Aspirador Quick Vac Pro - Eheim


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boas,

Estou a montar um aquário de 300 litros e no fundo coloquei cerca de 30 kg de areia. Uma vez que vou lá colocar peixes de água fria que sujam muito tenciono aspirar o fundo com alguma frequência.

Vi o seguinte aparelho a venda: Aspirador Quick Vac Pro - Eheim

130118010159.jpg

Alguém já comprou? Vale a pena gastar 50 euros num aparelho destes?

Cumprimentos,

Bruno Carneiro. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já equacionei isso e de todas as opiniões cheguei à conclusão que para aquários pequenos que não sejam muito altos serve mas uma bela maneira grossa chupa ainda melhor a sujidade e faz a tpa ao mesmo tempo e com cuidado não se mexe no areão. Para sinfonar o areão uso na ponta da mangueira um Sifao básico com uma boca larga. Mas sinfono poucas vezes pois a cada TPA a sujidade à superfície é bem removida só com a mangueira.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas S.S.,

Obrigado pela opinião. Então para um aquário de 300 litros com 60 cm de altura já não recomendas certo?

A utilizar só uma mangueira quando fazes a TPA apanha bem o lixo à superfície da areia?

Já agora os peixes de água fira (kinguios / carassius auratus) sujam muito. Mas ao ter areia no fundo (ou seja pouco espaço / vazios entre os grãos de areia) impede essa sujidade de se infiltrar em profundidade na areia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois 60cm de altura o aparelho já perde capacidade de sucção e nem sei se dá sequer ou a dar deve precisar de algum acessório de extensão do tubo. Confirma isso pois já não me lembro bem.

Se tens 300lts o aquário ainda tem uma grande área e aspirar tudo com isso e tarefa demorada e cansativa.

Compra a mangueira mais grossa que vires. Quanto mais grossa mais rápida é a troca de água e mais área te vai aspirar. Mas é preciso cuidado para não aspirares a areia. Com jeito consegues.

Se tens kinguios não deves ter plantas por isso o areão é só mesmo decorativo para tapar o fundo. Mete o mínimo possível que já não infiltra porcaria. Se for areia fina melhor pois os cocós deles não se misturam a não ser que remexas o fundo. Dependendo da circulação da água a porcaria vai concentrar num ou dois pontos e nas TPAS com a mangueira ou com um Sifao manual entre TPAS facilmente retiras esse lixo.


Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim já vi que para o meu caso não se justifica de todo comprar este aparelho. Além do mais após visualizar alguns vídeos do mesmo em funcionamento no youtube vi pelos comentários que geralmente ao fim de 1 ano de uso costuma avariar.

Em relação a plantas efectivamente não as tenho e o fundo é mesmo só areia e é da fina. 

Quando te referes a Sifão manual é isto?

bc45a0_3cc406985e234b4ebfb8d9de4aac24ec~bc45a0_fc8a4e18b2fb421a92eeb67d4c2036bb~

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é isso. Para sinfonar lixo para um balde dá mas para as TPAS grandes e nesse setup se tirares 30 a 50% vais ver que uma mangueira bem grossa e comprida para chegar a um esgoto é a forma mais rápida.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. 

Vou então comprar este sifão manual para limpar mesmo só o fundo. Depois arranjo também uma mangueira mais grossa para as TPAS. 

Para as TPAS posso colocar a água em garrafões de 5 litros de água vazios (que dá muitos garrafões) a repousar durante 1 dia?

É que apesar de a água ser do furo vai sair muito fria para meter logo dentro do aquário. E não queria meter os peixes em stress com variações bruscas de temperatura. Será que 1 dia a repousar no compartimento onde está o aquário chega para ela ficar mais ou menos a mesma temperatura?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nas TPAS há que ter cuidado com a diferença de temperatura. Se a água que entra não deve ser muito diferente da que sai mas se baixar um ou dois graus não haverá problema. Isso dos garrafões é uma grande trabalheira. Se conseguires ter uma caixa grande de 100lts ou mais perto do aquário em que a água venha por uma mangueira nem que precises de uma bomba para ajudar a puxar será mais prático.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente uma caixa será bem mais pratico. Só pensei nos garrafões pois pensei que demora-se menos tempo a temperatura da água subir um pouco.

Como o aquário está junto a uma janela e no exterior tenho uma torneira com mangueira é fácil levar a água para a caixa grande. O problema vai ser mesmo levar a água da caixa para dentro do aquário. Pois não estou a ver alternativa sem ter de usar uma bomba? Ou haverá?

Caso seja preciso uma bomba que recomenda?  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra alternativa para evitar isto é usar na mesma a água do furo mas ir buscar a balde à casa de banho em que consigo meter ela a sair quente. Ou seja, encho água num balde aos poucos e meto o termómetro para tentar obter a mesma temperatura do aquário? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno o mais prático é arranjares um adaptador e uma mangueira para ligares direto da torneira para o aquário. Acredita com garrafões ou baldes se forem necessários vários isso cansa rápido e quando deres conta desleixas as TPAS. O que faço é ligar isso numa torneira com água quente e tempero a água. Meto seachem prime no aqua assim que abro a torneira e faço TPAS de 75% em que a temperatura costuma subir uns 2° e zero problemas.

Mas cada um sabe de si, eu após uns anos de garrafões e baldes aprendi a facilitar a vida a mim próprio.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê este video:

 

Atualmente nem uso bomba. Arranjei uma mangueira mais grossa e basta chupar a ponta que a água começa logo a sair.

 

Se não conseguires lugar a mangueira direto a torneira é tiveres de usar caixa qualquer bomba que tenha elevação suficiente da altura da caixa ao topo do aquário e suficiente nas quanto mais potência melhor pois será mais rápido. Aquela que usava no vídeo tinha 3000lts/h.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.,

Vou então tentar arranjar um adaptador para a torneira pois no compartimento ao lado tenho mesmo uma casa de banho com água quente. Onde compraste o teu adaptador?

O que é o " seachem prime"? É por causa do cloro?

O link do vídeo não me está a aparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiras a ponta da torneira se for de rosca. As minhas são e vês se é macho ou fêmea. No Aki, Leroy ou lojas de ferragens há. Tens é de ver além se enroscar por dentro ou por fora qual o diâmetro. Se levares a ponta da torneira vêm te isso na boa.

O seachem prime é para mim e muitos o melhor condicionador. É caro mas devido a sua concentração o preço por dose acaba por compensar muito em relação a outros aparentemente mais baratos e o prime tem mais efeitos que apenas sobre o cloro. Pode até ajudar a baixar amónia, nitratos em caso de emergencia.

 

Procura no YouTube por: como faço as minhas tpa expresso e um vídeo meu SJNASaldanha. Se não conseguires diz pois no telemóvel não dá para mais mas no PC mando o link melhor.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para reduzir nitratos e preciso aumentar a dose mas pode ajudar no entanto se os nitratos do furo forem mais que 5 ou 10ppm isso torna as TPAS inglorias pois se tiveres 30ppm antes da tpa e tirares 50% da água (em teoria ficam 15ppm) e meteres 50% do furo com 10ppm vais ficar com 25ppm ou seja tanto trabalho para baixar uns míseros 5ppm. Porque não usas água da companhia? Não tens?

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho água da companhia. A alternativa seria ir a casa dos meus avós que tem água da companhia. O problema era transportar o grande volume de água necessário.

Podes me indicar um teste de nitratos "bom / preciso" para medir os valores da água do furo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem de ser testes líquidos eu uso sera mas já usei jbl e nutrafin. Gosto da simplicidade do nutrafin e não vejo grandes diferenças de precisão entre eles.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado Tozé Nunes por acrescentares o video do S.S.. Foi um video muito útil e simples para perceber. Vai de certeza também ser útil para mais membros.

Este fim de semana fui comprar um teste de nitratos em líquidos. E testei logo a água do furo de cá de casa. E infelizmente está me a dar valores de 20 mg/l.

Depois testei a água do aquário e deu-me os mesmos 20 mg/l. O aquário ainda só está a 15 dias a fazer o ciclo de azoto por isso ainda não seria de esperar valores altos de nitratos, ou seja, os que lá existem são os que vieram juntamente com a água do furo. Estarei a pensar bem?    

Sendo estes valores de nitratos reais seriam melhor então procurar outra fonte de água certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que se tens nitratos no poço é porque há lá matéria orgânica, como não há renovação de água nem tem chovido...

Eu diria para usares uns nenúfares no poço para se alimentarem dos nitratos, tendo em conta que não podes deixar que eles tapem toda a superfície pois isso ia piorar a oxigenação da água! 

Até lá melhor começares por usar outro tipo de água, seja da torneira ou engarrafada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei me agora de uma outra hipótese, os nitratos são usados na agricultura, poderá esses fertilizantes terem se infiltrado nos solos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.
Obrigado Tozé Nunes por acrescentares o video do S.S.. Foi um video muito útil e simples para perceber. Vai de certeza também ser útil para mais membros.
Este fim de semana fui comprar um teste de nitratos em líquidos. E testei logo a água do furo de cá de casa. E infelizmente está me a dar valores de 20 mg/l.
Depois testei a água do aquário e deu-me os mesmos 20 mg/l. O aquário ainda só está a 15 dias a fazer o ciclo de azoto por isso ainda não seria de esperar valores altos de nitratos, ou seja, os que lá existem são os que vieram juntamente com a água do furo. Estarei a pensar bem?    
Sendo estes valores de nitratos reais seriam melhor então procurar outra fonte de água certo?
Estás a pensar bem. Eu desistia dessa água. É sempre um risco a água não controlada poder ter algum pesticida além dos nitratos. Só deves ter mais nitratos quando o ciclo se concluir.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que reli o quê disseste percebi que errei em falar em poço, afinal é um furo 😛 portanto esquece lá o uso de nenúfares 🙂

Concordo com o Sérgio, esquece essa água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé Nunes ainda não tinha pensado nisso mas está explicado o fato de minha água do furo ter tantos nitratos. Eu moro numa zona com muita agricultura. O próprio terreno junto ao furo é terreno agricula. Deve ser essa a justificação de tantos nitratos.

Então vou ter de optar mesmo por procurar outra fonte de água para o aquário. Talvez vá ter mesmo de ir recorrer a água da companhia na casa dos meus avós.

A água da companhia será sempre boa? Tendo apenas de usar um condicionador por causa do cloro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais