Aquário 300 Litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boas,

Após a experiência de ter um aquário de 25 litros (demasiado pequeno 😲) com dois peixinhos de água fria  estou avançar para um novo projecto devido à vontade de querer mais peixes. 

Passo assim a apresentar o meu novo aquário de água doce fria:

1 - Data da montagem: 03/09/2018


2 - Dimensões do aquário: 1.20 x 0.45 x 0.60 metros
2.1 - Volume de água: 300 litros (aproximadamente)

2.2 - Origem da água: água do poço


3 - Equipamentos Instalados
3.1 - Filtro: "Fluval 406 Canister Filter" - 1450 l/h
3.2 - Termostato: não tem
3.3 - Iluminação/Foto-período: barra de LEDs brancos e alguns azuis  
3.4 - Sistema de CO2: não tem

 

4 - Substratos & decorações
4.1 - Substrato fértil: não tem
4.2 - Substrato inerte: areia - 30 kg
4.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): de momento não tem mais vai levar um tronco ao centro e algumas conchas

5 - Fauna

De momento só tenho os meus 2 peixes (foto abaixo) mas ainda estão no aquário pequeno.


Oss5LNOUsZ5UeIkSIoxfe1fc4rhqzwJ0PRHcuhZu

6 - Plantas: para já não tenciono ter

7 - Fotos:

c00uSoAQMVZNCEdrXV2k05mfZyBLhOpEjFteBX8v

LUpgbkvaVhW_4MBB809f-xYdcUWyWNwkLdgXoEiU


8 – Observações / Dúvidas

8.1 - O aquário foi montado e cheio de água ontem. No entanto mesmo tendo passado a areia por água ao encher a água ficou muito turva / baça como se pode ver nas fotos.

        Aconselham a esvaziar e encher todo novamente? Ou Ligar o filtro para limpar essa sujidade da areia? 

 

8.2 - Na loja recomendaram me a ter o aquário por 2 semanas com o filtro a trabalhar sem lá colocar nenhum peixe para fazer o ciclo de azoto. Mas este ciclo faz-se sem nenhum peixe? Devo deitar comida na água para criar amónia ou colocar lá os meus 2 peixes do aquário pequeno?

         Como só ainda enchi ontem e a água ainda estava turba ainda não tenho nenhuns parâmetros da água medidos. 

8.3 - Na loja também disseram-me para quando meter os meus 2 peixes daqui por 2 semanas meter logo mais 2 ou 3 peixes novos. Deve ser assim feito?

Editado por Bruno Carneir
As fotos tinha desaparecido.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Liga o filtro e n o desligues. Sempre a bombar. É normal estar turva durante uns dias. Para peixes de agua fria esse filtro pode ser curto.

Deixa a ciclar cerca de 4 semanas e faz uma troca de agua de 25% uma vez por semana.

Parq peixes de agua fria esse aquario leva no máximo uns 10peixes. Peixes de agua fria crescem. Tens de ter isso em consideração.

Adiciona uns flocos uma vez e deixa andar. N te preocupes que o ciclo do azoto arranca por si.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco Ferreira,

Obrigado pela resposta rápida.

Eu já comprei este aquário tendo isso em conta. Queria um aquário para uns 10 peixes e como já tinha 2 de água fria e não queria estar a tratar de 2 aquários e o outro que tenho tornar-se-ia curto para os 2 peixes, optei por comprar um grande para meter os meus 2 de água fria e ai mais uns 8 peixes.

 

1 - Mesmo para os 10 peixes que tenciono colocar no máximo será curto o filtro?

 

2- Então para ver se percebi bem e não fazer asneiras: 

2.1- Liguei hoje de manha o filtro e agora não o desligo mais nenhuma vez certo?

2.2- Deixo agora 4 semanas a trabalhar sem nenhum peixe lá dentro e vou trocando 25% da água por semana? Ou posso meter lá os meus 2 peixes antes das 4 semanas?

2.3- Adiciono os flocos da comida só uma vez? Ou uma vez por dia?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

2.1 o filtro é para estar ligado 24/7.

2.2 não necessitas de fazer trocas de água durante o ciclo e só no fim das 4 semanas é que inseres seres vivos

2.3 inseres só uma vez e não é preciso muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo84, 

Obrigado pelas respostas.

1- Essas 4 semanas é para ter a certeza que o ciclo está completo sem fazer testes? Ou mesmo assim devia fazer os testes para garantir que o ciclo está completo?

2- Então essa pouca comida que só vou colocar hoje já chega para dar inicio e fazer todo ciclo certo?

 

3- Ao fim das 4 semanas coloco só os meus 2 peixes ou coloco logo junto com eles mais 2 ou 3 que compre?

 

Desculpem tantas perguntas. Mas depois de algumas más experiências com o aquário pequeno agora quero fazer logo as coisas de inicio bem. Obrigado. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Deixa o ciclo correr durante quatro semanas,no fim se não tiveres teste para testares a água,podes ir a uma loja.e lá fazeres os testes,mediante um preço,se tiveres tudo bem colocas os teus dois peixes,mas depois espera uma semana e colocas mais um ou dois peixes novos,não te podes esquecer que esse filtro que tens para um aquário de peixes de água fria,que são muito porcos a sujar a água,e fraco,portanto era bom que houve-se contenção na colocação de peixes,para que o filtro tenha tempo de ser colonizado pelas bactérias.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Obrigado pela ajuda.

1- Não sei se percebi bem a parte da "contenção na colocação de peixes". Queria dizer que ao fim de 4 semanas coloco primeiro os meus 2 peixes e só passado uma semana coloco outros 2 e passado outra semana outros 2? Para as bactérias se irem colonizando aos poucos com os novos peixes certo?

2- Mesmo a colocar poucos peixes (1 ou 2) em intervalos de 1 semana até um máximo de 10 será curto o filtro?

3- 10 peixes "carassius auratus / kinguio" serão muitos para este aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo demora cerca de 4 semanas e ao colocares peixes no final dessas semanas eles vão obrigar o filtro a trabalho extra e para conseguir filtrar a nova carga orgânica por isso é melhor não meteres mais peixes logo. Espera mais umas 3 a 4 semanas e depois mete mais peixes mas eu não metia ao todo mais que 6 peixes de água fria nesse aquário (cerca de 50lts para cada um) pois por mais que pareçam pequenos são estremamente poluentes e crescem muito se viverem com condições.

 

O filtro como já te disseram para 300lts é peixes destes é pouco por isso não abuses na quantidade de peixes e as TPAS devem ser frequentes e generosas tipo 1x por semana cerca de 50% mas isso depende da acumulação de nitratos que vai depender dos peixes que meteres e da alimentação que deres. O teste de nitratos é importante para veres como acumulam os nitratos e criares a rotina de TPAS para manteres valores sempre abaixo dos 50ppm para esses peixes é uma boa referência.

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas S.S.,

Obrigado pela resposta.

Então vou fazer como disseste. Espero 4 semanas para o ciclo finalizar e meto os meus 2 peixes (para evitar estarem mais tempo num aquário de 25 litros). E só passado outras 3 semanas meto mais 2 peixes e espero mais 3 semanas para meter outros 2. Ficando assim com os 6 peixes que recomenda.

As TPAS já estava a pensar fazer 1x por semana que era o que já fazia no aquário antigo. Mas pensei que 25% chega-se? 

 

Deitei ontem 1 bocado de comida de peixes em flocos no aquário. Não deito mais durante as 4 semanas? Não é preciso deitar nenhum produto na água tipo "Sera bio nitrivec" nestas 4 semanas de ciclo?

Editado por Bruno Carneir
Erro no texto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nitrivec ajuda mas não é essencial. E as 4 semanas é uma referência apenas pois na prática o ciclo apenas fica completo quando os nitritos desaparecem por completo e apenas há nitratos na água. Pode demorar mais tempo que essa referência. Atenção que no final do ciclo com o boom de nitratos convém fazer tpa para baixa-los para níveis aceitáveis antes de meter os peixes.

 

Eu costumo meter uma pitada de comida 1x por semana durante o ciclo.

 

Quanto ao regime de TPAS como tentei explicar depende da acumulação semanal de nitratos e isso vai depender da quantidade de peixes e alimentação.

 

Um exemplo imagina que no final da semana antes da tpa (exemplo de TPAS semanais de 25%) o aquário tem 60ppm ao meteres 25% água nova sem nitratos (atenção que por vezes a água da companhia até traz alguns nitratos) estás a baixar o valor em 1/4 ou seja ficas com 45ppm se no final da semana seguinte antes da tpa os níveis forem superiores aos 60ppm da semana anterior isso quer dizer que semana a semana vais acumular nitratos até ao ponto em que a fauna vai sofrer com isso. Nesse caso para manter a rotina semanal terás de aumentar a percentagem de água mudada.

 

Nos meus aquários sempre mantive rotinas de tpa que permitam ter no máximo entre 20 a 50ppm e quanto mais baixo melhor para a fauna embora os peixes de água fria sejam resistentes e toleram mais não aconselho que estejam expostos a níveis elevados permanentemente.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado S.S.

1- Com o teu exemplo já percebi bem o funcionamento das TPAS e a razão de ser imprescindível o teste de nitratos.

    No meu caso é água do poço e não da companhia por isso não deve trazer nitratos ou estou enganado? 

 

2- Em relação a um kit de testes, existem vários a venda. Existem uns de fitas que medem 6 parâmetros ( pH, KH, GH, NO2, N03, CL2) como o "Dennerle WaterTest 6in1" ou  "JBL Easytest 6in1". Estes serão bons? Ou recomenda outros?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Hoje comprei o Kit de testes da marca "Dennerle WaterTest 6in1" e mal cheguei a casa fiz o teste e obtive os seguintes valores:

Temperatura: 23.5ºC

pH: 6.4

Kh: 3

Gh: 4

NO2: 0

NO3: 25

Este tipo de kit de testes é um pouco difícil ver os valores pois as cores para comparar entre a tira e a escala são muito parecidos. Espero não me ter enganado a comparar as cores.

Estes valores fazem sentido? O ciclo começou só a 3 dias por isso julgo ser normal não ter nitritos (NO2) ainda. Mas achei estranho acusar já nitratos?

O pH não está muito baixo? Ou é normal até o ciclo estar completo?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta S.S... Long time no see. 😉

Bruno o S.S. falou tudo, e alguem que entende de peixes grandes é ele.

Esses valores podem ser meramente os valores da agua do poço. Tens de aguardar. Experimenta medir a agua do poço a ver se os valores não são semelhantes. Paciência é a condição essencial. 😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vasco Ferreira,

Realmente ainda só passaram 3 dias por isso o ciclo ainda não deve ter começado. Mas ao segundo dia já lhe meti alguma comida para se iniciar.

Vou então esperar e medir a água do poço a ver se dá o mesmo. Caso dê o mesmo vou ter de ter isso em conta com as TPAS pois ela vai então trazer nitratos junto, tal como já havia sugerido o S.S..

 

Um dos meus receios é o pH que posso não ter medido bem. Mas para os peixes que queria lá meter o ideal seria estar mesmo nos pH=7. Ele com o ciclo poderá aumentar?

 

Já agora nova questão. Após alguma pesquisa pois não sabia nada do assunto, vi que os meus 2 peixes são uns Kinguio / carassius auratus. Pretendia assim meter outros 4 destes fazendo assim um total de 6, tal como recomendado pelo S.S..

A minha duvida é se posso misturar "modelos/raças" diferentes destes Kinguios? 

Há outros peixes de água fria que posso juntar aos Kinguios?

Para já só tenho areia no aquário. Para este tipo de peixes posso colocar um tronco e algumas rochas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes de tiras são muito pouco precisos. Testes líquidos são melhores mas para já não te apresses a gastar mais dinheiro. Faz esse teste daqui a 10 dias para veres se já há amónia o que quererá dizer que o ciclo arrancou e depois testa novamente passados 10 dias a ver se já há nitritos e aos 30 dias já deves ter nitratos. Há por aí artigos sobre o ciclo do azoto que podes ler para perceber melhor a coisa.

O Ph não te preocupes com isso entre 6.5 e 8.0 é pacífico para esses peixes.

A água do poço pode ter nitratos. Provavelmente mais do que a da companhia. Se tiver muitos e melhor usares água da torneira. A da torneira há quem use condicionador antes de trocar.

Os tronco e rochas são meramente decorativos para esses peixes tanto faz mas cuidado com arestas pois estes peixes são um pouco destrambelhados a nadar e ferem-se facilmente.

Atenção que os 6 peixes é já esticar a corda (quando crescerem pelo menos) pelo que duvido que a longo prazo só com esse filtro e sem TPAS mais frequentes e grandes consigas manter a casa equilibrada.

Escolhe peixes que sejam parecidos em termos de corpo e barbatanas pois os cometas por exemplo nadam mais rápido que os de três caudas e estes acabam por conseguir apanhar menos comida.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.

Já li muito sobre o ciclo de azoto. No meu caso o teste de tiras nem mede a amónia. Só mede nitritos e nitratos. E como os nitritos estão a zero e nitratos a 25 conclui que a água do poço / furo é que já trás os nitratos.

Quanto a água da torneira em minha casa é a que vem do furo / poço. Pois ainda não tenho água da companhia a porta de casa. Se os 25 de nitratos do furo / poço for muito alto que alternativas tenho? 

E os troncos e rochas não alteram os valores da água (pH e assim)?

Então vou optar por comprar kinguios pequenos que assim enquanto vão crescendo vou juntando dinheiro para outro filtro. Será boa solução daqui por uns tempos quando necessário comprar outro filtro igual e manter os 2 a funcionar (um de cada lado do aquário)? Assim teria uma capacidade de 2x 1450 l/h =2900 l/h certo?

Já tenho um Kinguio Comum que acho que é o mesmo que os que referes de cometas. Por isso vou manter esse e os outros 5 vou então optar pelos arredondados de 3 caudas.

 

Sem ser peixes desta espécie (Kinguios) posso ter peixes de outra juntamente com estes? Ou não é de todo aconselhado? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é aconselhado meteres peixes sem ser da família carassius auratus.

 

A água do poço pode ter nitratos ou ser defeito do teste pois esses testes não são nada precisos. Se forem 25ppm reais da água do poço será complicado ter nitratos baixos mesmo com TPAS regulares.

 

As rochas se forem calcárias faz subir a dureza e ph. Mete lisas e não calcárias e troncos sem arestas. Feridas que infetem sao comuns nesses peixes. O ideal era não haver decoração mas compreendo a necessidade estética.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou optar mesmo pelos carassius auratus. Os mais arredondados.

Então devo comprar água de garrafão para fazer as TPAS?

 

Vou ver se arranjo tronco sem arestas senão opto só por rochas não calcárias mais arredondadas.

 

Ainda tenho uma dúvida. Nesta fase de ciclo de azoto devo fazer alguma TPA? O dono da loja que me vendeu o kit de testes disse para deitar comida no aquário 1 vez por semana e trocar 10% da água também 1 vez por semana durante o ciclo. Devo fazer assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Então vou optar mesmo pelos carassius auratus. Os mais arredondados.

Então devo comprar água de garrafão para fazer as TPAS?

 

Vou ver se arranjo tronco sem arestas senão opto só por rochas não calcárias mais arredondadas.

 

Ainda tenho uma dúvida. Nesta fase de ciclo de azoto devo fazer alguma TPA? O dono da loja que me vendeu o kit de testes disse para deitar comida no aquário 1 vez por semana e trocar 10% da água também 1 vez por semana durante o ciclo. Devo fazer assim?

 

Fazer TPAS de 25% ou mais em 300lts são muitos garrafões. Arranja forma de testares os nitratos da água do poço com um teste líquido para teres a certeza que o problema está na água e não nesses testes que tens.

 

Durante o ciclo sem peixes não faço TPAS e meto comida 1x por semana. No final do ciclo antes de meter os peixes é que convém fazer tpa para baixar os nitratos para valores aceitáveis. Imagina que no final do ciclo tens 100ppm de nitratos e fazes tpa de 75% ai baixas para 25ppm e é seguro meteres a fauna. Ao fim de uma semana medes novamente e vês o que acumulou e defines a percentagem e frequência de água a mudar. Depois vais medindo semanalmente para veres se manténs essa rotina ou tens de aumentar a % pois com mais peixes e mais comida por certo que a acumulação semanal de nitratos vai mudar.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que um ciclo feito assim apenas cria uma determinada quantidade de bactérias no filtro e elas no início vão ser poucas e vão se reproduzindo cada vez mais no filtro com a entrada dos peixes e por isso é que essa entrada deve ser gradual e espaçada para deixar tempo ao filtro para se adaptar à nova realidade. A pressa na aquariofilia é o maior problema que temos.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como diz um amigo meu "no verão não há peixes de agua fria" como  comprova a medição da tua agua! 😁

Acho muito bem que queiras melhorar enormemente a qualidade de vida dos teus dois  carassius auratus! Mas eu achava que ficava mesmo bem aí era outro tipo de peixes!

Se não queres ou não podes gastar em aquecimento de agua no inverno podes optar por neon chines, aí uns 50 faziam um cardume brutal nesses 300 litros! E podias ter plantas de baixo consumo tipo fetos de java e musgos agarrados a troncos! 

De resto,  estás a ser muito bem aconselhado, só quis lançar aqui uma outra perspectiva 😉

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ajuda de todos. Estou a aprender muito com vocês e pesquisado muito na net sobre alguns dos assuntos que referem para os compreender melhor (ciclo de azoto, testes de água,...).

 

Tal como recomendaste S.S. vou então arranjar forma de testar nitratos com teste de líquidos. Já agora além de teste de líquidos de nitratos quais recomenda mais comprar? Vou deixar 4 semanas a fazer a ciclagem e depois estou a pensar levar a água a uma loja para fazerem os testes todos, que assim tenho valores fiáveis. Quanto custará fazer estes testes numa loja?

Após a ciclagem é que só queria comprar mesmo os testes de líquidos indispensáveis para não gastar dinheiro desnecessário, pois só neste aquário de vidro extra claro já me ficou muito caro. 

 

Em relação a colocação gradual de peixes vou cumprir isso certinho para não morrer nenhum. Até estava a pensar ao fim da ciclagem colocar os meus 2 peixes no aquário novo e comprar mais 1 (dos arredondados e pequeno) e coloca-lo por 2 semanas no aquário pequeno. Que assim se esse novo trouxe-se alguma doença em 2 semanas deve-se manifestar e ao fim dessas 2 semanas colocava-o junto com os meus outros 2 se estive-se bom. Ou não será boa ideia?

 

Obrigado pela nova perspectiva Tozé Nunes. Mas de momento não dá mesmo para suportar os gastos extra de electricidade que iria trazer em aquecer este aquário e não estava muito virado para peixes pequenos e plantas, e queria mesmo muito manter os meus 2. Por isso estou a optar por esta forma. 

Realmente a água tem estado a uma temperatura alta. Não sei se até alta de mais para os carassius auratus?

 

Já agora deixo aqui novo foto do aquário já com a água mais clara.

Ae11hOVmD6oBuQ4BUImapr-tIk_8Qx2guWNG0J7T

Os tubos (inflow e outflow) de água devem estar mais próximos ou mais afastados? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Ao querer manter os atuais não há que fazer misturas nem dá para ter plantas a não ser umas anubias e fetos de java que mesmo assim nem sempre resistem à boca deles. De água fria noutro setup sem esses peixes há os gymnogeophagus muito interessantes mas que também não se dão com plantas.

A chamada quarentena deve ser mais de duas semanas. Eu não costumo fazer mas compro em lojas de qualidade. Desde que os peixes lá estejam há várias semanas e não tenham acabado de chegar há dias. É uma questão de opção e conhecer os riscos.

O teste mais importante é sem dúvida o dos nitratos para perceber qual a sua acumulação e definir a rotina de TPAS. Os outros não gastes dinheiro com isso. Vai usando o que já tens até acabar tendo em mente a sua pouca fiabilidade.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura eles aguentam. Uns mais que outros depende de como têm vivido. Os picos de calor no verão são normais mas desde que não vá para os 30° vários dias seguidos isso não tem problema.

O filtro deves meter as entrada e saída do mesmo lado com a entrada de água no filtro em baixo junto ao fundo (3 a 5cm acima do areao para não o aspirar) e a saída uns cms abaixo do nível da água de maneira a que se veja movimento em toda a superfície o que vai ser difícil só com esse filtro. Desta forma há uma movimentação circular da água que sai do filtro por cima e cai ao outro lado descendo até ao lado da entrada para entrar no filtro.

Também podes usar (e como o filtro é fraco para conseguir fazer essa circulação) um em cada ponta mas não assim como está.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou mesmo decidido em manter os peixes actuais. Portanto não vou meter plantas. Vai ficar mesmo só a areia, um tronco (simples sem arestas) e algumas rochas (arredondadas sem arestas). Já percebi que a temperatura que está agora de 24 graus então não é nada de exagerado.

 

1- Desculpa mas não percebi bem como tenho de colocar então as entradas e saídas do filtro?

Como pode ver na foto acima, a entrada e saída estão na mesma face do aquário e a entrada esta a menos de 5 cm da areia e não está a aspirar que eu confirmei no primeiro dia. A saída da água vou subir um bocado mais para a superfície pois está um pouco funda. 

Não percebi bem o que queria dizer com 1 em cada ponta. Era um em cada uma das laterais opostas? Se sim não tenho comprimento dos tubos do filtro suficiente para isso. Será então melhor afastar na traseira o máximo que conseguir um do outro?


2- Uma vez que o filtro é fraco e para melhorar a movimentação de água da superfície vi um video no Youtube de um criador de  carassius auratus que metia no aquário um filtro de esponja da Boyu com uma bomba de ar ligada para movimentar mais a água à superfície. Posso utilizar esta opção ou não vale a pena? Eu já tenho cá em casa uma bomba de ar parada por isso seria só comprar o filtro que custa cerca de 8 euros. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.