Como cuidar de crias de Ancistrus recém-nascidas


Flipard

Recommended Posts

Olá a Todos(as)!

No passado Sábado de tarde apareceram quatro pequeninos ovos unidos uns aos outros no substrato do meu Aquário, na parte frontal. Recolhi os mesmos muito cuidadosamente com uma rede e coloquei-os numa maternidade flutuante onde tenho Musgo de Java. Hoje, há breves momentos eclodiram e constato que são crias minúsculas de Ancistrus, pois encontram-me fixadas no plástico da maternidade!
Tenho um casal de Ancistrus adquirido em Janeiro deste ano sem conhecer o sexo de ambos quando os comprei bem pequeninos!
O macho está praticamente sempre debaixo de um tronco de Mopani onde fez a sua toca!
Não compreendo como esses quatro ovos foram aparecer na parte frontal do Aquário no substrato.
A minha questão é a seguinte:
Como alimentar as crias de Ancistrus recém-nascidas?
Estou há quase um ano no Universo da Aquariofilia, desde finais de Outubro do ano passado, e nunca experienciei o nascimento de crias de Ancistrus!
Desde já, agradeço imenso pela simpatia e disponibilidade, se for possível auxiliarem nesse âmbito e sugerirem mais dicas sobre esse assunto! Muito obrigado.

Editado por Flipard
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Flipard. Parabéns pela criação. Eu já tive algumas posturas de Ancistrus e sempre quem cuidou dos ovos e após o nascimento foi sempre o pai, tive a impressão que nem os largava para ir comer!  E do que me lembro da primeira postura que o casal teve foi que dias após eles nascerem foram mortos pelo próprio pai, não sei se por inexperiência se para defender a sua segunda postura!  Mas daí para a frente foi sempre novas posturas com sucesso. O ideal é teres plantados densos com muitos esconderijos. A nível de alimentação a única coisa que lhes dava era umas fatias de courgette cozida de vez em quando, no resto dos dias alimentavam-se das algas! 

Boa sorte, espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/09/2018 at 02:14, Tozé Nunes disse:

Olá Flipard. Parabéns pela criação. Eu já tive algumas posturas de Ancistrus e sempre quem cuidou dos ovos e após o nascimento foi sempre o pai, tive a impressão que nem os largava para ir comer!  E do que me lembro da primeira postura que o casal teve foi que dias após eles nascerem foram mortos pelo próprio pai, não sei se por inexperiência se para defender a sua segunda postura!  Mas daí para a frente foi sempre novas posturas com sucesso. O ideal é teres plantados densos com muitos esconderijos. A nível de alimentação a única coisa que lhes dava era umas fatias de courgette cozida de vez em quando, no resto dos dias alimentavam-se das algas! 

Boa sorte, espero ter ajudado

Olá Tozé Nunes!

Agradeço imenso pelas simpáticas palavras e pelas sugestões! Muito obrigado.

Vou tendo alevinos de Guppy e de Platy de vez em quando, tal como sucede actualmente no meu Aquário Comunitário com plantas Low Tech, troncos de Mopani e de Mangrove!! E neste momento, muito surpreendentemente, de Ancistrus também! As crias de Ancistrus, dos quatro ovos unidos que encontrei no substrato no passado Sábado, nasceram ontem na maternidade, onde por segurança os coloquei!

Muito provavelmente, haverão mais na toca que o macho fez por debaixo de um tronco de Mopani, pois está sempre por lá e nem sai para alimentar-se!

Obviamente, tal como sucede com os alevinos de Guppy e de Platy, não poderei ficar com todos, tal como será com os Ancistrus se, se tudo correr bem, desenvolverem-se até serem juvenis!

Um abraço

 

Editado por Flipard
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.