Alimentação dos ciclideos


Goncalodias

Recommended Posts

Boa noite, tenho um aquário de ciclideos americanos 

Com fauna de:

1 oscar 12cm

1 Green terror 15cm

1red devil 17cm

2 pacus (quando ficarem grandes vão sair do aquario) 25cm

2 nicrofaciatos +-12cm

1 jaguar 10cm

1 tire track eel 5cm (está no sump a crescer) 

2 papagaios 15cm

1 plecostomus 10cm 

Aquário de 511 litros com Sump de 200litros 

Filtro 2500l/h devo fazer upgrade em breve para 8000l/h

Eu costumo dar sera granured, sera cichlids sticks, e pastilhas de fundo da será e no fim do mês devo acrescentar mais 2 rações em pellets

A minha dúvida está, sei que posso dar bloodworm e tenebrio (bloodworm já dou) 

E queria saber se podia dar o famoso morcao (asticot) já houvi falar que é perigoso, e verdade? Ou posso dar na boa? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Tens muita fauna e com agressividade alguns deles mas isso já deves saber e por isso estar atento a agressões. A carga orgânica também deve ser elevada embora sejam 500lts com muita TPA lá deve dar para manter boa qualidade da água.

Quanto a comida eu acho que peixes desse tipo é tamanho preferem pellets grandes e não comida congelada que se vai dispersar demais e sujar a água. Podes dar é camarão congelado (miolo de camarão) daqueles sacos de supermercado para fazer arroz de marisco. Corta em pedaços ainda congelado e deixa descongelar um pouco antes de dar. Não sai muito caro e eles gostam.

Quanto a comida seca tenta dar Hikari cichlid gold e outras variedades específicas para ciclideos grandes.


Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tentar mas não é fácil arranjar em loja física comida da NLS, Thera +A por exemplo é mesmo da Tetra tens a Cichlid Shrimp Sticks que eles adoram. É é um pouco mais cara mas online fica mais em conta.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já fiz isso de propósito,eles andam muito calmos, e qualquer agressão que haja tenho aquários para os separar, 

Faço 100litros de tpa por semana e para já a qualidade está boa, ainda me faltam meter mais cerâmicas mas aos poucos fica a 100% 

Eu vou comprar no fim deste mês pellets pra carnívoros e para omnivoros 

Comida congelada não dou, dou só a minhocas mas vivas

O camarao é uma boa ideia vou experimentar

Vou tentar arranjar essas ai pra ter uma maior diversidade

 

Obrigado, cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Se fazes 100lts ou seja 20% do volume com que nível de nitratos ficas antes de cada TPA? Não está a acumular de semana para semana?

Tenho menos água mas menos peixes e faço 75% tpa por semana para manter os nitratos abaixo de 25ppm. Se fizesse 20% de semana por semana ia aumentando até rebentar a escala.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu fica quando faço a tpa antes de fazer meço e tenho Mais. Um. Pouco que 25ppm, mas tem baixado por conta da ceramica, ando a comprar cerâmica cerca de 1/2 pacotes de siporax por mês e tem se notado diferença que antes tinha mais um pouco mais de amónia e cada vez tenho tido menos as tpa's aumento então um bocado a quantidade 200 por semana "já não deve ser mau" , o que faço a cada fim do mês e fazer uma limpeza geral ao Sump, retirar a água toda "200l" limpo  a cerâmica com a água do aquario, mudo o carvão ativado, lavo bem as esponjas com água do aquário tambem, mudo a manta acrílica, e depois deixo escorrer a água do aquário pro Sump até encher e acrescento a água com o condicionador e temperatura do aquário. 

Eu para já faço soft porque ainda são pequenos e não tenho tido nenhum problema, mas já ando a comprar as coisas, pq se comprasse tudo num mês ficava sem papel , acho que 50 litros de cerâmica trata com que a amónia quando forem grandes não avance, as tpa's depois é que vou carregar mais e fazer uns testes a ver se 50% semanal chega senão faço 75% e fica estável com certeza 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso. Não devias sequer ter amónia. Os nitratos passarem um pouco dos 25ppm é pacífico mas amónia devia ser mesmo zero. Secalhar o teste não está bom porque com Amónia terias sintomas nos peixes a não ser que o ph seja ácido.

 

Com uma sump em condições não precisas limpar tudo tantas vezes. Isso é ir limpando as esponjas para não entupir em de longe em longe e se tiveres um compartimento onde a sujidade maior ficar retida logo a entrada é aspirar isso semanalmente ou assim. As matérias não são para estar como novas basta não entupirem (esponjas) ou ficarem cobertas de sujidade não se vendo sequer a sua cor (cerâmicas).

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas o teste deve estar errado, pq. Os. Peixes tão 100% comem muito, muito ativos o pH tá 7.0 as vezes 6.8 mas sempre dentro disso é a temperatura 26/27 conforme os dias

 

Eu limpo por ficar bastante matéria orgânica no fundo ao f de 1 mes, por causa de a bomba ser fraca e não fazer muita circulação no Sump no aquário tenho "0" de sujidade tenho. O wave maker a circular a água toda, e limpa tudinho da areia 

Uma dúvida o que acha melhor carvão ativado ou  purigen? 

As esponjas limpo semanalmente só tiro tudo que é pra. Limpar o fundo mensalmente

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão tens de trocar de mês a mês, é bom para usar após tratamentos de resto não faz grande falta. O purigen também ten de ser regenerado regularmente mas eu nunca usei. Uso sera siporax e seachem matrix e esponjas apenas nos meus filtros nada mais.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso carvão normal, vou experimentar 6 mesitos com o purigen a ver se noto diferença. As cerâmicas eu só uso siporax, que é a que tenho mais fácil aceso apesar de o preço ser puxado compensa a 100% na qualidade 

Esponja uso na queda de água e depois das cerâmicas na queda tenho um bocado de lá acrílica fora de água onde a água cai, e por baixo as esponjas pra se algo passar fica lá preso, mas ainda está longe de estar como quero mas até ao fim Do ano fica o aquário 100% 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais