização? É que estou a pensar mudar o nome do Rookie para Sr. Melt!!!! 😢

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Prpmd disse:

Por mim podem usar o que quiserem desde que no final ganhe eu... 😄

Mas eu mantenho todos os equipamentos de dia 7 por três motivos:

- não tenho outros para substituir;

- têm funcionado muito bem e sem fazerem ruído, curto circuito ou qualquer outro tipo de anomalia;

- em Fevereiro, se o resultado for catastrófico, sempre posso pedir uma indemnização à organização, por tentativa de boicote à minha boa vontade, por me fornecerem equipamentos que não deixam o meu brilhantismo sobressair!!! 😄

Entretanto aproveito para perguntar se há algum aparelho, ou alguma técnica, de desmeltização? É que estou a pensar mudar o nome do Rookie para Sr. Melt!!!! 😢

BOAS...primeiro de tudo achei e acho o teu aquario muito bom mesmo, em relação ao melt das tua plantas =( pois, isso é super normal acontecer, já a minha hrydropiper está no mesmo caminho, vamos ver até que ponto a vou conseguir aguentar, no meu ultimo aquario plantado tive a eleocharis sp mini a meltar não lhe mexi e ela lá acabou por arrancar, mas tive a amania bonsai que meltou todddaaaaaa, não sobrou nada nem para amostra, fui na altura uma desilusão mas pronto, comprei novamente mas já no estado submerso e ficou linda, a adaptação já estava feita e realmente isso é o que custa mais a algumas das plantas mais exigentes como a hydropiper, já sabia que ia ter esse inicio conturbado, mas estou cá para ver se lhe ensino boa educação =)

não mudes nada o nome lol, também já tinha pensado em mudar o do meu, para qualquer coisa tipo Ruinas ou algo que tivesse a ver com destruição...mas pronto, fica com o nome do Deus Vermelho, agora ó preciso das plantas vermelhas apareçam em força para fazer jus ao nome.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.