Aquário 300 Litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

Obrigado. Uma vez que não devo ter muitas bactérias e à água do aquário vou juntar mais 40 litros de água será melhor fazer TPAS todos os dias para evitar problemas com amónia, nitritos e nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho mesmo o teste de nitratos para medir. Mas vou estando atento ao comportamento dos peixes.

A bomba de ar só chega ou era melhor colocar também uma pedra difusora? De momento só tenho mesmo a bomba de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz a mudança do aquário pequeno para a caixa de 60 litros. Mantive mesmo só do aquário pequeno os 20 litros de água e o filtro. E meti também a bomba de ar a movimentar a água.

Como o fundo era cascalho um pouco grande depois ao lavar o aquário no fim é que vi a quantidade de sujidade acumulada nesse cascalho. Era mesmo muita. Seria isto a causa de eles estarem a respirar a superfície? É que apesar de ainda a 1 dia ter levado uma TPA de cerca 50% esta sujidade do fundo não saia.

Deve estar neste momento com cerca de 45 litros de água. Mas como superfície de água em contanto com o ar é muito maior deve ser uma melhoria grande para eles certo?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ficam melhor assim. É preferível areia fina e pouca altura apenas 1cm ou assim parra que a sugidade não se escape para baixo como no areão mais grosso. Assim o que ficar ao de como facilmente vai ser aspirado na troca de água.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Ontem só lhe meti com 45 litros de água pois era a quantidade que tinha disponível em casa pois a água vem de um furo de um terreno um pouco longe de casa. Hoje faço os tais 25% de TPA e acrescento os restantes 15 litros para ficar com os 60 litros de água? Ou acrescento logo os 15 litros sem TPA?

2- Outra questão: a caixa de plástico de 60 litros onde os coloquei era nova por isso nunca tinha levado nada dentro e só a lavei bem com água antes de fazer a mudança. Só que essa caixa é da cor "laranja". Será que isso tem alguma influencia nos peixes? Uma vez que não conseguem ver o que os rodeia e só veem a cor laranja. Não lhes provocará stress?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Acho que vou só por prevenção sifonar o fundo (pois como não tem nenhum substrato vê se bem onde está sujo) e adicionar então os restantes 15 litros de água. 

O meu medo era que não se adaptassem por a caixa ser laranja.

O mais estranho ainda é o facto de o meu Kinguio Comum da cor amarela/alaranjada faz com que as vezes fique uns segundos a procura dele pois confunde-se com a cor da caixa.

Outra questão: Quando confirmar que o ciclo do novo aquário está completo e passar estes 2 kinguios para lá será que há problema em comprar outros 2 kinguios pequenos e coloca-los nesta caixa de 60 litros por cerca de 3/4 semanas para fazer quarentena? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Já tive a confirmação que o ciclo está completo por isso posso finalmente colocar os meus peixes no seu novo aquário. Já levou uma TPA de 50% para baixar os nitratos que agora estão nos 20 e vou entretanto fazer a transição.

Seguem fotos do aquário pronto a receber os peixes:

N6-k8HPFtdRMBEq-rGS_ipLYkS34Xtk4LINYSVXFgj2oF3fBSNhJjAEjrv5DWiiRd4_TURRPJ-fkQSjgaCy3mY1LpuyTx2ycWzLp0a4dARFbMSz5crP9BpRf

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Os dois primeiros peixes já estão no aquário novo e já andam todos contentes. 

Peço a vossa ajuda para a seguinte questão:

O meu filtro é um Fluval 406 que é constituído pelo seguinte sistema de filtragem: 

multi_stagea.jpg

1ª fase - 4 almofadas de espuma

Resultado de imagem para espuma fluval

2ª fase - 1 cesto com 2  Fluval  Bio Foam

Resultado de imagem para fluval bio foam

3ª fase - 1 cesto com 2x120g Fluval BioMAx

Resultado de imagem para fluval biomax

4ª fase - 1 cesto com almofadas de polimento da fluval no fundo e por cima 2x70g de carvão activado em sacos

Resultado de imagem para polishing pads fluvalResultado de imagem para carbon fluval

5ª fase - um cesto com mais 2x70g de carvão activado em sacos

Resultado de imagem para carbon fluval

As minhas dúvidas são:

1- Estes meios tem de ser trocado de quanto em quanto tempo?

2- O carvão activado sei que tem de ser trocado todos os meses. Posso trocar logo de 1 vez só os 4 sacos de 70g de carvão? Ou tem de ser trocado por etapas para não perder bactérias?

3- Os últimos 2 cestos são constituídos cada um deles por 2 sacos de 70g de carvão activado? É preciso tanto carvão. Será vantajoso manter o último cesto de filtragem com os 2 sacos de 70g de carvão activado e no penúltimo cesto trocar por outro meio filtrante?  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Não coloques o carvão no filtro,o carvão só se coloca quando depois de um tratamento aos peixes,para tirar todo o químico da água,no lugar do carvão podes colocar mais cerâmicas,agora as esponjas quando fizeres uma limpeza ao filtro,lavas com água que retiras do aquário,a que por vezes se muda mais e a branca,que parece fibra de vidro,agora como se coloca e o que entra primeiro,não sei,pela simples razão que nunca tive um filtro desses.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Obrigado pela ajuda.

Sim já fiz uma lavagem a tudo do filtro quando fiz a TPA de 50% no fim do ciclo com a água que saiu do aquário. Segundo percebi as bactérias instalam-se naquela esponja preta e nas cerâmicas. Ao lavar estes meios é só uma passa-dela por água do aquário ou posso esfregar bem na água que saiu do aquário?

 

Em relação a tirar o carvão activado fico então com dois cestos livres. Coloco nos dois cestos as cerâmicas Fluval Biomax? Ou coloco só num deles e uso o outro para outro meio filtrante?

A Fluval tem ainda estes meios, alguns deles tem vantagens eu adicionar a um dos cesto?

zeocarbfluval.jpg

Este é o Fluval Zeo-Carb

"Mistura de removedor de amônia de alta qualidade e carvão ativado. Elimina as impurezas em suspensão, odor e amônia tóxica."

 

517AWpMTpkL.jpg

Este é o Fluval ClearMax

"Retém fosfatos, nitritos e nitratos promovendo uma água cristalina"

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante o dia fui fazendo alguma pesquisa e deixei de parte as opções anteriores. 

Segundo percebi um boa configuração para o meu filtro seria:

1ª fase - Esponjas da Fluval

2ª fase - Fluval Bio Foam

3ª fase - Fluval Bio Max

4ª fase - trocar os 2 sacos de carvão activado por 500 ml de Seachem Matrix

419wobhKttL._SX425_.jpg

5ª fase - no fundo do cesto as polishing pads da fluval e 100 ml de Seachem Purigen

Purigen%20seachem%20123-p.jpg

O que acham destas trocas de um cesto com carvão pelo Matrix e do outro cesto trocar o carvão pelo Purigen? Será boa opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As últimas opções são excelentes, podes até trocar o biomax pelo matrix, que é uma das melhores matérias filtrantes no mercado. No entanto, não troques já, vai trocando conforme vires que a matéria antiga já precisa ser substituída.

Deixa o carvão de parte para quando for necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Inácio Sanches.

A minha ideia seria agora trocar um cesto de carvão pelo matrix e outro cesto de carvão pelo purigen. Daqui por 3 meses trocar metade do BioMax por matrix e daqui por 6 meses trocar o resto do BioMax por matrix.

Este produto Seachem Matrix tem de ser trocado de quanto em quanto tempo? Ou não precisa de ser trocado?

Ao trocar os 2 cestos de carvão activado por estes produtos vou perder caudal / fluxo de água no filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Em geral todos os filtros perdem caudal,uma vez cheios com as cerâmicas e restantes esponjas,quer dizer que o caudal que o fabricante diz que o filtro faz e em vazio,claro que uma vez que a água ao entrar no filtro cheio vai ter uma barreira,que vazio não teria,sobre a opção que tomastes são excelentes,faço minhas as palavras do Inácio,quando lavas as cerâmicas com água do aquário,e só para tirar o lixo que tenha,mas sem esfregares muito,agora as esponjas essas podes já lavar com um pouco mais,espremer-las bem para sair o máximo de porcaria,mas sempre com água do aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que a alteração de matérias não irá provocar uma perda notável ( se é que perdes alguma coisa).

Dizem que quando o matrix fica escuro, castanho ou preto, está na hora de trocar. Também já li em alguns sítios que se ferveres durante um bocado que as podes utilizar mais algum tempo.

Uso matrix a cerca de 1 ano e ainda fazem um trabalho excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocava a 4a fase na 5a e na 4a metia só cerâmica. Esponjas na primeira e segunda já é muita filtragem mecânica e faz falta mais ceramica nas seguintes. O carvão como já disseram não faz grande falta e evitas de o comprar e trocar mensalmente.

 

O matrix é lavar como qualquer cerâmica o purigen é que tem de ser renovado regularmente. Eu uso matrix num cesto e será siporax nos restantes pois para mim é melhor.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo contributo de todos. 

Então se calhar vou meter agora o matrix e o purigen e daqui por uns meses troco o BioMax pelo Siporax da Sera

Quanto as quantidades a comprar:

O matrix estou indeciso entre a embalagem de 500 ml ou a de 1000 ml?

O purigen estava a pensar na de 100 ml que dizem dar para 400 litros e só tenho 300 litros? Ou será pouca quantidade para um cesto?

Outra questão estava a pensar fazer uma limpeza do filtro 1 vez por mês. Devo fazer assim ou fazer essa limpeza semanalmente com as TPAS?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Semanalmente não, mas como e para peixes de água fria que sujam muito,talvez dois em dois meses,digo eu,mas o melhor e esperares pela opinião do SS,ele pode-te elucidar melhor.

Cuno: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente acho o purigen um abuso de preço e precisa do de ser regenerado periodicamente nunca usei. Só uso esponjas, siporax com fartura e algum matrix. A escolha é tua.

Quanto a limpeza do filtro vai depender da sugidade que lá entrar e isso depende da fauna e tipo de setup e alimentação etc. Abre ao fim de um mês e vê como estão as esponjas e a lá filtrante do último nível. As esponjas e só lavar na água do AQUA e a lá tb se lava mas é mais chata de lavar e pelo custo (há sacos em conta) podes trocar. A cerâmica não deve precisar de ser limpa em tão pouco tempo, só quando vires que tem porcaria agarrada e não vês bem a cor da mesma. Depois logo a justas de mês a mês ou de 6 em 6 meses vai depender daquilo que já disse antes. Tb vais notar se perdeu caudal e nesse caso precisa mesmo de limpeza.

Eu abria o meu jbl 1501 todos os meses e o fx6 de 3 em 3 meses mas ti há peixes muito sujos (Óscars) mas ultimamente o jbl é de 3 em 3 meses e o fx6 apenas 1 X por ano. :)

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar meter mais o purigen no ultimo cesto por cima das polishing pads (julgo ser a lã filtrante que falas) porque a minha água não está a 100% como a água que sai da torneira. Visto de frente para o aquário ela parece bem limpa mas visto de lado parece ter um bocado de cor mais opaca.    

Vou então abrir daqui por 1 mês para ver como está e depois vou vendo aos poucos qual o tempo a fazer limpeza como sugeriste S.S.

Qual a quantidade de matrix que compraste 500ml ou 1000ml? E de Sera Siporax que quantidade tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada cesto do fx6 é do jbl 1501 leva entre 1,5lts e 2lts. Tenho 1 cesto do fx apenas com matrix e tudo o resto 2 cestos do fx e 3 do jbl estão com siporax. Nas instruções do filtro deves ter lá a capacidade em lts de matérias que cada cesto leva.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.