Midori no hi


Gonçalo84

Recommended Posts

Midori no hi (Fogo Verde)

Desafio Aquascaping Portugal

 

Setup

Início da montagem:

07/10/2018

 

Aquário:

ILA 45x30x30 extra claro

 

Móvel:

Aparador da sala

 

Iluminação:

Twinstar 300C - 8h/dia

 

Filtragem:

Hailea SL-306

 

Media:

Seachem Matrix

Esponja 

 

Substrato:

8L Neo Soil


CO2:

Botija de 2kg

Redutor de pressão com solenóide

Neo Difuser L

 

Aquecimento:

Eheim thermopreset 50w

 

Hardscape:

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

 

Fertilização:

ADA Brighty K

ADA Brighty Mineral

ADA Brighty Nitrogen

 

Flora:

Anubias barteri var. nana 'Pangolino' - 1x

Microsorum pteropus 'Petit' - 2x

Cryptocoryne wendtii (brown) - 2x

Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 2x

Bucephalandra Wavy Green - 1x

Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) 

Glossostigma elatinoides - 2x

 


Fotos:

Hardscape

 

44288009375_e37a510d80_o.jpgProject Aquascaping Portugal - hardscape by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Dia 1

 

44477090824_9bdbb21500_o.jpgProject Aquascaping Portugal day 1 by Gonçalo Silva, no Flickr

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Promete. Vamos ver como se desenvolve!

Uma questão: esse difusor L já tinhas, ou se compraste especificamente para esta montagem não será muito grande para essa litragem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, DanRocha disse:

Promete. Vamos ver como se desenvolve!

Uma questão: esse difusor L já tinhas, ou se compraste especificamente para esta montagem não será muito grande para essa litragem?

Obrigado. Este já tinha aqui parado sim. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aparte, o intake do filtro teve de ser cortado porque senão não cabia! Dá-lhe serrote!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Gonçalo84 disse:

Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) 

Gonçalo, sabes bem que toda a montagem precisa daquele toque especial. Muito obrigado 😉

 

Quanto ao intake do filtro creio que todos nos deparámos com o mesmo problema, o que eu fiz foi simplesmente colocar a peça do inflow directamente no tubo preto.

 

Agora é ver isso crescer e ficar bonito para a pet!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Gonçalo84 disse:

Cryptocoryne parva - x1/2 (a outra metade foi para o Ismael) 

Eu dividi um vaso em três, um terço foi para o Ignace, outro terço já não me recordo para quem foi e ainda deu para mim! 

O filtro é mesmo enorme para um aquário destes, felizmente fica quase tudo do lado de fora do aquário 🙂 tenho que ver se também consigo fazer o mesmo que o Ismael! 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei fazer isso mas não consegui encaixar (também não tentei muito).

 

Como só tenho um regulador sem electrovalvula tenho o co2 dia e noite! Siga pra bingo! Já vejo um ligeiro melt da glosso, vamos ver se ela se aguenta ou se vai toda abaixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Gonçalo84 disse:

Tentei fazer isso mas não consegui encaixar (também não tentei muito).

Aquilo não dá para encaixar 😛 Tem de ser colado com algo, no meu aso meti umas simples fita cola mas tenho de rever o método.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah isso explica muita coisa. Podes cortar o apoio (já que traz 3 que deve ser para aqueles aquários de 1.5m de altura) só o suficiente para meter o intake.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/10/2018 at 14:24, C Mocho disse:

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Obrigado.

Este aqua já levou uma poda na ludwigia e a glosso já está a lateralizar, parece que é desta que vou ter um tapete de glosso.

O co2 24h está a dar resultado, tenho a luz ligada 8h a 100%. 

antes da poda:

44421427065_26a67902a9_o.jpgClassical ryoboku - 7 days by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Infelizmente, ao podar mexi na pedra que segura os troncos no sitio, resultando em tudo a voar. quando faço as montagens costumo colar tudo com silicone com muita calma, como não foi o caso deste aquário esbardalhou se um bocado, mas pronto lá corrigi tudo e depois não tirei foto, mas ver se tirou mais logo.

Entretanto começo a adicionar K e micros.

 

Abraço

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gosto do teu layout, e a ludwigia lá trás vai fazer a diferença, um contraste bem engraçado de cor.

Eu optei por colar com super cola gel a ponta do inflow, para limpar esse tubo acaba por ser mais difícil mas não deixa de ser possível, com a pressão de água do outro lado estou confiante que resolve.

Estou com o CO2 a 24h como tu, tens quantas bolhas por segundo?

Sempre ouvi dizer que não é a melhor opção...

Não sei se é boa ideia, o temporizador não estava a funcionar mas já está resolvido, estava a pensar colocar o CO2 a funcionar ao mesmo tempo que a iluminação, 8h, que dizes sobre isto? Quer dizer, qual das situações será melhor?

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Vera Santos disse:

Boas, gosto do teu layout, e a ludwigia lá trás vai fazer a diferença, um contraste bem engraçado de cor.

Eu optei por colar com super cola gel a ponta do inflow, para limpar esse tubo acaba por ser mais difícil mas não deixa de ser possível, com a pressão de água do outro lado estou confiante que resolve.

Estou com o CO2 a 24h como tu, tens quantas bolhas por segundo?

Sempre ouvi dizer que não é a melhor opção...

Não sei se é boa ideia, o temporizador não estava a funcionar mas já está resolvido, estava a pensar colocar o CO2 a funcionar ao mesmo tempo que a iluminação, 8h, que dizes sobre isto? Quer dizer, qual das situações será melhor?

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk
 

Sim a ludwigia e as cryptos quando estiverem em pleno vão dar o toque especial que este aqua precisa.

Sobre o co2 acho que só é mau por causa da fauna, e como não tenho intenção de meter fauna (talvez a seguir à pet ou se tiver uma crise de algas) acho que não há problema. Mas as plantas parecem estar a responder muito bem, quem sabe se não começo a iniciar os meus aquas todos assim. 

Quanto ao co2 a ligar ao mesmo tempo que a luz também acho que não há problema, o Rui Alves faz assim nos aquas dele e corre bem. 

Quanto ás bolhas, se for a contar no difusor tenho 1 a cada 2 segundos talvez e se for a contar pelo contador de vidro tenho mais ou menos 1/seg.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Gonçalo84 disse:

Sobre o co2 acho que só é mau por causa da fauna, e como não tenho intenção de meter fauna (talvez a seguir à pet ou se tiver uma crise de algas) acho que não há problema. Mas as plantas parecem estar a responder muito bem, quem sabe se não começo a iniciar os meus aquas todos assim. 

 

Posso dar a minha montagem como exemplo. Quis puxar um pouco mais pelas plantas e passei de 1 bolhas por segundo para 1,5 bolhas por segundo e correu mal. Passados 5 dias estava em excesso, tinha os peixes aflitos, mesmo assim conseguiu recuperar com uma TPa de emergência e apenas morreram 3 tetras Fantasma Negro. Não tendo fauna, mesmo com excesso de CO2 as plantas não se queixam.

Eu tenho o CO2 a ligar e a desligar 1 hora antes da luz. Não vejo problema por estarem a ligar e desligar em simultaneamente. Aliás já tive assim porque se avariou um dos meus temporizadores.

há 20 minutos, Gonçalo84 disse:

Quanto ás bolhas, se for a contar no difusor tenho 1 a cada 2 segundos talvez e se for a contar pelo contador de vidro tenho mais ou menos 1/seg.

 

Uma boa questão. Vejo muito pessoal a regular-se pelo difusor, especialmente pelos da Neo. O que acham mais fiável, contar as bolhas de CO2 pelo conta-bolhas (que por se chamar precisamente conta-bolhas acho que seja o mais fiável) ou pelo difusor?

Desculpem o off-topic, mas são questões que vamos vendo passar sem conseguir uma opinião em concreto, aliás, a última vez que vi debatar esta questão a sério, a maior parte do pessoal dizia mesmo que se guiava pelo difusor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não te deves regular pelo difusor e sim pelo conta bolhas, por exemplo neste momento o meu difusor não apresenta nenhuma bolha, portanto nada fiável Bruno. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o tapete fechar o aqua vai "brilhar".

Agora é deixar crescer.

Abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, brunofasoares disse:

Uma boa questão. Vejo muito pessoal a regular-se pelo difusor, especialmente pelos da Neo. O que acham mais fiável, contar as bolhas de CO2 pelo conta-bolhas (que por se chamar precisamente conta-bolhas acho que seja o mais fiável) ou pelo difusor?

Desculpem o off-topic, mas são questões que vamos vendo passar sem conseguir uma opinião em concreto, aliás, a última vez que vi debatar esta questão a sério, a maior parte do pessoal dizia mesmo que se guiava pelo difusor.

Não te deves fiar por nenhum! os conta bolhas são uma mera indicação para o utilizador. Isto porque cada conta bolhas tem o seu tamanho de bolha. O conta bolhas original penso ser o da ADA, o beetle counter, em que as bolhas podem ser maiores ou menores que os tipicos de vidro os difusores. Portanto eu posso dizer que tenho 1 bolha por segundo e tu com outro contador teres 3 bolhas por segundo e termos a mesma concentração de co2 no aquário...

 

há 15 horas, Vasco Ferreira disse:

Quando o tapete fechar o aqua vai "brilhar".

Agora é deixar crescer.

Abraço

 

Obrigado Vasco. Não é nada de original nem nada de maluco, mas um clássico é sempre um clássico. Acredito que com o tapete fechadinho, as cryptos mais altas e a ludwigia bem espessa e vermelhinha fica aqui uma coisa engraçada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A glosso está a esticar bem e já se começa a ver vermelho lá atrás!

A criptocoryne brown está nas duas laterais traseiras? Vai dar um contraste interessante lá atrás só é pena mesmo o tamanho da folha, nada que umas podas frequentes não resolvam 😉

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Vera Santos disse:

Eu acho que não te deves regular pelo difusor e sim pelo conta bolhas, por exemplo neste momento o meu difusor não apresenta nenhuma bolha, portanto nada fiável Bruno. 

Pois não Vera. Sempre me regulei pelo conta-bolhas, precisamente por ser o equipamento para o efeito. Mas não é a primeira vez que vejo essa "discussão"....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Gonçalo84 disse:

Não te deves fiar por nenhum! os conta bolhas são uma mera indicação para o utilizador. Isto porque cada conta bolhas tem o seu tamanho de bolha. O conta bolhas original penso ser o da ADA, o beetle counter, em que as bolhas podem ser maiores ou menores que os tipicos de vidro os difusores. Portanto eu posso dizer que tenho 1 bolha por segundo e tu com outro contador teres 3 bolhas por segundo e termos a mesma concentração de co2 no aquário...

 

Acredito Gonçalo. Por alguma razão também existem os drop-checkers. Esse será o equipamento que mais poderá dizer acerca da injecção de CO2. Mas o pessoal a primeira pergunta que faz é "quantas bolhas" e raramente pergunta a cor do drop-checker.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, brunofasoares disse:

Acredito Gonçalo. Por alguma razão também existem os drop-checkers. Esse será o equipamento que mais poderá dizer acerca da injecção de CO2. Mas o pessoal a primeira pergunta que faz é "quantas bolhas" e raramente pergunta a cor do drop-checker.

Exato. E as bolhas não são uma medida standard. O que rege mesmo é o drop se tiver a solução bem feita. Mas eu já nem isso tenho. É tudo a olho. No aqua grande acertei as bolhas com o Yama e nesta nova montagem nem sequer usei.

Para este aqua também ainda não meti, acho que se metesse ia estar bem amarelinho. 

 

há 6 horas, ismael_figueira disse:

A glosso está a esticar bem e já se começa a ver vermelho lá atrás!

A criptocoryne brown está nas duas laterais traseiras? Vai dar um contraste interessante lá atrás só é pena mesmo o tamanho da folha, nada que umas podas frequentes não resolvam 😉

A crypto não vai passar dos 15cm porque tem boa luz. 

 

 

Já agora estou a adorar o tráfego que este fórum está a ter. Faz lembrar quando comecei com este vício, lá no longínquo ano de 2016! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

O que rege mesmo é o drop se tiver a solução bem feita.

E o que usas no teu? Apenas a quantidade suficiente de reagente ou colocas mais alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, brunofasoares disse:

E o que usas no teu? Apenas a quantidade suficiente de reagente ou colocas mais alguma coisa?

Ponho 1ml de agua 4kh e duas ou tres gotas de reagente. Quanto mais gotas meteres mais carregado fica em termos de cor, não interfere na leitura de co2.

A água comprei na solaqua já há bastante tempo.

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já vi que todos têm um nome artístico para o seu aquário e eu não! Ajudem aí, que a minha criatividade neste momento parece a do Salvio...

Agora o estado do bicho:

tudo a correr bem!

so os troncos é que estão um bocadinho feios dos fungos e a crypto ainda está a arrancar, mas já meltou o que tinha a meltar e já vejo folhas novas, portanto a partir de agora o difícil vai ser agarra la. 

Co2 24h, luz a 8h com a calha no máximo. Até agora nada de fertilização e esta semana fiz só 2 tpas. 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar muito giro e viçoso.

Quanto à minha sugestão para nome... Assim que olhei para ele veio-me à cabeça Sr. Meireles... esses troncos com as plantas em cima, fizeram-me lembrar um bigode bastante farfalhudo... Sr. Meireles sem dúvida 😄

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais