Ephemeris


ismael_figueira

Recommended Posts

1º Desafio Aquascaping Aquariofilia.net

 

Porquê este nome?! 

Acho que nunca tive tanta facilidade de arranjar um nome para uma montagem como para esta! Uma efeméride é a palavra que mais identifica este desafio, um dia especial com pessoas também elas especiais! 

Um objectivo comum uniu 12 pessoas (e mais algumas 😉 ) numa sala, o AQUASCAPING! Foi um dia bastante produtivo, com muita diversão e a partilha de uma paixão. Um acontecimento único e com toda a certeza para repetir! Já para não falar da bela surpresa que me prepararam, o de ser o feliz contemplado a montar o 12º aquário, portanto um dia em grande!

Vamos ao resultado deste dia fantástico:

Setup

Início da montagem:

07/10/2018

 

Aquário:

ILA 45x30x30 extra claro

 

Móvel:

Móvel IKEA

 

Iluminação:

Twinstar 300C - 8h/dia

 

Filtragem:

Hailea SL-306 500L/h

 

Media:

Stila - Équo 

Esponja 

 

Substrato:

8L Neo Soil 


CO2:

CO2 caseiro 

Difusor DIY

 

Hardscape:

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

 

Fertilização:

DIY

 

Flora:

Anubias barteri var. nana 'mini mini' - 1x

Microsorum pteropus 'Petit' - 2x

Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 2x

Cryptocoryne parva - x1/2 (Obrigado Gonçalo e Tozé) 

Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

Rotala walichii

Ranunculus inundatus

Limnophila sp. 'Vietnam

Rotala rotundifolia
Rotala sp. 'Nanjenshan'

Hemianthus Micranthemoides

 


Fotos:

EA9D9E8A-FDB9-406A-A6E5-F9DB843322CB.jpeg

 

3FE0D7A6-ECA8-44E9-A5EA-28CD2BDBDECE.jpeg

 

894D761F-7EF9-425A-875C-EAC620F1DEC9.jpeg

 

B44E5359-F4CC-438C-AB6A-CCF64281073D.jpeg

 

694DCBAD-4250-4609-A778-4F6F507430A0.jpeg

 

CE9872BD-30EE-476D-9BC4-4C5A1FC7691C.jpeg

 

Por agora é tudo, resta esperar como se vai comportar todo este sistema. 

 

Grande abraço 

 

 

  • Gosto 6

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael

Vai ser quatro meses de prova e saber,isto se o pequeno deixar se domar,aproveito para dizer que para mim em particular que só levei todo o tempo a ver os artistas a montarem os seus aquários,gostei muito de ver,mas gostei ainda mais de toda a camaradagem entre todos,foi sempre uma alegria,e quando a coisa ficava mais calma,então entrava o Gonçalo para mexer as massas,sobre as montagens,em geral ficaram muito boas,agora vamos ver daqui para a frente como vai ser.

Abraços Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro, 

 

Claro que este pequeno tem de se deixar domar! 

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

gostei ainda mais de toda a camaradagem entre todos

Isto sem dúvida foi o ponto alto do evento! E a animação também!

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

sobre as montagens,em geral ficaram muito boas

Se tudo correr bem, vamos ter uma galeria bem bonita para expor na Pet 😉 

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Ismael. Clássico triangular muito bem feito! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Gonçalo, espero que isto agora evolua de acordo com as expectativas!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael
Eu comparo o teu layout um pouco ao da Vera. Os dois com linhas semelhantes, mas o dela tenta ser mais discreto com pormenores mais suaves, um pouco mais feminino. O teu impõe-se, com um hardscape mais forte e para manter a analogia diremos mais masculino.
Ambos sai semelhantes em design e estrutura mas a interpretação e execução não podia ser mais diferente.
Em termos de Rochas conseguiste fazer bastante tendo em conta que as quantidades eram limitadas. Esse maciço rochoso parece sólido visto de frente, se bem que visto de lado da para ver que usaste bastante substrato para encher o espaço vazio. A madeira é imponente e até diria que ficava melhor num aquario um pouco mais largo mas isso não tira mérito nenhum ao que conseguiste.
Nota-se um grande trabalho ao nível de usar a madeira para adicionar detalhes que encaixasem bem com o design das Rochas. Em termos de plantação isso promete, mas devido ao tamanho e imponência do hardscape é capaz de ficar um pouco apertado para as plantas.
Mas assim que estas crescerem e suavizarem o hardscape esse layout vai-se transformar em algo muito diferente.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Bruno R. Carvalho ,

Foi uma pena não teres estado presente! Foi um dia excelente 😉 

Gostei da tua análise ao layout, de facto um aquário maior seria perfeito para dar continuidade na direita.

