[Ajuda] Novo aquário de camarões


Recommended Posts

Olá pessoal,

Finalmente vou avançar para um aquário de camarões.

Tenho neste momento um aquário de 35 litros, 45x28x33 (do chinês :my_angel:) e um termostado de 50W que creio ser suficiente. Ainda me falta muito material daí estar a pedir ajuda.

Filtro: Acho que o mais apropriado é o de mochila, mas qual será a capacidade e materiais filtrantes indicados?

Iluminação: Sendo que terei que fazer/comprar uma calha ou adaptar um candeeiro, que tipo de luz, potencia e temperatura da cor é indicada?

Flora: Pretendo plantas que peçam pouca manutenção e cuidado, dispensando CO2 etc. Quais as melhores?

Substrato: Não faço ideia do que comprar. O ideal é colocar substrato fértil por baixo e por cima areia/areão, certo? O que recomendam por um preço de preferencia acessivel?

Kit de testes: O que é necessário? Que parametros devem ser testados?

 

Acerca do principal, os animais que lá vão andar... Para um aquário deste tipo e capacidade, o ideal é só ter os camarões ou dará para ter um ou dois peixes de alguma espécie?

 

Desculpem as perguntas todas mas queria começar com isto da melhor forma, com tudo a correr bem :my_biggrin:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, jrmpinto disse:

Filtro: Acho que o mais apropriado é o de mochila, mas qual será a capacidade e materiais filtrantes indicados?

O maior que consigas comprar! E retira tudo o que venha no filtro e coloca antes matérias filtrantes biológicas de qualidade.

 

há 18 horas, jrmpinto disse:

Iluminação: Sendo que terei que fazer/comprar uma calha ou adaptar um candeeiro, que tipo de luz, potencia e temperatura da cor é indicada?

Para o efeito pretendido basta algo que dê para ver os vivos. 

há 18 horas, jrmpinto disse:

Flora: Pretendo plantas que peçam pouca manutenção e cuidado, dispensando CO2 etc. Quais as melhores?

Tens musgos, anubias, fetos de Java, bucephalandras e plantas flutuantes.

há 18 horas, jrmpinto disse:

Substrato: Não faço ideia do que comprar. O ideal é colocar substrato fértil por baixo e por cima areia/areão, certo? O que recomendam por um preço de preferencia acessivel?

Esquece o substrato fértil! Mais vale usar apenas um areão inerte que não seja calcário ou prefencialmente um substrato próprio para camarões pelo efeito que vai fazer na qualidade da água.

há 18 horas, jrmpinto disse:

Kit de testes: O que é necessário? Que parametros devem ser testados?

pH, gH e kg são essenciais! Se possível arranjar uma caneta que meça o TDS. 

 

há 18 horas, jrmpinto disse:

Acerca do principal, os animais que lá vão andar... Para um aquário deste tipo e capacidade, o ideal é só ter os camarões ou dará para ter um ou dois peixes de alguma espécie?

Eis a questão que mais polémica cria! Podes ter junto peixes, mas depende muito do tipo de aquário que tenhas. Shrimpsafe só otocinclus affinis! Também podes colocar caracóis! O resto pode e vai comer no mínimo os bebés! Nunca mas nunca optar por predadores tipo bettas, ciclídeos sul americanos ou sae! 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Tozé Nunes disse:

O maior que consigas comprar! E retira tudo o que venha no filtro e coloca antes matérias filtrantes biológicas de qualidade.

O AquaClear 20, que diz ter capacidade máxima de 378 L/h, é uma boa opção? Que tipo de materiais devo colocar? Carvão ativado?

há 33 minutos, Tozé Nunes disse:

Para o efeito pretendido basta algo que dê para ver os vivos. 

Mesmo tendo plantas "faceis" como anubias, o musgo etc não é importante a luz? Sendo assim melhor :D

há 36 minutos, Tozé Nunes disse:

Esquece o substrato fértil! Mais vale usar apenas um areão inerte que não seja calcário ou prefencialmente um substrato próprio para camarões pelo efeito que vai fazer na qualidade da água.

O Fluval Plant & Shrimp é bom? Consigo cerca de 4kg por 10€, parece-me bem. 4kg devem chegar não?

 

Só mais uma questão que me surgiu, o que posso usar para decorar o aquário? Que tipo de troncos por exemplo? Só comprados e destinos ao efeito ou qualquer tronco dá desde que leve algum tratamento?

Muito obrigado, ajudaste-me bastante :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquaclear é uma boa escolha. Se não me engano vem com umas esponjas e carvão. O carvão não é necessário, podes retirar e no seu lugar coloca mais matérias biológicas, pesquisa por Eheim substrat pro, Sera siporax, Seachem matrix entre outros.

Nunca usei o fluval mas se é adequado para camarões siga. Vê só se não liberta muita amonia de início, se for o caso terás que fazer uma boa ciclagem antes de colocar os camarões.

Podes usar troncos que não sejam vendidos em lojas mas deves tratar adequadamente ou vai apodrecer e matar os vivos. Aqui como novato mais vale não arriscares e comprar uma raiz de red moor wood numa loja especializada. E depois podes prender as plantas e musgos á madeira.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou tentar ajudar e responder a todas as questões o melhor possível.

Então o teu aquário tem de litragem bruta 41,5 litros. Claro que depois fica sempre com menos água, mas por norma para adquirir o material faz-se as contas à litragem total. 

Filtro podes usar um mochila, sem dúvida, mas deve fazer pelo menos 200 litros hora (caudal máximo pouco interessa desde que seja um filtro que possas regular) e deves proteger a entrada com uma esponja pré-filtro. Esse filtro deve fazer filtragem mecânica e biológica, e ter o mais espaço possível para colocares matérias filtrantes.

Iluminação vai depender sempre do que queres fazer. Eu, para camarões, aconselho um low-tech. Uma luz que não seja muito forte. Tenho numa montagem quase do mesmo tamanho um candeeiro com uma lâmpada LED de 600 lumens, 3W se não me engano, de 6500K e é suficiente. Só tenho musgos, bucephalandras, fetos e anubias. É o meu post aqui no fórum "Keep it Shrimple". O link está abaixo caso queiras ver.

Quanto a plantas, as que já referi que uso são excelentes, mas claro que tens outras também fáceis e que podes utilizar sem problema. Os musgos, especialmente os que ficam mais fechados, como lá caem sempre detritos e restos de comida, também ganham microorganismos que são comidos pelos camarões, principalmente as crias.

Substrato vai depender sempre do tipo de camarões que vais querer colocar. Tens solos específicos para camarões, que ajudam a manter/controlar alguns parâmetros, mas que não são apropriados para outras espécies. Só quando decidires o que queres manter é que podes pensar no substrato. A quantidade de substrato a usar também depende um pouco do que colocares, mas será algo entre 2,5L e 3L.

Quanto a parâmetros deves ter em atenção a necessidade de cada espécie (tal como referi em relação ao substrato) e deves ter em mão testes de dureza (GH, KH e como já foi referido uma caneta de TDS ajuda, e testes de Ph).

Quanto aos vivos que podes manter, se é mesmo para camarões deves evitar qualquer espécie que os possa prejudicar ou comer. Peixes fica fora de questão, excepto herbívoros, mas tendo em conta o tamanho do aquário, também não tinhas muito por onde escolher. Ottocinclus Afinnis são os únicos completamente seguros para camarões, porque são mesmo vegetarianos. Mesmo assim acho esse aquário pequeno para eles. Eu apenas punha camarões e mais uma espécie de caracol, como planorbis ou ampulárias, que são excelentes a limpar algas, detritos e restos de comida. 

Decoração serve pedras, troncos devidamente tratados e outros acessórios que possam servir de esconderijo aos animais. Atenção porque vais querer vê-los e não deves encher muito o aquário. Devem ter uma zona aberta que sirva de pastagem, porque os camarões adoram andar pelo solo a apanhar pequenos detritos e os microorganismos e bactérias que lá vivem. Para prender os musgos e as plantas podes usar cola (deves deixar secar bem antes de introduzires no aquário) ou linha de pesca ou mesmo de algodão.

Boa sorte para a montagem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o filtro, é um Jix com capacidade de 280 L/H. Vem com uma esponja e outra parte que me parece ter carvão. Comprei o Sera Siporax, mas tenho algumas dúvidas. 

 

Tiro tudo que vinha no filtro e meto só isto ou deixo a parte que tem carvão? (é pequena, não ocupa quase espaço nenhum)

Edit: O Sera Siporax traz menos do que esperava, da para ter isso, o carvão e a esponja também... Deixo tudo? 

 

Editado por jrmpinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão não vale a pena pores no filtro. É melhor leres um pouco sobre os efeitos e utilidade do carvão activado. Guarda que pode vir a fazer falta.

