Ajuda em criação de aquário plantado


Tiago Prisal

Recommended Posts

Olá

 

Já a alguns anos que ando para criar um novo aquário visto que quando era mais novo tive um pequeno com um peixinho dourado, recentemente deram-me um aquário de 60*30*30 de 54 litros  mas tenho algumas dúvidas em relação a que substrato devo utilizar. A minha ideia era por alguns guppys tetra neon e um limpa fundos, desculpem não saber corretamente os nomes das espécies que quero por, penso criar o aquario com

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário

2 - Data da montagem

3 - Dimensões do aquário 
60*30*30
3.1 - Volumes bruto e útil
54 litros/ talvez uns 48 litros
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Eheim liberty 200
4.2 - Termostato
100w 
4.3 - Iluminação/Foto-período
LED 25 w /8 horas
4.4 - Sistema de CO2
não
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
JBL AquaBasic Plus
5.2 - Substrato inerte
JBL Manado
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Troncos e algumas pedras neutras

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna
7.1 - Guppy ( 2 machos e 6 fêmeas)
7.2 - tetra Neon (2 machos 4 fêmeas)
7.3- 1 limpa fundos
...

8 - Plantas
8.1 -Gostava que me ajudassem a escolher plantas para iniciar
 
Gostava da vossa opinião neste inicio e muito obrigado a todos
 
Tiago Prisal
Editado por Tiago Prisal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo Tiago.

Parabéns pelo novo aquário e bem vindo ao vicio.

Por aquilo que referes estás a fazer tudo ok, com boa escolha de material. É só arranjares um layout que gostes plantares e deixares a ciclar.

Para esse aquário e n tendo CO2 eu apostava em plantas de baixa manutenção, podia-te referir várias mas aconselho-te a passares no site da tropica ( tropica.com) e veres por ti proprio. Eles tem uma secção de plantas de baixa manutenção.

Quanto à fertilização dado que vais fertilizar uma a duas vezes por semana, tb te aconselhava fertilizantes de compra. Macronutrientes e micronutrientes em separado. Existem várias marcas é só escolher tendo isto em atenção.

Quanto à fauna tinha o cuidado de escolhar "limpa fundo" que n crecescem muito. Umas corydoras são engraçadas e um conjunto de 5 ja dão um ar da sua graça.

Vai dando noticias e deixando umas fotos.

Abraço

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda, vou ver se na próxima semana tenho tempo de começar a montar o aqua e tentar usar água da TPA de um amigo meu para dar uma ajudinha na ciclagem o que me dizes quanto a isso?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N há problema nisso..mas espera umas semanas, n tenhas pressa e vais ver q vale apena.

Monta as coisas com calma. Mete o substrato e "brinca" com o layout até ficares satiafeito.

Enche só com as plantas plantadas.Quantas mais melhor.N esquecer q é um biotopo e tem de ser capaz de sustentar vida.

Vai inserindo umas fotos para o pessoal te poder ir dando umas dicas.

Opinião pessoal eu n misturava neons com guppies. São peixes diferentes q não "jogam" ou só peixes viviparos ou só oviparos.

Se tirares os gupies podes ter cerca de 20 a 25 neons que dá um outro impacto visual.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  Tiago Prisal

Bem vindo novamente,para te facilitar a escolha das plantas deixo-te aqui para veres, https://tropica.com/en/plants/ e escolheres plantas de baixa manutenção,como já disse o Fasco Ferreira,faz tudo com muita calma,não tenhas pressas,porque a pressa vai refletir-se na morte de peixes,e na tua carteira.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde

O Aqua já está com o layout montado e plantado esteve a ciclar até a semana passada, eu queria esperar mais tempo para fazer os 40 dias de ciclagem mas a minha mãe chegou me a casa com um guppy, tive de o meter no Aqua e ele adaptou se bem esperei uma semana e ontem comprei mais quatro para ele não se sentir sozinho. Está semana vou tentar comprar mais fêmeas que só tenho duas mas eram as únicas que havia na loja.

Muito obrigado pela ajuda, vou tentar meter fotos para poderem ver como está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago

Não te podes esquecer que Guppys a terem crias e pior que coelhos,pois dentro de pouco tempo vais ter muitos mais,se bem que as fêmeas,e os outros Guppys se conseguirem apanhar os pequenos comenos,mas há-de haver sempre alguns que vão escapar,isto se houver muitas plantas,ou musgos onde eles se possam esconder.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro

O aquario ainda não tem as plantas muito grandes o que não providencia muitos esconderijos para os peixes que nascerem, vou tentar meter fotos para verem como está e darem-me algumas opiniões.

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não sei se 25W de led é suficiente, mas acho que podes e deves começar pelo mais fácil! Parece-me que está no início desta descoberta e verás que é um mundo maravilhoso!)

As plantas que aí tens eu deixava exatamente no sítio onde estão (até ver), no entanto essas que se resumem apenas a uma folha seriam para esquecer. (sobretudo essas tristes de folha redonda, amarelas e cheias de buracos que estão muito debilitadas). Folhas isoladas não são plantas, são projetos de plantas que são úteis para quem já as sabe fazer crescer.

Se em cima desse tronco colocares um MICROSORUM PTEROPUS ´PETITE´ e à volta (em baixo) colocares uns MICROSORUM PTEROPUS ´TRIDENT´ (basta um, que dá para dividir e espalhar), ficas com uma "ilha verde" exuberante e pouco exigente. (atenção, são plantas epífetas, logo não podem ter os caules enterrados mas apenas amarrados ao tronco por exemplo com um fio de pesca).

Depois precisas de algumas plantas lá atrás para equilibrar o "ramalhete"... Eu tentaria com umas SAGITTARIA SUBULATA... (em princípio crescem pouco em altura, mas de vez em quando dá-lhes um "amoke" e crescem bastante, por isso eu as colocaria atrás.

Se tudo estiver a crescer convenientemente, mais tarde terás de pensar numa solução para a frente, mas por enquanto ficaria por aqui para ver como é que elas reagem com essa luz. (o HELANTHIUM TENELLUM poderia combinar muito bem à frente das outras e é também pouco exigente).

Mas ao colocares plantas tens de começar a pensar num plano de fertilização. Procura por aqui pelo fórum que tens imensa matéria para ler. Com as plantas que eu sugiro não precisas de uma fertilização muito forte e tens margem para erros, contudo se não as alimentares elas morrem! (afinal de contas não são apenas decoração, são seres vivos).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Tenho tido problemas com algas no aquário, são algas verdes escuras quase pretas, infelizmente não consigo tirar fotos agora que o meu telemóvel foi para arranjar, elas ficam agarradas as folhas das plantas e aos vidros, as folhas deixaram de ser verdes e ficam todas escuras e vê-se filamentos de algas e no fundo o substrato também fica com tufos de algas, o que poderei fazer para me livrar desta praga? Também me têm morrido alguns guppys, obrigado pela ajuda e boas festas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago

Como estas com problemas com algas aqui vai para veres quais são,e as causas,ora vê aqui,https://www.greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato espero que consigas resolver,Bom Fim de Ano

Cumprimentos   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro, Muito obrigado pela ajuda, penso ser a alga preta de pincel BBA, alguma vez lidou com este problema? visto ser uma alga muito difícil de combater gostava de saber o ponto mais favorável por onde começar a tentar elimina-la, mesmo depois de fazer uma boa limpeza no aquário ela reaparece no espaço de dois a três dias visto que é impossível elimina-la por completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Se queres que te diga eu sei o quanto e difícil combater essa alga,eu uma vez tive e comecei por colocar água oxigenada em cima dela com uma seringa,mas ás tantas já era tanta que ate o areão tinha que resolvi desmanchar o aquário,limpar rochas muito bem,e os cantos do aquário,e começar com novo substrato,so nuca desliguei o filtro sempre a trabalhar numa caixa com água do aquário que eu retirei mas que teve que passar por um pano para não ir esporos da alga, qualquer das maneira terás que ver quais as causas delas aparecerem,e esperares por mais opiniões de quem já a tenha combatido com sucesso.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela começou a aparecer mais a cerca de um mês quando comecei a fertilizar o aquário uma vez por mês, agora já esta em todas as folhas das plantas, vidro, tronco, pedras e no filtro, tanto no tubo de entrada como nas bocas de saída, comecei agora a meter a manta de lã de vidro da sera no filtro e a limpa-lo de 2 em 2 dias a ver se consigo combater alguma coisa, amanha vou dar uma poda drástica nas plantas e tirar todas as folhas que estejam cheias de algas.

Obrigado pela ajuda, ao fazer esse procedimento que referiu onde colocou os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na caixa de plástico de 70 litros,com água que tirei do aquário,mas só foi por dois dias,porque tive que deixar as pedras de um dia para o outro em água oxigenada,para depois esfregar bem as pedras e ainda as fervi.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro

Bom Ano, sim fiz uma limpeza a fundo, retirei todas as plantas, limpei-as folha a folha em varias aguas para tentar tirar o máximo de esporos, retirei algum substrato que estava com mais algas e limpei os vidros e filtros exaustivamente, depois comprei um comedor de algas siamês e faz amanha uma semana desde que o limpei e ainda não apareceu mais nada.

Obrigado pela ajuda que me tem dado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.