Quanto ás plantas vão ter mesmo de ser bem domadas. Agora é deixar crescer para as deixar extrair os excessos de nutrientes depois logo se começa a moldar os espaços.

 

Obrigado também @C Mocho, vamos ver o que vai sair daqui, espero que tenhas oportunidade de ir à Pet ver estas obras que estamos a preparar!

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo que sintas a necessidade de colocar uma pedra em cima das outras no extremo esquerdo (não partilho a opinião mas compreendo), contudo acho que essa que tu escolheste não tem o tamanho nem a forma ideal. Já experimentaste uma mais pequena?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, C Mocho disse:

Compreendo que sintas a necessidade de colocar uma pedra em cima das outras no extremo esquerdo (não partilho a opinião mas compreendo), contudo acho que essa que tu escolheste não tem o tamanho nem a forma ideal. Já experimentaste uma mais pequena?

Por enquanto vai ficar assim, até porque este foi o harscape que foi produzido com o que tinha à disposição. Posso é complementar com algum tipo de planta ali naquele canto para reduzir o impacto daquela pedra, até por não a posso mexer senão vem o substrato todo parar cá abaixo. Talvez lhe meta ali um musgo ou algo do género 🙂

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aqui tudo a correr na normalidade,

O aquário está naquela fase menos bonita das diatomáceas mas faz parte.

A cuba está a recuperar depois de um ligeiro melt, no entanto está a subir em vez de se espalhar para o lado. A calha está a 100%, mas par atenuar a intensidade virei os suportes de forma a que ela ficasse mais alta, já retornei os suportes para a posição original a ver se isto resolve o enigma do crescimento vertical da cuba. A limnophila vietnam foi para as histórias de contos de fadas do "Era uma vez...", ela já estava um pouco queimada quando a plantei mas ainda assim tinha esperança que ela ressuscitasse do reino das plantas mortas... 

large.CAAC52C2-4F2E-4F69-8014-5F90EDC2B1C7.jpeg     

Aquele canto esquerdo era onde estava a limnophila vietnam..

 

O resto das plantas apresenta bons crescimentos e boas cores. Adicionei umas podas de rotala rotundifolia, green e h'ra para complementar espaços vazios.

 

O co2 caseiro tb está com bom comportamento, surpreendeu-me! Pensei que aquilo ao fim de 2/3 fosse de vela que nem uma cerveja morta mas parece que tem ali gás para dar e vender! Talvez ainda vá abastecer gás carbónico ali para as águas do Vimeiro, eles têm uma água extra gaseificada e podem necessitar de um suplemento!

 

Deixo-vos umas fotos actualizadas:

IMG_0898.jpg

IMG_0901.jpg

IMG_0902.jpgIMG_0904.jpg

IMG_0906.jpg

 

Abraços

 

         

 

  • Gosto 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha montecarlo também sobe muito em vez de ir para os lados.

Belo difusor. Não sei se a Neo vai gostar :my_biggrin:

IMG_0898.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me apareceu umas filamentosas, poucochinhas na glosso, mas tão de repente apareceram como foram à sua vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, brunofasoares disse:

A minha montecarlo também sobe muito em vez de ir para os lados.

Dá-lhe luz que ela deita-se, tal e qual como a malta faz quando vai para a praia no verão!

 

há 1 hora, brunofasoares disse:

Belo difusor. Não sei se a Neo vai gostar :my_biggrin:

Também não sei, mas a minha carteira gostou!

Atenção, não é pelo preço do difusor que é bastante barato para a qualidade que tem, mas sim por precisar de um com urgência e ter de me desenrascar!

 

há 8 minutos, Gonçalo84 disse:

Também me apareceu umas filamentosas, poucochinhas na glosso, mas tão de repente apareceram como foram à sua vida.

Perfeitamente normal, nada de preocupante por agora 😉

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do pormenor da wallichi. Se a conseguires manter relativamente baixa, dá Ali bastante profundidade ao layout.

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/10/2018 at 16:05, ismael_figueira disse:

Dá-lhe luz que ela deita-se, tal e qual como a malta faz quando vai para a praia no verão!

Este fim de semana já vou trocar por uns pedaços que tenho na cultura emersa. Aposto que não vai fazer o mesmo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais um ótimo trabalho a juntar aos demais que tens apresentado, este desafio e o acompanhar de todos os aquários vai servir para aprender mais nesta vertente da aquariofilia. 

Gosto do layout, conseguiste fazer muito com uma escolha limitada de hardscape e isso conta muito, só ganhas pontos. 

A nível de plantas ficou bem composto a nível do tapete, se calhar mais um vaso de cuba ajudava, planta difícil que ainda não me dá conforto de experimentar, mas estou ansiosa por ver a sua evolução. De resto acho que ficou equilibrado. 

Realmente 'aquela' pedra, também não gosto muito de ver, pode ser que com perícia fique mais disfarçada. 

A acompanhar, vai actualizando, eu por meu lado estou a tentar no pouco tempo que tenho disponível. 😀

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos a implicar com a pedra e eu vou dizer a minha opinião:

Até gosto dela! e também com a flora crescida vai ficar mais disfarçada portanto não vejo mal nenhum nela.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a acompanhar , parabéns mais um exemplar .

Não haja duvida que uma foto vale mais que mil palavras , adoro fotos aos pormenores 🙌 👏

 

Impecável 👌, quero ver essa evolução e o resultado final , nada como ver para aprender 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael. Isso já começa a mostrar bons pormenores. Essa da Cuba subir para cima está-em a surpreender.

Julgava as twinstar série C potentes o suficiente para não teres esse problema.
Eu equiparo sempre a Serie C as série A ou aquaskys da chihiros. É essas tem potência que chegue. Talvez eu esteja enganado.

Pena a Vietnam não ter-se safado, mas todas as montagens têm a suas vítimas. Muitos de nós é que não gostamos de admitir os nossos falhanços, pontos para ti por o fazeres. A procura de conhecimento e feita mais nas costas dos fracassos que dos sucessos.

A pedra que todos falam realmente salta bastante à vista, mas eu vejo-a como uma parte vital da barreira que mantém este layout no lugar. Em vez de remover tenta usar as plantas para suavizar o impacto da mesma.

No final este concurso vai ser ganho por quem tiver o melhor kit de unhas.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Antes de mais obrigado pelas vossas palavras, por aqui vai-se fazendo o que melhor se pode, o tempo não tem sido muito mas este aquário já mostrou que precisa de um pouco mais de atenção.

 

On 19/10/2018 at 02:10, João Abóbora disse:

Gosto do pormenor da wallichi. Se a conseguires manter relativamente baixa, dá Ali bastante profundidade ao layout.

Concordo João, de facto a folha muito fina da wallichi atribui um distanciamento extra vamos ver com o crescimento como se enquadra com as restantes plantas do plano traseiro.

 

On 21/10/2018 at 00:14, Vera Santos disse:

Gosto do layout, conseguiste fazer muito com uma escolha limitada de hardscape e isso conta muito, só ganhas pontos. 

A nível de plantas ficou bem composto a nível do tapete, se calhar mais um vaso de cuba ajudava, planta difícil que ainda não me dá conforto de experimentar, mas estou ansiosa por ver a sua evolução. De resto acho que ficou equilibrado.

Vera, tendo em conta o material que tínhamos disponível creio que o aproveitamento geral foi muito bom.

Quanto ao tapete, é aqui que a porca torce o rabo.... Mesmo que tivesse mais um vaso não sei se seria aí que iria fazer diferença, até porque neste momento pouco resta da cuba. Quase toda a frente fez melt e só me resta uma pequena porção na lateral, ainda vou esperar mais uma semana a ver se recupera senão terei de passar ao plano "Monte Carlo".

 

On 22/10/2018 at 15:47, Ricardo Alexandre disse:

Boas

a acompanhar , parabéns mais um exemplar .

Não haja duvida que uma foto vale mais que mil palavras , adoro fotos aos pormenores 🙌 👏

 

Impecável 👌, quero ver essa evolução e o resultado final , nada como ver para aprender 

Também gosto de fotos detalhadas, muitas vezes ajudam-nos a encontrar pormenores e detalhes que nos escapam na visualização geral do aquário 😉

 

On 22/10/2018 at 22:51, Bruno R. Carvalho disse:

Boas Ismael. Isso já começa a mostrar bons pormenores. Essa da Cuba subir para cima está-em a surpreender.

Julgava as twinstar série C potentes o suficiente para não teres esse problema.
Eu equiparo sempre a Serie C as série A ou aquaskys da chihiros. É essas tem potência que chegue. Talvez eu esteja enganado.

Pena a Vietnam não ter-se safado, mas todas as montagens têm a suas vítimas. Muitos de nós é que não gostamos de admitir os nossos falhanços, pontos para ti por o fazeres. A procura de conhecimento e feita mais nas costas dos fracassos que dos sucessos.

Bruno, a cuba a esticar pra cima é mesmo a busca de luz. Resolvi baixar a calha e a experiência revelou que era mesmo essa a causa. Os "runners" que estão saudáveis já se estão a estender pelo substrato, vamos ver como vai ser o desenvolvimento. Creio que o rácio de luz da série C esteja bastante equilibrado para um aquário destas dimensões, não posso comparar com a chihiros A, mas parece-me pelo que vi do teu aqua na Pet que ambas estão equiparadas. Talvez se subires a tua calha notes que as plantas comecem a subir mais do que a estender na horizontal.

A vietnam talvez ainda apareça neste aquário, consegui salvar um rebento que estava a no emaranhado de caules mortos e por agora está viçoso, queria mesmo manter esta planta neste canto da forma como idealizei. Caso não tenha sucesso irei complementar aquele canto com pogostemon erectus, a sua folhagem fina e verde clara vai dar um toque de textura e volume ao layout.

 

 

On 21/10/2018 at 00:14, Vera Santos disse:

Realmente 'aquela' pedra, também não gosto muito de ver, pode ser que com perícia fique mais disfarçada.

 

On 22/10/2018 at 14:17, Gonçalo84 disse:

Até gosto dela! e também com a flora crescida vai ficar mais disfarçada portanto não vejo mal nenhum nela.

 

On 22/10/2018 at 22:51, Bruno R. Carvalho disse:

A pedra que todos falam realmente salta bastante à vista, mas eu vejo-a como uma parte vital da barreira que mantém este layout no lugar. Em vez de remover tenta usar as plantas para suavizar o impacto da mesma.

 

Malta entendo o vosso ponto de vista e de facto a pedra é demasiado lisa para o local de destaque onde se encontra. Para já atenuei o impacto visual com um pouco de musgo spiky, o que por si só já reduz bastante o volume da pedra. Além disso o reflexo que ela estava a projectar no vidro estava a incomodar-me mas de modo algum eu a poderia retirar dali pois está a suportar uma boa parte do substrato que está atrás. Por isso estou confiante de que as plantas vão fazer o seu trabalho e trazer o equilíbrio necessário ao aquário. 

 

Update:

- Segui a lógica do Tozé e meti o filtro na lateral direita do aquário, até porque com o crescimento das plantas estavam a ser puxadas pelo inflow do filtro. Adoptei o mesmo método mas de uma maneira diferente. Fiz dois suportes em forma de L apartir de um cabide daqueles de arame e adaptei à calha. Este "arame" é mais fino do que os suportes originais da calha e desta forma encaixam na perfeição naquelas ranhuras que se encontram na tampa do filtro, com isto consigo uma fixação extra da calha e continua a ser regulável na altura.

Por agora é tudo, tenho é de ver se coloco aqui umas fotos do estado geral do aquário... Perdão, do algário! As diatomáceas atacaram em força e agora precisa de cuidados extra.

