Rookie


Pedro Mendanha Dias

Recommended Posts

Limpa! Limpa o que podes. Tira tudo o que é morto de dentro do aqua. Limpa os vidros, com uma escova de dentes enrola e tira as filamentosas, com a mesma escova limpa as algas das pedras e troncos, depois faz uma tpa de 100%. Aspira o máximo de lixo que puderes.

Não acho que te devas preocupar com os fosfatos. Como está o co2, quantas horas de luz tens?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantenho um fotoperíodo de 8h desde o início da montagem. O CO2 que tenho é o da Neo. Parece-me bastante rudimentar, mas acho que vai funcionando. Não tenho ainda é um dropchecker que me permita ver se realmente está a funcionar. 

O único "lixo" que vejo são as plantas com melt. Que estava a manter, não fosse elas decidir renascer das cinzas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas verdes propagam-se a uma velocidade vertiginosa... Assim estava o Rookie, hoje de manhã:

large.1603562309_2018_10.25-Rookie004publ..JPG

large.1701553980_2018_10.25-Rookie002publ..JPG

 

Depois de cerca de 4h de manutenção (remoção dos melts absolutos da Elatine e da Bucephalandra; podas da Ludwigia e da tripartida; TPA de cerca de 90%, limpeza dos vidros, filtro, troncos e pedras), apresento-vos o Rookie 2.0: 😄 

 

 

large.801451107_2018_10.25-Rookie008publ..JPG

large.1967157246_2018_10.25-Rookie006publ..JPG

 

Agora espero que as algas verdes não voltem a aparecer com tanta força.

Entretanto, até domingo, tenho que escolher uma nova planta para fazer tapete, comprar uma Bucephalandra nova que não esteja in-vitro, e arranjar uma planta verde escura para colocar no lado direito, entre a tripartida e a Ludwigia. Têm alguma sugestão?

Se não houver surpresas nas análises que vou fazer à água na próxima segunda-feira, quero ver se ponho os primeiros habitantes do aquário, no início do próximo mês.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que cena! Algas fazem parte de  início de um plantado e quanto mais pressa temos pior corre a seguir! Nada está perdido, ainda faltam mais de 3 meses que dá tempo para conseguir ainda atingir aquilo que pretendemos. 

Devias ter esperado mais uma dias para finalizar o ciclo e poderes contar com a valiosa ajuda de uma boa equipa de limpeza, sejam camarões, caracóis ou peixes. 

Quanto às escolhas para tapete podes optar pelas mais fáceis Montecarlo ou elocharis sp mínima. Para o lado direito talvez umas rotalas green ou rotundifolia?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desesperes, mas acredita que as algas verdes vão voltar. O remédio é a escova de dentes, as TPA, insistência e muita paciência!... Quando o ciclo estiver pronto, uma equipa de limpeza eficaz.

Acho que tens tripartida em demasia (ou então ainda não compreendi o que estás a tentar fazer), a planta da direita (entre a tripartida e a ludwigea), poderia ser algo tipo blixa, Faria um contraste provocante tanto na cor como na forma uma pequena junto ao vidro.

Do lado esquerdo, por detrás da tripartida também me parece que falta qualquer coisa para dar escala. Uma planta de caule sem dúvida, mas existem tantas possibilidades... Talvez algo laranja ou mesmo um rosa para equilibrar o vermelho do lado direito (laranja entrava em diálogo com o areão, o que poderia ser interessante). Tens de passar umas noites a estudar as páginas da Tropica, da Dennerle, etc... Uns apontamentos de musgo nesses troncos também daria um ar de maturidade, mas como eu e os musgos sempre tivemos uma relação complicada não te posso recomendar nenhum.

Quanto ao tapete (eu sou um bocado estranho, toma nota) acho que com a escala das folhas que tens e para não ir como todos os outros que foram para a monte carlo (que é linda e razoavelmente agradecida. Desculpa Tozé, mas não pretendo contrariar a tua sugestão), eu iria para a glosso, que também é razoável! Para além disso ( e isso seria importante para dar profundidade, próximo da areia colocava lá do meio para trás algo mais fino... (podia ser uns bocadinhos de eleocharis, pois parece.me a mais fácil para o tempo de que dispões).

Sobretudo, DIVERTE-TE !...

Editado por C Mocho
  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, C Mocho disse:

Acho que tens tripartida em demasia (ou então ainda não compreendi o que estás a tentar fazer), a planta da direita (entre a tripartida e a ludwigea), poderia ser algo tipo blixa, Faria um contraste provocante tanto na cor como na forma uma pequena junto ao vidro.

A Blyxa japonica parece-me de facto uma excelente sugestão. Só que não sei se a Aquaflora a comercializa. Pelo que entendi, nestes aquários, só podemos usar plantas da Aquaflora, certo @Tozé Nunes?

Consulto o site da Tropica inúmeras vezes, e tenho um precioso catálogo da Dennerle, mas não consigo encontrar uma lista completa com todas as plantas que a Aquaflora tem disponíveis. Já pesquisei muitas vezes por toda a internet, e nada...

Certo é que sinto sempre pouca confiança quando tenho que escolher quais plantas utilizar. Acho que é pela falta de conhecimento dos seus comportamentos na prática. Mas com o tempo vou lá! 😉 

 

há 11 horas, C Mocho disse:

Do lado esquerdo, por detrás da tripartida também me parece que falta qualquer coisa para dar escala. Uma planta de caule sem dúvida, mas existem tantas possibilidades... Talvez algo laranja ou mesmo um rosa para equilibrar o vermelho do lado direito (laranja entrava em diálogo com o areão, o que poderia ser interessante). Tens de passar umas noites a estudar as páginas da Tropica, da Dennerle, etc... Uns apontamentos de musgo nesses troncos também daria um ar de maturidade, mas como eu e os musgos sempre tivemos uma relação complicada não te posso recomendar nenhum.

Do lado esquerdo por trás da tripartida está uma Rotala rotundifolia  (que penso que dará a cor que equilibrará, e harmonizará o layout) e uma Pogostemom erectus. Só que ainda não estão muito crescidas, e nesta foto, realmente parece que é tudo tripartida 😄 

Quanto aos musgos, sei que permitem fazer coisas muito interessantes, mas neste momento sinto que "é areia de mais para a minha camioneta". 😄 

 

há 11 horas, C Mocho disse:

Quanto ao tapete (eu sou um bocado estranho, toma nota) acho que com a escala das folhas que tens e para não ir como todos os outros que foram para a monte carlo (que é linda e razoavelmente agradecida. Desculpa Tozé, mas não pretendo contrariar a tua sugestão), eu iria para a glosso, que também é razoável! Para além disso ( e isso seria importante para dar profundidade, próximo da areia colocava lá do meio para trás algo mais fino... (podia ser uns bocadinhos de eleocharis, pois parece.me a mais fácil para o tempo de que dispões).

Agradeço as vossas sugestões para tapete. Vou escolher entre a Monte Carlo e a Glosso. Acho que compro a primeira que encontrar sem ser in-vitro. 😄 Vi à venda umas sementes de Glosso. Sabem se funcionam? Recomendam?

Gostei muito da ideia da Eleocharis. Acho que a vou pôr em prática! 😉 

Entretanto, estava à espera que a Micranthemum micranthemoides, que está ao lado ja Ludwigia, sobrevivesse ao melt. E na realidade sobreviveu, mas foi em tão pouca quantidade, que penso que vou comprar mais um vaso, senão nem em 2020 tenho uma moitazinha.

 

há 11 horas, C Mocho disse:

Sobretudo, DIVERTE-TE !...

Nunca imaginei que me pudesse divertir tanto com o aquascaping. Estou a gostar muito de participar neste desafio, e a aprender IMENSO. Quando finalmente chegar o aquário, para montar a Aurora, vou conseguir fazer algo muito melhor do que iria fazer se não tivesse entrado neste desafio. É mesmo a errar que aprendemos 😄 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não queria ir contra corrente, mas a mim parece-me tudo dentro da normalidade! Parece estranho? Nop!

As algas (a mim parecem-me diatomácias e não filamentosas), são perfeitamente normais e aceitaveis nesta altura. Talvez tenham vindo uns dias mais tarde, mas a quantidade de TPAs pode ter atrasado isso. Pelo menos no meu elas chegaram na altura prevista, mesmo com as TPAs todas, porque meti algumas matérias já filtradas...

Assim que as vi (e eram mesmo muito poucas porque todos os dias andava à procura delas), meti 4 Amanos, 4 Ottos e 4 Cherrys e mais um Crossocheilos e foi o suficiente para em poucas horas desaparecerem. Ou seja, mal tinham chegado, e já tinha resolvido acabar com elas.

No teu caso, é aspirar isso com calma, que mais dia, menos dia, elas desaparecem. 

Aconselho a retirar o que está em mau estado e voltar a plantar. Quanto mais plantas tiveres no arranque, melhor! Se não tens plantas a consumir esses nutrientes, tens de continuar a dar nas TPAS.

Não vejo nada de preocupante aí...

Quanto às plantas que estão aí, claramente precisam de levar corte, mas eu não dava já! Neste momento precisas de ter algo a crescer e a enraizar para ajudar esse aquario a estabilizar... daqui a 1 ou 2 semanas cortas e já tentas moldar alguma coisa de acordo com a ideia que possas ter...

Agora, agora é que elas "mordem" 😉

Agora é que começa o gozo da luta diária, e este é o melhor caminho para se aprender!

Continuas mais do que de parabens!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deves continuar a usar plantas aquaflora, é patrocinador, para além disso são fáceis de arranjar, tens várias lojas onde a encontrar, nomeadamente na linha de Sintra. É uma marca de confiança, tão boa como a tropica ou outra, não fica em nada atrás. 

Há 2/3 anos que só uso aquaflora e aconselho. 

Tenho uma lista que te posso dispensar das plantas que eles têm, basta que me envies um pedido de conversa pelo messenger. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/10/2018 at 22:43, Vera Santos disse:

Tenho uma lista que te posso dispensar das plantas que eles têm, basta que me envies um pedido de conversa pelo messenger. 

Pedro, no tópico do clube esta lá a lista da Aquaflora para escolha, basta ires lá ver 😉

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257820-desafio-de-aquascaping-concorrentes/?page=1

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro muita calma nesta hora! Nada de desespero, nada de anormal. Estas algas fazem parte do ciclo normal de inicio de um aquário deste género e ainda bem que estás a passa por isto. São estas situações que te vão dar bagagem para as futuras montagens, tudo isto é um processo de aprendizagem benéfico!

O aquário está numa fase especial em que exige um pouco mais de dedicação e olho clínico da tua parte, entretanto podes meter a equipa de limpeza para te ajudar com as diatomáceas e a manter uma performance superior por parte das plantas a absorver nutrientes.

Por falar em plantas, tal como já reparaste e já aconselharam, precisas de algo a fazer essas transições. Na direita a blixa pode ser uma boa opção ou então a rotala rotundifolia para haver transição de cor do verde da tripartita para o vermelho da ludwigia. Na esquerda acho necessidade de contraste de verdes, a staurogyne seria uma boa opção mas seria "engolida" pela tripartita caso não dês tesoura suficiente. No entanto terias uma boa transição de proporções, a anubia, depois a staurogyne seguida da tripartita, a completar com as restantes que tens atrás tens sempre uma redução do tamanho da folha 😉

 

Para tapete aconselho vivamente a monte carlo, com certeza que te vais dar bem com esta planta e vais gostar do efeito que ela faz.

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá olá,

Cá estou eu para vos apresentar os primeiros habitantes do Rookie:

A qualidade do vídeo ficou muito fraca quando o passei para o YouTube, mas acho que dá para perceber quem são. Uma espécie de minhocas que vivem dentro duns tubinhos castanhos, que neste momento estão espalhados por tudo o que é troncos, rochas e folhas das anubias. 

Alguém sabe o nome destas riquezas, e qual a melhor forma das dizimar?

Quinta-feira quero ver se, finalmente, consigo colocar a equipa de limpeza... mas se calhar tenho que pôr logo um peixe carnívoro para ver se come essas desgraçadas. 😄

 

Estou a achar muito engraçado e a divertir-me muito com tudo isto. Parece que até Fevereiro vou ter que experimentar todo o tipo de desgraças e catástrofes. Ele é algas castanhas, verdes e vamos lá ver qual será a cor das próximas; ele é melts violentos; ele é pragas de sei lá o quê... 😄

A situação está tensa. Acho que vou ter que chamar o exorcista! 😄

 

Tirando este pequeno à parte, já comprei algumas plantas, pois após os melts, estava praticamente com metade do aquário por plantar. Como a loja onde tive oportunidade de ir não tinha muita escolha, optei por Montecarlo para o tapete, comprei mais duas bucephalandras para substituir as finadas, e arranjei uma cryptocorone para pôr entre a tripartida e a ludwigia, no lado direito do aquário. Não era bem o que queria. Mas se não gostar e entretanto encontrar uma blyxa, logo troco.

 

@ismael_figueira quando falas da staurogyne, dizias para a pôr no sítio onde tinha (e tenho as bucephalandras), isto é, entre a anubia e a tripartida?

 

Assim que puder ponho mais fotos.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


 
[mention=77420]ismael_figueira[/mention] quando falas da staurogyne, dizias para a pôr no sítio onde tinha (e tenho as bucephalandras), isto é, entre a anubia e a tripartida?
 



Pedro, o espaço de que estou a falar é o exatamente à esquerda junto ao vidro. As buces deixa-las ficar onde estão.

Quanto a essa bicharada, não consigo identificar. Pelo vídeo não dá para perceber muito bem, mas os tais tubos castanhos são a camada de biofilme que se instalou no aquário. O meu conselho, mantém a rotina do “esfrega e aspira” e assim que colocares a equipa de limpeza vais ver isso a reduzir bastante.

Já viste bem, é algas, é bichos! Assim ficas com a lição toda estudada! Grande aprendizagem heim!

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a foto do Rookie já com as Bucephalandras novas, a Montecarlo (que está a crescer em altura, mas vou esperar mais uma semana, antes de a cortar, para ver se as raízes ficam mais firmes), e as Cryptocorynes entre a tripartida e a Ludwigia:

large.846608245_2018_10.31-Rookie015.JPG

Já só me falta ver o que faço com os singelos dois pés de HM que sobreviveram ao melt, e depois esperar que tudo cresça sem mais surpresas a assinalar 😄

Estou feliz que a Pogostemon erectus já começa a dar um ar da sua graça.  

Entretanto, se tudo correr como planeado, amanhã entra a equipa de limpeza, que espero que limpe as algas e as "minhocas loucas".

 

há 10 horas, ismael_figueira disse:

Já viste bem, é algas, é bichos! Assim ficas com a lição toda estudada! Grande aprendizagem heim!

É verdade Ismael. Às vezes é um bocado chato porque parece que ainda não consegui contornar um problema, e já surgiu outro. Mas fico bastante agradecido com o aparecimento de todas estas situações, algo que nunca me tinha acontecido em nenhum dos aquários, não aquascaping, que sempre tive. Já vou começar a montagem do Aurora com muito mais confiança. :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estava planeado fazer uma publicação hoje, mas estou extasiado de felicidade com a minha equipa de limpeza. Nunca tinha tido camarões em nenhum aquário, mas estas japónicas são o expoente máximo da limpeza. Em poucas horas o Rookie perdeu mais de metade das algas que tinha.

Sabem se há destes camarões versão empregada doméstica? Necessito com urgência!!! 😄

 

Mas então vamos lá fazer o resumo dos primeiros habitantes do Rookie (sem contar com as minhocas... essas não são filhas de Deus):

4 Caridina multidentata japónica "Amano"

4 Neocaridina denticulata "super red sakura"

4 Otocinclus affinis

1 Garra flavatra

Também queria um SAE pequeno, mas não havia na loja onde fui. Optei por não colocar nenhuma neritina porque tenho plantas que foram colocadas muito recentemente, e tinha medo que elas as desenraizassem. Talvez no futuro...

Encontrei uma HM já submersa, e decidi comprá-la para, finalmente, ter a flora completa. Agora é esperar que não haja mais melt e que as plantas cresçam felizes e contentes.

Entretanto, deixo-vos umas fotos do Rookie e das fascinantes japónicas (imagino que já devem estar fartos de conhecer estes camarões, mas para mim é novidade... e estou muito feliz) 😄large.1315840037_2018_11.01-Rookie003.JPGlarge.679188442_2018_11.01-Rookie012.JPGlarge.2006392520_2018_11.01-Rookie018.JPG

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encheste a frente com HM (Hemianthus micranthemoides)! Tens a certeza que é essa? Acho que vais ter de comprar uma tesoura, pois não sei e será fácil mantê-la em primeiro plano num aquário desse tamanho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, C Mocho disse:

Encheste a frente com HM (Hemianthus micranthemoides)! Tens a certeza que é essa? Acho que vais ter de comprar uma tesoura, pois não sei e será fácil mantê-la em primeiro plano num aquário desse tamanho!

A HM está lá no fundo. À frente é Montecarlo (pelo menos era o que estava escrito nos vasos). Só que ainda está toda despenteada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Prpmd disse:

A HM está lá no fundo. À frente é Montecarlo (pelo menos era o que estava escrito nos vasos). Só que ainda está toda despenteada 🙂

Ah.. desculpa, fui eu que entendi mal. Sim, assim faz sentido! Vai ficar bonito.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom. 

Cuidado com o Garra que eles adoram saltar cá para fora.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2018 at 08:20, Gonçalo84 disse:

Muito bom. 

Cuidado com o Garra que eles adoram saltar cá para fora.

Sábias palavras. Mais uma vez tinhas razão. Não é que o garra decidiu saltar do aquário? Mas contra todas as probabilidades saltou num dos poucos momentos que tenho disponíveis para contemplar o aquário, e por isso ainda não foi desta que o seu suicídio teve sucesso. 

Mas como quem salta uma vez, salta duas ou três, já o transferi para outro aquário tapado... Seco já não vai morrer!!! 😉 

 

Entretanto parece estar tudo bastante pacífico. As algas desapareceram quase todas com a entrada dos primeiros habitantes "não minhoca". Só noto ainda alguns pontos verdes nos troncos e nos vidros. Não sei se esta equipa de limpeza come essas algas, ou nem por isso. Queria ver se nos próximos dias sempre conseguia encontrar um SAE pequenito para substituir o garra saltitão!

 

Repeti as análises à água e os valores já estão todos normalizados. Sendo que o nitrato e o fosfato estão muito próximos de zero. Acham melhor aumentar a fertilização de Macros, juntar um cardume, ou as duas coisas em simultâneo?

Neste momento estou a usar os fertilizantes da Tropica: - Macros 4 mL 2xsemana; Micros 2mL 2xsemana!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa noite,

Tenho uma dúvida em relação à quantidade de fauna em aquários plantados. 

Nos meus aquários sempre me baseei na regra dos litros de água útil = cm de peixes em adulto (2 L/cm caso o peixe tivesse mais de 10 cm), para saber qual o máximo de peixes que deveria ter num aquário. Mas como neste tipo de aquários há tantos pormenores a ter em conta, esta regra continua a ser uma boa base? Em caso afirmativo, os centímetros dos camarões e os caracóis também entram na contagem?

 

Desde que entrou a equipa de limpeza, já fiz uma vez análises à água e os parâmetros estão todos dentro da normalidade (a excepção do PO4 que continua quase inexistente). Neste momento, algas também há em número muito reduzido. Estava a pensar inserir um cardume de Boraras, faseadamente, para dar mais algum movimento e cor ao aquário, e ver se o valor de fosfatos subia um pouquinho. Já me disseram que neste aquário poderia pôr umas 20 sem qualquer problema, mas pela regra que sempre usei, esse número parece-me muito elevado. O que vocês acham?

Muito obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As boraras são minúsculas, por isso sim, podes meter umas 20, mas se meteres 10 também fazem o mesmo serviço!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desde que entraram 4 boraras (mais algumas entrarão em breve para ficar um cardumezinho simpático) e um casal de limia tridens, que tem estado tudo relativamente tranquilo no Rookie.

Hoje foi dia de TPA e podas. Tirando as anubias e as bucephalandras, todas as outras plantas crescem muito rapidamente. Estavam mesmo todas a precisar de uma poda valente. Mas como  tive medo de as cortar todas ao mesmo tempo, não fosse destabilizar o aquário, deixei para a próxima semana o desbaste da pogostemom.

Descobri entretanto que as limia tridens estão a gostar da nova casa, pelo menos já vi dois filhotes no meio das plantas de fundo.

Aqui têm uma foto do antes e do depois...

large.1318199713_2018_11.24-Rookie003publ..JPGlarge.1939939371_2018_11.24-Rookie007publ..JPG

Como podem ver, a minha técnica de poda ainda tem muita margem para melhorar. 😄

Mas continuo a adorar este desafio. Tenho aprendido muito todos os dias!

 

Nota: Muito em breve vou comprar um skimmer!!!!!! É muito necessário!!!

Editado por Prpmd
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas prpmd

Eu comprava um filtro melhor. o aquario é bem pequeno para ter tudo isso e so irias ver coisas desnecessárias no aquario mas isto sou.

Um filtro melhor sempre tinhas mais fluxo. hoje em dia até arranjas ja com skimmer incorporado.

No meu aquario estou a utilizar um difusor da NEO. muito bom e barato. devias experimentar. bolhas bem pequenas e muito finas.

O aquario deu um UP muito grande, está a fazer um 2.0 bem melhor. Gostei

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, 

Grande salto que deu esse aquario. Normalmente quando começamos temos medo de usar a tesoura. È um erro natural que se comete pois não queremos tirar fora aquilo que gostamos de ver. Acaba por ser instintivo. Dito isto, cortaste pouco 😄
 

Tens aí plantas que recuperam (e agradecem) cortes grandes. A Hydrocotyle cf. tripartita é uma delas, com a vantagem de cortares e ser mais facil controlá-la. É uma planta muito invasiva. Podes podar mais e ir puxando os runners para onde desejares. Se a deixares crescer muito alto, podes ter problemas chatos. É uma planta muito bonita para fazer apontamentos e pormenores, mas talvez não seja a mais indicada para fazer moita (minha opinião).

Continuo a achar que com uma areia mais clara e esse layout ganhava uma nova vida. Esse tom parece deslocado da realidade do aquario...

Colocava algum vermelho no lado esquerdo tambem, pois a palustris tem um tom muito forte e do outro lado não há nada a equilibrar.

Uma vez mais, um aquario absolutamente fantástico para uma primeira viagem 😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais