Aurora


Recommended Posts

Boas Pedro 

Eu faço minhas as palavras do Tozé Nunes,e mesmo por isso que eu confio muito na juventude de hoje,os meus parabéns Pedro,gosto do layout,nada a dizer de que não gosto disto ou aquilo.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto, mais uma confirmação que tens olho para estas coisas 😉

Vou deixar apenas aqui o que não gosto que é mais facil, porque tudo o resto estás de parabens:

1) Os 2 troncos que a Vera indicou. Pensa numa forma de os disfarçar. Seja com plantas ou mesmo cortando.

2) Tens tens caminhos bem trabalhados, mas na foto frontal, só vês... 1! A colocação deles e das pedras tapam-nos. Acaba por ser agradavel de ver por cima, mas as fotos tiram-se de frente 😜 . Pelo que vi, o do meio dá para prolongares até ao vidro traseiro, e pode meter a areia mesmo em cima do substrato. Esse mesmo caminho (o do meio) fica muito engraçado assim... Vias o principio, depois a pedra tapava, e vias outra vez o caminho na parte traseira. Se o fizeres bem feitinho, dá-te muita profundidade nessa area. O do lado esquerdo não o conseguimos ver se não subires muito mais a areia. O do lado direito pode parecer muito direito (quase paralelo ao vidro lateral), mas com os detalhes que fizeste, fica muito agradável.

3) O tronco mais grosso que aí está, está tambem na parte de trás... Não te está a ajudar na composição. Por acaso tambem é aquele que refiro no ponto 1)... 😏

De resto, palavras para quê...
Tens mesmo quanto tempo de aquascaping?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito boa tarde Sr. Tozé... ou Tomé... vi que conforme o tópico em questão, vais alternando o nome pelo qual és conhecido 😄

On 26/11/2018 at 20:04, Tozé Nunes disse:

Não sei o que se passa com esta malta nova que do nada faz logo grandes layouts!!!

 

Agradeço as palavras, mas não é bem assim do nada... Desde junho que tenho passado todos os meus tempos livres a tentar aprofundar os meus conhecimentos em aquascaping. Para tal tenho que agradecer ao fórum, não só pelo evento que organizaram no início de Outubro que me permitiu aprender coisas novas de forma exponencial, mas principalmente pelo facto de ser uma enciclopédia muito útil. Em cada tópico há sempre informação importante que nos permite ganhar mais confiança para tentarmos montar um aquário civilizado!!! 😄

On 26/11/2018 at 20:42, Vera Santos disse:

Boas Pedro, estive a ler o tópico de princípio, foste bem acompanhado e tomaste boas decisões até ao momento. Boas escolhas de equipamento, nada a dizer para além do que foi dito. 

Antes de me debruçar sobre a flora e a forma que vais utilizar, acho que consegues melhorar o layout. 

Depois disso podes tirar uma foto de cima para descreveres melhor o posicionamento das plantas e veres com mais facilidade se tens espaço suficiente para plantares moitas e afins. 

Deixo aqui três pontos para te veres e pensares assinalados nesta foto, são os pontos do posicionamento dos troncos que menos gosto de ver e mais difíceis de esconder na posição que estão, obviamente que fica ao teu critério. É apenas uma opinião. 😉

IMG_20181126_153822.jpg

Começei a escrever isto de manhã ao meio dia mas acabei às 21h porque entretanto meteram-se coisas para fazer, portanto está desactualizado segundo as novas fotos, mas em dois pontos mantém-se pode ser que consigas com as plantas posteriormente... 

Muito obrigado cara Vera! Realmente a foto que comentaste não é a mais recente que publiquei, mas fico feliz em perceber que fiz a escolha certa ao retirar o tronco da esquerda. Quanto aos outros dois, tenho para mim que com a colocação da flora, deixarão de ser tão impactantes, e irá ficar tudo mais harmonioso... Se tal não vier a acontecer... terão que ser dinamitados de alguma forma 😄

On 26/11/2018 at 20:55, Alvaro Silva disse:

Boas Pedro 

Eu faço minhas as palavras do Tozé Nunes,e mesmo por isso que eu confio muito na juventude de hoje,os meus parabéns Pedro,gosto do layout,nada a dizer de que não gosto disto ou aquilo.

Abraço

Juventude que já foi mais jovem, mas muito obrigado Álvaro!!! 😄

Um abraço

On 27/11/2018 at 11:48, Ricardo Gil disse:

E pronto, mais uma confirmação que tens olho para estas coisas 😉

Vou deixar apenas aqui o que não gosto que é mais facil, porque tudo o resto estás de parabens:

1) Os 2 troncos que a Vera indicou. Pensa numa forma de os disfarçar. Seja com plantas ou mesmo cortando.