 

Abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,
Antes de mais obrigado pelas vossas palavras, por aqui vai-se fazendo o que melhor se pode, o tempo não tem sido muito mas este aquário já mostrou que precisa de um pouco mais de atenção.
 
 
Malta entendo o vosso ponto de vista e de facto a pedra é demasiado lisa para o local de destaque onde se encontra. Para já atenuei o impacto visual com um pouco de musgo spiky, o que por si só já reduz bastante o volume da pedra. Além disso o reflexo que ela estava a projectar no vidro estava a incomodar-me mas de modo algum eu a poderia retirar dali pois está a suportar uma boa parte do substrato que está atrás. Por isso estou confiante de que as plantas vão fazer o seu trabalho e trazer o equilíbrio necessário ao aquário. 
 
Update:
- Segui a lógica do Tozé e meti o filtro na lateral direita do aquário, até porque com o crescimento das plantas estavam a ser puxadas pelo inflow do filtro. Adoptei o mesmo métedo mas de uma maneira diferente. Fiz dois suportes em forma de L apartir de um cabide daqueles de arame e adaptei à calha. Este "arame" é mais fino do que os suportes originais da calha e desta forma encaixam na perfeição naquelas ranhuras que se encontram na tampa do filtro, com isto consigo uma fixação extra da calha e continua a ser regulável na altura.
Por agora é tudo, tenho é de ver se coloco aqui umas fotos do estado geral do aquário... Perdão, do algário! As diatomáceas atacaram em força e agora precisa de cuidados extra.
 
Abraço
Ismael a chihiros aquasky que vistes na pet estava apenas a 50%.

A difference entre a série A e aquasky é que a série A usa leds de 0.33 contra os de 0.5 Watts da aquasky.

Só que a série A tem mais leds. No total ambas as calhas têm 27 Watts, no te tanto a aquasky oferece melhor capacidade de penetracao que a série A.

No entanto a série A apresenta muito melhores cores que a aquasky o que faz sentido pois é um modelo mais recente.

No meu aquario de 45x30x30 ambas crescem plantas muito bem, mas noto que tenho que reduzir muito mais a potência a aquasky do que com a Serie A. É também era mais difícil controlar as algas com a aquasky visto ter mais intensidade.

Em relação a twinstar C tenho que apanhar uma para testá-las lado a lado. Ficarei muito desiludido se se revelarem menos capazes que as chihiros.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, ismael_figueira disse:

. Adoptei o mesmo métedo mas de uma maneira diferente. Fiz dois suportes em forma de L apartir de um cabide daqueles de arame e adaptei à calha. Este "arame" é mais fino do que os suportes originais da calha e desta forma encaixam na perfeição naquelas ranhuras que se encontram na tampa do filtro, com isto consigo uma fixação extra da calha e continua a ser regulável na altura.

E fotos disso? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fotos disso? 

 

Já que insistes!

 

2e419304bdaae7ddc95a8a8b13ba8692.jpg&key=761e8b00155c6d31f6e7a00d3e4dde68d50d216cb15a40111c9404a396549cdd

 

2f2ca50cc16a85d63adf8151120adc0c.jpg&key=127f8fe21ff030b197400b9350ac8922d4819152d2a5af1a33f27ba3eb9935c4

 

Foi bastante simples de fazer, uma adaptação fácil e eficaz. A isto de se chama um filtro polivalente!

 

Dá para perceber pela foto geral o estado do tapete, não há muito a fazer, vejo por lá uns pequenos rebentos mas não sei se são suficientemente fortes para enraizar.

 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, ismael_figueira disse:

Por agora é tudo, tenho é de ver se coloco aqui umas fotos do estado geral do aquário... Perdão, do algário! As diatomáceas atacaram em força e agora precisa de cuidados extra.

Sinto-me muito mais acompanhado, ao saber que não sou o único que está a apostar forte na criação de algas 😄  Para além das verdes, também tenho uma simpática colónia de diatomáceas. Posso saber quais são os cuidados extra que tens preparados para elas? Há algum incenso afasta algas que se possa queimar, ou devo consultar uma mãe de Santo? 😄 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais