Aquário 300 Litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boas Bruno

A minha opinião e que devias ter o inflow e outflow juntos numa das laterais do aquário, para a água correr todo o comprimento  do aquário,e voltar ao inicio,mas como disse e só a minha opinião,nada mais.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva pela tua opinião.

O meu problema é que não tenho comprimento dos tubos do filtro suficientes para os colocar numa lateral. Pois o armário só tem uma abertura da parte de trás ao centro para os passar. 

Talvez tenha de arranjar outros tubos maiores? Ou tem outra solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a solução que eu estou a ver neste momento,seria escolheres a lateral onde colocares os tubos,e fazeres uma nova entrada no armário,se isso for possível,porque estares a comprares tubos mais compridos,vai sobrecarregar o filtro,sendo que esse filtro e um pouco curto,então com a distância das mangueiras talvez perca ainda mais fluidez.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar mangueiras novas mas quanto mais curtas estiverem mais rendimento têm o filtro por isso o melhor como diz o Álvaro e juntares numa das laterais.

Enviado de meu Redmi Note 4 usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva e S.S.

Já percebi como estão a sugerir mas estava a evitar mesmo abrir um buraco na lateral do armário novo. E se com tubos maiores perco rendimento também vou evitar.

A alternativa que tenho foi subir dentro do armário o filtro o mais que conseguir  para ganhar comprimento de tubo. E consegui a disposição que apresento na seguinte foto:

XEVClJUw9mcxPm4wgSqluLSLYdSwiz1L20qxN-h7

 

Assim estará melhor ou não resolve na mesma o problema?

Na parte de cima rodei a peça de saída da água 90 graus e subia um pouco e está a atirar água para a lateral do aquário. Parece haver uma melhor circulação de água no interior. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

O que eu tinha dito lá mais a cima era colocares o inflow e o outflow numa das laterais,mas os dois juntos,um ao lado do outro,não e como tu tens agora que estão cada um para seu lado,se eles estiverem os dois no mesmo lado,ao sair a água irá percorrer todo o aquário no comprimento,e bater na outra lateral e voltar para traz.

Comp: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Desde já agradeço toda a paciência e ajuda que tem dado.

Voltei a fazer nova tentativa de posicionamento do inflow e outflow:

cd6-6xU8KGsdq8E0wQkB8Zn5-jPPy0_857hPUgs6

FNShakRpvb_yQ5hTufb3tSDH5gUQK_LdgoLSB0xf

Para colocar na lateral não tenho mesmo tubo que chegue. Mas com esta disposição como se pode ver melhor na segunda foto o outflow está a apontar para a outra lateral do aquário. Deitei um pouco de comida depois do outflow e ela percorreu o aquário todo.

Esta disposição estará melhor Alvaro Silva?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi. A cena da comida permitiu compreender muito melhor o funcionamento da circulação de água no interior do aquário. Fiz o mesmo teste antes de mudar para esta ultima posição e havia uma zona onde a comida não circulava, ou seja, a água nessa zona estava parada. E com esta ultima configuração já circulava toda. 

Muito obrigado pela ajuda Alvaro SIlva.

 

Coloco ainda as seguintes questões (sei que são muitas mas quero reunir o máximo de informação que conseguir antes de colocar os primeiros peixes no fim do ciclo)? 

1- Recomenda alguma marca especifica de teste de nitratos? Pois no mercado há muitos a venda e não sei qual o melhor.

    Por outro lado, a loja que me vendeu o aquário também me vai fazer ao fim das 4 semanas os testes dos parâmetros da água para verificar se o ciclo está completo. Daí estar a pensar comprar mesmo só o teste de nitratos para verificar qual a frequência que devo fazer as TPAS e sua percentagem. 

 

2- A quantidade de areia que tenho no fundo do aquário será muita? Devo retirar alguma?

    Por outro lado, sempre que for fazer TPAS tenciono aspirar o lixo do fundo que se acumula sobre essa areia, pois como já anteriormente referiram estes peixes sujam muito. Qual a melhor forma de fazer sem aspirar a areia junto?

 

3- Posso encher mais o aquário ou eles tem tendência a saltar fora? De momento tenho 6 cm sem água na parte superior e o aquário não é tapado. 

 

4-  Já comprei este fim de semana um tronco para lá colocar. Fiz uma primeira lavagem com máquina de pressão e agora tenho colocado um deposito cheio de água a aquecer, e quando este está a ferver meto o tronco lá dentro. No primeiro dia a água saiu amarelada. Devo fazer isto até a água sair limpa certo? Devo fazer mais alguma coisa ao tronco antes de o introduzir no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Bruno

Sobre marcas de testes,eu não te vou dizer,pela simples razão que eu não uso,portanto não te sei dizer qual as melhores,mas eu não sou exemplo,e só uma opção minha,mas posso-te dizer que desde que compres um teste em gotas,e melhor que testes em tiras, sobre a areia ser demais,acho que não,para aspirar o fundo eu uso isto,sempre que aspiro o fundo,se aspirar   areão coloco o dedo na saida da água,e o areão acaba por cairsifo-aleas-com-bomba-limpa-aquario-D_NQ_NP_717308-MLB26514637973_122017-O.jpgagora como tu tens areia,e um pouco mais difícil, sim podes encher o aquário,deixa ai 5cm antes do rebordo para segurança,sobre o tronco se já esta bem lavado fervido,e descascado,e deixares ele dentro de água ate afundar e depois colocas no aquário,o troco depois de estar dentro do aquário uns tempos começa a criar uma capa que parece bolor,não fiques alarmado,isso não faz mal aos peixes e sai bem com uma esfrega com os dedos,e aspirares.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Alvaro Silva,

1- Onde posso comprar um aparelho desses para aspirar o fundo?

     Como é areia se calhar ao colocar uma rede fininha na ponta que aspira a água, alguma areia vai ficando presa nessa rede, e quando tiver muita acumulada coloco o dedo na saída de água para ela cair. Não sei se me fiz entender mas assim deve dar para aspirar o fundo.

 

2- O tronco quando o comprei já não trazia casca. Mas na loja disseram me que ia ter de o ferver todos os dias durante quase 2 semanas que a água onde fervia ia ficar muito castanha e para o fazer até sair limpa. Mas meti o primeiro dia em água a ferver e a água saiu ligeiramente amarelada. No segundo dia já saiu quase limpa. Estarei a fazer algo mal ou este tronco já estará quase pronto para colocar no aquário?

Nota: o tronco é um pouco alto e não tenho recipiente alto o suficiente. Por isso,  fervo um dia a metade de baixo e outro a metade de cima. E como o tronco fica acima do recipiente este fica destapado. Será que está a perder muito calor e não ferve o suficiente?

Ele como o peso que tem já vai logo ao fundo. Não é muito grande mas tem algum peso. Logo já vejo se meto uma foto do tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Bruno

Desculpa de só agora estar-te a responder,mas hoje não tive tempo para vir ao Fórum mais sedo,podes comprar em qualquer loja de aquáriofilia,mas em geral nestas lojas sai um pouco mais caro,também em certas lojas do Chineses tem,e ate em grandes super mercados,sobre o tronco,esses troncos que vendem nas lojas de aquáriofilia vem já com o tratamento feito,e depois as pessoas em casa fazem aquilo que tu estas a fazer,como já fervestes o tronco varias vezes,e ele já vai ao fundo,acho que podes colocar no aquário,mas mesmo a sim poderá ainda deitar taninos,e a água ficar ligeiramente cor de chá,o que para peixes não faz mal nenhum,e se isso te acontecer não e nada que com o seguimento das tpa,s,e o próprio filtro vai acabar por desaparecer.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Alvaro Silva,

Antes de mais tal como prometido segue a foto do tronco (está escuro pois tinha acabado de tirar da água):

xVbtYnx84xfJILfof5b9QtPZWi-m3zIuduDEQWAD

Este tronco efectivamente foi comprado numa loja de aquariofilia. Pensei que isso que o tronco libertava e tornava a água amarelada fizesse mal aos peixes. Mas já que não faz fico bem mais descansado. Porém como ainda faltam mais 2 semanas e meia para o fim do ciclo vou voltar a ferver e colocar em água durante mais uma semana. 

1- Este tronco quando colocar no aquário vai mudar algum dos parâmetros da água?

As pedras e o aparelho para aspirar o fundo vou ver se as compro este fim de semana e depois coloco fotos. 

 

2- As pedras depois basta colocar em água a ferver antes de meter no aquário certo? Ou tenho de fazer mais alguma coisa?

 

3- Outra questão. Posso colocar Lily Pipes no meu aquário? Não gosto muito do aspecto das peças de plástico pretas que vem com o filtro. Mas tenho medo de perder capacidade do filtro com os Lily Pipes pois como já se falou este filtro pode ser um pouco curto.

 

Cumprimentos,

Bruno Carneiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites Bruno

Sim os troncos em geral baixa um pouco o ph,mas não e coisa de muito relevo,as pedras desde que estejam bem lavadas,esta tudo bem,essas pedras foram compradas,ou foi apanhadas na natureza? sobre os Lily Pipes,poder podes,agora tens que ver se de facto não perdes muita pressão,porque esse filtro para esse aquário e um pouco fraco,como sabes,por isso tens que fazer a experiência,para veres o que e melhor,há achei o tronco bonito,agora tens e que ver a melhor forma de o colocar no aquário e ficar bonito,tens que ver varias posições do tronco para ficar na posição que tu mais gostes.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Alvaro Silva

Ainda não medi o pH com teste mais fiáveis. Apenas com o de tiras e estava a dar 6.4. Se este valor estiver certo e com o tronco baixar mais não será um valor de pH demasiado baixo? Terei de colocar depois uma pedra pequena calcária para subir o pH?

Quanto as pedras ainda não as tenho mas vou compra-las numa loja de aquariofilia.

Se comprar lily pipes que medidas seriam as melhores? Ou seja qual o diâmetro que existem a venda e qual o mais adequado para não perder pressão?

O tronco talvez no fim de semana já comece a ver as posições e depois meto aqui fotos.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Esses testes de tiras não são lá muito fiáveis, mesmo que esse 6.4 de ph seija verdadeiro,com o tronco não vai descer muito,quase nada,sobre os Lily Pipes,haverá aqui alguém que tenha experiência que te diga como deves comprar e as medidas,uma vez que eu nunca os tive,e não te posso dar uma informação há qual não estou habilitado.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Mais uma vez obrigado por toda a ajuda.

Vou ver então se trato de colocar o tronco e as pedras este fim de semana para colocar aqui novas fotos. 

Em relação aos lily pipes vou então aguardar alguém que esteja mais por dentro do assunto.

Se bem que numa primeira pesquisa não me parecem muito viáveis pois os lily pipes outflow da marca ADA (únicos que encontrei com as características de caudal) apresentavam um caudal na ordem dos 20 l/min (1200 l/h) a 30 l/min (1800 l/h). Ou seja, se considerar o pior cenário de 1200 l/h, vou estar a reduzir ainda mais o filtro que para 1450 l/h já era curto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Pois visto por esse prisma ate tem uma certa lógica,agora terás sempre tu a haver o que será melhor para ti,mas sim espera que velha aqui alguém com experiência para te dizer como,e o melhor para o teu caso.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Vou então aguardar.

A minha ideia seria no fim do ciclo de azoto colocar os meus 2 peixes que ainda são pequenos. Passado 3 semanas colocar mais 2 peixes e passado outras 3 semanas mais 1 peixe. Fazendo um total de 5 peixes de tamanho pequeno no aquário.  

Julgo que neste primeiro 1 ano e meio em que eles são novos e pequenos o filtro de 1450 l/h deverá ser suficiente? Ou mesmo pequenos sujam tanto como em tamanho grande?

 

Tal como prometido seguem novas fotos do aquário:

Foto do tronco sem pedras:

F_AAZKxEzxbwJQPDXiJKivY9Oak_X2lhTb8GhJRb

Fotos do tronco com as pedras (as pedras estão mesmo só para evitar que o tronco caia pois a base não é plana):

jjyq7JyzblqhVfhpYzatU_EAWZhRRwidH_HijVUZ

1FdyHq4q3KRHTvVEeBpcoilXXO7X1R_mIYPx0Sb0

gMh7fElJNUbGzd7eMLIexk0KrZT2qKRLLvPa4CsD

 

Como o tronco sai um pouco fora de água será que afeta muito a circulação de água dentro do aquário? Será melhor cortar um pouco ao tronco?

wLF8pHgyx0iwI35_PP-eBVbf8YpRPdJKlg7RTWaH

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Eu penso que e provável que no espelho de água ela mude um pouco a transitória da água,mas tu podes ver isso com um pouco de comida dos peixes,e veres como actua a comida,se faz todo o circuito de ida,e vinda para traz.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já fiz o teste com a comida. No zona de trás a água faz todo o circuito. Na zona da frente a comida faz o circuito mas mais lentamente e prende um pouco no tronco. Será muito mau assim?

Voltando a colocar a questão: estes peixes quando são novos e pequenos o filtro de 1450 l/h será suficiente? Ou mesmo pequenos sujam tanto como em tamanho grande? Se não sujarem tanto como em grandes a minha ideia seria manter este filtro por agora e daqui por 1 ano ou 2 colocar um segundo filtro igual a este a funcionar em simultâneo. Ou seja, já ia para 2900 l/h ficando perto do valor de 10x o volume do aquário por hora recomendado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Eles vão sempre sujar,agora talvez menos por serem pequenos,e de futuro sujar mais,mas agora em quanto tens esse filtro e lógico que terás que fazeres TPA,s com mais frequência,ate adquirires o outro filtro,com o andamento da coisa tu começas a perceber como esta a reagir o aquário ( peixes )e fazeres  as TPA,s,ou a limpeza do filtro,sobre o tronco acho que não vai haver problema,uma vez que o circuito não e quebrado.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Estou desejoso que o ciclo fique completo para mudar para lá os meus peixes pois não os quero ver mais tempo naquele aquário minúsculo. 

Um dos meus peixes é um carassius auratus "cometa" de cor amarela. Hoje estava a olhar melhor para ele e a cor amarela não é constante. Ou seja algumas escamas são meias brancas. Será que está com algum problema?

Ele aparentemente está bem, nada bem e come bem. 

Faço as TPAS todas as semanas sem nunca falhar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Acho que não e de te preocupares porque parece que por vezes esses peixes num determinado momento da vida deles eles mudam de cor,não quer dizer que seijam todos,mas alguns.

 

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Segue aqui uma foto do meu peixe. Como ele não está quieto a foto não é das melhores. Mas julgo dar para perceber as zonas de escamas brancas que me refiro. Será normal? Tenho medo que seja alguma doença tipo íctio (ou as manchas brancas dessa doença são diferentes)? 

r-VL5LwEXu9T0Gz_oUwY1Z8Ajfrs7wG_XqLS6PLB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.