2) Tens tens caminhos bem trabalhados, mas na foto frontal, só vês... 1! A colocação deles e das pedras tapam-nos. Acaba por ser agradavel de ver por cima, mas as fotos tiram-se de frente 😜 . Pelo que vi, o do meio dá para prolongares até ao vidro traseiro, e pode meter a areia mesmo em cima do substrato. Esse mesmo caminho (o do meio) fica muito engraçado assim... Vias o principio, depois a pedra tapava, e vias outra vez o caminho na parte traseira. Se o fizeres bem feitinho, dá-te muita profundidade nessa area. O do lado esquerdo não o conseguimos ver se não subires muito mais a areia. O do lado direito pode parecer muito direito (quase paralelo ao vidro lateral), mas com os detalhes que fizeste, fica muito agradável.

3) O tronco mais grosso que aí está, está tambem na parte de trás... Não te está a ajudar na composição. Por acaso tambem é aquele que refiro no ponto 1)... 😏

De resto, palavras para quê...
Tens mesmo quanto tempo de aquascaping?

Obrigado mestre Ricardo. Posso ter olho para a coisa, mas tenho ainda que o treinar bastante, para conseguir melhorar. 

Quanto às tuas dicas:

1 - Tal como já referi à Vera, o tronco da esquerda já desapareceu, e os outros dois espero conseguir disfarcar com as plantas que irei colocar.

2 - Segui as indicações do mestre, e prolonguei o caminho do centro. Acho que ficou muito melhor! Tirei um bocado de substrato, fiz uma "cama" de pedra, e só depois coloquei a areia. A areia directamente em cima do substrato não é fácil de domar... Pelo menos no Rookie é uma luta constante. Espero que com as pedras seja um pouco mais simples de manter, até porque os acessos neste aquário requerem bastante equilíbrio e perícia. No caminho do lado esquerdo já não posso subir mais a areia senão algo bastante catastrófico poderia acontecer. Mas como o aquário vai ser visto principalmente por essa lateral, fica um efeito engraçado.

3 - Espero que a flora o deixe mais simpático ao olhar...

Apesar de já ter mais de 25 anos de carreira com aquários em casa, só soube que o aquascaping existia quando visitei a saudosa Ecoarium de Massamá. Isso foi lá para maio. No início de junho descobri, aqui no fórum, um vídeo de um workshop do Filipe Oliveira (penso que na Ecoarium do Porto), e apesar de na altura não perceber quase nada do que ele falava, pensei para comigo "quando for grande quero ser como ele"... Pena que já sou grande... Mas pronto.. Tem sido um gosto enorme aprender esta arte, que engloba tantas coisas que adoro... desde toda a base científica, até à parte criativa, passando pela adrenalina de ficar falido todos os meses, por causa da minha incapacidade de me controlar, quando visito lojas da especialidade... mas é isso que é importante... ser pobre, mas ser feliz!!! 😄

   

Retomando o assunto principal deste tópico. Deixo-vos as fotos (que penso serem as finais) do layout da minha rica Aurora, antes de a plantar:

large.2026018106_2018_12.02-Aurora001.JPGlarge.2033760794_2018_12.02-Aurora004.JPGlarge.737056465_2018_12.02-Aurora007.JPG

Como em breve terei que começar a tentar convencer alguma fauna a vir morar para aqui, deixo-vos duas fotos de pormenor dos acabamentos, para mostrarem a algum possível futuro morador, caso aprecie o que vê:

large.255138833_2018_12.02-Aurora010.JPGlarge.1609049454_2018_12.02-Aurora011.JPG

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, e para facilitar a orientação na Aurora, apresento-vos as várias zonas existentes:

large.1471887140_2018_12.02-Aurora001-zonas.jpg 

- Aurora Centro (verde) é a zona mais antiga deste layout. Pensa-se que será aqui que se estabelecerá a primeira colónia de camarões, pois possuí inúmeras cavernas que permitirão que estes se escondam de alguns vizinhos mais violentos e esfomeados.

- Aurora Cimeira (azul), ouça, esta é a zona alta do layout, onde todos os habitantes mais desinibidos poderão passear e exibir as suas melhores escamas de gala.

- Aurora Fundeira (encarnado) é a zona mais dark e periférica. Ali só entra quem pode, não é para quem quer...

- Brejos d'Aurora (laranja) será a zona ideal para a prática de actividades desportivas, devido ao seu fulgurante tapete relvado, mandado construir por El'rei D. Vitória, após os históricos 4-0 ao Feirense. 

 

large.808122559_2018_12.02-Aurora001pontesetorres.jpg

Existem quatro Pontes que ligam Aurora Cimeira a Aurora Fundeira, construídas com a ideia de minimizar o distanciamento social entre as duas zonas:

- Ponte Ada (encarnado) a maior e mais antiga de todas as pontes. O seu nome foi uma homenagem ao tipo de solo extremamente fértil que existe em Aurora Fundeira. Um solo ideal para a plantação e cultivo de plantas exóticas, que fazem girar a economia local.

- Ponte Apé (verde) uma pré-homenagem a todos aqueles que quiserem dar um chuto na vida e saltar para fora do reino d'Aurora.

- Ponte Boa (amarelo) uma prece para que toda a fauna e flora estejam sempre no seu melhor.

- Ponte Ífice (laranja) mais uma homenagem. Desta vez a todos os Santos, Santas, e Nossas Senhoras que tutelem as pastas do extermínio de algas, pragas e afins.

 

As três Torres (Encial, Esmos, Facção) foram construídas com o intuito de, no caso do ecossistema se aguentar em harmonia durante muitos e longos milhares de anos, haver possibilidade de alguns animais aquáticos, sofrerem as mutações necessárias que lhes permitam começar a viverem fora de água... Será por essas Torres que se fará a esperada transição evolutiva.

 

Apresentados que estão, os pontos chave do layout, eis que vos coloco uma dúvida muito grande que tenho:

Eu tinha pensado colocar musgo nas quatro pontes, mas a verdade é que a pouca experiência que tenho com musgos diz-me para não me meter nisso, pois vai ser muito complicado manter um aspecto bonito, sem que ele se comece a propagar para zonas que não deve... Pensei então em colocar musgo no cimo das torres... Mas também não estou convencido que fique bem... não só pela proximidade à calha, mas também pelo impacto visual que poderá ter...

Se este aquário fosse vosso, vocês utilizavam musgos? Se sim, qual(ais) e onde?

 

Obrigado pela paciência de lerem toda esta informação muito (in)útil!!! 😄

 

Editado por Prpmd
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Prpmd disse:

Obrigado pela paciência de lerem toda esta informação muito (in)útil!!! 😄

 

Epá, tão bom ler isto logo pela manhã!!!!!! 😂
Andamos aqui de volta das questões técnicas e por vezes esquecemo-nos do bom humor que vamos tendo...

O lado esquerdo ficou pior, parece despido. No sei o que vais plantar ali, mas gostava de ver as laterais mais preenchidas o que te fazia depois teres mais profundidade nos vales. Tenta arranjar uma solução para esse lado ;)

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vai por mim, tira uma foto de cima, metes-te em cima duma cadeira e tá feito, a mim o que me preocupa é se tens espaço suficiente do lado direito para plantar por causa daquela pedra deitada que lá tens... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/12/2018 at 09:34, Ricardo Gil disse:

Epá, tão bom ler isto logo pela manhã!!!!!! 😂
Andamos aqui de volta das questões técnicas e por vezes esquecemo-nos do bom humor que vamos tendo...

Obrigado! Às vezes tenho que descomprimir e deixar a parvoíce fluir para as coisas correrem bem! :D

 

On 03/12/2018 at 09:34, Ricardo Gil disse:

 O lado esquerdo ficou pior, parece despido. No sei o que vais plantar ali, mas gostava de ver as laterais mais preenchidas o que te fazia depois teres mais profundidade nos vales. Tenta arranjar uma solução para esse lado 

Eu no lado esquerdo não mexi, mas plantas é o que não vai faltar. Como não as conheço bem, fui ao catálogo da Tropica, e encomendei praticamente todas as que me inspiravam. Amanhã já entro em modo jardinagem ;)

Como bom aquário piloto, mais que um simples aquário, a Aurora vai ser um laboratório bem experimental.

 

On 04/12/2018 at 00:11, Vera Santos disse:

Boas, vai por mim, tira uma foto de cima, metes-te em cima duma cadeira e tá feito, a mim o que me preocupa é se tens espaço suficiente do lado direito para plantar por causa daquela pedra deitada que lá tens... 

Infelizmente não tenho confiança suficiente nas cadeiras de minha cada, para me pôr em pé em cima delas... ainda me esbardalho eu, a cadeira e o aquário :D

Mas na Aurora Fundeira deixei espaço para plantar tanto à direita como no fundo. Tem bastante espaço até ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Habemus plantas!!!

Habemus água!!!

Habemus um ataque de nervos, porque a Micranthemum "Monte Carlo" está custosa de se agarrar ao substrato, e volta e meia, lá vai ela passear pelo aquário!!! Sabem de alguma técnica que a permita agarrar-se? No Rookie também coloquei Micranthemum "Monte Carlo", mas como vinha em vaso, tinha mais raízes... Esta comprei in vitro, e as raízes eram mínimas...

 

Tirando isso, e antes de colocar as fotos, está tudo aparentemente bem. Estou a fertilizar diariamente com ADA Brighty K, e ADA Green brighty mineral, a fazer TPAs de 50% dia sim dia não, durante a primeira semana, e a aprender a funcionar com o CO2 de botija, o filtro e o termostatos externos... Tudo novidades para mim... Coloquei ainda duas saquetas de Équo Linfa para subir os valores de gH e kH que eram praticamente nulos, e com a rocha vulcânica não iriam subir sozinhos...

 

Para já, optei por usar as seguintes plantas: 

Aurora Centro:

- Eleocharis acicularis "mini"

- Staurogyne repens

- Eleocharis acicularis

- Alternanthera reineckii "mini"

- Alternanthera reineckii "pink"

- Helanthium "Vesuvius"

- Hygrophila costata

- Myriophyllum "Guyana"

- Anubias nana "pangolino"

 

Aurora Cimeira:

- Eleocharis acicularis

- Heterenthera zosterifolia

- Hydrocotyle verticillata

- Lilaeopsis brasiliensis

- Anubias nana "pangolino"

- Anubias nana "mini mini"

- Taxiphyllum "spiky"

Quero ainda colocar dois vasos de Bolbitis heteroclita difformis.

Optei por colocar musgo em alguns troncos, para experimentar. Atei-os com linha de costura verde para não se notar... Vamos lá ver como corre esta minha primeira experiência "musgosa".

 

Aurora Fundeira:

- Myriophyllum mattogrossense

- Helanthium tenellum "green"

- Alternanthera reineckii "mini"

- Eleocharis acicularis

- Eleocharis acicularis "mini"

- Staurogyne repens

- Micranthemum "Monte Carlo"

Queria ter colocado Eriocaulon cinereum, mas está completamente esgotada, por isso nada feito.

 

Brejos d'Aurora:

- Micranthemum "Monte Carlo"

 

Como nunca tive nenhum aquário com estas plantas (à excepcão das Anubias e Micranthemum "Monte Carlo") , é provável que em breve me arrependa de algumas escolhas, mas o objectivo é mesmo esse... Ganhar conhecimento sobre o comportamento das plantas, para um dia mais tarde montar um aquário mais equilibrado 😄

 

E eis as fotos que confirmam tudo o que disse até agora (primeiro acabado de plantar, e depois já com água):

large.1449482221_2018_12.06-Aurora006publ..JPGlarge.706418999_2018_12.09-Aurora004publ..JPG

Junto aos lily pipes não é nenhuma planta flutuante, é apenas a Micranthemum "Monte Carlo" a fingir que é irreverente e alternativa!!!

large.863370643_2018_12.06-Aurora008publ..JPG

large.773701970_2018_12.09-Aurora010publ..JPG

Gosto muito desta visão lateral com água, porque o vidro cria a ilusão que tenho muitos trocos dento do aquário... uma multiplicação de hardscape sem ter que gastar dinheiro... 😄 Mas como este é o ângulo pelo qual vejo o aquário, quase sempre, estou feliz com o resultado!!! 😄

 

Críticas, sugestões e conselhos são mais que bem-vindos!!! 

Editado por Prpmd
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após uma semana de Aurora submersa, hoje entrou a primeira fauna:

- 8 Otocinclus affinis

- 2 Crossocheilus siamensis

 

Até agora está a andar tudo relativamente bem. Só a Myriophyllum "Guyana" meltou, e a Micranthemum "Monte Carlo" está a atravessar um momento de indecisão, em que não sabe se melta ou se se fixa definitivamente ao substrato.

Entretanto entraram mais três plantas diferentes:

- Na Aurora centro, uma Alternanthera reineckii "Rosanervig" e uma Eleocharis montevidensis;

- Na Aurora Cimeira, duas Bolbitis heteroclita "Difformis".

 

Aqui têm a primeira foto com os novos inquilinos 😉

large.163497224_2018_12.13-Aurora004publ..JPG

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independente de tudo, tem sido uma evolução brutal... Para quem não pescava nada disto, já estás num nível muito elevado.

Agora é dares asas á imaginação nas tuas montagens e ir experimentado.

Para mim está uma muito boa montagem, faria uma ou outra alteração, mas eram pormenores.

