Aurora


Recommended Posts

há 2 horas, Prpmd disse:

no entanto não tenho uma bomba que me permita fazer com que a água retorne ao aquário. Sabem-me indicar onde é que posso comprar uma, sem ter que vender um rim?

Rookie Peter, podes sempre em alternativa à bomba, repor água directamente da torneira se bem que vais ter de fazer paragens para despejares a caixa.
EUREKA! Outra alternativa melhor ainda, usa o filtro para fazer esse serviço! Metes o inflow dentro da caixa e o outflow na monótona posição de sempre, tens é de meter a caixa em cima de um banco ou uma superfície ligeiramente mais alta que o filtro para que ele não esteja a trabalhar em esforço! 

há 2 horas, Prpmd disse:

Tenho medo que mudar tudo de uma só vez desequilibre o aquário...

Bastante pertinente este sentimento, no entanto não há razão para alarme. Se retirares uma planta que consome mais nutrientes só vão sobrar mais para as restantes, portanto quem sabe se não está aí a chave para o equilíbrio 😉

 

Ah e com os sais tb tens plantas sensualonas fica descansado, senão anda meio mundo enganado! 

 

Quanto ao resto é piners!! Piner daqui, piner dali e a malta vai dando uma ajuda! 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de ferts tens o pré caminho do DIY que é por exemplo este:

https://www.aquasabi.com/Aqua-Rebell-Makro-Spezial-K

https://www.aquasabi.com/Aqua-Rebell-Makro-Basic-Phosphat

https://www.aquasabi.com/Aqua-Rebell-Makro-Spezial-N

https://www.aquasabi.com/Aqua-Rebell-Mikro-Spezial-Flowgrow

Com esses 4 fazes a festa e duram bastante tempo. Tenho andado a experimentar e estou muito satisfeito com o resultado.

 

Depois também podes comprar nacional com a linha da equo que é muito boa também!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se quiseres mesmo sais a solaqua vende!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas noites senhores dos aquários,

Este mês tem estado bastante quente, logo tempo para tratar dos aquários tem sido escasso.

Li as vossas sábias sugestões, pesquisei alguma coisa sobre plantas, e aos poucos fui comprando algumas plantas para terminar com a selvajaria instalada no Aurora. Já nem me lembrava como era o magnífico layout que tinha criado😄

On 08/03/2019 at 09:07, Gonçalo84 disse:

Ola Pedrocas, vou então dar a minha opinião acerca das plantas e como eu plantava isse:

Na Fundeira tirava a matogrosso e substituía por rotalas (green ou h'ra) ou Hemianthum micranthemoides. E aproveitava já que andava por essa zona da cidade e podava a ARM que já tem 1 mês de atraso!

O musgo tirava tudo.

Na Cimeira tirava a HZ e metia Juncus ou Cyperus helferi.

Na Aurora Centro está aí um bocado confuso. Eu tirava a Althernathera grande e a Hygrophila costata e metia outra vez rotalas. 

Esta é a minha opinião para um aqua mais "limpo".

As tuas palavras são ouro... 😄

Em termos de podas/remoções:

Começando pela Aurora Fundeira, podei a ARM (que de mini já só tinha o nome) e tirei toda a mattogrossense.

Na Cimeira mantive o musgo, senão os camarões faziam um motim. Retirei foi uns pedações abundantes, mas ainda não fui lá com a tesoura, tal como o mestre @ismael_figueira gentilmente me ensinou. Tenho que ter mais tempo e coragem. para isso. Já a HZ foi desenraizada sem dó nem piedade.

Na Aurora Centro, para grande descontentamento dos meus camarões filtradores, retirei toda a Alternanthera reineckii "pink" tal como a Hygrophila costata e uns pés de Cabomba que tinha colocado por trás dela. Também podei a ARM, mas ainda me falta podar a Eleocharis sp. "mini"... o tempo não deu para tudo.

Em Brejos, podei o tapete de MonteCarlo, pela primeira vez. foi engraçado! 🙂 Mas não sei se devo colocar alguma planta a fazer a transição entre o tapete e as rochas. Que acham?

 

Adições:

Como a minha experiência com rotalas é quase nula (só no Rookie é que tenho uma Rotala rotundifolia), não consegui decidir-me, e escolhê-las, por isso juntei todas as que encontrei 😄

Na Aurora Fundeira juntei uma Rotala sp. green, uma Rotala rotundifolia e uma Rotala Vietnam h'ra.

Na Aurora Cimeira apenas coloquei dois vasos de Cyperus helferi.

Já na Aurora Central rotalizei aquilo tudo 😄 Então entrou uma Rotala walichii, uma Rotala nanjenshan, uma Rotala macrandra, duas Rotalas Yao Yai, uma Rotala rotundifolia Orange Juice, uma Rotala sp. green e ainda uma pequena Rotala indica... É capaz de ficar uma salada de frutas, mas pelo menos assim fico a conhecê-las todas. 😄

 

E o resultado de tantas trocas é o seguinte:

large.1669667424_2019_03.28-Aurora003publ..JPG

large.458563361_2019_03.28-Aurora008publ..JPG

large.1237186798_2019_03.28-Aurora009publ..JPG

Que vos parece? 

Estou ansioso para ver o desenvolvimento das rotalas, mesmo se não sei como é que depois as devo podar 😄

 

Enquanto andei a comprar Rotalas por este país a fora, não resisti, e comprei a minha primeira SuEllen 😄

large.2019_03.28_-_Aurora_012_publ..JPG

É muito simpática, mas não raras vezes desentende-se com o Sr. Ancistrus. Gostava de ter um casal, mas não faço ideia se é possível distinguir os machos das fêmeas...

Entretanto para a semana quero comprar mais uns peixes para reforçar os cardumes.

Já os camarões parecem estar bem. Comprei dois fantásticos Cambarellus patzcuarensis. Que são muito engraçados, só que ainda não lhes consegui tirar uma foto minimamente aceitável. Fica uma dum Caridina crystal black, em cima das novas rotalas.

large.2066166922_2019_03.28-Aurora017publ..JPG

 

Vou continuar a fertilizar com ADA, até porque ainda tenho um stockezinho de fertilizantes desta marca. Se entretanto vir que as Anubias continuam a sofrer, altero o sistema de fertilização. Mas acho melhor não mudar tudo ao mesmo tempo, não vão os peixes afogarem-se.

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Grande trabalheira que foi praí, gostava de ver como estão as moitas agora, tantas Rotalas diferentes que estou curiosa do resultado. 

Acho que pecas pelo entusiasmo, chegas à loja vês as plantas e gostas de todas, deixa cá levar um vaso de cada uma... Tens de te conter um bocadinho homem. Assim não ficas com a ideia de como é cada moita, digo eu. É depois como as folhas são diferentes tens de ter cuidado porque podem não ficar bem juntas, se é que me entendes. 

Vá posta lá uma foto para ver como ficou. 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 14/04/2019 at 14:31, Vera Santos disse:

Grande trabalheira que foi praí, gostava de ver como estão as moitas agora, tantas Rotalas diferentes que estou curiosa do resultado. 

Acho que pecas pelo entusiasmo, chegas à loja vês as plantas e gostas de todas, deixa cá levar um vaso de cada uma... Tens de te conter um bocadinho homem. Assim não ficas com a ideia de como é cada moita, digo eu. É depois como as folhas são diferentes tens de ter cuidado porque podem não ficar bem juntas, se é que me entendes. 

É verdade Vera... A pessoa descontrola-se toda, e planta tudo o que vê à frente... 😄 

Mas como não conheço o comportamento das plantas debaixo de água, encaro tudo isto como uma grande aprendizagem... Já percebi que a Rotala "Yao Yai" é muito extremamente fácil de ficar super encarnada. Já em termos de folhas só a Rotala walichii é que tem umas folhas bastante mais finas que as outras. A h'ra fica bem mais laranja que a rotundifolia. Entre a macrandra e a orange juice ainda não consegui observar grandes diferenças. A green tem um ar achinesado e espalha-se muito ao comprido... faz-me lembrar eu nas aulas de Ed. Física. Por fim, a nanjenshan passa despercebida no meio das outras, pelo menos para já ainda não deu o ar da sua graça. 

Ainda não tive tempo de tirar fotos de pormenor às Rotalas, mas também ainda estão a ganhar "sustança"... Mais para a frente tiro, para fazermos o jogo de chamar as Rotalas pelo nomes 😄

Para finalizar o assunto flora, ia dizer que adicionei ao layout mais umas Hygrophila pinnatifida e umas Bucephalandra lamandau "mini red", mas é melhor não fazê-lo, senão ainda se lembram de me chamar descontrolado das plantas 😄

Ah verdade! Tenho vindo a cortar o musgo aos poucos, mas quanto mais o corto mais ele cresce. Só não o desbasto forte e feio, porque tenho medo que os camarões fiquem sem esconderijos.

 

Já em termos de fauna, comprei um L... Mais precisamente o 340, que é muito giro e não cresce muito. Não é fácil vê-lo, mas aqui fica uma foto que lhe consegui roubar:

large.57798917_352377692144360_2557800320671416320_n.jpg

Aparentemente dá-se bem com o Ancistrus e as Sewellias. É tímido mas um simpaticão!

 

Como estava tudo muito pacífico, botei 3 Cambarellus patzcuarensis "orange" para agitar as águas. São estupidamente agressivos. Qualquer coisa que lhes apareça à frente eles atacam, só que são tão lentos e desajeitados que não conseguem fazer mal nem a um caracol idoso embriagado. Mas sou muito fã deles... Acredito que um dia vão conseguir atacar alguma coisa. Mas até lá vão brigando uns com os outros (pena a foto ter ficado toda tremida, mas foi da tensão vivida no momento):

large.57811486_2160830057328107_2720295778340831232_n.jpg

 

Por fim tenho um Atyopsis moluccensis que não joga com o baralho todo... Esteve mais de uma semana ininterruptamente dentro do lily pipe a filtrar a água filtrada que saia do filtro... Não saía de lá nem para ir à casa de banho... Realmente cada um tem a sua pancada:

large.58441571_2108460756111066_4541028115576520704_n.jpglarge.57486060_425950811473262_1897247222563602432_n.jpg

 

Já não me lembro se tinha dita, mas em Janeiro comprei um Atyopsis gabonensis, pois acho-os muito giros. Como desapareceu sem deixar rasto, resolvi comprar outro, no mês passado... Não é que no outro dia andavam dois Atyopsis gabonensis a filtrar frente a frente... Senti um clima entre eles... Devem estar apaixonados... Um é rosado e o outro azulado com os olhos laranja... Só não tirei foto porque eles não gostam nada dessas coisas, mas se um dia os conseguir convencer, prometo que ponho umas fotos deles aqui.

 

E pronto. Já contei a maioria das novidades da fauna & flora, está na hora de colocar a foto geral do aquário neste momento:

large.57459300_399269677335460_6525210728956166144_n.jpg

Continua confuso, mas acho que está melhor! 🙂

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá bem melhor sim senhor!

Espectacular fauna que tens aí. Tudo muito interessante!

Agora só falta mesmo aspirares essa areia aquando fizeres as tpa's. 

Esses Atyopsis podem chegar aos 15cm! E ainda por cima tens logo dois 😄

Quero ver esse aqua com eles crescidos 😄 

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/04/2019 at 08:40, Gonçalo84 disse:

Tá bem melhor sim senhor!

Espectacular fauna que tens aí. Tudo muito interessante!

Agora só falta mesmo aspirares essa areia aquando fizeres as tpa's. 

Esses Atyopsis podem chegar aos 15cm! E ainda por cima tens logo dois 😄

Quero ver esse aqua com eles crescidos 😄 

Muito obrigado!

Numa das próximas TPA's vou tentar aspirar a areia que está mesmo a precisar.

Quanto aos Atyopsis, se eles ficarem desse tamanho, vão directamente para a grelha que é para aprenderem a controlar-se 😉

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm, com esses daí, vais ter que aspirar isso todas as semanas... 😁

O L é lindíssimo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa de ser preguiçoso 😡😡. Toca a limpar isso! Ai, ai! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 27/04/2019 at 12:40, Prpmd disse:

Mais vale não aspirar nunca... Assim nem se nota a diferença 😄

 

Gosto muito deste aquário...
Quanto à areia, gosto muito de ver, no aquário dos outros... Acho que não tinha pachorra para andar a tratar disso, todas as semanas.... 😄 Mas força nisso! 

  • Gosto 1

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Isto agora o tempo é muito escasso, o que levou o "Rotalódromo" a atingir proporções bastante épicas:

large.2005211658_2019_05.24-Aurora002publ..jpg

Parece Tieta... Um pouco agreste... Mas até não desgosto da selvajaria... Notei foi alguma dificuldade em avermelhar algumas das espécies de rotalas... Tenho estado a reduzir gradualmente a fertilização... Pois ouvi dizer, que as plantas precisam de passar fome para mostrarem as cores... Vamos ver o que resulta daí...

Nota: A Rotala Yao Yai, é mesmo a mais simples de deixar vermelha. Se a minha ficou, a de qualquer subnormal também vai ficar... 😄

 

Entretanto lá consegui uma tarde para podar as plantas e, pela primeira vez depois de quase seis meses, tentar aspirar a areia... Foi uma experiência no mínimo "pirulitória"... Pois é, acabei por ingerir um pouco de água do aquário... NÃO ENTREM EM PÂNICO - ESTOU BEM!! Sinto até que foi positiva para o equilíbrio da minha flora intestinal... Afinal uma água com fertilização ADA deve ter lugar em qualquer restaurante estrelado... Mais pura que a de nascente! Experimentem!!! 😄

Mas voltando ao que realmente interessa, fiz uma poda agressiva (só me esqueci das alt. rein. mini), pois não faço ideia quando vou voltar a ter tempo para podar o aquário:

large.176327368_2019_05.26-Aurora003publ..jpg

Tenho bastantes dúvidas em relação à forma que devo dar à moita de rotalas do lado esquerdo, fiz algumas simulações, no meu adorado paint, mas não consigo perceber qual a melhor forma de as podar... Opiniões e sugestões são muito bem-vindas:

large.2111582612_2019_05.26-Aurora003publ_II.jpg

Em relação ao resto do layout, mais alguma sugestão?

Muito obrigado, fiquem bem, e comam muito gelados, que é o que se leva desta vida! 😄

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Prpmd disse:

comam muito gelados, que é o que se leva desta vida! 😄

😂😂😂

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A poda das rotalas deve ser, na minha modesta opinião, uma mistura. Começa do lado direito na linha azul e acaba na verde em cima do lado esquerdo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/05/2019 at 13:41, Henrique Claudino disse:

Muito bom ar, sim Senhor! 😄
Só achei o corte de cabelo radical demais! 🙂

Mas ele Cresce! 

A forma da moita do lado esquerdo que prefiro é a verde. 

 

Muito obrigado. Foi um corte bastante grande, mas durante os meses de verão tenho muito pouco tempo para podas, por isso teve que ser máquina zero. Mas já está a crescer a bom ritmo 😄

On 31/05/2019 at 12:31, Gonçalo84 disse:

A poda das rotalas deve ser, na minha modesta opinião, uma mistura. Começa do lado direito na linha azul e acaba na verde em cima do lado esquerdo.

A ver se entendi bem. Começar, no lado direito, com um declive menor tipo até ao tronco e depois fazer um degrau e manter o declive já num plano superior, ou fazer uma poda, toda ela, com um declive mais acentuado mas constante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hello peopluz!!! Ponto da situação antes da manutenção:

large.243508899_2019_07.08-Aurora002publ..jpg

Tentei começar por dar forma às moitas de Rotalas, que não estão a ganhar muita cor. Será que tenho que aumentar a intensidade da luz?

Acrescentei mais areia e alteei os caminhos, mas parece-me que o central ainda vai precisar de mais altura no final. O que vos parece?

large.2044682859_2019_07.08-Aurora012publ..jpg

Na minha humilde opinião, as Rotalas wallichii não ficam muito bem por trás da rocha... Acho que as vou substituir por outras rotalas com folha maior... o que acham?

Estou também a pensar fazer algumas alterações à frente, do lado esquerdo, mas ainda não sei bem o quê... Também os lily pipes necessitam de uma limpeza urgente... Mas isso fica para a semana, que ainda tenho que dar um jeitinho ao Rookie, e tratar de uma jarra de vidro que no outro dia disse-me baixinho: "wabikusa-me"... e como sou bem mandado, estou a tentar wabikusá-la... isto enquanto estudo e ultimo os preparativos para a minha estreia no mundo Bleheriano dos biótopos puros, assim que terminar o Verão... 😄

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notícia de última hora, chegaram novos habitantes a terras Auroriais!!!

Apresento-vos o Hipólito (na realidade são dois Dermogenys pusilla... mas o Ambrósio, é mais tímido, e não quis aparecer na foto):

large.1082392509_2019_07.14-Aurora001publ..jpg

 

Chegaram mais quatro CPO's passando, agora, a "manada da tenaz" a ser composta por 6 espécimes:

large.1503813402_2019_07.14-Aurora003publ..jpg

 

E um casal de Ramirezi, que em poucas horas já tem cores incríveis, e já começou a mostrar quem vai mandar no aquário 😄

large.1638641991_2019_07.14-Aurora005publ..jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Prpmd disse:

Porque não consigo decorar o nome científico do Hipólito e do Ambrósio 😄

Vai à factura ver pah, dahh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Vera Santos disse:

Vai à factura ver pah, dahh

Vera eu sei que são Dermogenys pusilla... Mas sei quando estou a ler, o nome. Porque quando olho para o aquário, e os quero chamar, o nome nunca me vem à cabeça...

Assim, por exemplo, digo "Hipólito... fishy, fishy, fishy", e ele vem logo a abanar a barbatana para receber aquelas simpáticas festinhas nas escamas 😄  

  • Haha 2
  • Confuso(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal,

Uma dúvida rápida... Noto que nos últimos tempos a Staurogyne começou a ficar ligeiramente amarelada e com alguns buraquinhos nas folhas... Diz que é carência de que nutriente(s)?

Muito obrigado e bem haja!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez seja falta de Ferro. É para isso que existem os testes! 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.