Audeō


Vera Santos

Recommended Posts

Desafio Aquascaping Portugal - aquariofilia.net

1- Nome do Aquário

Audeō

2 - Data da montagem

07-10-2018

 

3 - Dimensões do aquário 

3.1 - Volumes bruto e útil

ILA - 45*30*30 - Vidro extra claro - L brutos / L úteis

3.2 - Estrutura/móvel

Móvel aparador 



4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Hailea SL-306 500 L/h

Substuido por:

JBL 701 eProfi

 

4.2 - Termostato

Não estou a lembrar a marca.. 

 

4.3 - Iluminação/Foto-período

1 Calha de led's Twinstar 300C series / 8h

4.4 - Sistema de CO2

Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula solenóide, válvula de ajuste fino e Neo Diffuser CO2 S

4.5 - Outro equipamentos adicionais

 

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil

1 Saco de Neo Plant Soil 8L

5.2 - Decorações 

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

 

6 - Fertilização

Macros Nitrogen; Phosphorus; Potassium;

Micros Iron Seachem: Trace da Seachem

 

7 - Fauna

Colisa chuna

4 Caridinas japonicas 

4 otocinclus affinis 

6 Caridinas super red 

 

8 - Plantas - Quantidade e espécie 

Aquaflora :

Anubias barter var. Nana 'mini mini' - 1x

Bucephalandra sp. Wavy Green - 2x

Eleochris sp. mini - 1x In vitro

Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 1x

Micranthemun "monte carlo" - 1x 1/2 In vitro

Ranunculus inundatus - 1/2 vaso dado pelo Ismael 

Rotala sp 'Green' - 1x

Rotala rotundifolia - 1x

Rotala sp 'Vietnam' - 1x

Staurogyne repens - 1x In vitro 

 

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

9.2 - Frequência das TPA's

 

10 - Fotos

 

IMG_20181010_223650.thumb.jpg.2257cfe9f1f70d056b1ffca354d6594b.jpg

IMG_20181010_223956.thumb.jpg.6423f591789079069225e6107085dcdd.jpg

Ora foi um desafio a aceite e um fim de semana muito bem passado, quer a preparar as coisas para a malta quer no dia da montagem. O pessoal esteve todo bem disposto, disponível para ajudar e correu como era de esperar. Conheci duas caras novas, o Pedro e o Ricardo Galante e é sempre bom rever amigos, com os mesmos interesses que nós. 

A montagem foi dia 7 e a viagem com o aquário correu bem, chegou tudo intacto, ficou em dry start até 3°feira dia 9, altura que consegui ter tempo para encher o aquário.

Por esquecimento depois de montado não agarrei o tronco a uma pedra, e quando enchi, distraída como sou flutuou obviamente daí arranjei uma pedra que cá tinha em stock e resolvi o problema, quando encharcar o tronco é só retirar, não há nada que não se resolva. 

Depois foi adaptar o inflow do filtro à pouca altura do aquário, que resolvi bem, não precisei cerrar nem cortar tubos, bastou colar com um bocadinho de super cola em gel, fica aqui uma foto. 

 

IMG_20181010_212324.thumb.jpg.b83fd72924575bdfac219b1a8873e24d.jpg

 

Achei que o filtro estava com circulação a mais para a dimensão do aqua derivado à localização possível do mesmo, pois verifiquei que remexia o substrato junto ao vidro, e lá se ia a monte carlo, assim coloquei a saída a 2/3 da capacidade, se é que me faço entender. 

Ontem dia 11 acabei de  montar o kit de CO2 que está a trabalhar com normalidade, após algumas dificuldades com a válvula de ajuste fino, que consegui resolver, só falta tirar mais logo uma foto frontal para vocês verem. 

 

A Iluminação tem estado ligada 10h, estou aqui a tentar entender como funciona um temporizador eletrónico, está difícil, lol. O CO2 está regulado para 2 bolhas por segundo mas está a trabalhar as 24h, por causa do mesmo problema. 

Até logo. 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante deste Vera. O layout tem uma boa transição entre substrato, Rochas e plantas. Essas Rochas parecem que estiveram aí sempre, e as linhas criadas entre o substrato e a madeira produzem uma boa quantidade de espaço negativo. Que é algo que as pessoas continuam a ignorar, este espaço vai fazer um bom contraste com as área plantada, proporcionar espaço aos peixes para nadar e ao mesmo tempo fazer com que o layout não está muito apertado que é o risco que normalmente corremos com aquarios mais pequenos. As plantas tambem me parecem muito bem escolhidas, agora é só crescer. Boa sorte.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera,

Vês, ficaste aí com uma montagem à maneira! Foi um vira e mexe pedra o dia todo até que isso ficou bem, cada pedra tem um lado mais favorável e tu conseguiste isso mesmo com o que tinhas disponível.

 

Agora é ver crescer e deixar as plantas adensarem para dar outra dinâmica ao layout.

 

CO2 24h/24h?! Não te entendes com o temporizador ou a solenoide não está a fechar? Que temporizador estás a usar?

On 10/10/2018 at 21:31, Vera Santos disse:

e lá se ia a monte carlo

Olha lá que isso deu muito trabalhinho, esse tapete tem de ficar intacto até enraizar! 

 

Força nisso

 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno.

Não sei se terá peixes.... Vamos ver o que dá. :my_tongue:

Quando acabei o hardscape, estava na dúvida se ia resultar ou gostar do resultado final mas depois de o plantar gostei. 

Obrigada Ismael. 

A escolha de plantas para mim foi adequada, não são plantas difíceis mas cometi um erro, devia ter pedido menos espécies e mais 1 vaso de certas plantas. Fiz confusão com a quantidade de plantas que podíamos usar mas não faz mal que com as podas componho as moitas lá trás. 

Temporizador pah, que controla a iluminação, regulamos as horas a que devem estar ligadas às luzes e eu normalmente na mesma tomada(do temporizador tenho o CO2. 

Aquilo para funcionar tem uma pilha, fui ao chinês e não a tem, depois tenho de o programar. Não sei como se faz. 

15393661724057666701673519231928.thumb.jpg.d9bfb462ce11ed81359cfff3c31a7762.jpg

 

Dia 3 - 11 OUT

IMG_20181011_230508.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vera Santos disse:

Obrigado Bruno.

Não sei se terá peixes.... Vamos ver o que dá. :my_tongue:

Quando acabei o hardscape, estava na dúvida se ia resultar ou gostar do resultado final mas depois de o plantar gostei. 

Obrigada Ismael. 

A escolha de plantas para mim foi adequada, não são plantas difíceis mas cometi um erro, devia ter pedido menos espécies e mais 1 Vado de certas plantas. Fiz confusão com a quantidade de plantas que podíamos usar mas não faz mal que com as podas componho as moitas lá trás. 

Temporizador pah, que controla a iluminação, regulamos as horas a que devem estar ligadas às luzes e eu normalmente na mesma tomada(do temporizador tenho o CO2. 

Aquilo para funcionar tem uma pilha, fui ao chinês e não a tem, depois tenho de o programar. Não sei como se faz. 

15393661724057666701673519231928.jpg

Controla a ilumicação? Tipo dimmer?? Ou é só temporizador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Controla a ilumicação? Tipo dimmer?? Ou é só temporizador?
Não, não é dimmer, só temporizador.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera,

No domingo não tive oportunidade de ver como tinha ficado o teu layout. Mas gosto bastante. Está muito harmonioso!

Mas fiquei muito curioso com o nome que lhe deste. Pode-se saber qual o significado que tem para ti Audeō, ou é algo pessoal e intransmissível? 😄

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/10/2018 at 00:43, Prpmd disse:
Olá Vera,
No domingo não tive oportunidade de ver como tinha ficado o teu layout. Mas gosto bastante. Está muito harmonioso!
Mas fiquei muito curioso com o nome que lhe deste. Pode-se saber qual o significado que tem para ti Audeō, ou é algo pessoal e intransmissível?

Boas, ainda bem que gostas, o nome significa arriscar, desafiar, atrever-se aventurar-se, enfrentar, ousar e mais especificamente utilizei o verbo no presente e na primeira pessoa, kkkkk. Porque no fundo é um desafio que estou a fazer principalmente a mim mesma, vamos ver se tenho unhas para o levar a bom porto.

Boas Luís, obrigada, estou a gostar de olhar para ele, tranquiliza-me... Está simples, foi o possível com o material que me foi disponibilizado, e até superou as minhas espectativas, pois quando o estava a montar não estava com muitas esperanças no resultado. Mas estou muito satisfeita.

Deixo aqui uma foto geral já com água.
Falta um fundo translúcido para disfarçar o filtro.

Dia 6 - 14 OUT15abc889566fed1af5ecd08284c5a8e8.jpg

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk
 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, mais um para seguir. Acho que vai ser uma experiência muito interessante acompanhar estes vossos aquários.

Boa sorte e desfruta!...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada C Mocho. 

Hoje fiz Tpa de 60%, tinha feito uma 6°feira, estava na dúvida se cortava a vietman a meio ou a 2/3 acabei por cortar a 2/3 mas a pergunta mantém se, a que altura vocês custumam cortar. 

É não estou a perceber o comportamento da Rotala Green, estão a crescer raízes nas laterais dos talos, e em vez de crescer na vertical, as raízes estão a obrigá-la a curvar para o substrato, estou a achar estranho... Isto é normal??? 

Fica aqui uma foto do antes

IMG_20181015_164230.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma folhinha branca a fazer de fundo fazia maravilhas, nas fotos.

Força nisso Vera

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

Uma folhinha branca a fazer de fundo fazia maravilhas, nas fotos.

Força nisso Vera

Pois vou providenciar, então e nada a dizer sobre a minha dúvida?? 🤔😪

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vera Santos disse:

É não estou a perceber o comportamento da Rotala Green, estão a crescer raízes nas laterais dos talos, e em vez de crescer na vertical, as raízes estão a obrigá-la a curvar para o substrato, estou a achar estranho... Isto é normal???

