Aurora


Recommended Posts

Olá comunidade aquariófila,

 

Apesar de já vos seguir há algum tempo, este é o meu primeiro post no fórum.

 

Apresentação:

Antes de mais o meu nome é Pedro e sou de Agualva. Desde pequeno sempre tive aquários em casa. Antigamente era o meu pai que os montava e tratava deles, mas há mais de uma década que essa actividade é exercida por mim.

Apesar de sempre ter tido aquários com plantas (excepção do aquário que tive com ciclídeos do Tanganika), nunca tive coragem de me aventurar na montagem de um aquário plantado propriamente dito.

Desde Maio passado que decidi que quero aventurar-me neste universo tão empolgante que é o aquascaping. Tenho lido imensa informação sobre plantas e sobre a melhor forma de as cuidar (muita dessa informação encontrei-a neste fórum), e neste momento já tenho uma ideia bastante clara de como quero que seja o meu primeiro aquário plantado, que se chamará Aurora!

Como tenciono entrar num novo ciclo da minha vida de ”aquariofilista”, quero começar do zero. Com equipamentos novos, eficientes e mais modernos. Tenho estado a “fazer o enxoval” aos poucos, pois os preços dos equipamentos/acessórios não são nada meigos (a título de curiosidade, comecei por comprar uma tesoura, achei que poderia simbolizar bastante bem esta nova face do hobby). Mas como pretendo começar a montagem, propriamente dita, apenas no início do Outono, tenho tentado planificar tudo muito cuidadosamente.

 

Decidi criar este post, agora, pois penso que a vossa experiência poderá ser muito útil neste meu processo de escolha de equipamentos/flora/fauna/etc.

Vou fazer a ficha técnica da minha rica Aurora, enunciando o que tenho previsto adquirir nos próximos tempos:

 

1 – Nome do aquário:

Aurora

 

2 – Data de montagem:

Outono 2018 (previsão)

 

3 – Dimensões do aquário:

90x45x45 cm, em vidro de 8 ou 10 mm, ADA style

3.1 – Volume bruto e útil:

180 L, prevejo um volume útil de aproximadamente 150 L

3.2 – Móvel:

Será em alumínio da Ecoarium. A base será certamente de 90x45 cm, mas a altura ainda está em processo de estudo. Mas neste momento estou mais inclinado para uns simpáticos 85 cm

 

4 – Equipamentos:

Aqui preciso muito das vossas sábias opiniões 

4.1 – Filtro:

Eheim professionel 4+ 350 (tenho sempre trabalhado com filtros Eheim e nunca me deixaram ficar mal)

4.2 – Termostato:

Hydor external heater 300 W (nunca tive um termostato externo, mas quero ao máximo reduzir a quantidade de equipamentos dentro do aquário. Para além disso disseram-me que os termostatos externos aquecem a água de uma forma mais eficaz)

4.3 – Iluminação/Fotoperíodo:

Twinstar light 900EA (nunca usei nada desta marca, mas parece-me ser uma iluminação de qualidade. Concordam? Nos meus aquários costumo fazer um fotoperíodo de 10h, num plantado o que recomendam?)

4.4 – Sistema de CO2:

Eco Kit CO2 (nunca tive um aquário com CO2, por isso tenho ainda que perceber bem como funciona o mecanismo, qual a quantidade de bolhas, o período em que deve estar ligado, etc)

 

5 – Substrato & Hardscape:

5.1 – Substrato:

Dennerle nature gravel Baikal para alguns apontamentos

Environment Aquarium Soil (já alguém usou? Recomendam? Penso que vou precisar de uns 18 L)

Como pretendo fazer tudo com calma, e de forma que o crescimento das plantas não seja demasiado rápido, aconselharam-me a não usar substrato fértil. Qual a vossa opinião sobre isso tendo em conta a flora (ver ponto 7) que quero usar?

5.2 – Hardscape:

Rocha: Lava preta

Madeira: Red moor wood (fiz um esboço em papel de como será a disposição no aquário, e já passei algumas horas, em lojas, para encontrar os troncos com as dimensões e formas que pretendo. Há mais de 15 dias que a madeira está toda submersa numa banheira. Dos 8 troncos que comprei, só 2 é que ainda flutuam, e a água já não está a ficar muito castanha)

 

6 – Fertilização:

Aqui conto muito com a vossa ajuda, pois não faço ideia de quais as melhores marcas no mercado. Nem de como devo fazer o meu plano de fertilização. Se realmente é necessário usar substrato fértil ou não. É uma área que ainda tenho que aprofundar bastante

 

7 – Flora:

Didiplis diandra

Heteranthera zosterifolia

Myriophyllum mattogrossense

Lysimachia nummularia

Eleocharis acicularis

Hydrocotyle verticillata

Cabomba aquatica

Ludwigia palustris

Micrantherum monte carlo

Alteranthera reineckii “purple”

Echinodorus ozelot

(Nestes últimos meses, estudei bastante a área das plantas aquáticas, principalmente as sul-americanas. Para primeiro plantado acham que esta escolha de flora poderá resultar, ou que vou “desgraçar-me” em pouco tempo?)

 

8 – Fauna:

Ainda em estudo, mas é certo que, pela primeira vez na minha vida, quero ter um aquário com neocaridina orange ou red. Se tudo correr bem, gostava de mais para a frente ter pelo menos um casal de ciclídeos anões sul-americanos, que controlasse a dimensão da colónia de camarões. Mas como não quero que “a controlem” em demasia, já estou a imaginar um aquário com alguns refúgios e com uma densidade de plantação bastante grande.

 

Desde já muito obrigado por me terem aceite no vosso fórum, e fico à espera dos vossos sábios conselhos. 

 

Cumprimentos,

Pedro Dias

Editado por Prpmd
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao maravilhoso mundo dos aquários plantados.

Gosto dessa primeira compra simbólica, realmente muito representativa desta vertente mais plantada.

Quanto ao material, parece tudo muito bem, no entanto se puderes ir para o pro 4 600 talvez ficasses mais tranquilo. Não que o 350 não dê conta do assunto.

O vidro, melhor 10 mm.

Não conheço esse substrato, por isso não te sei dizer se é bom ou mau.

Fertilização, eu usei tropica e gostei bastante, mas rapidamente passei para Estimative Index, ainda tens tempo de ler sobre isso.

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Bem-vindo!

ora a minha opinião visto que tenho um setup quase idêntico a esse  

 

3 - igual ao meu. excelentes dimensões. Aqua muito equilibrado e nem grande nem pequeno o que permite vários tipos de aventuras sem ter de vender um rim. Para além disso é um tamanho que tem muita escolha a nível de iluminação. 

3.2 - pensa bem na altura do móvel. Eu fazia mais baixo. No máximo 75cm. Pela simples razão de que vais passar mais tempo a observar o aquário sentado. Para além da facilidade de manutenção e montagens. O meu tem 84 e vou mudar para um mais baixo entretanto. 

4.1 - concordo com o Inácio. Ficas muito melhor servido com um 600. Tenho um e é top. 

4.2 - excelente termostato. Mais uma vez igual ao meu 

4.3 - sei que é um bom pedaço mais cara mais se fores para a twinstar S ficas muito mais bem servido. A S é mais larga a pensar em aquas de 45 a 50 cm de largura. Vê o tópico da Vera que comprou uma E e depois acabou por comprar outra. 

E quanto às horas geralmente tenho 7. 

4.4 - o co2 vai depender do difusor. Já que vais fazer as compras na Ecoarium olha para os Jbl proflora direct (aliás eles têm nos montados nos aquarios de exposição) muito bom difusor e fica em linha nas mangueiras. Tirando coisas de dentro do Aqua. 

5.1 - o substrato também não conheço, qual é o preço? E podes apontar para uns 3 sacos. Geralmente estes substratos são completos, não precisam de levar fértil. 

5.2 - mostra lá esse esboço. 

6. - vai depender do substrato que usares. Eu no meu tenho ada Amazónia e fiz fertilização mínima e tudo o que atirava lá para dentro crescia muito bem e saudável. 

7 - a flora vai depender do layout, mas ouvi dizer que a didiplis diandra é uma planta difícil. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Inácio Sanches disse:

Bem vindo ao maravilhoso mundo dos aquários plantadosemoji6.png.

Gosto dessa primeira compra simbólica, realmente muito representativa desta vertente mais plantada.

Quanto ao material, parece tudo muito bem, no entanto se puderes ir para o pro 4 600 talvez ficasses mais tranquilo. Não que o 350 não dê conta do assunto.

O vidro, melhor 10 mm.

Não conheço esse substrato, por isso não te sei dizer se é bom ou mau.

Fertilização, eu usei tropica e gostei bastante, mas rapidamente passei para Estimative Index, ainda tens tempo de ler sobre isso.

Cumprimentos

Muito obrigado caro Inácio!

 

A tesoura já a tenho, agora só me resta aprender a usa-la convenientemente. 

 

Pelo que tenho visto nos posts mais recentes publicados no fórum, já esperava que me aconselhassem o pro 4+ 600 em vez do 350. Mas a verdade é que também tenho lido, por aqui, que para plantados o filtro não deve ter uma velocidade de fluxo demasiado elevada porque pode movimentar a água do aquário em demasia, perdendo-se assim muito CO2. É por este motivo que me inclinei mais para o 350. Na realidade, não sei bem o que comprar...

 

O tempo livre que tiver em Agosto será precisamente para me debruçar sobre o campo das fertilizações. De momento, já sei da existência desse Estimative Index mas ainda não faço a mínima ideia do que se trata.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos, 

Pedro Dias 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Gonçalo84 disse:

Boas. Bem-vindo!

ora a minha opinião visto que tenho um setup quase idêntico a esse  

 

3 - igual ao meu. excelentes dimensões. Aqua muito equilibrado e nem grande nem pequeno o que permite vários tipos de aventuras sem ter de vender um rim. Para além disso é um tamanho que tem muita escolha a nível de iluminação. 

3.2 - pensa bem na altura do móvel. Eu fazia mais baixo. No máximo 75cm. Pela simples razão de que vais passar mais tempo a observar o aquário sentado. Para além da facilidade de manutenção e montagens. O meu tem 84 e vou mudar para um mais baixo entretanto. 

4.1 - concordo com o Inácio. Ficas muito melhor servido com um 600. Tenho um e é top. 

4.2 - excelente termostato. Mais uma vez igual ao meu 

4.3 - sei que é um bom pedaço mais cara mais se fores para a twinstar S ficas muito mais bem servido. A S é mais larga a pensar em aquas de 45 a 50 cm de largura. Vê o tópico da Vera que comprou uma E e depois acabou por comprar outra. 

E quanto às horas geralmente tenho 7. 

4.4 - o co2 vai depender do difusor. Já que vais fazer as compras na Ecoarium olha para os Jbl proflora direct (aliás eles têm nos montados nos aquarios de exposição) muito bom difusor e fica em linha nas mangueiras. Tirando coisas de dentro do Aqua. 

5.1 - o substrato também não conheço, qual é o preço? E podes apontar para uns 3 sacos. Geralmente estes substratos são completos, não precisam de levar fértil. 

5.2 - mostra lá esse esboço. 

6. - vai depender do substrato que usares. Eu no meu tenho ada Amazónia e fiz fertilização mínima e tudo o que atirava lá para dentro crescia muito bem e saudável. 

7 - a flora vai depender do layout, mas ouvi dizer que a didiplis diandra é uma planta difícil. 

Um grande obrigado caro Gonçalo, 

 

Em relação às tuas preciosas dicas, o que posso acrescentar? 

 

3.2 - inicialmente tinha pensado num móvel com 80 cm. Mas como o aquário irá ficar numa zona de passagem em que vai ser visto mais de pé do que sentado, na loja, aconselharam-me a que o móvel tivesse 90 cm. Só que a minha estatura pouco desenvolvida (apenas em comprimento... infelizmente) leva-me a pensar que para um móvel de 90 cm vou ter muita dificuldade em chegar ao fundo do aquário, tal como referiste. Daí ter pensado que é no meio que está a virtude e estar a apontar para os 85 cm. Mas ainda vou fazer umas simulações na parede, para tentar perceber melhor qual a altura ideal.

 

4.1 - Tal como acabei de responder ao Inácio, tenho lido, por aqui, que para plantados o filtro não deve ter uma velocidade de fluxo demasiado elevada porque pode movimentar a água do aquário em demasia, perdendo-se assim muito CO2. Foi por este motivo que me inclinei mais para o 350. Achas mesmo que o 600 é a solução ideal?

 

4.3 - Já fui à procura do tópico da Vera. E num assunto em que não tinha muitas dúvidas no que comprar, já estou sem saber o que fazer. Realmente a S parece ser melhor. Mas mais 100 € é assim que a modos que um bocado... coiso... se é que me faço entender.

 

4.4 - Obrigado pela sugestão. Adorei. Já acrescentei à minha "lista de casamento". O mais certo é ficar com um aquário top, e depois não ter dinheiro para comprar plantas... Mas nem que de início arranje só uma alface e um manjerico, a coisa há-de dar-se.

 

5.1 - Segundo o que estava a prever, poupo no fértil, mas compro mais um saco do outro substrato... Parece-me justo. Este Environment Aquarium Soil custa 32,95 na Ecoarium. Eles dizem que é praticamente igual ao JBL pro proscape solo, mas mais económico.

Como nunca usei nenhum. Acredito naquilo que me dizem.

 

5.2 - O esboço é que é mais complicado. Para além do scanner estar de baixa, já o mostrei ao meu pai e não entendeu nada. Acho que só mesmo eu o consigo entender. Mas assim que o esboço ganhar contornos de realidade publico umas fotos.

 

7 - Pelo nome desconfiei logo dessa Diandra... Mas é tão bonita que acho que vou arriscar. Logo se vê!

 

Uma vez mais muito obrigado por todas as sugestões. A minha carteira não ficou muito feliz, mas eu agradeço bastante.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Então para saberes a altura máxima que o móvel pode ter basta te medires do chão até ao sovaco, descontares a altura do aqua (45cm) e tens aí a medida do móvel.

Acerca do filtro não tenhas medo do caudal. As plantas não se importam nada e é mais importante o co2, os nutrientes e o não haver águas paradas dentro do aqua do que uma ligeira perca de co2. Até porque o co2 em si é barato.

Quanto à luz, eu sei que é um golpe no orçamento, mas ficas com uma luz de topo "para a vida". Nunca ficarás dependente da luz. Do tipo: "ah e tal agora queria ter esta planta ou tentar isto e aquilo e esta luz não dá..."  Eu próprio estou a fazer uma vaquinha para comprar uma.

Eu perguntei o preço para te aconselhar o Amazonia. Em 3 sacos vais gastar mais 27€ mas a contrapartida é que ficas com um substrato de topo que dura para várias montagens e que é bom para noobs. E porquê? Porque te permite errar na fertilização, no co2 e na luz e mesmo assim safares te por ser tão rico. Mas também te safas com esse.

Quanto ao esboço tira uma foto e posta aqui. E não te preocupes que para bom entendedor meio desenho basta.!

 

  • Gosto 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Gonçalo84 disse:

Boas

Então para saberes a altura máxima que o móvel pode ter basta te medires do chão até ao sovaco, descontares a altura do aqua (45cm) e tens aí a medida do móvel.

Acerca do filtro não tenhas medo do caudal. As plantas não se importam nada e é mais importante o co2, os nutrientes e o não haver águas paradas dentro do aqua do que uma ligeira perca de co2. Até porque o co2 em si é barato.

Quanto à luz, eu sei que é um golpe no orçamento, mas ficas com uma luz de topo "para a vida". Nunca ficarás dependente da luz. Do tipo: "ah e tal agora queria ter esta planta ou tentar isto e aquilo e esta luz não dá..."  Eu próprio estou a fazer uma vaquinha para comprar uma.

Eu perguntei o preço para te aconselhar o Amazonia. Em 3 sacos vais gastar mais 27€ mas a contrapartida é que ficas com um substrato de topo que dura para várias montagens e que é bom para noobs. E porquê? Porque te permite errar na fertilização, no co2 e na luz e mesmo assim safares te por ser tão rico. Mas também te safas com esse.

Quanto ao esboço tira uma foto e posta aqui. E não te preocupes que para bom entendedor meio desenho basta.!

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda caro Gonçalo.

Vou ver o que consigo fazer com o orçamento que tenho. Queria começar a montagem propriamente dita lá para Outubro por isso acho que vou ter que fazer algumas escolhas.

 

Entretanto vi os tópicos com as montagens que tens feito. Muito boas, parabéns! 

Mas surgiu-me uma dúvida que tem a ver com o foto-período. 

Pelo que entendi costumas ter a luz ligada mais ou menos entre as 16h e as 00h. Esse desfazamento em relação às horas de luz solar não é prejudicial para os habitantes do aquário?

Uma coisa que sempre me irritou, é o facto de ter a luz do aquário acesa praticamente apenas durante o período em que estou fora de casa a trabalhar, obrigando-me a ver o aquário quase sempre às escuras. Já pensei em programar o fotoperíodo para algo semelhante ao teu, mas pensei que isso pudesse fazer mal aos peixes e por isso não o fiz... o que diz a tua experiência?

 

Quando os troncos deixarem de flutuar vou tirar umas fotos ao que pretendo fazer e nessa altura mostro-as. O "desenho" é... Muito abstracto... :)

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Para que queres o aqua se não o podes apreciar quando podes? Os peixes não querem saber disso, desde que haja comidinha estão-se a marimbar.

A luz liga ás 17 e desliga ás 00. O co2 ás 15 e desliga ás 22. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Gonçalo84 disse:

Obrigado.

Para que queres o aqua se não o podes apreciar quando podes? Os peixes não querem saber disso, desde que haja comidinha estão-se a marimbar.

A luz liga ás 17 e desliga ás 00. O co2 ás 15 e desliga ás 22. 

 

Isso era tudo o que queria ouvir. Uma vida inteira a ver aquários às escuras, parece que tem os dias contados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Vasco Ferreira disse:

e novidades?

Se n há fotos é porque não existe!!!!:default_jcb_bang:

 

Abraço

Pois... Na realidade ainda não existe. Estou a tentar plan€ar tudo muito bem!!

Durante o mês de Setembro penso já ter t€mpo para comprar tudo o que vou precisar.

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá boa tarde,

Parece que Setembro chegou e por isso é hora de avançar mais concretamente.

 

O aquário e o móvel já estão encomendados. Tal como o kit de CO2. 

Em Agosto foi o mês do meu aniversário, e visto que ultimamente os meus temas de conversa não fogem muito de aquários, plantas e peixes, a família decidiu oferecer-me algum material para ver se me calo 😄

Recebi o filtro Eheim professionel 4+ 350... O 600 vai ter que ficar para uma próxima aventura. O termostato e uma série de acessórios de "jardinagem" também já estão prontos a ser utilizados...

 

Segui as indicações do Gonçalo e já tenho uns saquinhos de substrato ADA Amazónia. Acho que vou também optar pela twinstar light 900 S.

Comprei ainda um difusor chinês - o Qanvee M2. Pareceu-me bom... Mas como tem as instruções todas em chinês, não sei bem se alguma vês o vou conseguir usar... Mas isso depois logo se vê!

 

Pesquisei mais detalhadamente sobre fauna e flora. Retirei algumas plantas que tinha na lista inicial, pois afinal não são sul-americanas, e acrescentei outras.

A fauna que quero também já está mais definida. Sendo que vi no fb da Tropica que eles aconselham 1 camarão Amano para cada 5L de água, logo 30 camarões para 150L o que à partida me parece muito... O que acham? Têm experiência com estes camarões? Para além dos Amano também quero ter alguns neocaridina e um grupo de otocinclus...

 

Finalmente, depois de mais de um mês dentro de água, todos os troncos afundaram e já não tingem a água. Já está tudo pronto para o início da montagem. Só falta mesmo aquele pequeno pormenor... Chegar o aquário 😄

 

Nota: vocês conseguem colocar fotos aqui sem terem que criar uma galeria? Estive a ler as instruções para pôr fotos nos comentários do fórum mas, tanto no telemóvel como no PC, não me aparece o sítio para colocar diretamente as fotografias aqui.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que está tudo a compor-se. Quando montares vai com calma e apenas quando tiveres o material e a flora toda.

Quanto às japonica podes ter à vontade 30. Sem problema.  São do melhor a trabalhar e de obaervar o seu comportamento. Podes tb ter neocaridinas e um grupo de 8 a 10 otos sem problema.

Relativamente às fotos atualmente para inserires fotos é aó arrastar para dentro da caixa de resposta ou ires diretamente buscar ao diretório onde elas estão, tanto em pc como em android ou ios.

Abraço e vai dando novidades.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Prpmd disse:

Olá boa tarde,

Parece que Setembro chegou e por isso é hora de avançar mais concretamente.

 

O aquário e o móvel já estão encomendados. Tal como o kit de CO2. 

Em Agosto foi o mês do meu aniversário, e visto que ultimamente os meus temas de conversa não fogem muito de aquários, plantas e peixes, a família decidiu oferecer-me algum material para ver se me calo 😄

Recebi o filtro Eheim professionel 4+ 350... O 600 vai ter que ficar para uma próxima aventura. O termostato e uma série de acessórios de "jardinagem" também já estão prontos a ser utilizados...

 

Segui as indicações do Gonçalo e já tenho uns saquinhos de substrato ADA Amazónia. Acho que vou também optar pela twinstar light 900 S.

Comprei ainda um difusor chinês - o Qanvee M2. Pareceu-me bom... Mas como tem as instruções todas em chinês, não sei bem se alguma vês o vou conseguir usar... Mas isso depois logo se vê!

 

Pesquisei mais detalhadamente sobre fauna e flora. Retirei algumas plantas que tinha na lista inicial, pois afinal não são sul-americanas, e acrescentei outras.

A fauna que quero também já está mais definida. Sendo que vi no fb da Tropica que eles aconselham 1 camarão Amano para cada 5L de água, logo 30 camarões para 150L o que à partida me parece muito... O que acham? Têm experiência com estes camarões? Para além dos Amano também quero ter alguns neocaridina e um grupo de otocinclus...

 

Finalmente, depois de mais de um mês dentro de água, todos os troncos afundaram e já não tingem a água. Já está tudo pronto para o início da montagem. Só falta mesmo aquele pequeno pormenor... Chegar o aquário 😄

 

Nota: vocês conseguem colocar fotos aqui sem terem que criar uma galeria? Estive a ler as instruções para pôr fotos nos comentários do fórum mas, tanto no telemóvel como no PC, não me aparece o sítio para colocar diretamente as fotografias aqui.

O 600 era melhor mas também ficas bem servido com esse.

Esse difusor também é muito bom! Por acaso também tenho 1 para suplente, mas continuo a preferir o JBL porque uma boa parte das bolhas são completamente difundidas antes de sair para o aquário, esse não, as bolas são muito pequininas mas fica uma espécie de névoa que não gosto de ver. Mas funcionalmente é de topo. As instruções não precisas de saber, enfias o mais próximo possivel da saida do filtro e ligas o tubo de co2 no único sitio que cabe. 

Quanto aos amanos, mais é sempre melhor, mas acho que 1 para 10 litros é suficiente. 

Força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Gonçalo84 disse:

As instruções não precisas de saber, enfias o mais próximo possivel da saida do filtro e ligas o tubo de co2 no único sitio que cabe. 

Obrigado Gonçalo. Então depois da saída do filtro achas melhor colocar o difusor e só depois o termostato? 

Estava a pensar fazer o contrário, não fosse o CO2 acidificar muito a água e perturbar o funcionamento do termostato. Se calhar já estou a inventar demais :) 

 

há 20 horas, Vasco Ferreira disse:

Relativamente às fotos atualmente para inserires fotos é aó arrastar para dentro da caixa de resposta ou ires diretamente buscar ao diretório onde elas estão, tanto em pc como em android ou ios.

Obrigado Vasco. Vou ver se consigo.

 

Em relação aos Amano se calhar começo com 15 e depois logo vejo como evolui.

Vocês acham uma boa ideia ter, por exemplo, 2 Ancistrus num aquário plantado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema dos ancistros é que crescem um bocado e são "brutos".

Num plantado à antiga sem declives bem layouts muito elaborados sem problema. Com plantas de tapete e algo mais radical fica mais dificil.

Mas são peixes bem bonitos e fascinantes de observar

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Prpmd disse:

Obrigado Gonçalo. Então depois da saída do filtro achas melhor colocar o difusor e só depois o termostato? 

Estava a pensar fazer o contrário, não fosse o CO2 acidificar muito a água e perturbar o funcionamento do termostato. Se calhar já estou a inventar demais :) 

O termo podes meter no in. Tens é de respeitar o fluxo com a setinha do termo. Eu tenho assim no meu. Ver se mando uma foto para veres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter o termo no in mas vais precisar de fazer mais vezes a limpeza ao mesmo, muito importante é também que ele esteja sempre na vertical,ou mais próximo possível. Eu uso um qanvee e gosto muito, e tenho o termo no out mesmo antes do difusor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/09/2018 at 09:37, Vasco Ferreira disse:

O problema dos ancistros é que crescem um bocado e são "brutos".

Num plantado à antiga sem declives bem layouts muito elaborados sem problema. Com plantas de tapete e algo mais radical fica mais dificil.

Mas são peixes bem bonitos e fascinantes de observar

Obrigado pela dica caro Vasco. Acho que vou deixar os Ancistrus para os outros aquários mais selvagens que tenho. Já irei ter bastantes desafios, não preciso de mais uma preocupação.

há 23 horas, Gonçalo84 disse:

O termo podes meter no in. Tens é de respeitar o fluxo com a setinha do termo. Eu tenho assim no meu. Ver se mando uma foto para veres.

Agradeço se conseguires arranjar uma foto. Isto é muita informação nova, ao mesmo tempo, e a pessoa tem tendência para ficar toda baralhada. :D

há 1 hora, Inácio Sanches disse:

Podes meter o termo no in mas vais precisar de fazer mais vezes a limpeza ao mesmo, muito importante é também que ele esteja sempre na vertical,ou mais próximo possível. Eu uso um qanvee e gosto muito, e tenho o termo no out mesmo antes do difusor.

Pois essa era a minha ideia inicial. Filtro, termo, difusor... Só não sei se vai resultar bem. Tens algum acessório especial que garanta que o termo esteja sempre na vertical?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

A chuva torrencial do fim de semana fez com que tivesse tempo para começar a debruçar-me sobre o meu novo brinquedo. 😄 

Antes de mais a foto com a maioria do material que fui armazenando ao longo dos últimos meses, enquanto o aquário não chegava. Finalmente voltei a conseguir entrar no meu quarto sem bater nas caixas todas que estavam espalhadas pelo chão:

large.51976791_2018_11.12-Aurora003.JPG

 

Depois de largas horas mergulhado em rochas e troncos eis o ponto de situação do layout:

large.1763513340_2018_11.12-Aurora034.JPGlarge.1465347422_2018_11.12-Aurora035.JPG

Ainda falta colocar a areia (será a ADA - La Plata), bem como fazer as transições para a areia, utilizando rocha de lava preta partida em pequenos pedaços. Tenho ainda que colocar uns travões para o substrato não desmoronar, e juntar mais substrato para dar mais altura. 

A areia será para ficar assim:

large.770288803_2018_11.12-Aurora035.JPG

E tenho na ideia pôr plantas nestes sítios:

large.155631671_2018_11.12-Aurora035_II.jpg

À direita (de trás para a frente): Myriophyllum mattogrossense, Eleocharis acicularis, Staurogine repens, Alteranthera reineckii mini, Micrantherum Montecarlo

Ao centro (de trás para a frente): Heteranthera zosterifolia, Hydrocotyle verticillata, Lilaeopsis brasiliensis, Anubias (junto à areia)

À esquerda (de trás para a frente): Alteranthera reineckii, não sei que planta poderia ficar bem entre a Alteranthera reineckii e o vidro, Eleocharis acicularis, Alteranthera reineckii mini Staurogine repens, Micrantherum Montecarlo

Para além das Anubias, queria tentar manter o tema do aquário, e colocar apenas plantas da América do Sul. Adorava ter uma Echinodorus mas acho que não vai ficar bem neste layout. 

Mas pronto, por agora gostava de ouvir as opiniões, sinceras, dos especialistas. Há várias coisas que não me agradam muito, mas preciso de descansar o olhar, porque estou no momento, quanto mais mexo, pior fica! 😄 

Editado por Prpmd
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Depois de mais de 15 dias de um puzzle sem solução aparente de pedras, troncos, substrato e areia, eis que cheguei a um ponto em que dou por terminada a montagem do layout.

Já fiz a encomenda das plantas (tirando as Anubias e a Monte Carlo, serão todas plantas com as quais nunca trabalhei). Baseei-me apenas na informação disponível no site da Tropica e no catálogo da Dennerle que tenho. É uma pena a Aquaflora não investir numa espécie de catálogo online! Mas como acho que não há melhor forma de aprender, do que com a prática, se vierem todas, vão ser 19 espécies de plantas diferentes. Estou ansioso que cheguem para darem a cor que falta a este que será o meu primeiro aquário "all by myself"! 😄

Deixo-vos algumas fotos do estado actual do aquário:

large.2057569815_2018_11.26-Aurora007publ..JPGlarge.2098353564_2018_11.26-Aurora010publ..JPGlarge.1384393544_2018_11.26-Aurora008publ..JPGlarge.114205047_2018_11.26-Aurora017publ..JPGlarge.2018_11.26_-_Aurora_011_publ..JPGlarge.695559665_2018_11.26-Aurora013publ..JPG

Li bastante sobre layouts, e toda a ciência que está por trás da montagem dos mesmos, mas quando foi a hora de montar, deixei tudo um bocado de lado, e segui mais o instinto. Tenho perfeita noção que poderia estar bastante melhor, mas acredito que as plantas que escolhi vão melhorar a coisa... ou então não 😄

Fiquem à vontade de comentar!!!

Muito obrigado as todos os membros deste fórum que me têm ajudado muito com todos os tópicos que foram colocando ao longo destes anos e que, desde o Verão, tenho lido com alguma regularidade.

Abraço,

Pedro

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que se passa com esta malta nova que do nada faz logo grandes layouts!!!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, estive a ler o tópico de princípio, foste bem acompanhado e tomaste boas decisões até ao momento. Boas escolhas de equipamento, nada a dizer para além do que foi dito. 

Antes de me debruçar sobre a flora e a forma que vais utilizar, acho que consegues melhorar o layout. 

Depois disso podes tirar uma foto de cima para descreveres melhor o posicionamento das plantas e veres com mais facilidade se tens espaço suficiente para plantares moitas e afins. 

Deixo aqui três pontos para te veres e pensares assinalados nesta foto, são os pontos do posicionamento dos troncos que menos gosto de ver e mais difíceis de esconder na posição que estão, obviamente que fica ao teu critério. É apenas uma opinião. 😉

IMG_20181126_153822.jpg

Começei a escrever isto de manhã ao meio dia mas acabei às 21h porque entretanto meteram-se coisas para fazer, portanto está desactualizado segundo as novas fotos, mas em dois pontos mantém-se pode ser que consigas com as plantas posteriormente... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.