Abraço e força nisso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Acho que vais ter de disfarçar aí uma zona. Estou a imaginar isso cheio de plantas e essa zona vai-se destacar em demasia. Refiro-me àquela pedra que está por detrás do otocinclus, que tem a face muito direita. Mesmo com aquelas raizes a atravesá-la vai ficar muito forte. Acho que com um bocadinho de musgo ali resolves a coisa, mas tens tempo. 

Força nisso, está muito bom para um rookie!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belissimo. Agora é deixar crescer. Como já disseram, para rookie ambas as montagens estão muito boas. O material também ajuda. Além disso, nada como um bom sentido de humor para aliviar o stress....

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/12/2018 at 15:07, Vasco Ferreira disse:

Independente de tudo, tem sido uma evolução brutal... Para quem não pescava nada disto, já estás num nível muito elevado.

Agora é dares asas á imaginação nas tuas montagens e ir experimentado.

Para mim está uma muito boa montagem, faria uma ou outra alteração, mas eram pormenores.

Abraço e força nisso.

Muito obrigado Vasco! Desde o final do Verão que tenho aproveitado para dedicar bastante tempo a esta arte fascinante. Apesar de, diariamente, ainda ter muitas dúvidas, em basicamente todas as áreas do aquascaping, estou a tentar fazer na Aurora, tudo diferente do que fiz no Rookie, para aprender ao máximo. 😄

Também já estou a ver que escolhi mal algumas plantas, e que podia ter feito algumas coisas diferentes no layout, mas na próxima montagem (que será no aquário que me saiu no sorteio do workshop do Filipe Oliveira) vou ter ainda mais cuidado, e mais uma vez, vou fazer tudo diferente. 😄

há 14 horas, Gonçalo84 disse:

Boas Pedro

Acho que vais ter de disfarçar aí uma zona. Estou a imaginar isso cheio de plantas e essa zona vai-se destacar em demasia. Refiro-me àquela pedra que está por detrás do otocinclus, que tem a face muito direita. Mesmo com aquelas raizes a atravesá-la vai ficar muito forte. Acho que com um bocadinho de musgo ali resolves a coisa, mas tens tempo. 

Força nisso, está muito bom para um rookie!

Obrigado pela dica, que faz todo o sentido. Agora estou naquela fase complicada em que nada parece estar estável. Assim que sentir as coisas a entrarem nos eixos, vou musgar o calhau. 😄

há 12 horas, brunofasoares disse:

Belissimo. Agora é deixar crescer. Como já disseram, para rookie ambas as montagens estão muito boas. O material também ajuda. Além disso, nada como um bom sentido de humor para aliviar o stress....

Muito obrigado Bruno! Mas sempre tive esse problema, ou tenho bom, ou prefiro não ter. Acho que a longo prazo compensa sempre!

E como para correr tudo mal já tenho a minha poderosa inexperiência, o material tem que minimizar ao máximo a minha aselhice! 😄

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá boas tardes,

Esta será possivelmente a última actualização de 2018. 

Mas antes de mostrar as fotos, tenho a dizer que está tudo a fluir relativamente bem (especialmente quando comparado com o primeiro mês de vida do Rookie) 😄

 

Apenas a Myriophyllum "Guyana" meltou-se toda com uma convicção extrema de que nada lhe dava mais prazer do que desaparecer sem deixar rasto... Insisti e comprei mais um vaso da referida planta... Desta vez o resultado foi... exactamente o mesmo... só que ainda meltou mais rápido... como sou teimoso, vou esperar pelas boas energias do novo ano, e ainda vou insistir pela terceira vez... mas se o resultado for igual, tenho mesmo que arranjar uma planta substituta, que não sei qual poderá ser...

Entretanto já cheguei à conclusão que algumas plantas que utilizei crescem e têm umas folhas bastante diferentes do que eu imaginava 😄 Mas nada melhor que aprender com os erros!!!

 

Em relação às algas... Notei que duas folhas da Alternanthera reineckii "pink", apresentavam no seu bordo uma alga que, pelo que tenho pesquisado, deve ser staghorn... removi as folhas e estou a aguardar o desenrolar da coisa, para ver se tenho que tomar algumas medidas.. medidas essas que não faço ideia quais poderiam ser 😄

Já o musgo que está no tronco, mais perto da calha, tinha um bocadinho de algas filamentosas verdes, que tentei remover com a pinça e a escova de dentes.

Diatomáceas há, mas aparentemente em quantidade controlada...

 

Deixo-vos então a foto da Aurora antes, e após a primeira poda:

large.682257212_2018_12.27-Aurora006.JPGlarge.1030268218_2018_12.27-Aurora011.JPG

Chamo a atenção para a Heterenthera zosterifolia que ficou extremamente mal podada... Cortei a mais à direita, e a menos à esquerda... Prometo que para a próxima vou tentar melhorar a coisa 😄

Tenho também que pensar na fauna... Ainda continuo apenas com os Otos e os SAE, mas apesar de querer fazer aquela simpática adição de crustáceos, tenho medo que eles cheguem muito impetuosos e vandalizem o substrato todo!!! 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estão a crescer bem as plantas, o drop cheker parece azulado, se calhar é impressão minha. 

Tens a 900S não é? Tens no máximo? Qual é o fotoperiodo que estás a fazer? CO2 na mesma quantidade de tempo e certo com a calha ou desfazado? 

A monte carlo ainda não teve tempo de se estabelecer bem, enraizar e fechar, não tenhas pressa de inserir os camarões, já tens os otos e SAE, tens quantos de cada?? Ainda nem tens o ciclo concluído, a esta altura qual a frequência das tpas e quantidade, já me esqueci que substrato tens... Tou com preguiça de ir à procura. 

Bom Ano, beijinhos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vera Santos disse:

Boas, estão a crescer bem as plantas, o drop cheker parece azulado, se calhar é impressão minha. 

Tens a 900S não é? Tens no máximo? Qual é o fotoperiodo que estás a fazer? CO2 na mesma quantidade de tempo e certo com a calha ou desfazado? 

A monte carlo ainda não teve tempo de se estabelecer bem, enraizar e fechar, não tenhas pressa de inserir os camarões, já tens os otos e SAE, tens quantos de cada?? Ainda nem tens o ciclo concluído, a esta altura qual a frequência das tpas e quantidade, já me esqueci que substrato tens... Tou com preguiça de ir à procura. 

Bom Ano, beijinhos 

Olá Vera!

É da foto, o drop checker até costuma estar mais para o amarelado que para o verde. E como adoro fazer testes à água, o pH ronda sempre o 6,5. As durezas muito baixas é que têm sido mais difíceis de aumentar, mas nada que o Linfa da Equò não resolva.

 

A calha é mesmo uma Twinstar 900S. Criei um fotoperíodo muito alternativo, que até agora parece estar a resultar:

- 12h30 às 14h a 30%

- 14h às 15h a 60%

- 15h às 16h a 80%

- 16h às 20h a 100%

- 20h às 21h a 80%

- 21h às 22h a 60%

- 22h às 23h30 a 30%

O CO2 liga às 12h e desliga 20h. 

 

Acho que por ter colocado algumas cápsulas de bactérias e enzimas, no substrato e no filtro, o ciclo de azoto já está terminado há mais de uma semana. Continuo com 8 Otocinclus mas apenas 1 SAE porque o outro fez um salto acrobático para fora do aquário. Até ao final da semana quero comprar mais um e umas caridinas/neocaridinas... Os Amanos ache que só vou pôr mais para o final do mês. Tenho também que começar a introduzir o cardume.

 

Como substrato estou a usar Amazonia. Na primeira semana fiz TPA dia sim, dia não, na segunda de dois em dois dias, na terceira de três em três, e agora já estou a fazer uma vez por semana. As TPA foram sempre de aproximadamente 50%. 

 

Acho que respondi a todas as tuas dúvidas, mas como bem sabes a minha experiência não é muita, por isso é possível que haja coisas que não estejam muito corretas :)

 

Beijinhos e bom ano!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem nada a ver com saber muito ou pouco, gosto de saber, comparar experiências, é assim que progredimos, ninguém sabe tudo, até morrer sempre a aprender, gostava era de ter visto fotos de pormenor. Mas eu sou paciente, lol

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já quase há um mês que não mostro o estado do Aurora ao mundo... Que vergonha!!!

Por isso, muito rapidamente, este mês foi de luta contra as algas. Primeiro staghorn e depois umas horríveis filamentosas escuras (não sei o nome. não sei se são staghorn gigantes, ou outra coisa do género. só sei que são feias e de certeza que cheiram mal da boca) 😄

Mas dei-lhes umas injecções cirúrgicas de Excel e aumentei a fertilização com nitratos, e neste momento o aquário está, surpreendentemente, quase sem algas.

Não me tenho preocupado com o crescimento das plantas nem do musgo. Apenas continuo a ter dificuldade com o crescimento da Myriophyllum "Guyana" e, por isso, agora coloquei uns pés de Cabomba, do aquário que estou a desmontar, para ver se o problema é mesmo da planta, se tem a ver com a circulação de água na zona, ou algo do género...

