Penedo Furado


Tozé Nunes

Recommended Posts

On 07/11/2018 at 17:08, Vasco Ferreira disse:

bem bonita!!! Pq que era o esperado com a cryptocoryne?

Porque a parva é leeeenta que dói. Parece parva ou raio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/11/2018 at 11:57, Fábio.R disse:

E a UG desapareceu?

Já agora que temperatura tens o aquario? Pois pelo que li o truque para manter essa planta é deixar 22º, nao muito mais, pois ela nao gosta de temperaturas altas.

Olá Fábio, bem-vindo de volta. 

Sobre a ug só posso dizer que foi um falhanço completo. E  a culpa é toda minha que  não lhe dei as condições desejadas. Talvez numa próxima oportunidade...

Entretanto andei a inventar mais uma vez com a calha! Como ao ter colocado a calha antes tão em baixo a luz não espalhava tão bem sobre todo o aquário as moitas atrás estavam a ressentir-se crescendo muito em altura mas sem densidade! Por outro lado os tapetes finalmente arrancaram e os musgos e a pinnatifida também! 

Para conseguir dar a volta a isto decidi subir a calha trocando a posição dos suportes de metal de um dos lados. Não ficou totalmente nivelada mas na falta de melhor solução... Para não perder a intensidade luminosa no fundo do aquário abri as goelas á calha! Tenho agora 8 horas a 100% e mais duas horas para a transição do 0 para os 100 e o caminho inverso. Bendito dinheiro que dei pelo regulador eletrônico.

Aproveitei e podei o que era necessário e respectiva muda de agua.

Ainda é cedo para se perceber como vai reagir o aquário a estas mudanças, estou atento! 

Finalmente ficam umas fotos fresquinhas 🙂

large.IMG_20181122_002424.jpglarge.IMG_20181122_002035.jpglarge.IMG_20181122_001650.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé

Pois entendo, essa planta comigo tambem n deu certo mas pronto. Quem sabe um dia volte a ela ashsahhsa

Sobre o teu aquario quando isso ganhar volume vai ficar muito bom, bem zen. Agrada-me bastante.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, lá mais para a frente vou voltar a tentar! 

Em relação ao aquario, um pequeno update, desde que na última vez que testei que notei que os nitratos tinham zerado que andava a dar umas bombadas de nitrogênio além do já habitual potássio e micros. Como ganhei umas pastilhas de fertilizantes da Neo* achei que tinha aqui a  oportunidade de as testar e assim foi, coloquei enterrado no substrato duas pastilhas de Neo plants Tab  e Ferro, ainda tenho também de K e st long de reserva. Se isto funcionar e não necessitar de adicionar fertilização líquida melhor!

*http://www.aquario.co.kr/neoTab/neoPlantsTab.php

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tozé

 

Eu por enquanto tou a gostar muito do que tou a usar da NEO.

Tenho de ver esses fertilizantes depois do meu aquario tiver zerado os nutrientes do solo e começar a repor isso.

Se for tao bom como o difusor a NEO ta de parabens!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Por aqui as coisas vão indo bem, tirando as filamentosas que apareceram em força, depois do mestrado em BBA que tive há dois anos no 90p, agora estou a ter a felicidade de as colher em barda nos 3 aquas da sala...

O tapete de Cuba está a ir muito bem para meu espanto 😀  a elocharis passou á categoria de erva daninha, até sobre a areia já vai crescendo, em breve vou ter que tomar medidas ou vai para cima da cuba!!! 

large.PSX_20181214_000827.jpg

Nas plantas de caule tudo vai crescendo embora a ritmos diferentes depois da última poda agressiva que fiz! Adicionei uns pés de rotala rotundifolia no canto traseiro esquerdo onde tenho a rotala green para fazer uma bela mistura, a ver vamos como vai ficar! 

large.PSX_20181221_222212.jpglarge.PSX_20181221_221910.jpg

Continua a ser unicamente habitado pelo betta e pela neritina.

E finalmente, como prendinha de Natal para todos aqueles que vão seguindo isto, deixo aqui uma imagem vista do topo. Boas festas malta!

large.PSX_20181221_214748.jpg

 

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso ta catita Tozé. bem fixe o aquario.

Diz me uma coisa, nao terias interesse em colocar uma planta vermelha do lado esquerdo mais na frente junto á rocha?

Tipo uma ALTERNANTHERA REINECKII MINI?

É que é tudo verde e a planta vermelha de fund ta meio escondida. tinhas mais um destaque e ainda mudavas a planta vermelha do fundo mais para a esquerda.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A partir de agora cuidado com as podas… corres o risco de chegar à pet com ele careca.

Está quase lá, a ver se o tapete ganha peito.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Toze, 

Porque não preenches mais a madeira com o musgo que aí tens? Em vez de o colares usa o tradicional fio de nylon para que o musgo fique mais compacto e seja fácil de podar. 

O uso da cola é bom porque reduz e muito o trabalho a aplicar, mas a médio longo prazo torna-se difícil de manter sem parecer umas pequenas bolas. 

De resto, o áqua precisa é de tempo... Podas é mais podas até ficar mais definifo. 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/12/2018 at 12:38, Fábio.R disse:

Diz me uma coisa, nao terias interesse em colocar uma planta vermelha do lado esquerdo mais na frente junto á rocha?

Tipo uma ALTERNANTHERA REINECKII MINI?

Olá Fábio. Obrigado pela sugestão. De qualquer maneira não pretendo usar a reinicki por causa do tamanho das folhas. Eventualmente mais tarde posso colocar mais uma bucephalandra lamandau red para acrescentar alguma cor.

On 22/12/2018 at 12:38, Fábio.R disse:

é tudo verde e a planta vermelha de fund ta meio escondida. tinhas mais um destaque e ainda mudavas a planta vermelha do fundo mais para a esquerda.

Isso é porque na última foto frontal tinha as rotalas muito curtas, se vires pela última foto tirada de cima, elas acrescentam alguma cor. Aliás até estou a considerar retirar a Ludwigia mini super red pelas mesmas razões que apontei em cima...

há 39 minutos, FAAO disse:

Porque não preenches mais a madeira com o musgo que aí tens? Em vez de o colares usa o tradicional fio de nylon para que o musgo fique mais compacto e seja fácil de podar. 

Olá Filipe, obrigado por teres podido vir aqui comentar os aquários do desafio. A tua opinião é muito importante.

Em relação ao musgo tens razão, eu colei por ser a maneira mais fácil, senão nem tinha posto em consideração o seu uso, detesto o trabalho que os musgos dão num plantado, acaba sempre por se soltar umas pontas que vão para os tapetes e além disso são um íman para as algas!!!! 😠 O que eu gostava mesmo era que a pinnatifida se desenvolvesse mais rápido nos troncos! 

Se vir que não consigo o efeito desejado ainda retiro é os troncos 😀

há 46 minutos, FAAO disse:

De resto, o áqua precisa é de tempo... Podas é mais podas até ficar mais definifo

 

On 26/12/2018 at 15:58, Vasco Ferreira disse:

A partir de agora cuidado com as podas… corres o risco de chegar à pet com ele careca.

Pois, tempo é que começa a ser escasso, estamos a pouco mais de um mês de levar os doze aquários para a petfestival!!!

Obrigado a todos pela vossa atenção e desejo que 2019 seja repleto de alegria para todos os que aqui comentam 😂 (aos outros também mas menos um bocadinho 😋 ).

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas malta, espero que tenham tido umas boas entradas neste ano. 

Por aqui algumas novidades, alterei a colocação do filtro da direita para a esquerda para poder ter maior visibilidade do lado direito que é o lado que vejo mais do sofá 😉

Tenho tido mais algas filamentosas verdes desde que aumentei o período de iluminação e com o enterro das pastilhas da Neo descurei um pouco a fertilização líquida, talvez isso tenha sido um erro! 

Adicionei uns pezinhos de rotala rotundifolia no canto esquerdo junto á green, a ver vamos como fica! 

Ah e adicionei um cardume de barbo cereja longfin, o betta não parece ter problemas com a sua nova vizinhança animada 🙂

large.PSX_20190110_232258.jpglarge.PSX_20190110_231619.jpglarge.PSX_20190110_231432.jpg

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 Actualmente que fauna/quantidade tens?

Estava a pensar em comprar uns amanos, quantos achas para este aqua, tens não tens?

 

Quanto ao aquário está com bom aspecto, mostra lá as filamentosas para comparar e identificar as minhas.

 

Umas fotos dos peixes também faltaram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/01/2019 at 03:30, Vera Santos disse:

 Actualmente que fauna/quantidade tens?

Tenho um Betta splendens e uma Neritina natalensis desde o final do ciclo. Adicionei há duas semanas um cardume de 7 Puntius titteya "longfin" e hoje entraram mais duas Neritina natalensis e três Crossocheilus oblongus aka SAE para tentar limitar as algas filamentosas verdes.

On 11/01/2019 at 03:30, Vera Santos disse:

Estava a pensar em comprar uns amanos, quantos achas para este aqua, tens não tens?

Não tenho camarões nenhuns neste aquário. Embora já tenha pensado em colocar alguns red cherry, é só passa do aquário do lado 😉 Os amanos são máquinas mas também são propensos a saltar fora e por isso tenho resistido a os colocar. No teu aquário podes colocar 2/3 sem problemas. 

 

On 11/01/2019 at 03:30, Vera Santos disse:

Quanto ao aquário está com bom aspecto, mostra lá as filamentosas para comparar e identificar as minhas

Ia lá mostrar isso agora!!! Se já estou com a reputação de criador de BBA imagina se agora colocava imagens destas algas 😛

Os peixes são muito rápidos!!! Difícil de tirar fotos  com o telemóvel. A ver se tiro o pó á Canon 🙂

 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Este aquário tal como os restantes 11 participantes do desafio de aquascaping esteve em exibição no espaço do fórum na petfestival 2019.

Felizmente correu tudo bem quer nos transportes quer durante os dias que lá esteve exposto em excelente companhia. 

large.PSX_20190202_000502.jpglarge.PSX_20190203_085913.jpg

Podem ver todas as montagens aqui:

Eis a foto final para o desafio:

large.IMG_2136.jpg

Estamos a poucas horas de saber os resultados finais dos juízes convidados.

 

  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este aquário continua activo e sofreu uma grande poda esta semana. De resto a pinnatifida deu um pulo enorme e ando agora a tentar moldar para que não tome conta do aquário todo! 😀

large.PSX_20190227_003011.jpg

large.PSX_20190227_001608.jpg

Em relação á fauna grandes alterações, decidi passar a maior parte da fauna existente para outro aquário ficando apenas os ottocinclus, as neritinas e um dos SAE (por enquanto) tendo entrado finalmente os camarões, composto por duas colónias de caridinas : ykk e calceo! Vamos ver o que da junção das duas variantes vai sair, estou bastante curioso! 

large.PSX_20190213_230036.jpglarge.PSX_20190205_225117.jpg

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎27‎-‎02‎-‎2019 at 00:44, Tozé Nunes disse:

Este aquário continua activo e sofreu uma grande poda esta semana. De resto a pinnatifida deu um pulo enorme e ando agora a tentar moldar para que não tome conta do aquário todo! 😀

 

Mas é uma planta linda, estou a pensar em vir a ser uma aposta para o meio plano.

Gosto muito das escolhas que ficas-te neste aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé. O difusor cabe dentro do filtro e faz uma difusão espectacular! Experimenta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo. Obrigado pelo conselho mas o cascata vai sair, já coloquei um 2213 que aqui tinha parado a trabalhar em simultâneo com o cascata por uns dias e depois retiro o cascata e meto noutro aquário. E como tenho agora um filtro sobredimensionado posso mais tarde optar por um termo externo e/ou o reator de co2. O que tenho mesmo que fazer é repensar a flora existente, desde optar por só usar plantas de tapete e umas de rizoma nas pedras ou colocar outro tipo de moitas ou mudar a sua posição. Aquele lado esquerdo está uma confusão desgraçada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, aquele lado esquerdo está esquisito sim. Nem vazio, nem cheio. Não se consegue ver bem por causa do equipamento. 

Agora com um externo realmente vai ficar muito mais apelativo sem termo e difusor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Por aqui nada de grandes novidades, tenho treinado o uso da tesoura 😀

De resto continuo a vacilar se retiro os troncos ou não...

Fica uma foto tirada agora.

large.PSX_20190418_013015.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por acaso ainda ontem me perguntava como estaria esse aquário, até que continua bonito e com bom aspecto.

Puseste plantas novas ali do lado esquerdo, não foi? 

Se calhar sem os troncos até resultava melhor ou noutra posição... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Vera Santos disse:

Puseste plantas novas ali do lado esquerdo, não foi

Umas novas no canto (Rotala orange) retirei as green e passei outras para onde estavam as green. 

 

há 30 minutos, Vasco Ferreira disse:

Fotos

decentes n há?

Isto é fotografia artística pá!!! Mostra o ambiente, transmite emoções...😂

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pagaste a luz??? 😂😂

 

  • Haha 3

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais