Audeō

Vera Santos

Recommended Posts

On 02/01/2019 at 13:02, Bruno R. Carvalho disse:

Boas Vera.
Isso está muito bom. As filamentosas vai fazendo remoção manual, com o tempo elas desaparecem. Podes também tentar usar Excel ou aqua oxigenada com uma seringa directamente na alga se não conseguires remover manualmente.
.... 
A Stauregyne é uma planta que também tenho dificuldades em entender, tem vezes que está muito bem e de repente começa a definhar, outras parece que está nas últimas e do nada recupera e faz-se bonita de novo. O que me lembro é que não é uma planta que goste muito de podas. Mas no teu aquário, posso estar enganado mas a planta parece-me estar um pouco a sombra.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Boas, aproveito o teu comentário para vir partilhar algo menos bom, o que muita gente não faz, assim não é um mar de rosas... 

IMG_20190111_021031.jpgIMG_20190111_013149.jpgIMG_20190108_005742.jpg

A verdade é que quando puxo com a pinça não é como retirar fios de cabelo molhado normal, é mais retirar fios de cabelo emaranhado que parece lixa, quando retiro, até ouço o barulho dele a desfiar/separar-se. 

Online acabei por apanhar um comentário que para mim faz todo o sentido. 

IMG_20190111_024904.jpg

E de quem vem o comentário parece-me fiável. 

Quanto à reppens melhorou. 

E por fim para desanuviar das algas incómodas... O deslecho consentido. 

IMG_20190111_023116.jpg

A respectiva poda em progresso segunda feira e por falta de tempo concluída quarta feira. 

IMG_20190110_015731.jpg

Tem de ser tudo faseado, hoje endireitei a calha porque ontem ao chegar pela meia noite os meus amigos gatos andaram a divertir-se com a água do aquário e calha estava pousada ao contrário e na diagonal no topo do aqua, fora água a toda a volta dele... Resumindo não limpei bem os vidros, amanhã ou melhor logo à noitinha coloco foto. 

Se os troncos só tem 3 meses dentro de água como é que achas que aquilo que o Pavol escreveu tem algo a ver com o teu caso? Ainda para mais tens 11 aquários que usaram a mesma madeira que tu ao mesmo tempo e não tem esse problema. Em vez de culpares a madeira devias era tentar perceber de onde é que veio o problema! 

Eu acho que tens aí falta de algum macronutriente, tens testado nitratos e fosfatos?

Depois como tem sido a manutenção?

Num aquário pequeno como este é preciso andar em cima dele quando se quer fazer algo para avaliação em tão pouco tempo, não se pode descurar trocas de água nem as podas. Depois há que ver a circulação de água no layout, podes ter muita corrente nuns lados e ter sítios com menos circulação onde invariavelmente vau ficar concentrada maior carga orgânica que é um pasto apetecível para as algas.

Há caracóis  que ajudam a manter os troncos mais limpos.

Sorte a tua que os gatos não te deram cabo do aquário... Tens que ensinar esses gajos há tratar do aquário 🙂

[[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]] [[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]
  • 5 weeks later...

Foto final! IMG_20190210_011458.jpg

Estou contente com a minha participação no desafio mas sem inspiração para escrever..... 

Dedico este aquário a uma amiga, minha colega de curso e uma amizade de quase 30 anos e que só soube hoje que partiu à 2 meses!!!

RIP Carla.... 

• Like 6
  • Thanks 1

E a vida continua.... e tenho a anunciar novas adições de fauna e flora. 

2 vasos de Anubias barter var. nana 'Pangolino' 

2 Crossocheiles siamensis, a ver se estes são mais comilões, e me tratam de algumas algas.... 🙄🤔😒

4 Caridinas japonicas 

1 Dermogenys Pusillus

IMG_20190213_234650.jpg

• Like 1

E voltamos a luta contra as BBA com injeção de excel e portas a tapapar os troncos, vou deixar assim uma semana pelo menos, portanto gozem à vontade mas já agora espero que resulte... 

Continuo à nora com os ferts, uma ajuda era bem vinda. IMG_20190219_221851.jpg

Ainda não consegui acertar a forma nos arbusto lá de trás, se calhar vou mudar a ludwigia mini rede de lugar... 

Esqueci de dizer q I é a calha da twinstar foi substituída pela chirrios que tinha aqui em casa, lamentavelmente os meus gatos portaram-se mal, até adivinho qual deles, está no electricista a ver se consegue arranja-lá, mas não estou com muita fé. 

Provavelmente vou adicionar o filtro JBL 700e profi, já é regulável a nível de caudal, pois telho todo problemas com o meu filtro de cascata, em posição de full caudal, verte água pela tampa do lago traseiro..... 

[[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]
há 2 horas, alvarenga disse:

Ora boas Vera, gosto do aquário. Ainda bem que vais mudar de filtro, tenho tido varias montagens nessas dissensões e os filtros de cascata sempre ajudam a criação de bba, tem muito a ver com a circulação, sendo que é quase sorte não ter bba. Sempre que meti filtros exteriores minorei ou resolvi o problema.

Ferts posso ajudar,  diz exatamente o que estás a fazer.

Ora viva, lol, não é uma expressão que goste muito de usar mas, que sejas bem aparecido, gostava de ver um tópico aqui teu, se é que ainda tens algum aquário.... 😊

Quantos aos ferts estou a utilizar a gama seachem, mas sou muito desorganizada nesse aspecto, de vez em quando esqueço - me e desçam a a esse nível, tenho adicionado ferro, e potássio, e um resto de trace, na verdade não sei se utilize conforme diz a bula ou se dosear a duplicar,, não tenho usado o Nitrogen nem o Phosphorus, será que faço mal, conheces a gama? Podes ajudar-me?? 

Beijinhos e fico muito feliz por passares no meu tópico 😋

[[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]
há 2 horas, alvarenga disse:

Quando comecei a usar ferts, foi com a seachem gosto da marca para lowtecs. Grande problema da tua fertilização é não estares a usar macros, se queres continuar a usar a marca procura  plant pack enhancer NPK, para quem usa Co2 é fundamental.

Acredito que a tua bba esteja a prolificar pela falta de macros, eu sempre preferi usar as misturas caseira sai bem mais económico.

PS: ainda tenho 4 aquário, 1 nano reef, 1 de 600l, 1 de 30l e outro de 100l. Tirando o reef, está tudo para ser desmontado e nascerem novas montagens.

Vou procurar esse NPK, que falas, prá semana. 

Fazes favor de partilhar fotos, dos aquários, isto agora é muito simples, até do tlm fazes isso, está muito mais prático e simples usar o fórum. 

Ora, novo/usado filtro a trabalhar e muito bem, caudal na perfeição para o aquário. Perfeito. IMG_20190225_013058.jpg

• Like 1

Coloca o que esta nas esponjas do de cascata dentro do filtro. Mas muito boa aposta :)
Era boa ideia sim e não me lembrei, mas vou ter os dois filtros durante um mês, portanto o jbl está a ciclar, penso não problemas, como todos sabem, a paciência para os aquários não me falta.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Estou com uma dúvida, por causa do meu traquinas, a calha twinstar avariou e já está arranjada, mas eis que qual será a melhor opção, recolocá-la ou manter a chirrios... Ou colocar as duas.... LolIMG_20190303_224709.jpgIMG_20190303_225947.jpg

Os troncos de prata voltaram???

Não continuam mais uma semana.... Lol

Paciência Tozé é uma virtude...

Lá as pratas comentam, o raio da pergunta não respondem!🙄

🤔

Tenho o dimmer para a calha da twinstar, tb.

Ora foto não coloco nenhuma, senão vamos continuar com a mesma conversa... 😂

Hoje fui levar a calha outra vez ao eletricista, os apoios não entram, segunda já volto a colocar a twinstar. 

O dimmer às vezes no princípio é porreiro, gosto sempre de ter, quando é preciso ajusto a intensidade de luz, em qq aqua. E é baratinho portanto não custa nada ter.