Sugar vs Stevia - A battle landscape


Jorge Laranjeira

Recommended Posts

Setup

Início da montagem:

07/10/2018

Aquário:

ILA 45x30x30 extra claro

Móvel:

DIY com madeira do Leroy merlin e orla branca

Iluminação:

Twinstar 300C - 8h/dia

Filtragem:

Hailea SL-306

Media:

Esponja

Substrato:

8L Neo Soil
CO2:

 

Ainda nada.. mas preciso de uma solução urgente e pouco dispendiosa

Aquecimento:

Nao precisa, está na minha fishroom que já é aquecida por natureza

Hardscape:

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

Fertilização:

 

Tenho fertelizantes da seachem que ganhei em feveiro, estou a pensar usar esses... (ainda nao sei como)

Flora:

  • Cryptocoryne parva - PE
  • Ranunculus inundatus - PE
  • Rotala indica (Ammania 'Bonsai') - In Vitro Cup
  • Staurogyne repens - In Vitro Cup
  • Utricularia graminifolia - In Vitro Cup
  • Vesicularia species (Creeping Moss) - In Vitro Cup
  • Ludwigia sp. 'Mini Super Red'  - PE
  • Micranthemum micranthemoides   - PE
  • Rotala species 'Green'  - PE
  • Rotala species 'Vietnam'  - PE 

Fotos:

43429844_2223334817947642_59593559087639
 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, é desta que largas os ciclídeos e passas a montar aquários bonitos!!! 😛

por falar em aquários bonitos, o teu está muito bom!!! E quando as plantas se adaptarem vai ficar brutal!!!

Uma pergunta, tens o filtro de lado - como é que montaste a calha?

e onde pára aquele vídeo da sala onde está isto?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge é agora que lhe tomas o gosto! 

 

Bem vi a tua dedicação no dia da montagem, muito concentrado no que estavas a fazer, parabéns! 

 

Quanto ao co2, se não quiseres estar a gastar uns trocos num sistema "xpto", podes sempre optar por uma solução caseira. 

Se quiseres uma solução segura e económica podes sempre ir para o kit de co2 da Neo, já traz difusor e tudo!

 

Força nisso 😉 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, muita dedicação! E ficou muito porreiro! Tem muito futuro esse aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Tozé Nunes disse:

Uma pergunta, tens o filtro de lado - como é que montaste a calha?

Pela forma como está montado o filtro, leva-me a crer que a calha está o mais atrás possível.

 

@Jorge Laranjeira , vê lá se essa disposição da calha não te prejudica o crescimento do tapete 😉 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Tambem se pode apoiar a calha no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a calha ficou encostada na parte de trás... Nao tenho espaço para por o filtro noutro lado... Só se colocar mesmo a calha mais elevada para ficar no meio.

Co2 caseiro tenho um bocado de receio, estou à procura ai de um kit barato abaixo dos 100€ e se tiver um splitter para dois melhor! Pode ser que monte outro aqua plantado!

As minhas plantas ja começam a dar melt, e os troncos a fungarem... mais alguem está a passar por isto? aspiro ou meto fauna? ahaha

TPA de 30% por dia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha Glosso já está a meltar, algumas cryptos tambem, tudo normal. Os troncos ainda não começaram, mas deve estar para breve. Vai aspirando, se meteres fauna arriscas-te a encontra la no chao na manha seguinte ou lá dentro mas de barriga para cima. Ainda é cedo para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal notares algum melt nesta altura. Faz parte do processo de adaptação da planta.

Os troncos fungarem tb é normal, vai aspirando isso por enquanto. Tal como o Gonçalo diz ainda é muito cedo para meter fauna.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto bastante deste. Estas de parabéns Jorge. O tamanho do aquario impunha mais um desenho triangular, o que é evidente pela quantidade de layouts triangulares que tenho visto. No entanto este é diferente, não vou dizer melhor, só diferente.
Aa dinâmica entre as rochas e os trocos neste criam um pormenores muito interessantes, aqui o desafio é a medida que as plantas crescem conseguir doma-las para evitar acabares com uma parede de verde a tapar o aquario de ponta a ponta. Tens que dar bom uso a tesoura para fazer com o verde se integre bem com o hardscape e ao mesmo tempo manter a descoberto alguns dos detalhes que o hardscape mostra.
Boa sorte com isso.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge Laranjeira

Começo por te dizer que tanto o tua participação,como de todos os que participaram tiveram em grande parte uma alavancagem da Aquascaping no Fórum,e não só,talvez para abrir consciências a quem frequenta o Fórum,e talvez o próprio meio da aquáriofilia em Portugal,tudo isto porque alguém teve esta grande ideia,que talvez ele próprio não tinha a certeza se iria dar certo,refiro-me ao Tosé Nunes,agora numa coisa eu não concordo com o Tosé,quando ele diz(Jorge, é desta que largas os ciclídeos e passas a montar aquários bonitos!!! )na minha muito modesta opinião tu podes sempre continuar com os ciclídeos,e também começares com uma nova aventura dos aquários plantados,os meus parabéns pela coragem de dares no salto para um campo que não era o teu,gosto do teu aquário,como de todos os outros,agora para saberes quem escreveu estas linhas,deves ter visto que enquanto vocês montavam os aquários,esta um indivíduo sempre perto da porta da saída da sala,a bisbilhotar os artistas a trabalharem.

Abraço Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto deste layout, estou bastante satisfeita com a qualidade das montagens neste desafio, este é diferente mas está bonito, agora é aguardar a evolução, decerto que vou acompanhar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 14/10/2018 at 21:29, Jorge Laranjeira disse:

Já iniciei o Co2! botija de 2kgs e difusor da tropica

E novidades??? Isso já está forrado de algas ou quê?? 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ando a cortar isto com uma tesoura normal, não é nenhuma ADA... fico sempre é com pena de tirar de mais!

Ontem desbastei muito que isto ja estava uma selva, e no lado direito já é a 3º poda que faço! (desta vez foi mais rente ao substrato para ver se alarga mais)

 

A UG diziam que era a mais dificil e coiso e tal, mas tem se safado lindamente!!

Não faço TPA à mais de 2 semanas, apenas acrescento agua que evapora com agua dos ciclideos

Ainda nao limpei o filtro, só limpo o vidro da frente ahaha

Pus umas quantas crias de guppys endler e 2 caracois que ja se reproduziram! 😕

Alimento com northfin comunity de 3 em 3 dias, de resto andam a picar algas

45687985_2241927742755016_81890774129993

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está Top... a desenvolver muito bem!!!

Eu não dava muito pela Rannunculus, mas está a ficar muito bem, dá um efeito brutal

Agora, só uma foto???? shame... shame

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Sou só eu que não consigo ver o vídeo?!?! 😪

Está com ótimo aspecto Jorge, quem dirir que um verdadeiro fish keeper como tu enveredava por estas andanças também! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

48976854_2276529572628166_37111638719023

 

Boas pessoal, a minha montagem estava uma selva autentica (baixo) e tive de dar uso à tesoura!

Estava a ter tambem um ataque de filamentosas, todos os dias fazia remoção manual, agora cortei tudo o que estava contaminado e fiz troca de agua (2x de 50%)

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filamentosas! Também tenho disso!!! Umas caridinas japonicas são uma boa opção! Que peixes são esses? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.