Deixa a esponja, sempre retêm qualquer coisa. Parece-me ser bastante larga e não vai reter grande coisa, mas sempre tem algum efeito. No resto podes colocar a Siporax. Convinha que preenchesse todo o espaço para ficares com uma boa colónia de bactérias.

E a espécie já pensaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, brunofasoares disse:

O carvão não vale a pena pores no filtro. É melhor leres um pouco sobre os efeitos e utilidade do carvão activado. Guarda que pode vir a fazer falta.

Deixa a esponja, sempre retêm qualquer coisa. Parece-me ser bastante larga e não vai reter grande coisa, mas sempre tem algum efeito. No resto podes colocar a Siporax. Convinha que preenchesse todo o espaço para ficares com uma boa colónia de bactérias.

E a espécie já pensaste?

Vou deixar a esponja e meter o siporax então. Não preenche tudo (daqui a pouco deixo umas fotos) mas depois compro mais ;) 

Comprei também musgo (Christmas moss) e um vasinho de anubia nana, que creio ser melhor colocar já no aquário para ciclar certo? 

Espécies... A ideia era os red cherry por serem mais fáceis, e como é a minha primeira experiência neste mundo dos aquários acho que é o melhor. Depois talvez os caracóis, um ou dois. Mas estou aberto a sugestões :) 

Comprei um kit de testes e experimentei na água do poço cá de casa, dá um pH entre 6.4 e 6.8, creio que seja boa para os camarões certo?

Outra dúvida... Li em alguns sítios que se deve colocar um peixe para ajudar a ciclar o aquário. É verdade ou é melhor não o fazer?

Obrigado pela ajuda :) 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, jrmpinto disse:

Vou deixar a esponja e meter o siporax então. Não preenche tudo (daqui a pouco deixo umas fotos) mas depois compro mais ;) 

Comprei também musgo (Christmas moss) e um vasinho de anubia nana, que creio ser melhor colocar já no aquário para ciclar certo? 

Espécies... A ideia era os red cherry por serem mais fáceis, e como é a minha primeira experiência neste mundo dos aquários acho que é o melhor. Depois talvez os caracóis, um ou dois. Mas estou aberto a sugestões :) 

Comprei um kit de testes e experimentei na água do poço cá de casa, dá um pH entre 6.4 e 6.8, creio que seja boa para os camarões certo?

Outra dúvida... Li em alguns sítios que se deve colocar um peixe para ajudar a ciclar o aquário. É verdade ou é melhor não o fazer?

Obrigado pela ajuda :) 

 

Fotos? Excelente...

Musgo e anubias são sempre bemvindos. O Christmas faz um belo efeito e dá um bom esconderijo.

Red Cherry são bastante fáceis de manter. Mas tens outros... é uma questão de gosto. Neocaridinas são bastante fáceis, especialmente os grades mais baixos.

A tua água do poço dá, desde que não traga contaminantes. PH de 6,4 e 6,8.... tomara eu ter essa água.

Não coloques vivos porque no fim do ciclo do azoto haverá um pico de amónia, muito provavelmente letal para qualquer ser vivo que lá ponhas.

Em relação ao solo já posso dizer que basta utilizares um solo inerte. Para os valores que vais precisar não é necessário utilizar um solo especifico para camarões. Esses solos ajudam essencialmente a controlar os valores do PH e KH. Os Cherry basta um PH neutro ou ligeiramente alcalino (mesmo um pouco ácido não tem problema). Como só vais ter musgo e anubias também não precisas de solos férteis. Para neocaridinas costumo utilizar areão fino (granulometrias pequenas) para ser mais fácil eles pastarem.

Tens teste de GH? A dureza da água é importante. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio os troncos vão ficar assim. Depois agarro algum musgo a um deles e a anubia a outro. UW3sMXd_d.jpg?maxwidth=640&shape=thumb&f

https://imgur.com/UW3sMXd

O filtro tá assim como tinha falado. O lado esquerdo (por onde vem a água) deve encher se também de materiais filtrantes? hvrnbCO_d.jpg?maxwidth=640&shape=thumb&f

https://imgur.com/hvrnbCO

 

 

Substrato comprei o Advanced Soil Shrimp da HELP, vamos ver como fica :) 

Editado por Tozé Nunes
Inserção de imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, brunofasoares disse:

Em relação ao solo já posso dizer que basta utilizares um solo inerte. Para os valores que vais precisar não é necessário utilizar um solo especifico para camarões. Esses solos ajudam essencialmente a controlar os valores do PH e KH. Os Cherry basta um PH neutro ou ligeiramente alcalino (mesmo um pouco ácido não tem problema).

Ultimamente parece que se tornou uma verdade dizer que os neocaridinas são invertebrados que precisam de águas alcalinas.... Na verdade eles são é bastante tolerantes a uma ampla gama de águas cujo pH pode ir de 6° a 8°! Isso não quer dizer que seja aconselhável valores nessas margens! Logicamente que  águas ácidas é o melhor para caridinas e águas alcalinas para os camarões do sulawesi mas isso já é ir muito para a frente e ia criar mais confusão aqui ao nisso amigo iniciante! 

Ora, isso tudo dito não percebo porquê não se utilize na mesma um substrato próprio para camarões!!! Como se a sua única utilidade fosse alterar o pH! Um substrato argiloso logo á partida é um filtro biológico enorme pois se as bactérias se alojam nos filtros também se estabelecem nos grãos de argila! E isso vai também servir como suporte para minúsculos seres que servem de alimento para os alevins. 

Ah e tal mas ele não precisa nada disso para os neocaridinas dizes tu! E quem te garante que daqui a umas semanas/meses não vai querer mais outra variedade de camarões?? Aliás, isso é o que aconteceu com todos nós! E ou vais aumentar o número de aquários em casa ou vais meter outras espécies no mesmo. E se calhar depois já dava jeito ter um bom substrato...

 

@jrmpinto onde compraste o filtro? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

@jrmpinto onde compraste o filtro? 

Comprei na ProAquarium em Rio Tinto. Aliás, comprei lá também os troncos, kit de testes, substrato, o siporax etc.

Entretanto reparei que tinha aqui outro filtro de 200 L/H que tinha comprado e entretanto não usei, assim como um termostado de 25W. Ficam pra vender...

Já coloquei o substrato e os troncos para ver como ficam, ainda sem as plantas e filtro e restantes equipamentos. Não dá pra ver muito bem por causa do reflexo, mas deve ficar assim

KpIwGQf.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro tal como tinha dito, com a esponja e o siporax. 

https://imgur.com/LYRuNIt

LYRuNIt_d.jpg?maxwidth=640&shape=thumb&f

A ver se ainda hoje coloco as plantas e tudo a trabalhar para começar a ciclar :) 

Editado por Tozé Nunes
Inserção de imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vai ficar assim. Já tem musgo, anubias, todo o material montado... Fiquei com pena de não ter mais substrato para encher um bocado mais atrás, assim ficou complicado de dar "inclinação" mas lá se arranjou qualquer coisa. 

Agora acho que já posso meter água, literalmente... Alguma sugestão? 

 

Agora sim a foto :) 

 

https://imgur.com/lpzkmZJ

lpzkmZJ_d.jpg?maxwidth=640&shape=thumb&f

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, um pouco mais de desnível era bom para que toda a porcaria viesse parar junto ao vidro frontal e mais fácil de retirar. O filtro deves colocar o mais ao centro possível e o termostato agora de verão não deve ser necessário ligar. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, já coloquei o filtro no meio ;) 

Mas não está a funcionar como deve ser. Encheu-o de água antes mas quando ligo à corrente começa a puxar mas não chega ate cima, ou seja não consegue fazer a água circular... 

O regulador de caudal está todo aberto, pelo que não será disso :/

Testei com o outro que tinha aqui (também de mochila) e acontece a mesma coisa... 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 
Experimenta tirar as siporax  do lado do motor do filtro.
Álvaro Silva
Já tirei, tá vazio desse lado já... Mesmo no filtro que tentei depois (que estava aqui esquecido) só tem uma esponja pequena e mesmo esse não funciona :/

Enviado do meu SM-G960F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas o filtro faz algum barulho? eu tenho um filtro de mochila e quando encho o filtro de água ele demora uns segundos a água começar a correr,agora se ele não puxa a

água,talvez o melhor e veres se o rotor esta bom,porque o filtro ser novo não quer dizer que o rotor não esteja bom,aconteceu  comigo com este filtro quando o compre,

fui há loja e troce outro bom.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 
Mas o filtro faz algum barulho? eu tenho um filtro de mochila e quando encho o filtro de água ele demora uns segundos a água começar a correr,agora se ele não puxa a
água,talvez o melhor e veres se o rotor esta bom,porque o filtro ser novo não quer dizer que o rotor não esteja bom,aconteceu  comigo com este filtro quando o compre,
fui há loja e troce outro bom.
Cump: Álvaro Silva
Sim faz um barulho bastante alto, puxa a água quase até cima mas não chega a entrar, fica a 1 ou 2 centímetros...

Se calhar é melhor ir trocar, mas ter os dois filtros a fazer exatamente a mesma coisa é estranho.

Enviado do meu SM-G960F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode parecer estranho,ou coincidência, mas deve haver qualquer coisa ai que esta mal,por pura coincidência o outro rotor por estar há muito parado ter-se descolado,e fazer o mesmo resultado  do novo,tem que haver uma explicação. 

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Tozé Nunes disse:

Ultimamente parece que se tornou uma verdade dizer que os neocaridinas são invertebrados que precisam de águas alcalinas.... Na verdade eles são é bastante tolerantes a uma ampla gama de águas cujo pH pode ir de 6° a 8°! Isso não quer dizer que seja aconselhável valores nessas margens! Logicamente que  águas ácidas é o melhor para caridinas e águas alcalinas para os camarões do sulawesi mas isso já é ir muito para a frente e ia criar mais confusão aqui ao nisso amigo iniciante! 

Ora, isso tudo dito não percebo porquê não se utilize na mesma um substrato próprio para camarões!!! Como se a sua única utilidade fosse alterar o pH! Um substrato argiloso logo á partida é um filtro biológico enorme pois se as bactérias se alojam nos filtros também se estabelecem nos grãos de argila! E isso vai também servir como suporte para minúsculos seres que servem de alimento para os alevins. 

Ah e tal mas ele não precisa nada disso para os neocaridinas dizes tu! E quem te garante que daqui a umas semanas/meses não vai querer mais outra variedade de camarões?? Aliás, isso é o que aconteceu com todos nós! E ou vais aumentar o número de aquários em casa ou vais meter outras espécies no mesmo. E se calhar depois já dava jeito ter um bom substrato...

 

@jrmpinto onde compraste o filtro? 

O que eu disse é que basta um solo inerte. Mas posso alongar. Os solos também perdem o efeito, as argilas, especialmente estes solos mais específicos, desfazem-se, e se é para mudar de espécies ao fim de um ano, mais vale fazer uma remontagem do que aproveitar um solo que mais tarde ou mais cedo vai ter efeito nulo. E não é preciso muito. Basta utilizar uma água que seja mais dura e/ou mais alcalina para esgotar o solo rapidamente. Se me disseres que é melhor para as crias pastarem, aí sim, é muito melhor, em relação a bactérias também é melhor, mas nunca será fundamental para neos utilizar solos específicos. Mais... uma coisa é manter camarões, outra é criá-los. Se daqui a umas semanas mudar de ideias, pode manter qualquer espécie na mesma. Tem é de ter em conta o que insere no aquário para cada uma dessas espécies.

A minha primeira experiência com camarões foi com Crystal Red, num aquário plantado, com injecção de CO2, fertilização, entre outras coisas que se diz não serem boas para camarões, e começando com 10, ao fim de 8 meses, quando acabei por ter de desmontar o aquário, tinha perto de 400 camarões.

Tudo é relativo. É apenas e só a minha opinião e experiência.

Como diria o outro "Porreiro pá".

há 17 horas, jrmpinto disse:

lpzkmZJ_d.jpg?maxwidth=640&shape=thumb&f

 

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro é realmente estranho. Experimenta com ele vazio...

Em relação ao modo como está montado, eu colocava as matérias filtrantes todos do lado da saída e punha a esponja atravessada, ou seja, metade ficava de um lado e a outra metade do outro, como que a fazer uma divisória entre ambas as partes.

LYRuNIt_d.jpg?maxwidth=640&shape=thumb&f

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto troquei o filtro para um Eheim Liberty 130 (220-570 L/H). Tirei o filtro de carvão, deixei ficar as 2 esponjas que tinha e coloquei o siporax (que é muito pouco para este, no futuro compro mais).

Já está tudo em funcionamento.

Ontem ao colocar a água, mesmo com cuidado, o substrato mexeu um bocado mas acho que posso lá ir daqui a uns dias dar um jeito :D

Os musgos soltaram-se um bocado do tronco, espero que com o movimentar da água não comecem a aparecer na superfície eheh

Entretanto se tiverem sugestões, são bem vindas.

4c9dee7d02d5576dc216078f3d0676a5.jpg

Enviado do meu SM-G960F através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.