Sul americano 360L


Diogo_Carvalho

Recommended Posts

Boas,

Como estou de férias decidi partilhar convosco o meu diy, acho que é a melhor forma de agradecer aquilo que aprendi aqui com todos vós.

 

Setup:

120x50x60 360l

Filtro diy com uma bomba de 1500l/h

5kg de cerâmica da fluval, várias esponjas e lá.

1 termostato de 300w e 1 de 200w

O filtro funciona sobre pressão sem fugas, feito com um bidão que deve ter custado uns 9€. Não me recordo do preço mas entretanto já coloco fotos.

 

Hardscape:

Areao de rio do aki. 2€... Lavei bem e fervi várias vezes.

Troncos red moor...

Plantas, anubias mini Nana, feto de Java, bucephalandra wavy green, e tenho mais uma de superfície mas não me recordo o nome. O aquário foi colocado à ciclar no em Novembro de 2017.

Os primeiro habitantes chegaram no a 28/01/2018.

Um casal de ramirezis German blue e 7 neons.

Na semana passada intruduzi 11 escalares.

 

Fauna:

11 escalares

5 tetra neons

5 ottos

3 corys

2 ramirezis

 

Troco 60l todos os sábados e a limpeza do filtro só a fiz uma vez, sendo que duas vezes por mês troco a lá.. A carga agora será diferente pois os escalares apesar de só terem 2 meses de vida e de estarem aqui há uma semana comem bastante.

 

Vou colocar alguns vídeos e fotos, espero que gostem, apesar de férias tempo não é muito daí o texto não ser o mais elaborado, se tiverem dúvidas digam que tento esclarecer todos.

 

 

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo_Carvalho 

Na ultima foto junto as pedras no chão esta umas plantas que eu julgo serem as Bucephalandras,também julgo,e digo isto porque nunca tive essa planta,que elas não devem estar enterradas,mas sim atadas ou coladas a troncos e pedras,sobre o aquário esta simples,mas bonito,parabéns.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já não tenho nenhum. Mas já tenho este casal desde Janeiro e a cada 15 dias tenho destas coisas a nadar no aquário. Agora separei o casal e está num aquário só para eles de 70l.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os rams são muito sensíveis. Há uns anos atrás perdia muitos e muito rapidamente mas só morriam os machos. Morriam todos da mesma maneira. O problema estava na alimentação, acho eu, é que desde que mudei isso nunca mais aconteceu. Inclusive dou uma papa caseira feita por mim e eles adoram. Comem tudo. Uma coisa que aprendi é se quiseres ter mais posturas em vez de teres um casal coloca duas fêmeas e um macho.

 

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Diogo

E impressão minha ou o hardscape levou uma mudança,pelas fotos parece que esta um pouco mudado,os troncos mais em aberto,e menos plantas,mas esta mesmo a sim bonito.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sr. Álvaro, é verdade. Tenho menos e coloquei uma planta nova, a bolbitis heteroclita 'diformis', mudei também as anubias e as bucephalandras para outros sítios, ao retirar as pedras também fiquei com mais água, era calhau a mais. Nunca tinha tido Discus antes, ando nisto há 10 anos e só agora comprei o meu primeiro par. Para já ainda só comeram artemia congelada, na loja disseram que comiam de tudo mas parecem me uma madames muito esquisitinhas e dá me a sensação que não pegam nos secos, mas ainda nem 24h fizeram aqui em casa por isso com o tempo acho k se devem adaptar bem. Noto que quando tenho as t5 ligadas eles só querem estar escondidos, agora como só tenho a fita de Led ligada já andam mais a vontade, outro problema para eles são os rams, os meus rams estão com outra postura e os Discus quando passam perto levam porrada da boa. A ver vamos. Mais logo faço um vídeo e depois publico para se ver melhor como está o aquário.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me esqueci de mencionar. Estou seriamente a pensar mudar o filtro, ou faço um ligeiramente maior ou aço uma sump, inicialmente o objectivo era a sump mas ainda não sei, estou a pensar e também a reunir material para depois dicidir.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Sobre tu quereres mais um filtro ou uma sump,vou-te deixar aqui um texto que ate e um pouco longo,mas muito interessante,e se não quiseres ler tudo,lei onde diz (velocidade e pressão da água) ai terás a resposta ao teu dilema sobre mais um filtro ou uma sump.https://www.aquariossobrinho.com/single-post/2016/11/04/mito-superficie-especifica  pelo menos ficas com uma ideia da coisa.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço esse texto e desde já agradeço a ajuda. A minha intenção em mudar o filtro não está na melhoria de filtragem mas sim em ficar mais fácil aceder ao filtro para as manutenções. Como é um bidão de azeitonas eu não consigo ver como vai aquilo lá dentro sem ter k rodar a tampa, é como esta pressurizado preciso sempre de ajuda para abrir. No início eu tive sump e não gostei muito, optei por fazer este, agora está na hora de mudar. Prefiro talvez um tubo de esgoto mais estreito que o bidão mas mais comprido, a mesma bomba, 2200lh, acessórios tudo. Acho que ia ter uma melhor filtragem que vai no seguimento desse artigo que me envias te, se estiver a raciocinar mal diz me. Pf. Este filtro funciona e estou muito satisfeito o maior motivo de mudança é mesmo pelo acesso.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,eu só te enviei  esse texto,porque lá diz que,Velocidade e pressão da água: Esses dois fatores influenciam grandemente na transferência de nutrientes. Quanto maior a velocidade, maior a chance da molécula do nutriente, seja amônia ou oxigênio, entrar na colônia de bactérias. Quanto menor a área de superfície do filtro, maior a velocidade. Esse é outro motivo que faz com que o sump seja menos eficiente que os filtros pressurizados.

Foi só pela diferença entre um filtro,e uma sump.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.