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O musgo, lento lentinho, vais ter que ter o dobro da minha paciência 😂 de resto está a ficar com bom aspecto. A cena foi a mistura não ter ficado mais consistente, grossa. 

A acompanhar 😉

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O musgo, lento lentinho, vais ter que ter o dobro da minha paciência  de resto está a ficar com bom aspecto. A cena foi a mistura não ter ficado mais consistente, grossa. 
A acompanhar 
Não estou muito certo. O nigel disse-me que no aquario dele só notou algum crescimento ao fim de 35 dias. Este aquario já se notava algo antes dos 35.

É certo que não é um método para quem tem falta de paciência.
Mas quem tentar este método já tem que ter consciência disso.

O único problema da mistura não ter a consistência desejada é que tenho musgo a crescer em áreas onde não tinha planeado, visto que este escorreu pelas rochas abaixo. É uma lição a ter em conta no futuro.



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Grande tópico Bruno!

Estou a começar a montar o meu novo aquário, que vai ser dry start e quero experimentar a usar o método do iogurte. Lendo o que escreveste, acho que vou reduzir em muito as possibilidades de erro.

Mas para já tenho algumas dúvidas (que se calhar são muito parvas) :) :

- depois de se pincelar as rochas com a mistura de iogurte e musgo, deve-se borrifar as mesmas com água, ou deve-se esperar uns tempos até se fazer isso?

- põe-se a película aderente por cima do aquário e a calha por cima da película, ou a película deve passar por cima da calha, para a luz ser mais directa?

- mais ou menos quantos furos, e com que diâmetro, deve ter a película aderente?

Muito obrigado!!!

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Grande tópico Bruno!
Estou a começar a montar o meu novo aquário, que vai ser dry start e quero experimentar a usar o método do iogurte. Lendo o que escreveste, acho que vou reduzir em muito as possibilidades de erro.
Mas para já tenho algumas dúvidas (que se calhar são muito parvas) :) :
- depois de se pincelar as rochas com a mistura de iogurte e musgo, deve-se borrifar as mesmas com água, ou deve-se esperar uns tempos até se fazer isso?
- põe-se a película aderente por cima do aquário e a calha por cima da película, ou a película deve passar por cima da calha, para a luz ser mais directa?
- mais ou menos quantos furos, e com que diâmetro, deve ter a película aderente?
Muito obrigado!!!
Não precisas de borrifar depois de pincelares. Senão escorre tudo para o substrato. Dá umas 24 horas até o fazeres.

O aquario fica coberto com a película com a calha por cima. Humidade e equipamento eléctrico não combinam muito bem.

Os buracos baixa deixar umas aberturas nos cantos. Mais o menos do diâmetro do tubo de uma lilly pipe.


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Boas Bruno, 

Estive a ver o tópico desde o inicio, e só tenho de te dar os parabéns pela forma detalhada com que tens vindo a relatar as várias etapas desta montagem. 

Parece-me tudo bem a nível de dimensões e de facto não é nada fácil trabalhar com xisto, pelo que isto torna o teu trabalho ainda mais prazeroso de observar.

Quem observa este aquário pelo plano frontal não se apercebe do formato reto e espalmado que caracteriza o xisto, já pela lateral essas formas são bastante evidentes e torna-se estranho mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista e a dinâmica que quiseste dar ao aquário. 

Estou curioso com esse método do iogurte, parece que é uma excelente alternativa ás típicas colagens ou manobras especiais a enrolar linha em sítios mais complicados. 

 

On 16/07/2018 at 14:05, Bruno R. Carvalho disse:

Então optei por usar silicone de aquario, demora mais tempo a secar mas proporciona mais aderência.

Pela experiência que tenho com xisto, temo dizer-te que é uma questão de tempo até que o silicone se comece a separar das pedras. Digo isto devido a uma das características que este tipo de rocha tem, com o tempo começa a laminar/lascar e acaba por se separar por camadas. De certo que isto não será um problema para este layout mas quando pensares em desmontar este aquário vais observar isto que aqui relato. 

 

De resto continua o ótimo trabalho que tens vindo a desenvolver! 

 

Abraço

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Cumprimentos, Ismael Figueira

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Obrigado Ismael.

De facto não é uma rocha fácil de trabalhar mas eu desde o início que tinha a ideia que se conseguisse justar rochas diferentes conseguiria formar estruturas mais complexas que simulassem um pouco as linhas naturais que encontramos noutras rochas mais interessantes.

Não foi fácil e a prova disso é que os primeiros layouts que testei antes deste não eram muito bonitos. Demorou um pouco a apurar as técnicas e métodos que me permitissem conseguir estruturas complexas com esta rocha que ao mesmo tempo formassem um todo atraente.

Os truques que usamos com outras rochas facilmente conseguem construir estruturas realistas devido as linhas naturais dessas rochas. Aqui não era possível, a rocha não tem linhas, tinha que ser eu a criar as mesmas. Foi feito juntando rochas de formatos e tamanhos diferentes nas várias estruturas.

Em relação ao silicone, eu originalmente montei isto sem cola, usei o aquario como caixa de areia e fiz as minhas experiências.
As estrutura consegue suportar-se a si própria sem a cola.

Só que tornou-se óbvio que quando a desmontasse para colocar o substrato, não havia chance de eu conseguir voltar a lembrar-me onde encaixar cada peça do puzzle para que as estruturas ficassem iguais.

Então surgiu a ideia do silicone, colei as rochas umas às outras de forma a formar 5 estruturas maiores que eu pudesse tirar do aquario e voltar colocar durante a montagem garantindo que o resultado final fosse igual ao dos testes.

Ate me dá jeito que a cola caia por si só com o tempo porque se este layout for sucedido tenho ideia de tentar algo parecido numa escala maior no meu aquario de 250 litros. Ainda tenho muita rocha desta ali na arrecadação mas para um aquario de 120 quanto mais melhor e estas pedras vão dar muito jeito.

O método do iogurte é interessante mas só para quem têm tempo. É muito lento.
Como tenho mais 3 aquascapes para me entreter, não há problema deste demorar um pouco mais.

Já agora deixo aqui fotos dos meus outros layouts para quem ainda não os viu. Dois deles têm tópicos aqui no fórum. 6b41c8cf6903e58f4311bdc8932517bf.jpg23e399dff78ef1a96b914da7d7f7b406.jpgd879eb1870cf3c346c6cefe212f45ae4.jpg

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Dia 42

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O tapete está a andar bem. Está quase a fechar, excepto em uma área no lado direito tem crescido mais lentamente.


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  • 1 mês depois...

Boas.

Vamos lá a actualizar isto, o aquario levou água no fim de semana da Pet.


Foto do aquario no dia 1
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Vídeo



Que dizer, ao encher o aquario o velho filtro all pond solutions (igual aos susun) perdia água por todos os lados. Nunca vi um filtro deitar tanta água fora. Para ser sincero creio já era de esperar visto que tem 7 anos e muitas horas de serviço, muito mais não posso pedir de um filtro que me custou a volta de 60 euros.
O problema é que tive que arranjar um filtro à pressa, e o orçamento não dava para filtros de topo.

A escolha caiu num filtro sicce space eko 200, não é o ideal mas foi o que se arranjou. A primeira ideia é que o filtro em si não é nada mal construído mas que a performance deixa muito a desejar. Mas pelo preço não dá para queixar.
Para piorar tinha planeado usar um termo hydor 200 externo e um difusor externo também.
Como é óbvio isso também ajuda a reduzir o caudal do filtro.

Os termostatos hydor externos são muito bons, oferecem a facilidade de tirar mais um equipamento do aquario.
O difusor que decidi usar foi este:

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Isto foi um daqueles do aliexpress, eu tinha visto o George farmer usar um em inglaterra e a Maria comprou-me para experimentar.
Verdade seja dita ainda não formei uma opinião em relação a ele.

Calha é uma twinstar 600S. Não há muito a dizer excepto que comprei a calha 6 meses antes de a usar, se tivesse esperado os 6 meses já vinha com uma twinstar Mark 2. De qualquer maneira estou bastante feliz com ela. As cores são incríveis.

Decidi usar lilly pipes stainless em vez de vidro, a Maria já não aguenta mais dinheiro gasto em tubos partidos.
As pipes são do aliexpress por isso ainda tou para ver ser valem alguma coisa.

Agora que tirei o aquario e equipamento do caminho é altura de falar como vai este aquario 3 semanas depois.
Infelizmente as coisas não estão a correr muito bem e o projecto encontra-se em risco.

Inicialmente tudo correu bem, o Co2 foi colocado durante 24 horas e a debitar quantidades elevadas para facilitar a transição.

Mas problemas não tardaram a aparecer, ainda nem 24 horas de cheio e ao chegar a casa da pet, encontrei as plantas e Rochas todas cobertas de ciano bactérias.
Sim as malditas ciano.

Pergunto de onde vieram?

- do iugorte?
- das Rochas apanhadas na natureza?
- do dry start em si?

Ciano bactérias não são algas, são uma espécie de bacteria unicelular que capaz de fazer o processo de fotossíntese.
Aparecem na forma de um crescimento viscoso verde que cobre tudo, plantas e hardscape. Se não forem removidas podem tapar as plantas completamente e acabar por as matar.

É uma dos problemas que mais faz o pessoal desmontar aquarios. Quase tão infame com as malditas BBA's.

Há um método muito eficiente de acabar com elas. O Blackout, um Blackout de pelo menos 3 dias (costumo deixar 4 ou 5) faz milagres contra esta Praga.

A alga em si é fácil de remover mas volta rápido, por isso eu removo o máximo possível manualmente e depois dou-lhe o Blackout que consiste em cobrir o aquario completamente durante os tais 3 dias, tapando completamente a luz.
Regra geral a ciano não sobrevive a um Blackout.

Mas se as condições que levaram ao seu aparecimento no primeiro lugar não forem resolvidas elas podem voltar.
Eu tive aquarios que resolvi o problema com apenas um Blackout, outros em que o problema ia voltando e eu voltava a fazer blackout de vez em quando. Até que um dia elas não voltavam mais.

Este teve ciano e apenas um blackout bastou para o problema não voltar mais.
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Este foi necessário alguns blackouts para resolver o problema. Mas o problema acabou por desaparecer de vez.
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Razão porque não posso fazer um Blackout neste caso?

Um nome: Hemianthus Cuba
Infelizmente a Cuba é uma planta que não gosta de ser coberta. A única vez que fiz Blackout com esta planta, quando destapei o aquario a planta tinha morrido toda.

Outras plantas não tem problemas com Blackout. Monte carlo por examplo aguenta bastante bem.
Como o aquario usa praticamente só Cuba tomei a decisão de não arriscar o Blackout.

Erythromycin

As cianobacterias como o nome implica são bactérias, e como tal são suscetíveis a antibióticos.

Ou seja em certos países do mundo as marcas de aquariofilia vendem um antibiótico chamado erythromycin para tratar a cianobacterias.

Eu tinha uma embalagem de API erythromycin que nunca cheguei a usar, tinha encomendado dos EUA, em Portugal e mesmo no Reino unido isto não se vende ao público sem receita.
Decidi tentar usar neste caso visto que não tinha a opção do Blackout.

Alguns pontos a salientar:

1- não recomendo este método embora o tenha usado.

2- não mata só as ciano,mata tudo o que é bactérias no aquario. Incluindo as que nos ajudam a manter os nossos peixes saudáveis.

3- os riscos de usar são os mesmos que de qualquer outro antibiótico e isso é razão para só usar em ultimo recurso, ou não usar de todo.

Eu usei, e a ser sincero foi a primeira e a última que o volto a fazer.
Fiz a remoção do máximo de ciano que consegui e seguindo as doses recomendadas fiz o tratamento, foram 3 doses de tratamentos de 2 dias. Entre cada dois dias foi feita uma TPA.

Durante umas duas semanas não voltei a ter problemas. De referir que depois do tratamento é necessário colocarem carvão activado no filtro para removerem o Antibiotico.

Os relatos dos efeitos devastadores deste tratamento contra as ciano são fáceis de encontrar online, no entanto no meu caso não foi sucedido.

Esta semana tive que fazer bastantes horas extras então não consegui manter um acompanhamento da manutenção dos meus aquarios. Na sexta feira quando finalmente consegui olhar para este tinha duas surpresas.

Uma o tapete de Cuba meltou durante a semana, a outra as ciano estavam de volta. No caso do melt, a causa é óbvia, falhei na fase de transicao do tapete de Emerso para submerso. Só que fim de 3 semanas já não esperava que tal acontecesse, quando chega a esta fase regra geral o pior já passou.

Mas a verdade é que as áreas das traseiras e a Eleocharis parecem ter feito uma adaptação muito boa, mas nas zonas frontais o tapete praticamente morreu.

Não sei dizer se o uso do antibiótico teve um impacto no melt do tapete. Mas tenho quase a certeza que a a decomposição de um tapete inteiro de Cuba é a provável razão do regresso em força das cianobacterias.

O aquario esta assim hoje:

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De momento estou a fazer TPA's regulares e a adicionar nitratos, outra das características das ciano é reduzir os nitratos a zero, visto que elas se alimentam deles. Então há quem recomende a dose de nitratos para ajudar a combater o problema.

Vou ponderar fazer o blackout e simplesmente replantar a Cuba depois das ciano desaparecerem de vez, ao fim ao cabo o tapete já está bastante danificado.
Em relação ao musgo nas rochas, este tinha crescido bastante mas ao remover as ciano e diatomaceas (esqueci-me de falar destas) que cobriram as rochas completamente, também removi a maioria do musgo que tinha crescido.

Em termos daquilo que se propunha este projecto parece ser um fracasso. O drystart está em risco, o método do iogurte também.

No entanto o layout em si não, vou focar-me em dar cabo das ciano. Depois disso trato de recuperar o layout nem que seja preciso replantar tudo.

Desculpem o testamento. Mas já não actualizava isto há muito tempo. Estou aberto a sugestões sobre como me livrar das malditas ciano.


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Epah, deixa estar, sê paciente, não retires já a Cuba, aguenta mais uma ou duas semanas, ela pode crescer de novo, já vi isso acontecer pelo menos num aquário de um amigo meu... Eu aguardava. 

Quanto ao black out não ia nessa, nem no medicamento, com o mangueira vais tirando, e tpa's nisso. 

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  • 2 meses depois...

Bom vamos lá actualizar este projecto.
A última vez que postei o projecto estava em risco, um outbreak de cianobacteria como nunca vi e o subsequente melt do tapete de Cuba.

Eu tentei de tudo para me livrar das ciano, mas cada vez que chegava a casa o aquario estava completamente coberto, o tapete definhava cada vez mais.
Além disso começaram a aparecer algas filamentosas, que cobriam o hardscape todo.

O tapete definhava é o musgo não crescia porque para limpar as rochas com a escova eu arrancava tudo.

Um fim-de-semana fui para fazer mais uma TPA e o aquario estava tão deprimente que pensei mesmo desmonta-lo, mas num último golpe de desespero, tipo ou vai ou racha deitei 80ml de água oxigenada na coluna de água.

Neste momento eu já não estava preocupado em danificar as plantas, o tapete estava em muito mau estado por isso calculava que teria que replantar, só me queria livrar das ciano.

Para grande surpresa, ou talvez não na manhã seguinte não havia uma única ciano no aquario.
Dias depois as ciano começaram a voltar mas em muito menor quantidade, dei mais uma dose de 80 ml e as ciano nunca mais voltaram.

Depois disso removi a maioria do tapete de Cuba que já não tinha recuperação e replantei desta vez com monte carlo.
Dado os problemas que o aquario enfrentava achei que uma planta mais resistente era uma melhor escolha.

So que após as ciano vieram as diatomaceas filamentosas, que seria de esperar num aquario não estabelecido que enfrentava tantos problemas.
A monte carlo crescia mas a luta contra as algas era constante.

Recorri de novo a água oxigenada, desta vez apenas 12 ml e as algas reduziram consideravelmente. Repeti a dose durante uma semana e foram-se.
A medida que as algas ia regredindo, notei uma evolução nas plantas.

Para começar comecei a ter Fissidens e riccardia a aparecer nas rochas. Devido ao método do iogurte o musgo cresce directamente da rocha. Depois disso a Cuba restante começou a recuperar e a monte carlo disparou.

Há métodos melhores de lidar com as algas que enfrentei, mas agua oxigenada e baratissima e a ser sincero eu já a usei em desespero de causa.

A Fauna do aquario sai red cherry e rasboras arlequim.

Aqui está fotos do aquario hoje:

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Bruno, despejaste os frascos de água oxigenada lá para dentro??? 80 ml é quase isso! Retiraste a fauna antes, ao menos?  Eu já usei uma vez a água oxigenada para combater as BBA mas usei uma seringa para injetar diretamente onde estavam as algas e antes disso desliguei o filtro para não matar a colônia de bactérias, tal e qual o Filipe Oliveira aconselhava. 

Fica aqui o vídeo da experiência:

 

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O frasco tem 500 ml. Não havia Fauna na altura. O aquario teve problemas desde o dia 1 não ia adicionar vivos com todos os problemas que enfrentava.

Já ouviste falar no método 1/2 punch, foi baseado nisso. Só que nesse método doseias uma dose absurda de água oxigenada seguida de outra dose absurda de Excel no dia a seguir.
Não tinha Excel por isso usei só água oxigenada.

De qualquer maneira isto resultou para mim, mas não recomendo. Como disse foi em desespero de causa.


Tens aqui um vídeo do cinescaper, ele também consegui tratar o aquario despejando doses ridículas de água oxigenada e olha que eu usei 3% ele usou 33% de concentração.
 

 

 

 


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há 5 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Já ouviste falar no método 1/2 punch, foi baseado nisso.

Nunca ouvi falar nesse método, vou pesquisar 😉

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Algumas imagens do desenvolvimento do musgo com o método do iogurte.fe5ac89b21dea44776858eb5dbb55cdc.jpgd02311cb3ce86c0c645c78ec53d65d3b.jpg851a2956437c346d10ced5333242bb53.jpgd8c4332058077b44e92eee3fbc56cfb5.jpgcf82754360155acd90483dc84ad58d9e.jpg53043f19b2e01b87f33b4456cb9990ae.jpg

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  • 3 semanas depois...

Boas, então já era tempo de actualizares com as últimas fotos... Quer dizer andamos nós a ver as fotos e actualizações no face, não há direito. 🙄

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Ora peço desculpa.
Não sei porque andava com a ideia que já tinha actualizado isto.

De qualquer maneira aqui vai um resumo do que se tem passado.
O aquario cresce a olhos vistos, mas na semana passada comecei a ter alguma BBA nas rochas e musgos.

BBA é conotada por uns com variações de Co2, outros excesso de material orgânico na água, ou filtros sujos.

Ora eu para jogar pelo seguro tentei atacar os dois problemas, fiz Tpa e limpei o filtro e todos os tubos, efectuei substituição das esponjas por novas.

Em relação ao Co2 este acendia 2 horas antes do fotoperiodo e agora passa acender 4.
Pode parecer excessivo mas durante esta semana de férias tenho observado o comportamento do meu sistema de Co2, e notei que depois de ligar a solenoide este ainda demora um bom bocado até começar a debitar co2 na água.
Tentei aumentar um pouco a quantidade debitada, mas isso só conduziu a peixes a ofegar no topo e a caírem que nem tordos para o fundo do aquario. Daí que prefiro dosear menos durante mais tempo esperando manter uma quantidade constante durante o fotoperiodo do que aumentar a quantidade debitada e correr o risco de chegar a casa e encontrar os peixes mortos.

Durante estas duas semanas fiz 2 TPA's semanais. E nos últimos 5 dias adicionei 10 ml de Excel por dia. Posso confirmar que não só não apareceu mais BBA, como a que lá estava está a morrer pois já apresente a cor avermelhada caracteristica.

No entanto durante este tempo todo as plantas não param de crescer e hoje de manhã tive que fazer uma poda.

Não tenho fotos do aquario após a poda. Vou colocar aqui fotos de como esteve durante as última semana. Fiz sim um vídeo da poda de hoje que colocarei aqui assim que editar.

As várias fotos são fotos frontais tiradas com settings diferentes que tirei a semana passada. A última é a mais recente mais já foi tirada com tele. 2a38490b9ade2b015667023b9764465a.jpg

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Entretanto enviei foto deste layout para o Ista, espero não ser desclassificado por colocar a foto aqui. Mas no fundo o objectivo era só participar, nao espero grandes classificações.
Espero que gostem.

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Aqui fica o vídeo da manutenção de hoje incluido poda.



Espero que gostem.

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Boas Bruno,

 

Apesar de ser um layout central, está bastante harmonioso! A somar a isso está o facto de teres feito um trabalho incrível com  esse tipo de rocha que por si só é muito lisa e sem textura dificultando e muito o resultado final, portanto os meus parabéns!

 

No que respeita á BBA (este assunto há-de ser eternamente discutido) ainda se encontra sem causa associada, embora uns argumentem que seja causada por oscilações de co2, pessoalmente acredito que esta esteja mais relacionada com a falta de manutenção do filtro e consequente acumulação/saturação de matéria orgânica. Quem sabe se as oscilações de co2 podem ou não acelerar o processo de desenvolvimento das BBA!? Posto isto não podemos tirar conclusões como sendo verdades absolutas e nesse caso estiveste bem ao atacar em duas frentes. 

De qualquer das formas atenção que este tipo de alterações combinadas no aquário vão desestabilizar todo o ecossistema, e para quem for mais inexperiente vão acabar por trazer outros problemas associados, tal como o Bruno referiu e muito bem a subida das concentrações de co2 deve ser feita cautelosamente para evitar que os peixes comecem a tombar...

Não há fórmulas mágicas para acabar com as algas, precisamos de ter consciência de que elas estão lá e fazem parte do ecossistema, só temos que as manter controladas com uma rotina de manutenção do aquário e um certo olho clínico para detectar alterações no ecossistema.

 

Abraço

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há 16 minutos, ismael_figueira disse:

Não há fórmulas mágicas para acabar com as algas, precisamos de ter consciência de que elas estão lá e fazem parte do ecossistema, só temos que as manter controladas com uma rotina de manutenção do aquário e um certo olho clínico para detectar alterações no ecossistema.

Concordo plenamente. Atacar o problema e não as consequências... quanto mais cedo se detectar menos prejudicial será. 

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Ontem ao dar uma volta por fotos antigas encontrei isto. Esta foto é um layout que montei em 2013, João consegui deixar de notar semelhanças com o projecto actual, desde o uso de xisto, desta vez inglês ao facto de ser uma o montanha central.
Este aquario foi o primeiro layout que montei com foco em hardscape mais elaborado.

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Existe semelhanças na composição, no entanto tecnicamente não podiam estar mais longe um do outro, e posso garantir que nem por uma vez me lembrei deste ao desenhar o actual.
Mas é engraçado ver a evolução pessoal no que se refere a desenho de layouts no mesmo tipo.

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Bruno gosto muito do corpo central da montagem, com grandes pormenores e detalhes. Está mesmo top.

Apenas teria apostado um pouco mais no plano posterior, aqueles picos ficaram na minha opinião muito pequenos. Fora isso estou curioso para ver o resultado deste ano nos vários concursos.

Abraço

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Bruno gosto muito do corpo central da montagem, com grandes pormenores e detalhes. Está mesmo top.
Apenas teria apostado um pouco mais no plano posterior, aqueles picos ficaram na minha opinião muito pequenos. Fora isso estou curioso para ver o resultado deste ano nos vários concursos.
Abraço
Boas

Ora ouvindo os teus conselhos parti uma pedra é tentei fazer algumas melhorias ao layout.

Eu não queria fazer grandes mudanças estruturais por isso foi só um caso de adicionar mais detalhe em vez de modificar o que já lá estava.

Aqui está:

Antes

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Depois

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Depois digam o que acham. Ainda não colei as rochas daí que se não agradar ainda posso mudar

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  • 2 semanas depois...

Boas

Gostei das mudanças no hardscape por isso em principio fica assim.
As plantas cresceram demais e o layout começava a desaparecer, o musgo especialmente na frente já mal se via as pedras.

Entao fiz uma poda radical embaixo deixo a foto que tirei depois da poda.
Em relação ao resto o aquario não tem dado problemas.



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Já agora temporáriamente ponderei a possibilidade de fazer o caminho desaparecer no horizonte do layout. Em vez de desaparecer para traz da montanha.

Optei por não fazer porque gosto bastante de como está, mas acho que o caminho a desaparecer no horizonte era capaz de aumentar ainda mais a profundidade do layout.

Que acham?

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