Aquário 300 Litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boas Alvaro Silva,

Então fico mais descansado. 

Ontem fui buscar umas pedras a um terreno que achei bonitas para colocar no aquário. Fiz o teste com limão e vinagre e não fez nenhuma reacção nas pedras. Já as lavei com a máquina de pressão para limpar bem a sujidade mas fiquei com as seguintes duvidas antes de as ferver para colocar no aquário: 

1 - Não sei bem que tipo de pedras são? Apesar de o meu pai achar que são seixos.

2- Caso sejam seixos posso colocar a vontade no aquário depois de os ferver?

3 - Na grande parte destas pedras elas apresentam a cor branca bonita. Mas em todas elas tem uma face com a cor mais acastanhada que não sai de maneira nenhuma com a máquina de pressão. Será que tem mal? Será a presença de materiais ferrosos ou era de ser a face que estava enterrada? Poderá ser também causada pelo fogo, pois no terreno de onde saíram tinha ardido perto a uns anos?

 

Seguem fotos das pedras (fotos tiradas a noite mas julgo se perceber):

rbWAEhPqFYhPLu7rwgqrMvgbEccNLCNjP7Fa9iA81R2opoE7afE369IZDyqrDAtUeXqgMNc6j7H-OuPL-amNh3iuf27aN_TIjE6D3JvmKo5e0CjkG77GZy-i

7_27zol6vIXCAZa_1mYuO1IG5lk68Y2TWT3jMONn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas S.S.,

Já lhe meti vinagre e também meti limão e não fez reacção nenhuma na pedra. Por isso julgo que não são alcalinas.

A minha duvida é as zonas castanhas se são materiais ferrosos que libertem coisas para a água? Não percebo nada de pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Sobre essas pedras as pedras da ultima foto,a mim me parece xisto cinzento,essas podes colocares no aquário, agora aquela pedras do meio e do lado direito da foto de cima  tenho duvidas que seijam xisto,mas se elas não tiveram reacção,então em princípio podes colocar no aquário,tenta colocares as pedras todas da mesma cor,fica mais bonito e natural.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva

As fotos todas são das mesmas pedras. Tirei foi fotos as faces diferentes das pedras. As pedras no geral são brancas mas uma das faces (última foto) estão castanhas e não é sujo pois não saiu com máquina de pressão.

Será esse castanho material ferroso? Ou seriam assim pois estava encostadas a xistos castanhos e a terra? 

 

Vou colocar as pedras todas com a face branca voltada para cima e a castanha enterrada na areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Só acabei ontem de lavar bem as pedras com água a ferver por isso só hoje as vou colocar. Amanhã já posto novas fotos.

 

A iluminação do aquário (barra de LEDs brancos com alguns azuis) tem estado desligada durante o ciclo do aquário. Quando colocar peixes deve ficar sempre ligada? Desligo-a durante a noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação se o local onde estão os peixes tiver luz ambiente não faz falta para eles, apenas para tu os veres melhor :) não havendo plantas (com plantas sim e essencial um período de cerca de 8h) mete as luzes para ligar e desligar automaticamente com um temporizador apenas para o período que estás mais em casa mas evita ter mais de 6h pois excesso de luz ajuda as algas. Idealmente eu metia no máximo 4h.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.

O aquário está numa sala entre 2 janelas e na parede oposta tem outra janela por isso durante o dia tem sempre luz solar a iluminar a sala. Mas nunca apanha luz solar directa no aquário.

Vou então optar por ligar ao fim do dia entre as 18h30 e as 22h30. Já agora onde posso comprar um temporizador desses? Como são?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Antes de mais quero apresentar o canal do youtube "Fat Goldfish" com o qual tenho aprendido muito. No geral os temas dos vídeos são sobre os carassius auratus / kinguios / goldfish. São vídeos em brasileiro, longos mas muito detalhados e com muita informação útil para quem quer criar este tipo de peixes.

z20cOdEsvZdl4TvciSbpAS5VuAe11gcRIPIUZ__n

Quem tiver interesse aconselho vivamente a ver alguns dos vídeos pois vai aprender imenso.

 

Num dos vídeos este senhor fala que este tipo de peixes gostam da água muito oxigenada. E além de um filtro externo a fazer as suas funções recomenda a utilização de um filtro de esponja ligado a uma bomba de ar. Diz que apesar de não melhora a filtração e funcionamento do filtro externo trás 2 grandes vantagens na sua utilização:  

1- A esponja que o filtro trás é uma área boa para a instalação de mais bactérias dentro do aquário

boyu_bio_sponge.jpg

2- Melhora a oxigenação da água

xnDvLratYKP9F9G-WZWf4c7DklIO_m3em_-2DLGq

Uma vez que tenho uma bomba de ar cá em casa parada e um filtro de esponja destes é super barato (5 a 10 euros) será boa ideia a sua instalação? 

A minha duvida é onde o colocar? Pois não quero estragar a circulação de água dentro do aquário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aki e Leroy entre outras lojas de material elétrico têm por 7 ou 8e mas opta pelos digitais que são mais fáceis de usar e não fazerem ruído tipo relógio antigo como os mecânicos.

 

Quanto a oxigenação desde que o filtro movimente a água em toda a superfície isso não é preciso. É menos uma coisa a gastar luz além de que algumas bombas dessas são ruidosas. Há 30 anos atrás era muito comum o uso disso agora não.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.,

Acho que consegui posicionar a saída do filtro de modo a ter uma boa movimentação / ondulação de água à superfície. Na foto abaixo dá para ver essa movimentação de água, será suficiente ou devo subir mais a saída para maior agitação? É que mais para cima a saída fica tipo cascata e já faz muito barulho. 

Então vou optar por não colocar isso pois tens razão poupo na luz e poupo os 10 euros da esponja. 

Já agora deixo nova foto actualizada do aquário já com o layout final. Tentei não exagerar devido ao tipo de peixes que vai levar. Está simples mas até gosto do resultado:

pkZBPojtA1IiAiCHnHDhCy_G1wpetf9_Is4whm2s

4x2D4HkoOGuPGtdJe6Y0Qr3VVvlGoUqpNtnjqH60

Já agora. Eu para colocar fotos uso o google photos e copio o endereço das minhas fotos e aqui no forum faço "inserir imagem a partir de URL". Mas não sei porque ao fim de algum tempo essas fotos já não aparecem aqui. Como as primeiras fotos que coloquei neste tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que mexe bem a superfície. Desde que os peixes gostem assim não mexas mais.

Quanto às fotos desde que o photobucket deixou de ser livre que deixei de anexar sem ser direto nos fóruns via tapatalk por isso não sei.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou optar então para já deixar assim a movimentação de água. Desde que desloquei também o tronco do centro para o lado da saída este deixou de ser uma obstrução a saída de água, que agora circula bem no aquário. 

O meu aquário já vai com 3 semanas de ciclo de azoto e vou deixar ainda esta semana assim para completar o ciclo. No próximo fim de semana vou levar a água a uma loja para medirem os parâmetros e saber se o ciclo está completo. 

No entanto tenho a seguinte dúvida: os meus 2 kinguios que já tenho a cerca de 6 meses num aquário minúsculo vão ser os primeiros peixes a colocar neste aquário após o ciclo estar completo. Apesar de nesse aquário pequeno fazer semanalmente (sem falhas) as TPAS tenho medo que por estarem estes meses todos num aquário que não era indicado para eles e devido a stress causado por tal possam ter contraído alguma doença.

Apesar de eles andarem bem estava a pensar por prevenção colocar nesse aquário pequeno o "Esha 2000" e fazer os 3 dias de tratamento que aparece na bula deste produto, antes de os colocar no novo aquário. Não estou a falar em colocar uma dose grande deste produto mas apenas a quantidade que aparece na bula para prevenção de doenças?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eles estão bem não faças tratamento. Vê bem se o ciclo está completo pois por vezes demora mais que um mês e pode ir até 40 dias ou mais ou algo ter falhado e nem ter começado.

 

Na mudança faz uma aclimatizacao deles.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como faço essa aclimatização?
Sempre que se compram peixes ou se mudam de tanque há que os deixar adaptar à temperatura e parâmetros da nova agua/casa a não ser que sejam iguais.
Há várias formas de o fazer:
- quando vem da loja eu deixo o peixe no saco da loja com os bordos dobrados para flutuar no aquário de destino é assim adquirir a mesma temperatura e vou adicionando a cada 15 minutos pequenas porções da água do aquário no saco. Quando já há mais água nova no saco que a de onde veio tiro o peixe para o aquário e deito fora toda essa água para evitar que algo que venha na água da loja passe para o aquário.
- quando é em casa entre aquas com parâmetros diferentes faço isso numa caixa.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso como é de um aquário para outro seria a segunda opção. Mas não entendi como fazes numa caixa?

 

Por outro lado estou com receio que os meus peixes não se aguentem no aquário pequeno de 25L até ao fim do ciclo do aquário novo. Pois eles andavam bem mas ontem e hoje tem andado a nadar e de vez em quando bem a superfície para respirar. Sei que isso é sinal de falta de oxigénio na água. Ontem fiz lhe logo uma TPA de 50% mas hoje ainda continuam com o mesmo comportamento. 

Como resolver esta situação? Faço amanha já outra TPA?

Outra alternativa seria coloca-los numa caixa de plástico de 60 litros onde metia tudo que tenho no aquário pequeno lá dentro e acrescentava aos 20 litros de água os restantes 40 litros de água? Será melhor solução até o aquário grande completar o ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem essa opção mas mete só o filtro e a água do aquário antigo com o resto de água nova pré tratada com anticloro. Sempre ficam com mais água até o ciclo concluir.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.,

Vou então encher a caixa de 60 litros com 40 litros de água e depois junto os outros 20 litros de água do aquário.

A minha dúvida nesta opção está com o filtro do aquário pequeno. É daqueles filtro internos que não prestam e só tem no seu interior aquela esponja preta para as bactérias se instalarem e carvão ativado (mas já tem cerca de 6 meses por isso já não deve fazer grande coisa). Como vou meter só o filtro daqueles para 60 litros de água pode ser curto de mais e não deve ter grande colónia de bactérias. 

Por prevenção é melhor fazer TPAs com mais frequência que as semanais certo? Junto lhe uma bomba de ar para movimentar mais a água da superfície?

Tudo isto é apenas como medida de emergência por uns dias até confirmar o fim do ciclo do novo aquário.

Como fazer a aclimatização dos peixes do aquário pequeno para os 40 litros de água da caixa antes de juntar a água do aquário pequeno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira o carvão desse filtro isso ao fim de 4 a 6 semanas de uso é lixo. Deixa só a esponja que ela há-de ter algumas bactérias tal como a água. No espaço do carvão se der mete será siporax mini ou mais esponja se bem que o tempo que irás ter isso assim será pouco e provavelmente não vai dar tempo para essas matérias novas ganharem bacterias. Podes meter a bomba de ar sim para ajudar a oxigenação.

 

Quanto a aclimatizacao mudas a água é filtro e os peixes é depois adicionas água nova aos poucos.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.