Tree of Probabilities


Samuel Ferreira

Recommended Posts

Bom Dia Pessoal,

Tenho andando um pouco preguiçoso para colocar aqui a minha mais recente montagem, portanto hoje, decidi voltar ao fórum e partilhar convosco esta nova aventura.

Foi montado no passado dia 30/05/2018, o que conta neste momento com 2 meses e 20 dias.

Espero que gostem e comentem.

Deixo-vos o setup.

Aquário:

Watercube 100 x 50 x 50 da Aquaeden

Iluminação:

2 x FTB Led Light 90 da Aquaeden

Filtragem:

Eheim Professional  3 2080

Material Filtrante:

  • Bio Rio
  • Équo Stilla
  • Lã Filtrante

Pipes:

  • Aquagro Outflow 17 mm (Lilly Pipe)
  • Aquagro Inflow 17 mm (Lilly Pipe)

Substrato:

  • Reaproveitamento do substrato ADA da montagem anterior
  • ADA Amazónia Light (2 x 9 Litros)
  • ADA Plata Sand

CO2:

  • Botija de 2kg
  • Redutor de pressão e Electroválvula Aquaeden
  • Do Aqua CO2 Music Glass 40D (Difusor)
  • Do Aqua Co2 Music Counter (Conta-Bolhas)

Temperatura:

  • Eheim Jager 150W a 23º C

Hardscape:

  • Troncos Red moor Wood
  • Seriyu stone

Fertilização:

Fertilização com a nova gama da ADA

1º Mês:

  • ADA Brighty Neutral K (Utilizei o Neutral devido a dureza da minha água) – 6 ml / Dia
  • ADA Brighty Mineral – 6 ml / Dia

A partir do 2º Mês:

  • ADA Brighty Neutral K – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Mineral – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Nitrogen - 5 ml/ 3x semana

A partir do 3º Mês:

  • ADA Brighty Neutral K – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Mineral – 9 ml / Dia
  • ADA Brighty Nitrogen - 5 ml/ 3x semana
  • ADA Brighty Iron - 5 ml/ 3x semana

Flora:

  • Micranthemum "Monte Carlo"
  • Staurogene repens
  • Vesicularia Dubyana Christmas
  • Hydrocotyle tripartita
  • Alternanthera reineckii 'Mini'
  • Riccia fluitans
  • Hemianthus micranthemoides
  • Rotala rotundifolia
  • Hygrophila Polysperma Rosanervig
  • Microsorum Pteropus Narrow
  • Hygrophila Pinnatifida

Fauna:

  • Paracheirodon Axelrodi
  • Ottocinclus
  • Camarões Amano
  • Barbo Cereja

Montagem do Hardscape:

  • Silicone para Aquário - AKI

Outros Equipamentos:

  • Twinstar Nano Plus

Fotos do Hardscape:

IMG_20180529_093340[1]

Após a plantação (1º Dia)::

IMG_20180603_105640[1]

Ao final de 2 semanas:

IMG_20180718_214503[1]

 

Grande Abraço e espero que gostem.

Editado por Samuel Ferreira
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Na minha humilde opinião, estábastante equilibrado e harmonioso. Parabéns!

Uma dúvida. Na terceira foto, a planta mais encarnada é a Alternanthera reineckii "mini"? É que quero usá-la no aquário que vou montar, mas não a imaginava com um tom encarnado tão vivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Prpmd disse:

Boa noite,

Na minha humilde opinião, estábastante equilibrado e harmonioso. Parabéns!

Uma dúvida. Na terceira foto, a planta mais encarnada é a Alternanthera reineckii "mini"? É que quero usá-la no aquário que vou montar, mas não a imaginava com um tom encarnado tão vivo.

Boas,

Obrigado pelas humildes palavras.

As plantas vermelhas são duas, a mais atrás é a Ludwigia palustris, e mais a frente junto ao tronco tens a reineckii, ficam com um tom vermelho muito bonito qualquer uma delas, alguma dúvida dispõe.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Samuel! Gosto do pormenor da areia que lhe dá um toque diferente. 

Forca. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Inácio Sanches disse:

Parabéns, está bem agradável, muito o estilo que gosto. Vai pondo muitas fotos sff. Ficou a faltar uma frontal de como está actualmente.

Obrigado Inácio.