A fauna está a simpatizar com a nova casa, ao ponto de, volta e meia, saltarem para fora do aquário... saltarem de felicidade, pois está claro!!! 😄

E aqui fica a foto do Aurora neste momento (eu sei que tenho que lavar os lily pipes, mas parecem tão frágeis, que tenho arrepios só ao pensar na ideia):

large.14705069_2019_01.21-Aurora001publ..JPG

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, que bergonha, uma foto, shame on you Bambino!!!!! 😡

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

!!!Avisam-se todos os leitores mais sensíveis, que esta publicação vai estar repleta de acontecimentos dignos de um documentário de aquascaping catástrofe!!!

 

Pois é meus caros, isto de trabalhar não é de todo compatível com este nosso hobby. Estou a pensar criar uma petição online para que se aprovem reduções horárias a todas as pessoas que tiverem aquários. Já que é ano de eleições, tudo é possível!!! 🙂

Mas segurem-se bem, que aqui ficam umas fotos (de péssima qualidade) do estado atual do meu rico Aurora:

large.1545496581_2019_03.07-Aurora006publ..JPGlarge.1661647926_2019_03.07-Aurora010publ..JPGlarge.2038077337_2019_03.07-Aurora012publ..JPG

Eu avisei... Vive-se um autêntico ambiente de selvajaria dentro deste aquário... Nem sei por onde começar...

O termostato externo da Hydor descobriu que aquecer a água dá muito trabalho, e entrou em greve... Tive que comprar um interno de 300W da Sicce (por favor ler Siché, porque a marca é italiana... Sice era a princesa da Áustria), enquanto vejo como faço com o externo que ainda está dentro da garantia...

O musgo cresce segundo a vontade de Deus... Já o tentei cortar uma vez, mas a minha técnica aprimoradíssima permitiu que pequenas pedaços de musgo se espalhassem pelo fundo do aquário, e começasse a proliferar em sítios que eu nem sabia que existiam... Desde então, apanhei um camadão tão grande de nervos, que só de pensar em voltar a cortá-lo, as minhas pernas tremem com medo... Resultado, nunca mais lhe toquei e já tenho musgo que dá para montar 10 presépios com lavadeiras incluídas!!! 

As Reineckii mini, de mini só têm o nome... Pensei que iriam ficar rasteirinhas, mas as descompensadas não param de crescer... Acho que chegou a hora de as podar vigorosamente...

Já a parente delas, versão grande, anda por fora de água... mas até lhe acho piada... se continuar a crescer assim, qualquer dia até posso pôr uns passarinhos a viverem em cima do aquário

large.1959186125_2019_03.07-Aurora005publ..JPG

Se a mattogrossense fosse uma pessoa, seria certamente daquelas esponjas que secam qualquer adega... Daqui a pouco já estou a fertilizar com 10 L por dia, e a água continua a parecer água destilada.. Zero nitratos, zero fosfatos, zero ferro, quase zero potássio... Já a podei várias vezes, mas ela cresce sempre muito... Por um lado é a minha planta favorita... Gosto muito da folha em forma de estrela... Faz-me lembrar a minha pessoa, quando todos os dias se olha ao espelho pela manhã... Mas por outro lado acho que não a posso manter no aquário por muito mais tempo, porque começo a notar alguns buracos nas folhas de outras plantas (especialmente nas Anubias) que associo a algum tipo de carência de nutrientes... Ainda pensei que pudesse ser dos caracóis, que têm sempre a carapaça larga, mas neste momento estou inclinado para que seja mesmo por causa da mattogrossense... Após analisarem a foto, o que os especialistas têm para me dizer?

large.2062570311_2019_03.07-Aurora001publ..JPGlarge.246802600_2019_03.07-Aurora002publ..JPG

O meu desconhecimento sobre a forma das plantas, levou-me a destruir por completo a profundidade que tentei criar com o hardscape... Por exemplo, a Het. zosterifolia tem uma folha muito maior do que aquilo que imaginei... Neste momento não sei por onde pegar, e se ainda há forma de melhorar este aquário... O objetivo era criar algo harmonioso, mas não fiz uma boa escolha de plantas... Não me arrependo, pois se não as tivesse usado, nunca saberia como seria o seu comportamento, mas queria melhorar... não sei bem é como...

Se alguém tiver umas luzes que me possa dar... Que plantas retiravam, ou mudavam de sítios? Que adições acham que poderiam ser boas para este layout? 

O meu objectivo era conseguir ter um aquário um pouco mais arranjadinho, e por isso vos digo: tenham a bondade de me auxiliar!!! Obrigado!!! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedrocas, vou então dar a minha opinião acerca das plantas e como eu plantava isse:

Na Fundeira tirava a matogrosso e substituía por rotalas (green ou h'ra) ou Hemianthum micranthemoides. E aproveitava já que andava por essa zona da cidade e podava a ARM que já tem 1 mês de atraso!

O musgo tirava tudo.

Na Cimeira tirava a HZ e metia Juncus ou Cyperus helferi.

Na Aurora Centro está aí um bocado confuso. Eu tirava a Althernathera grande e a Hygrophila costata e metia outra vez rotalas. 

Esta é a minha opinião para um aqua mais "limpo".

 

Quanto aos buracos nas anubias a culpa não é da matogrosso, é mesmo dos fertilizantes. Não sei se continuas com a ADA mas isso é agua de lavar chávenas...

Eu apostava em equo ou uma coisa parecida. 

Ah, e corta-me essas folhas danificadas das anubias, só estás a atrasar o crescimento delas.

 

Força

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena ena! O Rookie está turbinado e o Aurora está em modo WILD! 

 

Isso com pequenos ajustes vai lá, concordo com a seleção de plantas e respectivas posições aconselhadas pelo Gonçalo.

 

A meu ver não precisas de tirar o musgo mas sim dominá-lo! Há uma técnica de poda bastante eficaz, cortar, aspirar e repor a água ao mesmo tempo. Sei que pode parecer complicado mas é bastante simples, vê aí o esquema!

IMG_2157.JPG

Convém que tenhas um pedaço de esponja/lã filtrante no intake da bomba para que água regresse ao aquário sem qualquer vestígio de musgo.

 

Quanto ao resto das plantas, tesoura nelas! As partes de baixo pode estar mais feias mas é normal, aproveita os topos que cortares e replanta que sempre disfarça um pouco. 

 

No que diz respeito a fertilizantes, ainda te vou ver um dia a deixares o comodismo dos fertilizantes comerciais e a aventurares-te no mundo físico-químico dos sais de fertilização! 

Este hobby requer capacidades a todos os níveis, desde jardinagem até à química, e desde capacidades de canalização e electrónica avançada e até mesmo médico veterinário!  

 

Abraço 

  • Gosto 1
  • Haha 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado meus senhores,

Assim que tiver tempo vou fazer um estudo sobre rotalas, para ver quais escolher. Acho que primeiro vou começar por retirar a mattogrossense, e depois vou avançando. Tenho medo que mudar tudo de uma só vez desequilibre o aquário...

Vou tentar cortar o musgo seguindo essa técnica  ancestral  que o caríssimo @ismael_figueira sabiamente me apresentou... no entanto não tenho uma bomba que me permita fazer com que a água retorne ao aquário. Sabem-me indicar onde é que posso comprar uma, sem ter que vender um rim?

 

Em relação aos fertilizantes, já tinha pensado comprar os sais, até porque adoro trabalho de laboratório, e as cadeiras de Química sempre foram as minhas favoritas no curso. Só que quando pesquisei por sais, encontrei apenas uma loja inglesa que vendia um kit todo fixolas, mas o método de pagamento não era muito simples, e por isso não avancei... mas mais cedo ou mais tarde acho que vou enveredar por esse caminho. Quis experimentar os da ADA porque ouvia dizer maravilhas sobre eles: ah e tal, com os da ADA, as plantas em vez de florirem, libertam diamantes... mas até agora ainda não vi nada... é certo que não tenho algas, mas também não tenho as plantas a transbordar sensualidade...

 

há 6 horas, ismael_figueira disse:

Este hobby requer capacidades a todos os níveis, desde jardinagem até à química, e desde capacidades de canalização e electrónica avançada e até mesmo médico veterinário!  

Jardinagem... hmmmm... sou apenas especialista no campo de varrer folhas caídas das árvores... e sou muito bom a apanhar espargos selvagens... conta???

Química tá forte!!!! 

Canalização??? Domino a dicotomia torneira aberta/torneira fechada, bem como o conceito de inundação (que aliás é uma especialidade minha)...

Electrónica avançada... A minha estava poderosa, e mesmo muito avançada, durante o período áureo do Paleozóico... a desgraça foi quando chegou o Jurássico, e o T-rex comeu todo o meu conhecimento... neste momento estou super primitivo nesse campo do saber... mas com oração, eu chego lá!!!

Veterinária é piners, como diz o grande mister... se nada, está vivo... se não nada, está morto... se está morto, vai para a sanita...

Conclusão... Acho que estou mais que apto para ser um aquascaper de luxo... mais não seja, dedico-me ao ramo das naturezas mortas... ámen!!!

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.