Bruno R. Carvalho

Tmc 60x45x45

Recommended Posts

O musgo, lento lentinho, vais ter que ter o dobro da minha paciência 😂 de resto está a ficar com bom aspecto. A cena foi a mistura não ter ficado mais consistente, grossa. 

A acompanhar 😉

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
O musgo, lento lentinho, vais ter que ter o dobro da minha paciência  de resto está a ficar com bom aspecto. A cena foi a mistura não ter ficado mais consistente, grossa. 
A acompanhar 
Não estou muito certo. O nigel disse-me que no aquario dele só notou algum crescimento ao fim de 35 dias. Este aquario já se notava algo antes dos 35.

É certo que não é um método para quem tem falta de paciência.
Mas quem tentar este método já tem que ter consciência disso.

O único problema da mistura não ter a consistência desejada é que tenho musgo a crescer em áreas onde não tinha planeado, visto que este escorreu pelas rochas abaixo. É uma lição a ter em conta no futuro.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Grande tópico Bruno!

Estou a começar a montar o meu novo aquário, que vai ser dry start e quero experimentar a usar o método do iogurte. Lendo o que escreveste, acho que vou reduzir em muito as possibilidades de erro.

Mas para já tenho algumas dúvidas (que se calhar são muito parvas) :) :

- depois de se pincelar as rochas com a mistura de iogurte e musgo, deve-se borrifar as mesmas com água, ou deve-se esperar uns tempos até se fazer isso?

- põe-se a película aderente por cima do aquário e a calha por cima da película, ou a película deve passar por cima da calha, para a luz ser mais directa?

- mais ou menos quantos furos, e com que diâmetro, deve ter a película aderente?

Muito obrigado!!!

Partilhar este post

Link para o post
Grande tópico Bruno!
Estou a começar a montar o meu novo aquário, que vai ser dry start e quero experimentar a usar o método do iogurte. Lendo o que escreveste, acho que vou reduzir em muito as possibilidades de erro.
Mas para já tenho algumas dúvidas (que se calhar são muito parvas) :) :
- depois de se pincelar as rochas com a mistura de iogurte e musgo, deve-se borrifar as mesmas com água, ou deve-se esperar uns tempos até se fazer isso?
- põe-se a película aderente por cima do aquário e a calha por cima da película, ou a película deve passar por cima da calha, para a luz ser mais directa?
- mais ou menos quantos furos, e com que diâmetro, deve ter a película aderente?
Muito obrigado!!!
Não precisas de borrifar depois de pincelares. Senão escorre tudo para o substrato. Dá umas 24 horas até o fazeres.

O aquario fica coberto com a película com a calha por cima. Humidade e equipamento eléctrico não combinam muito bem.

Os buracos baixa deixar umas aberturas nos cantos. Mais o menos do diâmetro do tubo de uma lilly pipe.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Boas Bruno, 

Estive a ver o tópico desde o inicio, e só tenho de te dar os parabéns pela forma detalhada com que tens vindo a relatar as várias etapas desta montagem. 

Parece-me tudo bem a nível de dimensões e de facto não é nada fácil trabalhar com xisto, pelo que isto torna o teu trabalho ainda mais prazeroso de observar.

Quem observa este aquário pelo plano frontal não se apercebe do formato reto e espalmado que caracteriza o xisto, já pela lateral essas formas são bastante evidentes e torna-se estranho mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista e a dinâmica que quiseste dar ao aquário. 

Estou curioso com esse método do iogurte, parece que é uma excelente alternativa ás típicas colagens ou manobras especiais a enrolar linha em sítios mais complicados. 

On 16/07/2018 at 14:05, Bruno R. Carvalho disse:

Então optei por usar silicone de aquario, demora mais tempo a secar mas proporciona mais aderência.

Pela experiência que tenho com xisto, temo dizer-te que é uma questão de tempo até que o silicone se comece a separar das pedras. Digo isto devido a uma das características que este tipo de rocha tem, com o tempo começa a laminar/lascar e acaba por se separar por camadas. De certo que isto não será um problema para este layout mas quando pensares em desmontar este aquário vais observar isto que aqui relato. 

De resto continua o ótimo trabalho que tens vindo a desenvolver! 

Abraço

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado Ismael.

De facto não é uma rocha fácil de trabalhar mas eu desde o início que tinha a ideia que se conseguisse justar rochas diferentes conseguiria formar estruturas mais complexas que simulassem um pouco as linhas naturais que encontramos noutras rochas mais interessantes.

Não foi fácil e a prova disso é que os primeiros layouts que testei antes deste não eram muito bonitos. Demorou um pouco a apurar as técnicas e métodos que me permitissem conseguir estruturas complexas com esta rocha que ao mesmo tempo formassem um todo atraente.

Os truques que usamos com outras rochas facilmente conseguem construir estruturas realistas devido as linhas naturais dessas rochas. Aqui não era possível, a rocha não tem linhas, tinha que ser eu a criar as mesmas. Foi feito juntando rochas de formatos e tamanhos diferentes nas várias estruturas.

Em relação ao silicone, eu originalmente montei isto sem cola, usei o aquario como caixa de areia e fiz as minhas experiências.
As estrutura consegue suportar-se a si própria sem a cola.

Só que tornou-se óbvio que quando a desmontasse para colocar o substrato, não havia chance de eu conseguir voltar a lembrar-me onde encaixar cada peça do puzzle para que as estruturas ficassem iguais.

Então surgiu a ideia do silicone, colei as rochas umas às outras de forma a formar 5 estruturas maiores que eu pudesse tirar do aquario e voltar colocar durante a montagem garantindo que o resultado final fosse igual ao dos testes.

Ate me dá jeito que a cola caia por si só com o tempo porque se este layout for sucedido tenho ideia de tentar algo parecido numa escala maior no meu aquario de 250 litros. Ainda tenho muita rocha desta ali na arrecadação mas para um aquario de 120 quanto mais melhor e estas pedras vão dar muito jeito.

O método do iogurte é interessante mas só para quem têm tempo. É muito lento.
Como tenho mais 3 aquascapes para me entreter, não há problema deste demorar um pouco mais.

Já agora deixo aqui fotos dos meus outros layouts para quem ainda não os viu. Dois deles têm tópicos aqui no fórum. 6b41c8cf6903e58f4311bdc8932517bf.jpg23e399dff78ef1a96b914da7d7f7b406.jpgd879eb1870cf3c346c6cefe212f45ae4.jpg

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Dia 42

acab6762b94a9acdf01f9809857922c9.jpg

O tapete está a andar bem. Está quase a fechar, excepto em uma área no lado direito tem crescido mais lentamente.

• Gosto 3

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00