Colocarei depois uma frontal do estado do aquário actualmente mais tarde. Não coloquei já porque a montecarlo, staurogyne e tripartida não vingaram vou ter de replantar novamente, isto porque ao longo das minhas últimas montagens andei a bater na tecla das fertilizações, mas cheguei a conclusão pelo facto de plantas tão fáceis nunca terem comseguido está nas durezas da minha água, juntamente com a seryu Stone tenho uma dureza de 18 graus, adquiri um sistema de osmose e o aquário começou a comportar de forma diferente, neste momento e como estou a fazer a transição lentamente quero deixar o aquário recuperar mas assim que for oportuno deixo o update.

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Muito bom Samuel! Gosto do pormenor da areia que lhe dá um toque diferente. 

Forca. 

Obrigado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Harmonioso e ao estilo Nature, bem conseguida esta montagem. 

Toca a puxar por essas plantas, tens aí todas as condições para um belo aquário.

 

Off topic: Que conclusões tiraste da montagem anterior? Bem sabemos da batalha com que te travaste com as algas... 

 

Força com isso Samuel!  

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, ismael_figueira disse:

Harmonioso e ao estilo Nature, bem conseguida esta montagem. 

Toca a puxar por essas plantas, tens aí todas as condições para um belo aquário.

 

Off topic: Que conclusões tiraste da montagem anterior? Bem sabemos da batalha com que te travaste com as algas... 

 

Força com isso Samuel!  

 

Gonçalo, 

Obrigado pelas palavras.

A conclusão e que nada tem a ver com a fertilização, nem luz nem CO2, eu de facto estava a dosear demais para o substrato que tinha (ADA), o facto reside para mim na qualidade das minhas águas aqui da zona, desde que comecei a utilizar água da rede que nunca mais tive um aquário bonito isto juntamente com 40kg de seryu Stone que como sabes aumenta as durezas. Comecei a questionar como tive montagens bonitas anteriormente com montecarlo e staurogyne e agora não consigo. Esta montagem arrancou bem mas depressa as plantas começaram a definhar e por isso neste momento estou a começar a inserir água de osmose, neste ponto agradeço o apoio e paciência do grande Luís Cardoso que tem ajudado nesse sentido, agora é esperar e ver a diferença. Assim que possível partilharem convosco os resultados.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu aqui tenho o problema inverso, durezas baixas. É mais fácil de controlar do que propriamente com durezas altas. 

Isso acoplado à seryu não facilita nada, nesse caso a água de osmose é mesmo a melhor solução. 

Continuo a dizer que a staurogyne é daquelas plantas que têm de estar sempre presentes numa montagem, esta planta é um excelente indicador de quando algo vai menos bem no aquário. 

 

Vai actualizando aqui a malta ;)

 

Abraço 

Ismael Figueira 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venha daí uma foto atualizada.

Estou a gostar a harmonia e do paz que a montagem transmite. Quanto tiver no ponto via ficar mesmo TOP.

AS fotos também estão brutais!

Parabéns.

A qts BPS tens o CO2? parece que está a bombar...não estará em exagero?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Vasco Ferreira disse:

Venha daí uma foto atualizada.

Estou a gostar a harmonia e do paz que a montagem transmite. Quanto tiver no ponto via ficar mesmo TOP.

AS fotos também estão brutais!

Parabéns.

A qts BPS tens o CO2? parece que está a bombar...não estará em exagero?

 

Boas Vasco,

Obrigado. Tentarei colocar foto como disse atualizado apesar de estás fotos serem tiradas com o telemóvel.

Sim o CO2 no início das montagens está sempre a 4 - 5 bps, mas o efeito que vês foi do twinstar. Como tenho um lyle pipe novo sempre a arejar a água e o twinstar o drop fica sempre verde escuro e de manhã antes de ligar está sempre azul, claro que assim que o troduzi um pouco de osmose passou logo para amarelo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samuel essa moita precisa de prolongamento na direita, a rotala green funciona na perfeição para esse efeito. Não tinhas ludwigia palustris nessa zona?

58942967573af9122c6483d2023f5772.jpg

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Ismael. Além disso os fetos tapam o tronco e penso que perde um pouco o efeito por causa disso.

Mas muito bom layout e pelo que se percebe muita saúde também. Bela montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Samuel essa moita precisa de prolongamento na direita, a rotala green funciona na perfeição para esse efeito. Não tinhas ludwigia palustris nessa zona?

58942967573af9122c6483d2023f5772.jpg

 

há 12 minutos, brunofasoares disse:

Concordo com o Ismael. Além disso os fetos tapam o tronco e penso que perde um pouco o efeito por causa disso.

Mas muito bom layout e pelo que se percebe muita saúde também. Bela montagem.

Boas,

Sim, tenho a Ludwigia nesse sítio estive a podar curtinha e perdeu essa continuidade, percebo perfeitamente o que estão a dizer parece que fica com um efeito tipo cogumelo também não gosto muito, e de facto ja pensei no que estavas a dizer mas como tenho o aquário numa zona de entrada essa lateral no lado direito depois não sei se fica bem, de qualquer forma a rotala está muito grande e irei podar este fim semana e curtinha não dá tanto essa sensação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse é mesmo o desafio...estarem todas as plantas no sitio certo na altura certa

Continua o bom trabalho.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Tarde Pessoal,

Venho deixar uma rápida actualização do aquário. Replantei 2 vasos de montecarlo e 1 vaso de staurogyne.

IMG_20180906_184424[1]

 

 

Editado por Samuel Ferreira
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

On 03/11/2018 at 15:45, Samuel Ferreira disse:

 

IMG_20181103_152333[1]

 

 

 

Olá Samuel

Deixo apenas a minha sugestão:

Por baixo do Feto (trident?) até à areia vai uma cota muito grande sem nada. Sinceramente não gosto...

Entre as pedras e o tronco (que está por baixo do feto) parece-me que falta alguma coisa plantada com ou sem volume. 

Podias optar por colocar mais feto (tens espaço para isso) ou colocar outra coisa qualquer e de preferencia com folha grande para dar ainda mais profundidade ao que está atrás. 

Ainda por cima é uma zona sensivel do aquario porque fica mesmo em cima do primeiro terço do aquario. Se medires 33 cm desde o lado direito, deve mesmo bater onde está esse peixe vermelho (barbo?) na foto. Parece que está aí uma entrada de uma gruta mas que te faz perder um pouco o impacto quando olhamos para a foto. 

Podes meter musgo nas pedras, verde na transição das pedras para a areia, pode meter entre as pedras e o tronco, ou podes fazer isso tudo. Para mim, qualquer coisa volumosa e com folha grande, com uns pormenores engraçados e valorizavas bastante esse aquario, que já por si está fenomenal!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim falta só acertares com a tesoura….A planta do plano posterior acho que necessita de uma transição mais suave da esquerda para a direita. Parece tudo muito "a pique".

Fora isso para mim tá top, muito bonito mesmo. Continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Desenterrando este tópico,  só para  saber como foi a continuação desta montagem e se foste a algum concurso internacional com ele.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Tozé Nunes disse:

Desenterrando este tópico,  só para  saber como foi a continuação desta montagem e se foste a algum concurso internacional com ele.

 

Olá Tozé,

Não, este aquário nunca chegou a ir a concursos, nem achei que estivesse a esse nível, sobretudo serviu mais que tudo para perceber as fertilizações e testar alguns conceitos, dando a origem a este aquário.

IMG_20190318_204700

Concursos começaram apenas o ano passado com o CIAC, EAPLC (consegui o 11º lugar) e Web aquascaping (20º lugar), com este aquário que vos deixo abaixo, foi necessário de facto dar mais um salto e evoluir para poder concorrer ao alto nível, mesmo assim, tentei perceber o que estava errado e decidi que este ano de 2020 tinha de dar mais um salto e ir mais além e ser mais arrojado nas minhas montagens.

Foto Final-Concurso

Abraço,

Samuel

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas olha que tinhas aiuma montagem muito boa para concorrer!

Fizeste algum  tópico com essa montagem de que colocaste foto? Estava brutal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, foi pens teres deixado de participar no fórum, pelo menos com aquela assiduidade que estávamos habituados. 

O ano passado vi esta foto que mencionaste agora 

image.png

Gostava muito e acho que os outros membros também, de ver um tópico com o step by step dessa montagem. 

Na altura fiquei surpreendida com a montagem, estava muito boa e já se previa uma melhor classificação este ano da tua parte se participasse do IAPLC. 

A tua classificação foi merecida, e estamos muito orgulhosos por ti. 

Fica o pedido feito. 

Abreijos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais