Mahou - 1° Desafio Aquascaping


João Abóbora

Recommended Posts

 

Setup

Início da montagem:

07/10/2018

Aquário:

ILA 45x30x30 extra claro

Móvel:

Mesa da sala

Iluminação:

Twinstar 300C - 8h/dia

Filtragem:

Hailea SL-306

Media:

Esponja

Cerâmicas porosas, já colonizadas de outro áquario

Substrato:

8L Neo Soil

CO2:

1 bps 8h

Aquecimento:

N/D

Hardscape:

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

Fertilização:

 5ml de Macros 2x semana

1ml Micros 2x semana

5ml carbono liquido diário

Flora

Staurogyne repens

Bucephalandra Lamandau 'Mini Red'

 Anubias barteri var. nana 'mini mini' 

Microsorum pterus 'Trident'

Elatine hydropiper 

Alternanthera reinnecki 'Mini'

Rotala sp 'Green'

Ludwigia sp. 'Mini Super Red

Vesicularia ferriei ' Weeping'

 

Fotos:

 

IMG_20181008_000137.jpg

IMG_20181008_000019.jpg

IMG_20181008_205457.jpg

  • Gosto 5

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mahou - palavra japonesa para magia ou bruxaria ou é:

Mahou.jpg

 

😛

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mahou - A magia do aquascaping!

 

João, um layout diferente do habitual, que vem conferir uma variedade de estilos ao evento. Tal como já disse noutro tópico, vamos ter uma bela galeria na pet!

 

PS: Mais uma vez obrigado pelo pot extra de walichii 😉

 

Força nisso

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando vez só o hardscape aquela pedra central não fica nada bem. No entanto assim que colocas as plantas a microsorum altera completamente a dinâmica do layout, suaviza os cotornos da rocha dando um ar mais natural à coisa.
Bom trabalho isso quando crescer vai ficar um layout interessante, espero vê-lo na Pet.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, ismael_figueira disse:

Mahou - A magia do aquascaping!

 

João, um layout diferente do habitual, que vem conferir uma variedade de estilos ao evento. Tal como já disse noutro tópico, vamos ter uma bela galeria na pet!

 

PS: Mais uma vez obrigado pelo pot extra de walichii 😉

 

Força nisso

Foi a magia da junção de várias ideias na altura e com o que havia... São os layouts que mais gozo me dão fazer, porque nunca sabemos o que vai sair. Por vezes fazemos com que pareça magia... :)

De nada. A ti fazia falta e eu não ia usar 😉

 

há 7 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Quando vez só o hardscape aquela pedra central não fica nada bem. No entanto assim que colocas as plantas a microsorum altera completamente a dinâmica do layout, suaviza os cotornos da rocha dando um ar mais natural à coisa.
Bom trabalho isso quando crescer vai ficar um layout interessante, espero vê-lo na Pet.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
 

Essa foi a primeira pedra que tirei da caixa e me deu a ideia.

Fica esquesita ao ponto de ter ganho a alcunha de Falus Ibéricus... Ahahah

Se conseguir transformar em realidade a imagem do aquário acabado que tenho na cabeça, acho que vai ficar engraçado... O feto é para ficar mais pequeno. O weeping e a Ludwigia super red é que vão fazer a transição da pedra de cima com o resto do layout. Mas logo se vê como fica...

há 6 horas, Prpmd disse:

Muitos parabéns Mestre João. Considero-o o layout mais original de todos. Estou muito curioso para o voltar a ver em Fevereiro! 

Obrigado

Vamos ter muito bons aquários na Pet2019. Estou curioso por ver todos :)

 

há 5 horas, C Mocho disse:

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Foi a primeira edição de um evento que Portugal já precisava. Obrigado a toda a equipa do Fórum e em especial ao Tozé por ser o chato que é 😉

 

Fica a foto de hoje antes da tpa

IMG_20181011_124745.jpg

  • Gosto 2

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Elatine do lado direito fez melt... Vamos ver se dá a volta.

Introduzi 7 guppies endler juvenis e 7 camarões neocaridina sp. Tenho usado água do aquário grande para as mudas, que foi de onde os animais vieram.

Introduzi também um twinstar nano e aumentei um pouco o co2

Agora é continuar no mesmo esquema e esperar a altura de podar e replantar

 

IMG_20181011_211210.jpg

Editado por João Abóbora
  • Gosto 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estou a usar um difusor interno, troquei o difusor de sítio, para a diluição ficar mais eficiente. Infelizmente o sítio perfeito é na parte da frente do aquário...

Introduzi o meu Betta, para controlar a população dos guppies, de forma a evitar excessos de população e descontrolo nos nutrientes da água.

 

 

IMG_20181013_044816.jpg

IMG_20181013_044649.jpg

  • Gosto 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando vejo este tópico sinto que o meu Rookie está agora a acelerar para entrar na autoestrada, já o Mahou vai na faixa da esquerda a ultrapassar tudo e todos like a boss. 😄

O que para mim é perfeito, pois é sempre mais fácil pisar caminhos que já foram pisados antes, do que andar a desbravar terreno... 😉

 

Eu também tinha pensado pôr um betta, mas mais para o encarnado para se camuflar na areia 😄 Mas isso só quando entrar na autoestrada, e não deixar o carro ir a baixo. É que não me apetece nada ter um grande despiste e ter que accionar o seguro...

 

Mas entretanto fiquei com uma dúvida. Como é  que eu sei qual é o sítio perfeito do meu aquário para colocar o difusor de CO2? 

 

Obrigado e boa continuação para o Mahou!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu desafio para este aquário, é mesmo tentar acelarar ao maximo o desenvolvimento da estabilidade do aquário para as plantas, sem compremeter a fauna. Por isso é que tenho usado água de outro aquario já maturado para as trocas diárias. Assim dá para acelarar as coisas. Mas usando o teu exemplo da autoestrada, andar a 300km/h não é muito seguro e arrisca-se sempre à coisa correr mal ou muito mal... é estar atento aos sinais de aviso.

Espera um pouco até introduzires os peixes.

Se tiveres outro aquário já maturado e estabilizado, podes colocar alguns peixes e fazer as mudas com essa agua, mas convém ires testando o no3 e po4 para teres a noção do que está a entrar e do que o aquário está a criar naturalemente. É tudo questão de equilibrio

Com este filtro na parte traseira do aquário o fluxo da água desce na parte da frente. Eu gosto de colocar o difusor no sitio em que a água desce e empurra as bolhas para baixo, evitando que subam rapidamente para a superficie e se perca esse CO2. A posição ideal, vai depender do sitio do filtro, do caudal que o filtro tem e do layout do aquário. Mais logo já faço um video para explicar melhor.

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é criar uma espécie de "reactor" dentro do aquário. Em que as bolhas sobem, mas devido ao fluxo do filtro, voltam novamente para baixo, optimizando a diluição na água.

  • Gosto 2

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora no início, limpa semanalmente. Quando o aquário fizer um mês, vais vendo se está muito suja ou não e espaças a limpeza. Se ao fim de uma semana não estiver suja, deixa mais uma semana.

 

 

Introduzi 2 otocinclus sp e 2 Caridina multidentata, porque os troncos estavam a começar a ganhar os fungos brancos e assim vão mantendo alguma possível alga sobre controle.

Tirando a Elatine que fez melt (ainda vou esperar a ver se recupera), todas as plantas já tinham folhas ou rebentos novos com alguma raíz, por isso fiz uma poda e replantei para começar a adensar as moitas o mais baixo possível, devido ao espaço que quero que as plantas ocupem, ser pequeno.

Fiz uma poda a todas as folhas do feto, excepto as em desenvolvimento e aos da parte de cima, porque são rizomas muito pequenos e não vejo rebentos a crescer ainda. Espero que estimule ao crescimento de folhas novas e encha aquela parte mais rápido. E assim também ganho mais luminosidade para a staurogyne e o weeping.

Puxei uma bucephalandra do lado esquerdo para a parte de cima do tronco, apenas porque acho que ficava melhor a acompanhar o ramo, do que a fazê-lo  desaparecer... 

Quando ia replantar as Ludwigia, tirei o reactor para a frente e acabei por o deixar lá. Ocupa muito espaço naquela zona e obriga as plantas a crescerem para o lado. E onde está agora, as bolhas espalham-se mais uniformemente pelo áquario.

Coloquei um dropcheker para ver mais rapidamente se existe alguma alteração na estabilidade do aquário e controlar melhor a quantidade de CO2.

Passei a fazer trocas diárias de 5litros com água nova.

 

IMG_20181015_003110.jpg

IMG_20181015_005207.jpg

IMG_20181015_005039.jpg

  • Gosto 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Dá para perceber pelo vídeo o efeito da circulação sobre o difusor de co2.

No entanto será a posição do filtro a melhor? Uma vez que a saída está directamente contra a pedra central, isso pode estar a prejudicar a circulação pelo aquário.

 

As plantas estão a responder bem, nota-se um grande desenvolvimento na staurogyne. A elatine é que coiso... Algum plano B para aquele canto?

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando montei o layout pensei onde o filtro iria ficar.

A pedra é triangular e "corta" o fluxo do filtro ao meio. Há circulação de água no aquário todo.

15397285099171937176990.jpg

IMG_20181017_014022.jpg

Editado por João Abóbora
  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não sei o que meter no sítio da Elatine... Não vejo folhas novas, por isso não deve dar em nada. É uma das razões pela qual não sou grande adepto das plantas in vitro... Boas para o transporte e para arrumar em loja, mas uma treta para quem compra.

Estou a pensar ir para a glosso, porque a folha fica parecida, mas falta qualquer coisa ao pé da pedra frontal do lado direito. Talvez uma fila de Amania Bonsai ou um apontamento de Reinnecki mini... Ainda há tempo para fechar aquele lado.

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cortei as braçadeiras que estavam a prender os troncos.

Tive um precalço com uma das braçadeiras, em que quase arranquei um tronco do aquário... Houve uma que ficou colada com a espuma e nao saiu, portanto cortei o que estava à mostra e está feito.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, João Abóbora disse:

Ainda não sei o que meter no sítio da Elatine... Não vejo folhas novas, por isso não deve dar em nada. É uma das razões pela qual não sou grande adepto das plantas in vitro... Boas para o transporte e para arrumar em loja, mas uma treta para quem compra.

 

Por acaso adoro as plantas in vitro. Comigo resultam bem, apesar de nunca ter experimentado plantas mais dificeis como essa. Experimenta dar uma poda a ver se rebenta bem.

Adoro especialmente a Staurogyne Repens e a Alternanthera Reinickii Mini, mas já experimentei outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende sempre do tempo que têm e do "carinho" que levaram pelo caminho...

Ainda não tinha usado a Elatine, mas esta já fez o melt total. Não há nada que reste, para crescer qualquer coisa.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João por aqui parecido... Sobrou apenas um molhinho, a ver se é o suficiente para dar a volta por cima.
Esse betta é brutal e o aqua ao fim de tão pouco tempo está com desenvolvimento brutal. Isso tá top.

Parabéns e bom trabalho

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha Elatine também acho que decidiu passar para um patamar superior... Mas como é que eu tenho a certeza se o melt é total e já não há volta a dar? A minha só tem umas 5 ou 6 folhinhas verdes. Mas não sei se ainda estão à espera de ter um ataque de melt, ou se viram a luz e voltaram ao mundo dos vivos... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O truque é deixar andar... Se ainda está verde o tempo joga a teu favor. A esta hora se não "meltou" a probabilidade de pegar é considerável.
 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Prpmd disse:

A minha Elatine também acho que decidiu passar para um patamar superior... Mas como é que eu tenho a certeza se o melt é total e já não há volta a dar? A minha só tem umas 5 ou 6 folhinhas verdes. Mas não sei se ainda estão à espera de ter um ataque de melt, ou se viram a luz e voltaram ao mundo dos vivos... 

Se vês folhas ainda há esperança.

A minha esperança é que as que estão mais enterradas ainda estejam vivas... Mas quando o melt começou, con não conhecia a planta experimentei puxar uma um bocado para fora do substrato e está assim

 

IMG_20181019_005646.jpg

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.