Aspirador Quick Vac Pro - Eheim


Bruno Carneir

Recommended Posts

há 4 horas, Bruno Carneir disse:

A água da companhia será sempre boa? Tendo apenas de usar um condicionador por causa do cloro?

Sempre, depende de muitos factores. Deves procurar informações sobre a qualidade da água fornecida pela companhia. O condicionador é sempre aconselhável para retirar cloro e outros metais pesados. Mas mesmo sendo boa para consumo humano não significa que tenha os parâmetros ideais para os peixes que tenhas, como sabes. No que toca ao pH por exemplo, tens zonas no país com águas ácidas e/ou pouco mineralizadas e tens zonas com águas muito calcárias e/ou  muito mineralizadas! E há muitos casos de mortes nos aquários após trocas parciais de água após intervenções técnicas nos depósitos de água por parte das companhias de águas! 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tozé Nunes.

Aparentemente arranjei outra solução. O furo que eu estava a usar e continha 20 mg/l de nitratos está a cerca de 80 metros de profundidade. Num outro terreno que tenho perto de casa e situado numa zona com menos agricultura tenho outro furo mas a 120 metros de profundidade e testei a água desse e no teste de liquido de nitratos ele deu mesmo um valor de 0 mg/l.

Vou ver se ainda hoje faço os restantes testes a essa água. Sendo que para os outros testes só tenho aqueles testes de tiras pouco fiáveis mas julgo que serve para ter uma ideia.

 

As minhas duvidas agora são:

1- Tenho o aquário a fazer o ciclo de azoto cheio da água do primeiro furo (o que tem 20 mg/l de nitratos). Deixo na mesma completar o ciclo com aquela água e ao fim das 4 semanas de ciclo faço uma TPA grande com a água do novo furo que já não possui nitratos?

2- Ao fazer a TPA  no fim do ciclo, com água do novo furo, caso elas tenham os outros parâmetros diferentes, posso colocar logo 2 peixes? Ou é melhor esperar uns dias para as águas diferentes misturadas estabilizarem os parâmetros?

3- Sendo que a água do novo furo não tem nitratos devo estar atento a presença de mais alguns produtos nestas águas de furos que façam mal aos peixes?

Cumprimentos,

Bruno Carneiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - não há problema em manter como está e fazeres tpa com a nova água depois do ciclo completo.

2 - após uma meia hora da tpa já deve estar mais que misturado.

3 - água de furos que esteja sujeita a infiltrações de terrenos e afins pode ter variacoes em determinados momentos. Eu testaria sempre essa água antes da tpa e metia prime que é uma segurança extra para qualquer substância nociva que não detetes pelos testes.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Bruno Carneir disse:

Sendo que a água do novo furo não tem nitratos devo estar atento a presença de mais alguns produtos nestas águas de furos que façam mal aos peixes?

Se há nitratos provavelmente deve haver também fosfatos e mais alguns minerais usados nos adubos usados na agricultura. Isto para não falar nos pesticidas para tratamento ou prevenção contra pragas... Infelizmente durante muitos anos não houve preocupação com o uso e composição desses produtos com evidentes maleitas para os solos e consequentemente, através das infiltrações das águas, para as nascentes e posterior poluição dos rios.

Eu sinceramente não arriscava e tratava de usar apenas água potável testada e garantida pelas companhias de água!  

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então testar sempre a água antes de fazer as TPAS e juntar-lhe o Prime.

S.S. qual a percentagem que recomendas para fazer a TPA ao fim das 4 semanas de ciclo?

Após completar o ciclo devo fazer TPAS de forma a não ultrapassar que valores de nitratos? 20 mg/l?

 

Tozé Nunes nesta nova fonte de água que arranjei já não existem nitratos. Devo estar na mesma preocupado com a presença do que falaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já arranjei uma loja para me fazer os testes aos parâmetros da água no fim do ciclo. Mas tenho as seguintes dúvidas:

1 - Actualmente tenho o aquário a fazer o ciclo de azoto cheio com a água do furo que apresenta nitratos. E ao fim das 4 semanas do ciclo estava a pensar fazer uma TPA ai de 80% com a água do novo furo que não tem nitratos nenhuns. Não há problema em fazer TPAS tão grandes para as bactérias que convertem a amónia e nitritos em nitratos pois não? Deduzo que como essas se estabelecem no filtro não deverá haver problema.  

 

2 - Devo levar a água para testar os parâmetros ao fim das 4 semanas de ciclo antes ou depois da TPA? Julgo que o indicado seria depois da TPA pois como as águas não são do mesmo furo pode alterar os parâmetros da água e assim testava a água já com os parâmetros de como vou colocar os peixes. No entanto tenho medo de ao fim das 4 semanas o ciclo não estar concluído e com a TPA depois não dar para perceber nos testes.  

 

Cumprimentos,

Bruno Carneiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tpa de 80% desde que metas condicionador antes não há problema. Evita desligar o filtro muito tempo.

 

Atenção que 4 semanas é o mínimo do ciclo por vezes demora uns 40 dias. Na prática se a água do furo tem 20ppm de nitratos so terás o ciclo completo quando esses nitratos dispararem e não existir vestígios de amónia e nitritos. Posto isto testa antes da tpa. Também podes testar após para ver o que desceu mas mesmo sem testar é só fazer contas à percentagem trocada que vai baixar proporcionalmente.

 

Tens posto comida no aqua?

 

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então testar antes de fazer a TPA. Pois a TPA com a nova água pouco vai mudar os parâmetros pois eram quase idênticos (pelo teste de tiras) a excepção de a nova não ter nitratos (teste de líquidos). 

1 - Tenho posto comida 1 vez por semana. Devo deitar com mais frequência ou mais quantidade?

2 - Durante quanto tempo posso desligar o filtro para fazer a TPA?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se desligar o filtro será mesmo só durante a TPA que julgo que em cerca de 30 a 45 minutos faço.

Outra questão: queria posicionar melhor o tronco e umas pedras dentro do aquário. no entanto com os 60 cm de altura de água não é muito prático. Será que há problema em desligar o filtro e tirar metade da água para um depósito durante cerca de 30 minutos para ser mais fácil posicionar as coisas?  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes desligar mesmo para isso mas não percebo pq tens de tirar tanta água para reposicionar o layout. Pode ser mais fácil mas o trabalho que tens em tirar água é repor não te vai compensar.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais