Peixinho prostrado


AlfaBetta

Recommended Posts

Boas, venho expor a minha situação na tentativa de alguém me ajudar, peço desculpa também se o tópico não está no lugar correto. Especificações do aquário em questão: 20 litros, um betta, termóstato de 25 watts, filtro externo eheim liberty 75 com cerâmicas e massa filtrante, pedra de fundo branca e preta, madeira própria para aquários, duas plantas naturais (não sei nome) e uma folha de catappa. Temperatura a 27 graus. O peixinho até à uns dias estava muito bem disposto, o comportamento mudou está mais parado, comeu agora a custo e está muito no fundo. Realizei TPA para baixar amónia pois, fiz teste e estava um pouco alta. Depois de trocar água o problema mantém-se continua a presença de amónia. O ph está a 7,3 7,4 mesmo com a madeira também não compreendo. Não tem presença de marcas ou manchas no corpo, olhos normais e barriga normal. Não sei se estará relacionado ou se e coincidência mas, desde que coloquei a folha de catappa ele ficou assim prostrado. Peço que algum entendido ou entendida na matéria me ajude nesta questão. Obrigada. 

Editado por AlfaBetta
Engano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amónia é letal! isso deve estar sempre a zero tal como os nitritos. Fizeste o ciclo do azoto?

Se não fizeste e não tens hipótese de mudar o peixe para outro aquário já ciclado, faz mais uma TPA grande para baixar isso de amónia ao maximo e adiciona sera nitrivec que são bactérias que vão ajudar a controlar isso e acelerar o ciclo.

Até lá dá pouca comida, só um pedaço dia sim dia não se o peixe comer se não comer não dês nada. Quanto menos poluição no aqua melhor.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta. 

Este aquário já tinha feito ciclagem à quatro meses (tempo que o peixinho está cá em casa).

Esteve um mês a trabalhar sem o Betta lá dentro!

Achas que faça TPA de quanto?

E o que será que aconteceu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teste está certo e tens amónia tens de meter isso a zero. Faz TPAS. Esse produto da nutrafin não é tão bom mas ajuda. Usa.

Quanto às razões da amónia podem haver várias desde o teste estar estragado ou a ser mal feito a um aumento da carga orgânica que o filtro não consegue acompanhar ou quando o filtro é mal limpo ou fica muito tempo desligado ou a seco e se matam as bactérias. Os filtros devem trabalhar 24h dia e serem lavados em água do aquário e estar pouco tempo desligados na limpeza e não deixar as matérias a seco.

Já agora qual o ph? E testa nitritos e nitratos também para perceber melhor o que se passa.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda.

Realizei hoje TPA, a amónia baixou, ficou a zeros.

Os outros testes irei fazer hoje, dos nitratos e nitritos.

O filtro está sempre ligado e limpo sempre com a água do aquário para não perder as bactérias boas.

Penso que já sei qual é a causa, o fundo.

Irei trocar este fundo, passar sifão amanhã e colocar umas plantas para consumir os nutrientes que eu não quero que estejam no aquário.

Vamos ver como corre, espero que funcione.

O PH está a 7,3/7,4 mesmo com madeira no aquário!

Irei tirar toda a decomposição do fundo (não é muito) e trocar o substrato.

A minha água da torneira descobri que está com níveis elevados de cloro.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixinho continua prostrado e assustado.

Esqueci de mencionar que infelizmente, caiu um pedaço da massa filtrante branca dentro da água do aquário, ele ficou super incomodado, o que piorou a condição dele.

Aconteceu quase tudo ao mesmo tempo.

Irei tentar adquirir o produto que diz ser melhor da SERA.

Editado por AlfaBetta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E enganei-me o peixinho já está em casa neste aquário à quase sete meses, fiz as contas por outras publicações que já tinha feito neste fórum.

Estava tudo bem até agora. 

Não sei se este é um dado importante ou não mas, deixo aqui a informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AlfaBetta

Eu não sei como e que tu fazes com a água das tpa,s,mas antes de fazeres qualquer tpa,deves ter a água já a descansar pelo menos 24 horas antes da tpa,para que o cloro saia,isso não impede que uses anti cloro,vais trocar o substrato porque? não sei se sabes que no substrato também tem bactérias,e se vais mudar vais perder substancialmente muitas bactérias a qual o filtro pode não dar conta do recado,e ai e pior a emenda,que o soneto.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso sempre anti cloro sim, a água não nunca deixo a repousar, nunca deixei para nenhum dos aquários.

O substrato porque este é cascalho de rio e, disseram-me que não é dos mais adequados porque causa muita sujeira, o que verifiquei por acaso.

Hoje de manhã tinha retirado a folha de catappa e ele ficou mais animado (dentro dos possíveis), é estranho.

Valores de nitritos: 0

Valores de nitratos: entre 5 e 10 mg/l

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não se trata de história,mas sim de uma realidade,bactérias hás em todo o aquário,como também no filtro,mas como o espaço do substrato e muito maior pois aloja muito mais bactérias do que o filtro,mas atenção não quero dizer com isto que não o devas fazer a mudança do mesmo,se o filtro for bom vai na certa aguentar,isto acompanhado com umas tpa,s e guardares a água no total do aquário,isto para evitares ter que fazer um novo ciclo do azoto,se vais tirar o cascalho,vais desmanchar todo o hardscape,e também o peixes.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa quando falei em história do substrato perguntava se a informação que me tinham dado era correta, na loja onde me informaram, não falava do que me tinha dito sr Álvaro aqui no fórum. Então que acha que devo fazer. Hoje vou buscar uns produtos melhorzinhos e vou fazer nova tpa se retirar o substrato tentarei não desligar o filtro durante muito tempo. Que acham dos valores dos nitrito e nitratos? 

Editado por AlfaBetta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não há amónia neste momento nem nitritos e estando os nitratos baixos e o peixe melhor nao mexas mais. Deixa os produtos melhores. O que tens serve. Deixa isso estabilizar.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom ontem à noite, realizei a troca, correu bem, estou a aguardar que a água estabilize.

Descobri que o problema é a minha água da torneira, fiz teste e, esta tem amónia, imensa!

Acham que use água engarrafada? Se sim, qual recomendam?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois andamos todos em casa a beber uma água muito boa! 

Ok, e quando começar a realizar trocas de água como faço?

Pergunto devido às diferenças de PH e de outros parâmetros.

Hoje vou tentar dar-lhe um bocadinho de comida a ver como reage.

O aquário ainda tem a água turva.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Estou tão desesperada por o ver assim...

Já consegui que comesse, conseguimos dar com a ajuda de uma seringa.

Amanhã tentamos novamente.

Alguma coisa que o ajude com o stress?

Já coloquei catappa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Quanto mais se mexe no aquário mais stress para os peixes. Se a água está boa não mexas mais até precisares de fazer nova tpa. No entanto ele pode até ter alguma doença. Que idade tem? Faz um video para se tentar ver algo.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais