Aquário 300 Litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

As anubias nunca se enterram??      Então qual o procedimento correcto? 

Já expliquei. Atam-se a troncos ou rochas. Os rizoma enterrados tendem a apodrecer.

 

Quanto às TPAS qualquer diferença de 2 ou 3° numa percentagem de 30% vai refletir menos de 1° de diferença no aquário o que não é relevante. Se a água da tpa fizer baixar mais que uns 2 ou 3° em curto espaço de tempo aí sim é preocupante.

 

Já agora 30% de tpa e uma referência. Podes precisar de mais ou nem tanto isso depende de vários fatores mas é bom medir-se os nitratos e tentar manter abaixo de 30ppm antes de cada TPA. Já tive aquas em que 25% de 15 em 15 dias era qb outros necessitavam de 75% por semana.

Depois da rotina ser estabelecida no aquário não havendo alteração de fauna e modo de alimentação deixa de ser necessário testar mas enquanto crescem e vão comendo cada vez mais convém testar os nitratos para adequar a tpa a necessidade.

 

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou estar atento então a isso das diferenças de temperaturas durante as TPAs. Tenho um termómetro digital por isso é bastante rápido comparar as temperaturas.  

De momento já verifiquei com os testes de nitratos que os 30% é suficiente para as TPAs semanais. 

Outra questão pois gosto de prevenir e como só tenho um filtro:

1- Em caso de tempestade e falhar a luz durante várias horas como se consegue manter a colónia de bactérias no filtro viva?

2- Por azar se durante tempestade o filtro queimar como faço para manter a colónia de bactérias viva enquanto o filtro é arranjado ou a garantia/seguro da casa fornecem outro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete uma tomada com protetor de picos de corrente ligada ao filtro. Umas horas não mata tudo mas se for mesmo muitas ou dias então abre o filtro tira as matérias para uma caixa com água do aquário e mete uma pequena bomba de circulação lá dentro.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Se por acaso faltar a energia e for muito tempo sempre podes retirar do filtro colocares num saco rede,e colocas dentro do aquário,quando vier a luz,volta para o filtro,mas isso só quando e muitas horas de falta de corrente,as bactérias ainda fica com oxigénio por uns tempos.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Obrigado por toda ajuda e opiniões. 

Segue novas fotos da nova actualização: introdução de Termostato Eheim Jager 300w. 

rrs7HB4vbSyyXUcJZWIPsVcSFkkFQsVsJLtKEOvI

Yo98V5uJDpBQHANhAnHp1gfzELFRemHa5HeYFsEf

Segue nova dúvida e peço a vossa ajuda. Como podem ver na foto anterior experimentei hoje também meter no aquário uma planta: uma Anubias. Não sei ao certo que tipo de Anubias é. 

Segui os concelhos anteriormente dados e não a enterrei. Optei por a prender com linha de costura a uma das pedras. Mas aqui ficou a duvida: não a quis apertar demasiado com a linha na pedra e quando a coloquei na água ela fica a flutuar um pouco sobre a pedra como podem ver nas seguintes fotos:

snCejNp5qXQP54tIg8OFFzJmIDWkRaAQnBJSP7en

a_2Fp_64AOKHKsRz8Lv4s4h8dtGNdX_k6TVDTyIT 

Ela assim a flutuar poderá morrer? Ou as raízes vão crescer até chegar a pedra e a envolver?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sim,ela acaba por agarrar a pedra,só que vai demorar mais tempo,e não sei se com o tempo que demora a linha não vai apodrecer e ela soltar-se,o melhor mesmo era teres colado a planta junto há base do tronco.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/18/2018 at 6:04 PM, S.S. said:

Já expliquei. Atam-se a troncos ou rochas. Os rizoma enterrados tendem a apodrecer.

 

E já agora os fetos de java o procedimento é o mesmo? 
Ontem durante a TPA acabei por prender as anubias com pedras e enterrar os fetos de java no areao.

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/10/2018 at 09:29, neo_2 disse:

E já agora os fetos de java o procedimento é o mesmo? 
Ontem durante a TPA acabei por prender as anubias com pedras e enterrar os fetos de java no areao.

Todas as plantas de rizoma podes colocar no solo, não podes é enterrar o rizoma porque pode asfixiar. A planta respira precisamente pelo rizoma. Anubias, fetos, bucephalandras são alguns exemplos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/10/2018 at 16:30, Bruno Carneir disse:

Boas.

Eu gosto bastante do filtro  pois é muito simples de usar e rápido de fazer a limpeza dele. Também me parece ser muito bom apesar de o ter só a cerca de 2 meses em funcionamento. 

O Fluval 306 para inicio serve mas vai ser um pouco curto como já havia referido anteriormente. 

Eu no meu Aquário com mais ou menos esse volume de água (300L) para já tenho só 1 filtro Fluval 406 mas tenciono para o ano comprar outro Fluval 406. Tudo depende do tipo de aquário que vais ter. Se for de peixes de água quente não precisas de tanto. Mas eu como tenho peixes de água fria que sujam muito preciso de uma filtragem por hora de 10x o volume do aquário. Ou seja, 300 litros preciso de filtrar 3000 litros/hora e o Fluval 406 só faz 1450 litros/hora. 

E tens de ter em consideração que o que a marca refere é com o filtro vazio. Quando encheres com esponjas e matérias esse caudal vai reduzir consideravelmente. 

Assim sendo, se for para Aquário de água quente talvez  6x o volume do aquário seja suficiente. Ou seja, a tua filtragem devia fazer pelo menos 1450 litros/hora. 

Afinal fizeram-me um upgrade. Ofereceram-me o 406. Alguma diferença?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já ficas mais bem servido com esse filtro. Mas lembra-te que esse Fluval 406 faz 1450 l/h em vazio. Quando encheres com matérias e esponjas vai reduzir para ai 25% da capacidade, ou seja, vai te fazer para ai 1100 l/h. Considerando que vais ter (se não estou em erro) 240 litros de água vais estar com uma razão a volta de 4.5x a filtragem de água por hora. Não anda longe dos 5x ou 6x que recomendam para peixes de água quente. 

Mas tudo vai depender quando tiveres o aquário todo operacional com os peixes. Só assim vais ver de quanto em quanto tempo tens de fazer TPAs e qual a sua quantidade, bem como de quanto em quanto tempo tens de limpar o filtro. Se vires que tens de fazer TPAs muitas vezes e grandes quantidades para baixares os valores de nitratos é porque o filtro não é suficiente. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E maior é faz mais uns litrinhos de circulação mas nunca fará mais que 50 a 60% do anunciado. Perder apenas 25% do caudal era bom era mas não é isso que acontece com nenhuma marca que tenha testado. A JBL é clara nisso basta ver a imagem retirada das instrucoes de um filtro deles e à perca é mesmo a rondar os 50% em alguns modelos e é com o filtro limpinho, referindo a marca que se perder 50% da sua circulação real deve ser limpo ou seja um 901 que anuncia 900lts/h da bomba não fará nunca mais de 450 e pode sujo do funcionamento fazer apenas 225lts/h.a85df7d0ef0d16338db4b341206e49bf.jpg

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado S.S.. 

Essa imagem é muito elucidativa. Todos os filtros deviam apresentar esses valores. 

Quando dizem que para um aquário de kinguios / carassius auratus o filtro deve fazer 10x por hora o volume do aquário já tem essa redução em conta? Ou seja, devo escolher um que em vazio faça esses 10x por hora pois já contabiliza as perdas que se vai ter? Ou devo escolher um filtro que após essas perdas a rondar os 50% faça esses 10x por hora? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal,

Tenho já a umas semanas uma Anubias juntos com os meus peixes de água fria (kinguios / carassius auratus). No entanto ela está com as folhas  com umas manchas escuras. Será que está a apodrecer? Será por não estar bem fixa a pedra? Ou excesso / falta de iluminação?

6zKHChnIaAsuwdnZVtS16FhsN4iEUvTpJf0dWjKB

5qDngeQ0u5lRXLEe3YC1TjWsMI2yk4bfvHAXOiQv

8C1M94xaELtHvT60zXml7xM5xAR638spp64ZIucS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Carneir

O que eu acho e que a Anubia esta muito exposta há luz muito directa,uma vez que as mesmas não gostam muito de luz directa.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva,

Ela efectivamente está mesmo por debaixo da calha de LEDs pois tenho-a mesmo ao centro do aquário. Vou então amarrar melhor a uma pedra mais pequena e coloca-la a um canto. Será melhor puxar também a calha de LEDs para a afastar da planta?

Em relação ao tempo de iluminação está com 1h30 de manhã e cerca de 5h30 a noite. Será muito tempo? Ou será melhor aumentar ao tempo de luz de manhã e diminuir a noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Se não tens mais plantas,e tens só a Anubia,podes colocar a luz da melhor forma,para que não atinja a Anubia,sobre as horas de luz,o que eu acho e que tu podes ter a luz acesa dentro do tempo que tu achares melhor,mas de forma que tu possas usufruir o mais tempo possível do aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva,

Sim de momento só tenho mesmo uma anubias. E estava bastante contente com ela pois os peixes não tinham vontade de a comer. Só que começou a ficar assim com muitas manchas castanhas nas folhas e mesmo as raízes estavam a passar de verdes a castanhas. Será que a desviar da luz ainda a consigo salvar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Sim as Anubias são plantas muito fortes,muitas das vezes a gente pensa,bom e desta que ela vai-se embora,e ela muito lentamente começa a dar um ar da sua graça,e começa a desenvolver novas folhas,e a esticar as raízes.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal,

Já algum tempo que aqui não adiciono informação mas tenho andado presente pelo forum. 

Em relação a minha anubias cheguei a conclusão que as manchas castanhas nas folhas em nada tinham a ver com a quantidade de luz ou incidência directa sobre elas. Pois retirei-a do aquário e ao esfregar as folhas todas com uma escova de dentes todas essas manchas castanhas saíram como se fosse sujidade. Tal acumular de sujidade pode dever-se ao que? Será normal dado que tenho os famosos peixes sujoes de água fria?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Esses peixes sujam muito a água,e se não houver corrente na água a porcaria vai assentar nas plantas,como e que tens inflow e o outflow,estão os dois no mesmo lado ou separados?

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva.

O Inflow e Outflow estão os dois do mesmo lado (na mesma lateral) que assim a água sai em cima percorre o aquário todo e volta a entrar em baixo na mesma lateral. Testei de várias formas e esta foi a que funcionou melhor. 

Mas talvez seja mesmo por a corrente não ser muito forte. Pois o filtro que tenho é o Fluval 406 que em vazio faz 1450 l/h mas cheio de matérias filtrantes deve fazer apenas 850 l/h (no manual do filtro falam em 930l/h mas eu acrescentei às matérias filtrantes que vem com o filtro mais 1 litro de Seachem Matrix e 1 litro de Sera Siporax), ou seja menos 40% do que em vazio. E com cerca de 250 litros de água e peixes destes devia ter uma filtragem de 2500 l/h, ou seja 10x o volume de água por hora.

Estou a pensar a meio do próximo ano comprar outro filtro. Gostei muito da simplicidade de funcionamento dos filtros da Fluval por isso vou comprar outro da mesma marca.

A minha dúvida é se compro um Fluval FX4 (vazio: 2650 l/h e cheio: 1700 l/h) e mantenho também o meu Fluval 406 a funcionar - ou seja com ambos cheios cerca de 850+1700= 2550 l/h

Ou se compro um Fluval FX6 (vazio: 3500 l/h e cheio: 2130 l/h) e guardo o meu 406 para não ter de manter 2 filtros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 minutes ago, Bruno Carneir said:

 

O Inflow e Outflow estão os dois do mesmo lado (na mesma lateral) que assim a água sai em cima percorre o aquário todo e volta a entrar em baixo na mesma lateral. Testei de várias formas e esta foi a que funcionou melhor. 

Quando montei o aquário li vários posts e várias teorias sobre a posição da entrada e saída e não cheguei a conclusão nenhuma. Acabei por colocar cada um no seu lado na parte de trás do aquário. 
A posição da entrada e saída não depende do tamanho do aquário? da força da saída? dos objectos que forem acoplados à saída? 

Pergunto isto porque o meu Eheim Ecco Pro 130 com as peças que veio de origem não acredito que tenha força suficiente para fazer movimentar a coluna de água e daí começar a formar espuma, por isso coloco um tubo ( que eu arranjei) mais pequeno que faz uma certa pressão e noto que a movimentação da água aumenta.

Já agora sobre comprar. Li algures que em Março os preços de aquarofilia baixam, alguém consegue confirmar se é verdade ou apenas ilusão?

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno 

Na minha opinião ia para o Fluval FX6,não e porque eu alguma vez tenha tido algum,e por aquilo que tenho lido por ai,dizem que e um bom filtro.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.