Aquário 300 Litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

On 02/10/2018 at 09:07, Bruno Carneir disse:

Boas Alvaro Silva,

Obrigado pela ajuda.

Sim já fiz uma lavagem a tudo do filtro quando fiz a TPA de 50% no fim do ciclo com a água que saiu do aquário. Segundo percebi as bactérias instalam-se naquela esponja preta e nas cerâmicas. Ao lavar estes meios é só uma passa-dela por água do aquário ou posso esfregar bem na água que saiu do aquário?

 

Em relação a tirar o carvão activado fico então com dois cestos livres. Coloco nos dois cestos as cerâmicas Fluval Biomax? Ou coloco só num deles e uso o outro para outro meio filtrante?

A Fluval tem ainda estes meios, alguns deles tem vantagens eu adicionar a um dos cesto?

zeocarbfluval.jpg

Este é o Fluval Zeo-Carb

"Mistura de removedor de amônia de alta qualidade e carvão ativado. Elimina as impurezas em suspensão, odor e amônia tóxica."

 

517AWpMTpkL.jpg

Este é o Fluval ClearMax

"Retém fosfatos, nitritos e nitratos promovendo uma água cristalina"

 

 

Clear max   é   Resina?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Manuel_Fluval disse:

Boas estou a montar um novo aqua de 240 lts.

 

Qual o Seu feedback deste filtro? O meu aqua vem com um 306 oferecido.

Obrigado.

Boas.

Eu gosto bastante do filtro  pois é muito simples de usar e rápido de fazer a limpeza dele. Também me parece ser muito bom apesar de o ter só a cerca de 2 meses em funcionamento. 

O Fluval 306 para inicio serve mas vai ser um pouco curto como já havia referido anteriormente. 

Eu no meu Aquário com mais ou menos esse volume de água (300L) para já tenho só 1 filtro Fluval 406 mas tenciono para o ano comprar outro Fluval 406. Tudo depende do tipo de aquário que vais ter. Se for de peixes de água quente não precisas de tanto. Mas eu como tenho peixes de água fria que sujam muito preciso de uma filtragem por hora de 10x o volume do aquário. Ou seja, 300 litros preciso de filtrar 3000 litros/hora e o Fluval 406 só faz 1450 litros/hora. 

E tens de ter em consideração que o que a marca refere é com o filtro vazio. Quando encheres com esponjas e matérias esse caudal vai reduzir consideravelmente. 

Assim sendo, se for para Aquário de água quente talvez  6x o volume do aquário seja suficiente. Ou seja, a tua filtragem devia fazer pelo menos 1450 litros/hora. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Bruno Carneir disse:

Boas.

Eu gosto bastante do filtro  pois é muito simples de usar e rápido de fazer a limpeza dele. Também me parece ser muito bom apesar de o ter só a cerca de 2 meses em funcionamento. 

O Fluval 306 para inicio serve mas vai ser um pouco curto como já havia referido anteriormente. 

Eu no meu Aquário com mais ou menos esse volume de água (300L) para já tenho só 1 filtro Fluval 406 mas tenciono para o ano comprar outro Fluval 406. Tudo depende do tipo de aquário que vais ter. Se for de peixes de água quente não precisas de tanto. Mas eu como tenho peixes de água fria que sujam muito preciso de uma filtragem por hora de 10x o volume do aquário. Ou seja, 300 litros preciso de filtrar 3000 litros/hora e o Fluval 406 só faz 1450 litros/hora. 

E tens de ter em consideração que o que a marca refere é com o filtro vazio. Quando encheres com esponjas e matérias esse caudal vai reduzir consideravelmente. 

Assim sendo, se for para Aquário de água quente talvez  6x o volume do aquário seja suficiente. Ou seja, a tua filtragem devia fazer pelo menos 1450 litros/hora. 

Para rentabilizar a Oferta do Filtro, até que possa comprar  outro, pedia sugestões para matérias de grande qualidade na filtração. Para maximizar a eficiência do filtro.

 

Que me sugerem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Hoje foi dia de comprar 2 novos peixes. Antes de os colocar fiz uma TPA de 30% e lavagem do filtro. Depois fiz a aclimatização dos mesmos. 

No entanto estou preocupado com um deles pois só quando cheguei a casa e sob a luz de LEDs do aquário vi que ele nas barbatanas tem algumas bolas brancas. Será que veio com a doença Ictio?

Caso seja é melhor retira-lo de junto dos meus outros peixes saudáveis ou estes já estarão infectados também?

RVweOymNZKJRXdamMQ4_d929bTpKlT5EA7JD3Ym5

o8wfoMIkX52A0BxhzPIx9kzylVyppfS1TU57wyDt

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, steves disse:

Que peixe é esse já agora ? Muito bonito !

Boas. Trata-se de um carassius auratus (kinguio) telescópio.

Alguém me sabe dizer se os pontos brancos são ictio?

Os pontos brancos não estão no corpo todo só nas barbatanas / nadadeiras. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Bruno Carneir disse:

Boas. Trata-se de um carassius auratus (kinguio) telescópio.

Alguém me sabe dizer se os pontos brancos são ictio?

Os pontos brancos não estão no corpo todo só nas barbatanas / nadadeiras. 

Parece....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Para tirares duvidas olha aqui,http://www.meuaquario.com/como-tratar-do-ictio-nos-peixes-ornamentais/ , mas a sim que vistes que o peixe tinha pontos branco,devias era logo ter tirado o peixes do pé dos outros.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só vi passado 2 horas que foi quando liguei a iluminação de LEDs do aquário. Pois até então as manchas brancas não se percebiam.

Já li bastantes tópicos aqui no forum sobre o íctio e como o tratar. 

Mas continuo com uma dúvida: como referi anteriormente este fim de semana adicionei 2 peixes novos e passado 2 horas vi que um deles tinha manchas brancas e retirei-o da beira dos outros. O outro peixe novo não apresenta essas manchas e parece muito bem junto dos outros e acabei por não o retirar. Será que os meus 3 peixes no aquário principal também estarão com ictio?

 

Em relação ao peixe com ictio está num recipiente com cerca de 30 litros e uma bomba de ar e pedra difusora. Juntei a água o produto "Tropical Sanital com Aloe Vera" que me venderam numa loja de aquariofilia como sendo o sal para meter nos aquários e que continha ainda alguns produtos que acalmam o peixe para ele recuperar. No entanto não tenho nenhum termostato para elevar a temperatura da água e o peixe tem estado muito parado e não tem comido?

 

Assim as minhas principais duvidas são:

1 -  Os meus 3 peixes do aquário principal aparentam estar bem, comem bem, sempre a nadar de uma lado para o outro e sem nenhuma mancha branca. Poderão vir a contrair ictio mesmo assim?

2- Alguém já usou o "Tropical Sanital com Aloe Vera" ? Será bom? Fará efeito sem elevar a temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vais a uma loja dos Chineses e compras um termo só para tratares o peixe,sobre esses produtos que tu falas,não conheço,e acho que tens mesmo de elevar a temperatura,e fazer os 22 dias de tratamento.

Cump. Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva.

Vou então comprar um termo dos baratos para o tratar. Segundo percebi elevo a temperatura para 30 graus durante 22 dias certo? Quantos graus posso aumentar por dia? Ou de quanto em quanto tempo posso elevar 1 grau na temperatura?

Ele não tem comido mesmo nada e fica sempre de cabeça para cima a tona da água. Que quantidade de água devo trocar na TPA diária do aquário hospital? 

Editado por Bruno Carneir
Adição de informação.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Vais subindo a temperatura 2 ou 3 graus todos os dias,mas para contagem dos dias em que o ictio esta activo,terás que fazer os 22 dias com a água a 30 graus,mas se por acaso aos 15 ou 19 dias vez que já não há sinais da doença,então começas a recuar com a descida da temperatura ate há original,antes do peixe estar doente,agora sobre as tpa,s da água do hospital,se tiver um filtro bom,faz tpa,s semanais mas com a água igual há temperatura do aquário hospital,agora se não tem filtro,pois ai vai dar mais trabalho,tens que fazer tpa,s para ai de dois em dois dias.  

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Efectivamente não tenho nenhum filtro no aquário hospital apenas tenho um recipiente com água (hoje fiz lhe uma TPA e ficou com cerca de 20 litros de água), uma pedra difusora e uma bomba de ar que não está no máximo pois isso as vezes empurrava o peixe para a tona da água. 

Ao fim desses 22 dias sei que não tem mais a doença se ele não apresentar nenhuma pinta branca certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pintas provavelmente vão sair antes dos 22 dias,mas apenas por precaução faz os 22 dias, eu ate diria que findo 20 dias,eu começava a baixar a temperatura 2 ou 3 graus dia,para a sim que o peixe tivesse ambientado regressar ao aquário,agora não te posso responder se findo todo este tratamento não possa voltar,pois e sempre uma incógnita,ate porque tu não sabes se no aquário grande não terá já lá a doença.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu percebo. Vou fazer esse procedimento no aquário hospital com um termostato 100W barato que vi num site a venda por 8 euros. O único problema é que só o consigo ter no fim de semana. Espero que o peixe aguente até lá. 

E para o aquário principal vou comprar como já havíamos falado noutro tópico o Eheim Jager 300W. Que assim vou manter o aquário a uma temperatura constante de 22 ºC e caso tenha novo surto faço o tratamento a todos os peixes no principal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Com esta história do aquário hospital e tratar o meu peixe com íctio fui a uma loja de aquariofilia encomendar os termostatos para os aquários (hospital e principal). E nessa loja tentaram me convencer que o facto de fazer TPAs semanais faz mal aos peixes pois tira nutrientes da água e os leva a ter doenças. Não me acreditei nisso por isso estou a pedir a vossa opinião?

De referir que no meu aquário não tenho nenhumas plantas (só areia, tronco e pedras), os peixes que tenho são kinguios (carassius auratus) que sujam muito a água e de momento tenho só um filtro que faz cerca de 5x hora o volume de água do aquário (sendo o recomendado para estes peixes 10x). Daí achar que é importante fazer as TPAs todas as semanas e faço sempre cerca de 30%. Estarei a fazer bem ou mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece mesmo Ictio.
Daquilo que sei o ictio aparece quando o sistema imunitário do peixe esta em baixo, ou por alteração rápida de temperatura ou por contaminação de outros peixes, plantas ou objectos contaminados. 
Sobre as Trocas parciais de água só algum utilizador com mais experiência te pode ajudar, mas se pensarmos no ciclo do azoto..secalhar tanta troca de água também pode trazer algumas desvantagens para os peixes. Dependendo também do tipo de água nova que estas a introduzir. 
Cuidado com a temperatura, não cozinhes o pobre coitado.
Os meus quando tiverem ictio em 3/4 dias começaram a ter melhorias visíveis. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

E evidente que ele ao dizer isso,primeiro não sabe o que esta a dizer,segundo e muito bom que tu faças o que ele disse,porque a sim mais depressa os peixes morem,e tu voltas lá para comprar mais peixes,não sei se me fiz compreender,agora que estamos perto do Inverno,e natural que a água fique muito fria a quando das tpa,s,se tu tiveres uma forma de dar um aquecimento há água pelo menos ficar igual há que esta no aquário,pois e bom,caso contrario,ao fazeres a tpa vais deitando a água por fazes para o choque térmico não ser grande,deves sim continuar a fazeres as tpa,s como fazias,ate porque o teu filtro e fraco,e por isso as tpa.s vai colmatar a falta de um filtro bom.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado neo_2 e Alvaro Silva.

Era exactamente isso que achava. Que as TPAs semanais de 30% eram mesmo essenciais para este tipo de peixes num aquário com este filtro. 

Mas já aprendi a desconfiar sempre do que me dizem nas lojas de aquariofilia. Primeiro nessa loja que me venderam o aquário e o filtro disseram que este era mais que suficiente para este aquário. Passado uns dias passei lá a dizer que este não ia chegar e eles mantiveram a opinião e que eu é que não sabia o que estava a dizer. Depois disseram que o ciclo de azoto em 2 semanas era suficiente e muitas mais informações erradas. Só lá volto pelos preços dos produtos serem mais baratos que nas outras lojas. 

Mas não quer dizer que todas as lojas sejam assim. Passo a destacar a loja Ecoarium onde sempre fui bem atendido e com informações sempre corretas.

 

Voltando a tema em discussão:

Normalmente deixo a água a repousar 24h (é água de furo sem cloro mas mesmo assim uso condicionador Seachem Prime) e acaba por ficar a mesma temperatura do aquário. Porém agora que lhe vou meter um termostato ainda não tinha pensado bem em como meter a água da TPA a mesma temperatura. Depois de tratar o peixe de íctio sobra me o termostato do aquário hospital para aquecer essa água das TPAs. Até la estava a pensar colocar água quente em garrafas e mete-las dentro dos recipientes onde tenho a água para as TPAs. Será que resulta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já tinha pensado nisso da temperatura para a água das TPA no inverno.
Eu faço as trocas com 4 garrafões de 6Litros, estou a pensar tirar 1 litro a cada garrafão e ferver e depois adicionar a água quente a cada um deles.
Que acham desta prática?


 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/10/2018 at 18:19, S.S. disse:

As anubias não se enterram nunca. O rizoma deve ficar fora do substrato. Ata-as a alguma peça de decoração como pedras ou troncos com linha fina de cor que mal se note até que as raízes se agarrem a esse objeto.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk
 

As anubias nunca se enterram?? 😞     Então qual o procedimento correcto? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.