Boas Vera

Para mim é por causa da luz! A planta não sobe porque não precisa de vir cá a cima para ter luz 😉

Ou seja, vai ter uma Rotala de tapete? 😄

PS: é a unica justificação que encontro, mas daqui a uns dias isso confirma-se ou não

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é normal algumas plantas de caule crescerem horizontalmente, mas depois logo crescem verticalmente, não te rales com isso, até é bom porque fica mais densa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/10/2018 at 18:45, Vera Santos disse:

depois tenho de o programar. Não sei como se faz

Vera vê este vídeo que talvez ajude, isto está em polaco ou russo, até podia estar em chinês que não percebia nada... Portanto desliga o áudio e acompanha só os passos do que o moço faz no vídeo e consegues programar isso 😉 

Se fores mais amante de leitura tens aqui este manual, está em espanhol! 

 

há 19 horas, Vera Santos disse:

É não estou a perceber o comportamento da Rotala Green, estão a crescer raízes nas laterais dos talos, e em vez de crescer na vertical, as raízes estão a obrigá-la a curvar para o substrato, estou a achar estranho... Isto é normal??? 

Vera tranquiliza-te, é perfeitamente normal! A planta como não precisa de ir à procura de luz começa a estender-se na horizontal. Para contrariar esse comportamento, poda e replanta com o tempo ela começa a esticar para cima pois começa a competir com os pés que estão mais próximos em busca da luz e evitar ficar à sombra.

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Ismael, vou ver o vídeo para ver se me oriento, mas primeiro tenho de comprar uma pilha, daquelas tipo relógio para ele funcionar, a ver se compro esta semana numa ourivesaria. 

Entretanto depois da poda. 

Dia 9 - 17 OUT

IMG_20181017_233426.jpg

Quando tirei a foto, ficou lá uma ponta por podar, depois corrigi. 

Hoje três dias depois... 

Dia 12 - 20 OUT

IMG_20181020_182205.jpg

Medi os parâmetros já que noutro tópico se estava a falar nisso, penso que até era o do Pedro, aqui fica também para me orientar e vocês ficarem com uma ideia do que se passa por aqui. 

Ph - 6.8 / Gh - 8 / Kh - 4 / NO2 -  0 / NO3 - 40 / PO4 - <0.02 / TDS - 294

O engraçado foi quando testei o FE, o qual tinha interesse em saber e o resultado foi este:

IMG_20181020_172218.jpg

Resumindo fiquei na mesma, deve estar estragado, este tinha validade até 03/2017. O que é facto é que certos teste passam a validade e continuam a medir correctamente os valores, deduzo que este seja mais sensível, 16€ pró lixo já que estava quase sem uso. 

Sobre as plantas, a única que vejo com problemas é a monte carlo, vamos lá ver se se safa. Deixo fotos porque acho que o que corre menos mal também se deve mostrar. 

IMG_20181020_182343.jpg

IMG_20181020_182419.jpg

IMG_20181020_182516.jpg

  • Gosto 3
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Monte carlo... Dentro de um mês tens isso mais do que fechado lol

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada [mention=49244]NGE[/mention] por passares por aqui.

Deus te ouça, porque eu aqui não estou a ver grande evolução no tapete, mas o que é facto e dou-me por muito contente, melt não tive. Agora falando nele, queres ver que vai aparecer, castigo por me gabar... :my_tongue:

 

Dia 13 OUT

 

De um dia para o outro, lá trás a vietnam e a Ludwigia sp. 'Mini Super Red' não param de crescer.

Hoje fiz mais uma tpa de de 60 %

IMG_20181021_215118.thumb.jpg.7271bac65898f869aaae354bacc150d9.jpg

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do desenvolvimento. Se bem que essas plantas atrás vão precisar de muita tesoura para não taparem tudo o resto.
Mas gosto do contraste entre o vermelho e os verdes.

Em relação a monte carlo, a minha experiência é semelhante a tua. É uma planta muito fácil de manter, mas as vezes demora até arrancar tendo um processo de adaptação ao aquário lento em que parece que definha aos poucos, mas assim que se adapta o tapete fecha em menos de nada.
Este promete.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/10/2018 at 14:52, Manuel_240 disse:

SOIL PRETO????

 

Posso usar em Discus??

Porque não? 

Obrigada por acompanharem o tópico, Gonçalo e Bruno. Umas dicas dão sempre jeito e dão apoio. 

Este substrato como já disse tem sido do meu agrado de há um ano e meio para cá. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o dimmer de oito intensidades de luz, no máximo baixei para a 5° posição, não há necessidade de fazer malabarismos com os suportes para levantar a calha... 

Comecei a perceber que o tinha que fazer, a propósito do estado das plantas de rizoma... 

IMG_20181026_215703.jpg

IMG_20181026_215811.jpg

Até na inundatus se nota. 

IMG_20181026_215712.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais