Rookie


Pedro Mendanha Dias

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Apresentação do aquário:

Num momento de loucura, decidi aceitar o desafio de participar no Primeiro Desafio de Aquascaping deste fórum, e a verdade é que não me arrependo nada. Foi no meio de um grupo de talentosos artistas do mundo subaquático, que nasceu o Rookie. O nome deve-se a dois factores. Não só porque enquanto o aquário e o móvel do Aurora não chegam, este passa a ser o primeiro aquário plantado da minha vida; mas também é uma homenagem ao Gonçalo -  colega de desafio, que tanto me tem ajudado a esclarecer várias dúvidas aqui no fórum, e que ontem me apelidou de "rookie", enquanto me mostrava qual a melhor técnica para plantar a flora que tinha disponível. 

 

Ficha técnica do Rookie:

 

1 – Nome do aquário:

Rookie

 

2 – Data de montagem:

07 Outubro 2018

 

3 – Dimensões do aquário:

45x30x30 cm, da Ila em vidro extra claro de 5 mm.

3.1 – Volume bruto e útil:

40 L, com um volume útil que deverá rondar os 30 L

3.2 – Móvel:

Está em cima de um movelzinho caquético que está aqui em casa há anos, sem nunca ter tido uma grande utilidade. Agora sim, é um móvel que se orgulha de ser móvel. 

 

4 – Equipamentos:

4.1 – Filtro:

Hailea bio filter cascata SL-306

4.2 – Termostato:

Sicce termostato scuba 25 W

4.3 – Iluminação/Fotoperíodo:

Twinstar light 300 C, estou a pensar num fotoperíodo de 8h. Se alguém discordar, por favor não hesite em dizê-lo.

4.4 – Sistema de CO2:

Aquario Neo CO2. Nunca usei nada do género. Espero que funcione bem. Alguém tem algo dizer sobre o assunto?

 

5 – Substrato & Hardscape:

5.1 – Substrato:

Aquaria Neo Soil for plants, e comprei Red desert sand numa tentativa de dar alegria e profundidade ao Rookie. Optei por areia encarnada, para o contraste não ser tão grande (caso fosse branca), mas especialmente para fazer aquela homenagem ao clube que ontem mais brilhou.

 

5.2 – Hardscape:

Rocha: Ryuoh stone

Madeira: Red moor wood 

 

6 – Fertilização:

Está em estudo. Mas pelo que entendi, só tenho que me preocupar com ela, uma semana depois de o aquário estar a bombar.

 

7 – Flora:

Elatine hydropiper - Aquaflora
Bucephalandra "deep purple" - Aquaflora
Anubias barteri var. nana "mini" - Aquaflora
Anubias nana "mini mini" - Aquaflora
Hydrocotyle cf. tripartita - Aquaflora
Rotala rotundifolia - Aquaflora
Pogostemon erectus - Aquaflora
Micranthemum micranthemoides - Aquaflora
Ludwigia sp. "mini super red" - Aquaflora

Seguindo o conselho do nosso campeão, hoje fui comprar mais uma anubias nana "mini mini", e o resultado melhorou consideravelmente. 

 

8 – Fauna:

Por enquanto só Deus sabe.

 

Agora só falta ganhar coragem para encher o Rookie de água, e ver o resultado da minha técnica de plantação. Se algum pedaço de elatine hydropiper ficar no substrato, já me vou sentir vitorioso.

 Entretanto aqui fica uma foto de como ele está no momento:

large.2018_10.08_-_Rookie_003.JPG.ade7b400e527d04b82f64ddd7c98f402.JPG

 

 

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um rookie digo te já que parece muito bem!

A flora não foi a melhor para esse tipo de aqua mas vai ficar bonito na mesma.

8 h parece bem, se achares que está a começar a descambar então reduzes.

Sobre o co2 também nunca usei por isso não posso adiantar muito.

 

Força nisso!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Prpmd disse:

Olá pessoal,

 

Apresentação do aquário:

Num momento de loucura, decidi aceitar o desafio de participar no Primeiro Desafio de Aquascaping deste fórum, e a verdade é que não me arrependo nada. Foi no meio de um grupo de talentosos artistas do mundo subaquático, que nasceu o Rookie. O nome deve-se a dois factores. Não só porque enquanto o aquário e o móvel do Aurora não chegam, este passa a ser o primeiro aquário plantado da minha vida; mas também é uma homenagem ao Gonçalo -  colega de desafio, que tanto me tem ajudado a esclarecer várias dúvidas aqui no fórum, e que ontem me apelidou de "rookie", enquanto me mostrava qual a melhor técnica para plantar a flora que tinha disponível. emoji16.png

 

Ficha técnica do Rookie:

 

1 – Nome do aquário:

Rookie

 

2 – Data de montagem:

07 Outubro 2018

 

3 – Dimensões do aquário:

45x30x30 cm, da Ila em vidro extra claro de 5 mm.

3.1 – Volume bruto e útil:

40 L, com um volume útil que deverá rondar os 30 L

3.2 – Móvel:

Está em cima de um movelzinho caquético que está aqui em casa há anos, sem nunca ter tido uma grande utilidade. Agora sim, é um móvel que se orgulha de ser móvel. 

 

4 – Equipamentos:

4.1 – Filtro:

Hailea bio filter cascata SL-306

4.2 – Termostato:

Sicce termostato scuba 25 W

4.3 – Iluminação/Fotoperíodo:

Twinstar light 300 C, estou a pensar num fotoperíodo de 8h. Se alguém discordar, por favor não hesite em dizê-lo.

4.4 – Sistema de CO2:

Aquario Neo CO2. Nunca usei nada do género. Espero que funcione bem. Alguém tem algo dizer sobre o assunto?

 

5 – Substrato & Hardscape:

5.1 – Substrato:

Aquaria Neo Soil for plants, e comprei Red desert sand numa tentativa de dar alegria e profundidade ao Rookie. Optei por areia encarnada, para o contraste não ser tão grande (caso fosse branca), mas especialmente para fazer aquela homenagem ao clube que ontem mais brilhou.

 

5.2 – Hardscape:

Rocha: Ryuoh stone

Madeira: Red moor wood 

 

6 – Fertilização:

Está em estudo. Mas pelo que entendi, só tenho que me preocupar com ela, uma semana depois de o aquário estar a bombar.

 

7 – Flora:

Elatine hydropiper - Aquaflora
Bucephalandra "deep purple" - Aquaflora
Anubias barteri var. nana "mini" - Aquaflora
Anubias nana "mini mini" - Aquaflora
Hydrocotyle cf. tripartita - Aquaflora
Rotala rotundifolia - Aquaflora
Pogostemon erectus - Aquaflora
Micranthemum micranthemoides - Aquaflora
Ludwigia sp. "mini super red" - Aquaflora

Seguindo o conselho do nosso campeão, hoje fui comprar mais uma anubias nana "mini mini", e o resultado melhorou consideravelmente. 

 

8 – Fauna:

Por enquanto só Deus sabe.

 

Agora só falta ganhar coragem para encher o Rookie de água, e ver o resultado da minha técnica de plantação. Se algum pedaço de elatine hydropiper ficar no substrato, já me vou sentir vitorioso. emoji1.png

 Entretanto aqui fica uma foto de como ele está no momento:

large.2018_10.08_-_Rookie_003.JPG.ade7b400e527d04b82f64ddd7c98f402.JPG

 

 

Pelo equipamento vê-se de onde saiu...

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

É um prazer assistir ao teu entusiasmo, e digo-te já que para um "rookie" está muito bom.

Tal como já te tinha dito no desafio, a escolha das plantas é que não foi a melhor, mas tens aí um aquário agradável de se ver.

 

Com o tempo vais começar a perceber os crescimentos das plantas e a forma como se comportam dentro desse ambiente que criaste.

 

Um apontamento, tem atenção a esse caminho de areia. Com o tempo, senão houver barreira nenhuma isso vai acabar por se misturar com o substrato. Se tiveres possibilidade  arranja um bocado de cascalho e delimita o caminho de forma irregular e vais ver que esteticamente vai melhorar. Se tiveres paciência, deixa ficar como está! 😉 

 

Aquário Neo CO2 - Não tenho experiência com o sistema mas é uma opção viável para um aquário destas dimensões. 

Fertilização - É isso mesmo, depois de uma semana com as frequentes TPA's começas a fertilizar. Nada de doses industriais, pois este substrato ainda tem uma boa carga orgânica.

Luz - 8h está bom, caso verifiques que o ecossistema está desequilibrado podes e deves reduzir. 

 

Já sabes que podes contar com a ajuda aqui da malta por isso não hesites colocar as tuas duvidas.


 

Força nisso

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, brunofasoares disse:

Pelo equipamento vê-se de onde saiu...

Boa sorte.

Boas Bruno. Podes então nos esclarecer de onde é que saiu? 

O Pedro não vai precisar de sorte mas sim do apoio de quem sabe 😉

há 19 minutos, ismael_figueira disse:

 sabes que podes contar com a ajuda aqui da malta por isso não hesites colocar as tuas duvidas.

Nem mais, todos juntos não só na montagem mas sobretudo no desenvolvimento para que daqui por menos de 4 meses consigamos levar para a petfestival 12 aquários que nos deixem orgulhosos! 

On 09/10/2018 at 09:29, Gonçalo84 disse:

A flora não foi a melhor para esse tipo de aqua mas vai ficar bonito na mesma.

 

há 22 minutos, ismael_figueira disse:

Tal como já te tinha dito no desafio, a escolha das plantas é que não foi a melhor, mas tens aí um aquário agradável de se ver.

Estive a rever a lista e não percebi em que é que vocês se baseiam para dizer que não foi a melhor escolha. Pela dificuldade? pelo tamanho?

Pedro, para quem está a começar fizeste um excelente trabalho na construção do layout, não sei se tiveste alguma ajuda do público o que não era nada reprovável, esse foi o espírito presente! Até um chinês lá esteve presente 😛

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Tozé, ninguém está a tirar mérito ao Pedro! O layout está muito bem conseguido porque o Pedro teve a destreza mental de ignorar os conselhos do Vasco 😂 

E era um desafio muito difícil por se ter de pré escolher as plantas. Até nós que somos reconhecidos no estrangeiro e até em França sentimos isso, quanto mais numa primeira montagem! 

Eu, NO FIM do layout feito tinha escolhido uma moita de rotala/Hemianthus Micranthemoides lá para trás, para o meio plano uma tripartita/staurogyne repens/pogostemon helferi/lobelia cardinalis mini/buces/anubias mini e para a frente um tapete. Portanto o que falhou foi so mesmo a palustris e a erectus que fazem perder a escala da coisa. A Bolbitis também não foi bem pensado, mas o Pedro não conhece as plantas, é super normal!

@Prpmd faço minhas as palavras do Ismael, chuta aí as dúvidas todas que tiveres, nem que penses que são básicas!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Tozé Nunes disse:

Boas Bruno. Podes então nos esclarecer de onde é que saiu? 

O Pedro não vai precisar de sorte mas sim do apoio de quem sabe 😉

Viva Tozé. Pensei que nem era preciso dizer nada visto ter sido um desafio lançado pelo próprio fórum. Quanto ao apoio, está no sítio certo e se precisar de alguma coisa, tal como para todos os membros, estou sempre disponível. A sorte pode parecer ser algo do acaso, mas não. Para tudo é preciso um pouco de sorte, mesmo para os mais experientes.

Quanto ao aquário, se fosse eu tirava a buce de onde está e ficava apenas a Elatine a ocupar essa zona em volta da pedra mais à esquerda, mas percebo que, não havendo mais Elatine, se tenha de ocupar o espaço com outra planta.

"Boa sorte" a todos, espero conseguir lá estar para ver os resultados finais ao vivo.

Já agora se estiverem a fazer post aqui no fórum das outras montagens, podem-me enviar os links. Obrigado.

Gonçalo o teu já estou a seguir e como sempre promete.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Tozé Nunes disse:

Estive a rever a lista e não percebi em que é que vocês se baseiam para dizer que não foi a melhor escolha. Pela dificuldade? pelo tamanho?

Tozé, simplesmente pelas escalas e propagação de algumas plantas, por exemplo a tripartita ou a bolbitis.

 

De forma alguma os comentários foram no sentido depreciativo, pelo contrário, o Pedro fez um excelente trabalho!

 

Até mesmo para os mais experientes era complicado escolher as plantas sem saber o que iam montar. Olha o meu caso, não escolhi plantas nenhumas devido à surpresa, ainda assim consegui trocar algumas com a malta.

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Gonçalo84 disse:

Oh Tozé, ninguém está a tirar mérito ao Pedro! O layout está muito bem conseguido porque o Pedro teve a destreza mental de ignorar os conselhos do Vasco 😂

Lol!!! 

há 36 minutos, Gonçalo84 disse:

E era um desafio muito difícil por se ter de pré escolher as plantas. Até nós que somos reconhecidos no estrangeiro e até em França sentimos isso, quanto mais numa primeira montagem! 

Nós o que??????  😛 eu só sou reconhecido na minha rua, vá no meu piso, quer dizer no meu apartamento, pronto os peixes sabem que sou eu que lhes dou a comida!!!! 🙂

há 21 minutos, brunofasoares disse:

Pensei que nem era preciso dizer nada visto ter sido um desafio lançado pelo próprio fórum.

Mas a malta gosta mesmo que se diga muito 🙂

quanto á sorte, sim é possível que haja quem sem fazer por isso tenha o que pretende, eu como não acredito nisso acho que as coisas só acontecem com esforço e dedicação própria ou de quem queira ajudar. E sim, contamos contigo  😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, ismael_figueira disse:

simplesmente pelas escalas e propagação de algumas plantas, por exemplo a tripartita ou a bolbitis.

Ismael, as plantas só atingem o tamanho que nós deixarmos, para isso existe as tesouras! O Pedro foi o penúltimo a entrar neste desafio ( tu foste o último 😛 ) e não teve grande hipótese de escolha, as plantas foram escolhidas pelos primeiros a entrar e as restantes por mim! E olhando para o layout não vejo lá a bolbitis, é que nem aparece no setup! E a tripartida tem a filha pequenina e faz uns apontamentos muito giros, só é chata porque propaga-se muito rápido se a tesoura deixar!!! 

Eu acho que mais difícil vai ser manter o tapete de elatine! Mas ele arriscou onde outros preferiram opções mais fáceis! E há que dar mérito por isso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Tozé Nunes disse:

Eu acho que mais difícil vai ser manter o tapete de elatine! Mas ele arriscou onde outros preferiram opções mais fáceis! E há que dar mérito por isso.

Realmente era difícil escolher uma planta mais complicada. Estive para utilizar na minha última montagem, mas como era com um solo que desconhecia não quis arriscar.

há 3 horas, Tozé Nunes disse:

Mas a malta gosta mesmo que se diga muito

Belo desafio. Este ano não deu mesmo mas se houver para o ano que vem quero participar. Talvez com mais aquários....

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas noites,

Antes de mais quero agradecer tanto os elogios como o apoio que me têm dado, quer na FIL quer agora.

Na realidade fui mesmo eu que decidi optar por este layout (que posteriormente descobri que é tipo floresta)... As coisas que eu faço sem saber que as estou a fazer... 😄 De facto durante a montagem fui tendo ajuda quer do Gonçalo, quer do Tiago, quer do Vasco. E  a título de confidência, digo-vos que por vezes não foi muito fácil assimilar as ajudas, pois se um dizia para fazer A, depois vinha o outro e dizia que era melhor fazer Z. 😄 Mas achei isso muito engraçado e curioso, pois só demonstrou que o aquascaping é uma arte, não tendo regras nem leis fixas. Tudo é subjectivo e depende do gosto de cada um.

 

Mas voltando ao Rookie. Depois das primeiras 24h do aquário com água, já percebi que o caminho de areia sem delimitações físicas vai ser um desfio bastante "interessante". Mas ela não sabe com quem se está a meter... Está para nascer uma areia mais teimosa que eu!

Já no caso das plantas é que a coisa vai ser bem "divertida". Quando as escolhi, as opções já não eram muitas, e como não tive quase tempo nenhum para procurar informações sobres as plantas, acabei por escolher as que tinham um nome que me transmitia mais "confiança". Confesso que na altura pensei que Micranthemum micranthemoides, era a Monte Carlo, e que seria o meu tapete, mas depois apercebi-me que a Micranthemum que escolhi não era bem a que eu queria.

Já o arriscar na elatine, foi mais por falta de opção, e talvez pela minha inconsciência sobre o assunto. Mas em Fevereiro vou ter um tapete custe o que custar... Nem que tenha que comprar um tapete daqueles verdes plásticos para limpar os sapatos, e fazer umas aplicações no aqua. Afinal o importante é haver sempre um plano B. 😄

Por fim, a bolbitis, foi por décimas, mas não teve média suficiente para entrar no aquário, tendo sido colocada no aquário dos nannacara, que estão super satisfeitos com ela. Passam o dia de barbatana cruzada à sombra da bolbitis. Uns lords!

 

Aparentemente, até agora está tudo tranquilo. Vamos ver até quando...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Acho que já se disse muito sobre este layout. Por isso só adiciono isto, a adição da areia vermelha, algo tão simples e insignificante, transformou este layout completamente. Eu imagino este aquario sem a areia e apenas vejo um nature aquarium puro, generico como tantos outros que por aí vemos.
No entanto a areia e a excelente maneira como foi executada a sua colocação mudam a minha percepção. Eu não estou a olhar para uma representação abstrata da natureza como os nature aquarium, eu estou a ver uma paisagem.
Uma floresta por onde o caminho de areia vermelha me Conduz desaparecendo no horizonte deixando-me a imaginar seus mistérios.
Muito já se disse aqui das plantas, em última análise talvez venham a prejudicar o layout.
As plantas são fulcrais para manter a ilusão de landscape que este layout me dá, sem elas acabas com um nature aquarium com areia no meio.
Pontos pela ideia arrojada, não é que todos nós já não o tenhamos feito, mas dos aquarios que vi aqui do concurso todos jogaram pelo seguro e foram para os nature aquariums puros e não me lembro de ver outro a usar areia.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente iniciativa, excelente começo. Vou seguir todos e aprender com a vossa experiência. Obrigado pela partilha, boa sorte e parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Boas
Acho que já se disse muito sobre este layout. Por isso só adiciono isto, a adição da areia vermelha, algo tão simples e insignificante, transformou este layout completamente. Eu imagino este aquario sem a areia e apenas vejo um nature aquarium puro, generico como tantos outros que por aí vemos.
No entanto a areia e a excelente maneira como foi executada a sua colocação mudam a minha percepção. Eu não estou a olhar para uma representação abstrata da natureza como os nature aquarium, eu estou a ver uma paisagem.
Uma floresta por onde o caminho de areia vermelha me Conduz desaparecendo no horizonte deixando-me a imaginar seus mistérios.
Muito já se disse aqui das plantas, em última análise talvez venham a prejudicar o layout.
As plantas são fulcrais para manter a ilusão de landscape que este layout me dá, sem elas acabas com um nature aquarium com areia no meio.
Pontos pela ideia arrojada, não é que todos nós já não o tenhamos feito, mas dos aquarios que vi aqui do concurso todos jogaram pelo seguro e foram para os nature aquariums puros e não me lembro de ver outro a usar areia.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
 

Obrigado pelas palavras caro Bruno. O Tiago sugeriu que eu adicionasse um caminho de areia, mas como a que tínhamos à disposição era muito clara, decidi comprar uma areia mais escura, e só no dia seguinte, após a sua junção ao aquário, é que dei por concluída a montagem do layout. No entanto se a memória não me falha, há pelo menos mais dois aquários com areia. Os seus donos é que ainda não os registaram no fórum.

 

Entretanto como o meu stock de fertilizantes é zero, preciso da vossa ajuda. Quais é que me aconselham a comprar? Os da ADA, os da Tropica, os da Equo Florido, ou os de outra marca?

Tendo em conta a flora que tenho, o que é que o vosso vasto conhecimento diz sobre a quantidade e a frequência que devo usar de cada fertilizante?

Vi que para a inibição de algas, é importante usar C líquido. Aconselham o seu uso? 

 

No Rookie parece estar tudo pacífico. O filtro filtra, a calha acende e apaga conforme o que está programado, o CO2 parece estar a fazer a festa da bolha... Só a Micranthemum parece estar a padecer de um leve derretimento, e a tripartita já mostrou ao que vem. Está convencida que é rebelde, mas eu já lhe digo quem é que manda 😄 Para a Elatine eu nem olho, não vá ela sentir-se constrangida e ficar mal disposta. Dei-lhe toda a liberdade para fazer o que achar que é melhor para si.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Prpmd disse:

De facto durante a montagem fui tendo ajuda quer do Gonçalo, quer do Tiago, quer do Vasco.

Ei então e eu?! 😛

há 17 horas, Prpmd disse:

Mas achei isso muito engraçado e curioso, pois só demonstrou que o aquascaping é uma arte, não tendo regras nem leis fixas. Tudo é subjectivo e depende do gosto de cada um.

Sim e não, existem critérios que devem ser respeitados, como proporções e perspectivas ou até mesmo as plantas estrategicamente usadas em cada lugar no todo do layout!  No entanto há quem se identifique mais com uns estilos do que com outros, daí que tenhas tido essa percepção de gosto pessoal de cada um.

 

há 51 minutos, Prpmd disse:

No entanto se a memória não me falha, há pelo menos mais dois aquários com areia.

São mais 4 aquários a utilizar areia, o que sobe para 5 o numero de aquários com este detalhe. Portanto uma média interessante entre os "vulgos" nature aquarium e os aquários mais arrojados nestas dimensões.

há 57 minutos, Prpmd disse:

Entretanto como o meu stock de fertilizantes é zero, preciso da vossa ajuda. Quais é que me aconselham a comprar? Os da ADA, os da Tropica, os da Equo Florido, ou os de outra marca?

Tendo em conta a flora que tenho, o que é que o vosso vasto conhecimento diz sobre a quantidade e a frequência que devo usar de cada fertilizante? 

 

Tipos e doses de fertilizantes variam de marca para marca. Para um aquário destas dimensões podes sempre ir para os fertilizantes da tropica e respeitar as doses da marca, não vai ser dispendioso e obtens bons resultados. No futuro para aquários de maiores dimensões podes sempre enveredar por fazeres tu os teus próprios fertilizantes.

 

há 1 hora, Prpmd disse:

Vi que para a inibição de algas, é importante usar C líquido. Aconselham o seu uso?

Mais ou menos... Só em casos extremos, por enquanto não tens necessidade disso.

 

Força nisso

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Ei então e eu?! 😛

Caro Ismael, não referi o teu nome, porque a tua ajuda foi tão superlativa, que nem a posso considerar ajuda... Foram palavras de ouro cobertas com diamantes, que irão ficar para sempre na minha memória como um ensinamento magistral!!!!

há 1 hora, ismael_figueira disse:

São mais 4 aquários a utilizar areia, o que sobe para 5 o numero de aquários com este detalhe. Portanto uma média interessante entre os "vulgos" nature aquarium e os aquários mais arrojados nestas dimensões.

Ah ok. Só me lembro de mais dois... Mas pode ser que também eles tenham um tópico aqui no fórum.

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Tipos e doses de fertilizantes variam de marca para marca. Para um aquário destas dimensões podes sempre ir para os fertilizantes da tropica e respeitar as doses da marca, não vai ser dispendioso e obtens bons resultados. No futuro para aquários de maiores dimensões podes sempre enveredar por fazeres tu os teus próprios fertilizantes.

Tenho para mim que ainda é um pouco cedo para fazer os meus próprios fertilizantes. Mas se o mestre acha que os da Tropica são suficientes, talvez opte por esses.

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Mais ou menos... Só em casos extremos, por enquanto não tens necessidade disso.

Pensei numa de prevenção. Porque quando elas chegam, normalmente vêm cheias de vontade de ficar bastante tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também podes optar por Equo. Ficas bem servido e com ferts para qualquer tipo de aqua. Os da Tropica são pensados para aquela malta que tem 1 ou 2 plantas num comunitário, não propriamente para aquas densamente plantados, para fazeres isso resultar vais ter de dosear bastante, tipo 3 a 4 vezes a dose recomendada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

há 15 horas, Prpmd disse:

Caro Ismael, não referi o teu nome, porque a tua ajuda foi tão superlativa, que nem a posso considerar ajuda... Foram palavras de ouro cobertas com diamantes, que irão ficar para sempre na minha memória como um ensinamento magistral!!!!

Pedro obrigado pelas tuas palavras, estava só a meter-me contigo 😉

 

há 46 minutos, Gonçalo84 disse:

Também podes optar por Equo. Ficas bem servido e com ferts para qualquer tipo de aqua. Os da Tropica são pensados para aquela malta que tem 1 ou 2 plantas num comunitário, não propriamente para aquas densamente plantados, para fazeres isso resultar vais ter de dosear bastante, tipo 3 a 4 vezes a dose recomendada.

 

A relação preço/dose dos ferts da Tropica fica em conta mesmo a meter o dobro do recomendado. Já os ferts da Équo, sendo mais dispendiosos (são uma ótima escolha, bem como os da aqua rebell que seguem a mesma metodologia), dão mais margem de manobra por serem adicionados em separado e assim conseguires ter controlo sobre determinados nutrientes. A minha sugestão teve apenas 2 factores, economia vs dimensão do aquário.

Avaliando as plantas percebemos que apenas a elatine será a mais exigente e ainda assim o nutriente predominante para ela prosperar será o co2.

 

há 15 horas, Prpmd disse:

Pensei numa de prevenção.

Este pensamento não está errado, de todo! Dá sempre jeito ter à mão esta arma, mas só mesmo caso seja necessário! Não precisas de ter uma rotina de adição deste elemento no teu aquário.

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

"Nada mau para quem está a começar"

AHAHAHAHAHAHAHAHA

A malta só pode estar a gozar, não lhes ligues... 😋

Duvido que alguém que tenha estado contigo naquela sala no domingo, tenha feito uma coisa destas numa primeira aventura a serio no Aquascaping... Aceitar um desafio destes, ter material disponibilizado por outros, plantas escolhidas por outros e apresentar este resultado, meu amigo, estás mais do que parabens!!! Só posso deixar uma palavra de louvor e de parabéns!

Foste dos poucos que preferiu arriscar e não ficar em casa a criticar que pouco se faz neste país. Acordaste cedo num dia em que a esmagadora maioria acorda para ir à casa de banho e volta para a cama. Não sei se conhecias muita gente que por lá andava, mas o facto de arriscares, também por isso, já te torna um "vencedor". 

Quando comecei no aquascaping não tive esta oportunidade que tiveste, nem tive as ajudas in loco como te proporcionaram. Por isso, segue também o meu louvor para o forum! 

Quanto ao aquário tens coisas que me agradam e outras nem tanto. Mas neste momento, é o que menos importa, porque daqui a 2 meses ele estará diferente daquilo que eu, tu ou qualquer outra pessoa imagina. Isso vai depender muito da capacidade que terás para ires cortando e plantando e de regular todas as variaveis (iluminação, fertilização, etc...). 

Não interessa muito quem te ajudou e se foi muito ou pouco. Desculpa a franqueza, mas isso foi o mais facil daquilo que te espera. A partir do momento que metes agua e ligas a luz é que começa o desafio a sério. Serão mais os erros que cometerás do que acertos, e é bom que erres muito! Estamos cá para irmos minimizando esse impacto negativo, mas no final, aquilo que aprendeste valerá muito mais do que a soma de todos os erros. Na PetFestival, olharás para o aquario e sentirás orgulho. Tu e nós!

Quanto ás questões mais praticas que colocaste em cima, aquilo que posso dizer-te é coo eu estou a fazer:

1) Fertilização só com K e micros! Tudo o resto o substrato está a disponibilizar neste momento. Não é por meteres mais fertilizantes que as coisas vão correr mais depressa. Não percebi em cima se estás a utilizar CO2, e caso não estejas, tem atenção à luz. Eu tenho 3 bps e noto a diferença já em algumas plantas. Isto significa que a luz é forte o suficiente para arrancares bem, o que significa que se não tens CO2, ou diminuis o foto periodo ou levantas a calha ou fazes TPAs maiores...

2) Na primeira semana estou a fazer TPAs de 50% a cada 2 dias. Não quero arriscar! Nunca trabalhei com este substrato mas quem o conhece bem aconselhou-me isso. 

On 11/10/2018 at 13:26, Bruno R. Carvalho disse:

No entanto a areia e a excelente maneira como foi executada a sua colocação mudam a minha percepção.

Concordo, mas detesto a cor... Mais clara e o impacto era outro 😉

 

há 15 horas, Gonçalo84 disse:

Também podes optar por Equo. Ficas bem servido e com ferts para qualquer tipo de aqua. Os da Tropica são pensados para aquela malta que tem 1 ou 2 plantas num comunitário, não propriamente para aquas densamente plantados, para fazeres isso resultar vais ter de dosear bastante, tipo 3 a 4 vezes a dose recomendada.

Na minha opinião, tão depressa não fertilizava. Só K e Micros... ainda mais, nem tem CO2 (acho eu). O problema não vai ser falta de Macros, mas sim, que as plantas consumam o que há de disponivel antes das algas. 

 

On 11/10/2018 at 18:51, Prpmd disse:

Pensei numa de prevenção. Porque quando elas chegam, normalmente vêm cheias de vontade de ficar bastante tempo.

São poucas as coisas que nos ensinam tanto como as algas. Elas vão aparecer, vamos ajudar-te a dar a volta, e vai correr bem. Não penses já em comprar seja o que for para elas. Só em ultimo caso se colocam quimicos na agua para lhes dar a volta!

Não cries expectativas, cria porcos! Se as coisas não correrem bem, sempre temos presunto no fim!

Uma vez mais, muitos PARABENS!!!

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Ricardo Gil disse:

Boas Pedro

"Nada mau para quem está a começar"

AHAHAHAHAHAHAHAHA

A malta só pode estar a gozar, não lhes ligues... 😋

Duvido que alguém que tenha estado contigo naquela sala no domingo, tenha feito uma coisa destas numa primeira aventura a serio no Aquascaping... Aceitar um desafio destes, ter material disponibilizado por outros, plantas escolhidas por outros e apresentar este resultado, meu amigo, estás mais do que parabens!!! Só posso deixar uma palavra de louvor e de parabéns!

Foste dos poucos que preferiu arriscar e não ficar em casa a criticar que pouco se faz neste país. Acordaste cedo num dia em que a esmagadora maioria acorda para ir à casa de banho e volta para a cama. Não sei se conhecias muita gente que por lá andava, mas o facto de arriscares, também por isso, já te torna um "vencedor". 

Quando comecei no aquascaping não tive esta oportunidade que tiveste, nem tive as ajudas in loco como te proporcionaram. Por isso, segue também o meu louvor para o forum!

Muito obrigado pelo apoio caro Ricardo. Até agora tem sido um desfio muito enriquecedor. Uma espécie de tutorial que me tem permitido aumentar o meu conhecimento de forma exponencial. Agradeço a todos pela ajuda, e espero poder ver em breve como está a evoluir o teu aquário, cuja montagem não tive oportunidade de acompanhar in loco.

No desafio só conhecia mesmo o Mestre João, das "aulas" que me tinha dado na saudosa Ecoarium de Massamá, e o Tozé que me apresentou uma estimativa orçamental para montagem de um aquário plantado, que entretanto já foi largamente ultrapassada. Mas única e simplesmente por culpa minha, que tenho dificuldades em controlar-me dentro de lojas de aquariofilia. 😄

Mas a partir de agora, sempre que o pessoal do fórum pensar em desafios do género, podem contar comigo. Tenho toda a eternidade para dormir 😄

há 15 horas, Ricardo Gil disse:

Quanto ao aquário tens coisas que me agradam e outras nem tanto. Mas neste momento, é o que menos importa, porque daqui a 2 meses ele estará diferente daquilo que eu, tu ou qualquer outra pessoa imagina. Isso vai depender muito da capacidade que terás para ires cortando e plantando e de regular todas as variaveis (iluminação, fertilização, etc...). 

Não interessa muito quem te ajudou e se foi muito ou pouco. Desculpa a franqueza, mas isso foi o mais facil daquilo que te espera. A partir do momento que metes agua e ligas a luz é que começa o desafio a sério. Serão mais os erros que cometerás do que acertos, e é bom que erres muito! Estamos cá para irmos minimizando esse impacto negativo, mas no final, aquilo que aprendeste valerá muito mais do que a soma de todos os erros. Na PetFestival, olharás para o aquario e sentirás orgulho. Tu e nós!

Pois já vi que o que estraga mesmo tudo é a água. Assim que entrou, começou logo a fazer o meu lindo tapete levitar, bem como um tronquinho que não estava assim lá muito bem preso... 😄 Mas é um mal necessário, por isso só me resta tentar entendê-la. Para a semana já vou fazer umas análises para perceber como é que os parâmetros estão a evoluir. Estou cheio de curiosidade :) 

Mas em Fevereiro espero conseguir apresentar um trabalho que represente bem o meu esforço e dedicação, bem como todas as vossas preciosas ajudas. 

há 15 horas, Ricardo Gil disse:

Quanto ás questões mais praticas que colocaste em cima, aquilo que posso dizer-te é coo eu estou a fazer:

1) Fertilização só com K e micros! Tudo o resto o substrato está a disponibilizar neste momento. Não é por meteres mais fertilizantes que as coisas vão correr mais depressa. Não percebi em cima se estás a utilizar CO2, e caso não estejas, tem atenção à luz. Eu tenho 3 bps e noto a diferença já em algumas plantas. Isto significa que a luz é forte o suficiente para arrancares bem, o que significa que se não tens CO2, ou diminuis o foto periodo ou levantas a calha ou fazes TPAs maiores...

2) Na primeira semana estou a fazer TPAs de 50% a cada 2 dias. Não quero arriscar! Nunca trabalhei com este substrato mas quem o conhece bem aconselhou-me isso. 

Concordo, mas detesto a cor... Mais clara e o impacto era outro 😉

Na minha opinião, tão depressa não fertilizava. Só K e Micros... ainda mais, nem tem CO2 (acho eu). O problema não vai ser falta de Macros, mas sim, que as plantas consumam o que há de disponivel antes das algas. 

São poucas as coisas que nos ensinam tanto como as algas. Elas vão aparecer, vamos ajudar-te a dar a volta, e vai correr bem. Não penses já em comprar seja o que for para elas. Só em ultimo caso se colocam quimicos na agua para lhes dar a volta!

Estou a usar o Neo CO2. Pelo que li, a Elatine sem CO2 é uma sentença de morte.

Fertilização estou a pensar começar para a semana, quando começar a fazer TPA's dia sim, dia não. Até lá tenho feito TPA's diárias de aproximadamente 40%. Mas espero entender um pouco melhor o que preciso adicionar à água, assim que fizer as análises.

Em relação à areia, uma das poucas certezas que tinha quando decidi entrar no desafio, era que não queria um layout com areia, porque iria aumentar ainda mais a dificuldade de manutenção do mesmo. Mas segui os conselhos dos meus colegas e lá me rendi à areia. Optei por uma cor mais escura para o contraste não ser tão grande, harmonizando com a cor da madeira, e para não se notar tanto o sujo. Até agora não me arrependo, com a água a cor não fica tão intensa. Depois tenho que pôr uma foto que mostre o estado actual do Rookie.

Ficarei então a aguardar a chegada das algas para ver que arma devo utilizar para as exterminar. 😄 

 

Por fim, até agora estou a adorar este desafio, e estou completamente rendido à minha Ludwigia... Cada dia que passa está a ficar mais encarnada. É um fenómeno tão lindo de observar que se não tiver cuidado, e não me controlar, fico o dia todo a olhar para ela!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/10/2018 at 00:37, Ricardo Gil disse:

Na minha opinião, tão depressa não fertilizava. Só K e Micros... ainda mais, nem tem CO2 (acho eu). O problema não vai ser falta de Macros, mas sim, que as plantas consumam o que há de disponivel antes das algas. 

Daí ter sugerido Equo, assim pode comprar o K7 e o G7 e mais tarde então comprar nitro e fosfatos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Daí ter sugerido Equo, assim pode comprar o K7 e o G7 e mais tarde então comprar nitro e fosfatos.

Eu também uso Equo. Uso o K7 e o Trace, mas há muita coisa no mercado disponível.

São várias as marcas que disponibilizam em separado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/10/2018 at 15:56, Prpmd disse:

No Rookie parece estar tudo pacífico. O filtro filtra, a calha acende e apaga conforme o que está programado, o CO2 parece estar a fazer a festa da bolha... Só a Micranthemum parece estar a padecer de um leve derretimento, e a tripartita já mostrou ao que vem. Está convencida que é rebelde, mas eu já lhe digo quem é que manda 😄 Para a Elatine eu nem olho, não vá ela sentir-se constrangida e ficar mal disposta. Dei-lhe toda a liberdade para fazer o que achar que é melhor para si.

😂😀

Boas, conseguiste um layout bonito, muito agradável, para primeira montagem está ótimo, quem diria... 

Gosto de ler o que escreves porque tens sentido de humor e este é um exemplo, lá dei uma gargalhada. Estou convencida que vais passar por cima das adversidades que possam surgir e vais decerto fazer boa figura na Pet! 

A acompanhar e melhor a aprender também com o teu tópico! 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tarde senhoras e senhores dos aquários,

large.753857579_2018_10.14-Rookie013.JPG

Antes de mais aproveito para confirmar que continuo extasiado com a mudança de cor da Ludwigia (como podem confirmar na foto). Talvez possa parecer um fenómeno um bocadinho assim para o comum, mas nunca tinha tido oportunidade de ver algo assim, sem ser nos filmes, e não me canso de admirá-la. 

Entretanto, e antes de mais logo fazer as primeiras análises à água, antes da TPA, para entender melhor como devo começar a fertilização, apresento-vos a primeira foto do Rookie com água, onde estão sinalizadas com cores exuberantes, algumas situações dramaticó-delicadas:

large.1639401009_2018_10.14-Rookie009.JPG

- a encarnado estão duas pedras forasteiras, a da esquerda para fazer peso na madeira que não ficou bem colada, e que queria flutuar assim que se sentiu banhada pela água, e a da direita que está provisoriamente a impedir um início de desmoronamento, que poderia ser catastrófico. 😄

- a azul está e Elatine, ou o que sobra dela... já acendi uma vela para Nossa Senhora do Melt a ajudar... Acham que há algo mais a fazer, senão rezar?

- a branco está a outra derretida. A Dona Micranthemum micranthemoides, ao contrário da Elatine, começou a fazer melt assim que coloquei água no aquário, mas tenho reparado que a cada dia que passa, surgem mais duas ou três folhas verdinhas. Penso que é um bom sinal.

- a amarelo temos a minha querida Ludwigia que a olho nu já aparenta estar muito mais encarnada do que na foto, e que todos os dias cresce consideravelmente. A minha dúvida, é saber quando é que acham ser a melhor altura para a cortar? Posso podá-la já ou devo esperar mais um bocado, e fazê-lo só depois de começar a fertilização?

 

E porque não me canso de vos agradecer, muito obrigado a todos pela ajuda e pelos comentários de incentivo!!!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais