Importação / Compra dentro da UE


duarteacores

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

estou com um pequeno/grande problema  preciso de toda a vossa ajuda.

Comprei em leilão caridinas (sei que não é água salgada mas o meu problema deverá ser comum a este de agua salgada) de Alemanha, portanto pais da União Europeia.

A alfandega barrou a encomenda e pediu bi, contribuinte e comprovativo de pagamento de encomenda. Até ai tudo certo e compreendido. Documentos entregues.

Posteriormente, fui contactado por veterinária a pedir documentos zoossanitários (ou algo assim) de origem, bem como licença de importação de espécie. Referi-lhe que não tinha sido empresa a vender, mas sim particular que como foi dentro da zona europeia julgava não ser necessário tal documentação. Mas nada, não cedeu e disse que é obrigatório.

Como já realizei importações extra comunitárias e tive que ter esta documentação estou na dúvida mesmo, é realmente exigível?

Tentei ler alguma legislação e fiquei completamente à nora, pois como devem saber os textos são só alíneas números artigos anexos.... mais de duas horas a saltar de papel em papel e nada de conclusivo consegui chegar. Fiquei com alguma sensação de que para animais de "aquário" pessoal e não de produção/comercialização não será necessário nada disso...

Alguém já passou por isto? Conseguem-me dar referências para me orientar?

Agradeço toda a vossa atenção e ajuda!!!!

Cumprimentos,

Duarte M B Franco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais