Primeiro Aquario - Dia 1


Fábio Carvalho

Recommended Posts

Faz o que o Álvaro recomendou. O truque das ventosas resulta bem para troncos mais leves, esse tronco é muito grande e denso por isso exerce muita força nas ventosas. Elas não aguentam.
Eu tenho Ent wood no meu aquário e ao fim de 3 meses debaixo de água elas ainda querem levantar.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única pedra com peso que tenho é a dragon stone, e sinceramente só comprei uma para a ter visível. o que posso fazer mais tarde é comprar uma pesada para deixar atrás.

 

Já pensei em trocar o tronco, mas por acaso ele é bom, ou não, digam-me vocês, mas ele é furado no meio, mal se vê que é, isto é, ele tem um género de gruta por baixo, que depois dá para subir e sair pelo meio do tronco (isto um peixe ou camarão).

Vou deduzir que isto já serve quase como gruta natural, apesar que eu meti algumas pedras a volta para não ser uma gruta tão grande, apenas camarões pequenos poderão entrar, ainda não decidi bem, mas também meti as pedras pela seguinte razão:

Tentei como disse meter as ventosas furadas na esquerda do tronco, encostado ao vidro da esquerda, e então ele ainda tem tendência a subir uns 2 centímetros, assim as pedras disfarçam e já não parece que está a flutuar.

Assim que isto se soltar, (se soltar) eu opto por comprar a tal pedra com abraçadeiras.

Com a poeira que ficou no ar, o filtro deitou uma pressão super baixa, tive de o limpar para voltar a ter a pressão original, mas como ainda está a limpar a poeira toda o filtro não tem pressão máxima, mas sinceramente ainda bem porque os camarões não devem gostar de agua puxada.

 

Tenho uma duvida, agora que tenho a flauta a direita, e o tubo que puxa a agua a esquerda, a flauta deve disparar agua para a frente na horizontal ou na vertical?

Digo isto porque encontrei mesmo por baixo do flauta uma zona praticamente morta com porcarias acumuladas no meio das plantas (pode ser porque antes tinha a flauta a esquerda do aquário) então meti o tubo a disparar agua para baixo para limpar as porcarias acumuladas, está a resultar bem porque voltei a ter pressão baixa, mas com pressão alta ter isto a disparar para baixo deve dar cabo do substrato.

 

Amanha tiro  fotos quando isto tiver mais limpo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio Carvalho 

Vou começar pelo fim, tu deves ter tanto o tubo que suga a água para o filtro,como o da flauta lado a lado no mesmo lado do aquário,para que a água percorra todo o aquário,e a sim não haver zonas mortas,tu estas preocupado com a pressão do filtro que possa levar tudo há frente,esta descansado que se colocares a saída da água bem direcionada para a superfície da água não vais ter qualquer problema com os peixes nem com os camarões,eles vão andar bem,agora sobre o tronco,se o tronco e oco ainda melhor,enfias lá uma pedra qualquer desde que não seja calcaria,e que caiba há justa no buraco do troco,já faz peso e fica na boa,daqui a um mês ou dois podes ver se o tronco já pode ficar sem a pedra,e ai retiras a mesma,há e com a pedra dentro do buraco nem precisa de abraçadeiras, espero que me tenha feito compreender.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, desde que não seija mesmo há superfície a pontos de fazer aquele barulho de água tipo catarata, tenta colocares o inflow e o out flow no mesmo lado

do aquário para que a água percorra todo o aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, segue as fotos, precisava de uma orientação.

 

Já desde o inicio que tenho encontrado pelos a acumular no tronco e nas plantas, gostava de perceber se isto é problemático ou se é normal.

Heis o meu teste mais recente:

  17-07-18
PH: 6,5
GH: 5
KH: 6
AMONIUM: 1mg
NITRITES: 5,0mg
NITRATES: 80mg
IRON (FE): 5.0mg

 

Valores elevadíssimos, tenho noção, devo estar a meio do ciclo agora! Heis as fotos do tal "pelo" a acumular, se souberem o que possa ser...Edit: será algas filamentosas?

HIE13OZ.jpg

4CgIyGS.jpg

 

Alguma ideia?

 

 

No lado positivo, segue já o meu monte carlo a crescer umas plantinhas em baixo, fico super contente: (cheio de pelo a volta também lol)

6UzIjE7.jpg

 

 

E para acabar, a foto do aquário "pós" acidente do tronco, onde o coloquei a esquerda com ventosas à esquerda, não ficou tão mau como eu esperava.

wpholF9.jpg

 

 

E já agora, se alguém souber qual é o tipo deste caracol era fixe:

myEirnB.jpg

 

Fiz uma limpeza de novo ao filtro porque como tinha levantado tudo quando houve o acidente do tronco, curiosamente parece-me que faz menos barulho, vá-se lá perceber, mas também curiosamente não tenho a potencia de filtro que tinha inicialmente, mas dito isto, não é problema, até é bom para evitar agitação do substrato.

Editado por Fábio Carvalho
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio Carvalho

Esse caracol chama-se Physa , eles não comem plantas boas mas sim plantas já mortas,e algas,e restos de comer de peixes,mas atenção se houver muito comer podem tornarem-se praga,o que tu quando tiveres peixes isso bem controlado na comida dos peixes elas vão-se mantendo mais ao menos, tens o ciclo a correr bem,com calma vai tudo ao seu lugar,essas algas em princípio são algas que em todos os começos de uma montagem aparece,mas tens que colocares mais massa vegetal para a coisa correr melhor,e as algas não atacarem,em todos os meios aquáticos há sempre algas,só que a malta não gosta de as ver nos aquários,quando as rochas ficam verdes,não e mais que algas,por vezes as pedras verdes ate fica mais natural e chega a ficar bonito,mas para muitos olhos a coisa não e bem a sim,acham feio,isto e claro se não tiverem muito verde algas,há que ter sempre o meio termo,o que por vezes se torna muito difícil,mas como te digo calma,a natureza acaba por fazer o resto.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Então, vá após aquelas coisas e loiças, eu lá aceitei o que tem de ser.

Ainda fiz algumas alterações tal como meter o tubo de entrada de agua a frente para eu conseguir ver e limpar, e meti uma proteção rede melhor que uma meia.

O encaixe não era o mesmo então ficou ali uma fita preta manhosa a segurar, mas está seguro e não ficou muito feio.

Comprei também uma crypto e um musgo chamado riccia fluitans.

Após 25 dias, com o aquário estável, segue um brief final:

 

A vallisneria cresceu muito!

O monte carlo cresceu (apesar que ela nasce meia caída, como se houvesse muita pressão de agua, o que não é o caso, secalhar falta o co2 para ficarem arrebitadas, mas vai ser para esquecer)

A crypto está a morrer algumas folhas.

A anubia parece-me ter crescido qualquer coisa, mas nada de especial.

O musgo normal cresceu mas nada de especial.

O riccia parece demorar um pouco mais mas ja se sente algum crescimento.


Comprei 4 otos e 4 yellow shrimp.

Fiz a climatização através de um tubo de ar fino com regulação através de gotas.

O procedimento apenas tive paciência para 2h, depois meti-os lá dentro.

Até agora tudo bem, adoro a rapaziada, tentei arranjei 2 fêmeas e 2 machos de camarões mas acho que me saiu 3 machos e 1 fêmea, mas como ainda sou leigo nisto vamos ver se consigo perceber melhor o que são.

Os caracóis tenho limpo alguns, neste momento devo ter uns 10-15, não me choca e vai ajudando, mas sei que pode ser praga.

Os otos, um deles não sei dele, os outros 3 estão OK, um mais agitado que os outros 2.

Os camarões já estão a comer tudo que aparece a frente.

 

Aqui a única duvida é, eu vou usar shrimp king food na tacinha de vidro para os camarões, e os otos? 

Eu tenho algae wafer, mas não sei se tenho que meter as duas comidas ou se os otos vão comer a comida de shrimp king .

 

Fotos:

O tal musgo:

kI0yWrC.jpg

 

Os camarões:

QNQT3W1.jpg

71VUv4n.jpg

 

Um dos otos:

LIJQLdA.jpg

 

E o aquário:

36nWQzE.jpg

VgcovLM.jpg

Editado por Fábio Carvalho
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio Carvalho

O aquário esta a ficar bonito, e esses camarões são bonitos,eu não sei,mas acho que hás tantas todos come de todos,digo eu não sei,as coisas começam a correr melhor,a natureza e a sim,ela sempre completa as coisas,muita boa sorte,que corra tudo bem.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia,

 

Porque não mais um update.

O aquário está estável:

Tive algumas mortes a cerca de 1 mês: 2 otos, 1 camarão.

Um dos otos ficou com a cabeça encravada num buraco do tronco ao tentar buscar comida ou algo do género, as duas ultimas mortes não cheguei a perceber o porque:

As plantas cresceram, todas , sem excepção, está mesmo bonito.

E tive finalmente camarões com bebés, alguns já nasceram, mas já tenho mais a caminho, por isso, está a correr bem.

Tenho então cerca de 6 otos, 1 cory panda, e camarões será uns 7 adultos, uns 5-10 bebés, e com 2 mães gravidas.

Adoro o cory, ele poe-se a desfazer tudo que vê a frente, é mesmo fascinante, mas ouvi dizer que ele pode comer as crias, por isso não vou comprar mais que um.

Na realidade comprei um cory para ver se ele comia as sanguesugas mas acho que não deve resultar.

Comprei também um caracol helena para dar cabo da infestação de caracóis que tinha, está a correr bem.

 

O tronco continua a subir sozinho, mas já se aguenta melhor, tendo as ventosas a esquerda garante que nunca se vai soltar, apenas subir um bocado.

Tive e ainda tenho infelizmente um problema que não consigo resolver sem tomar uma atitude drástica, Tenho umas minhocas no aquário, acho que é sanguesugas, não sei como veio.

Todos os dias tiro uma com uma pinça, mas se realmente houver ovos, vai ser impossível de limpar tão cedo.

Já pensei em queimar a casa toda, secalhar assim elas desaparecem:

 

https://streamable.com/3nnmv

https://streamable.com/l6b37

 

Tirando isso, ainda tenho alguns problemas para saber ao certo a quantidade de comida a meter, e quantas vezes ao dia, mas tudo com o tempo chego lá.

Segue umas fotos finais do aquário tiradas ao dia de hoje.

 

Ljn7qjf.jpg

79SGmzV.jpg

 

 

Camarão bebé:

SSx6qrp.jpg

 

Helena:

G0DaS8k.jpg

 

Panda:

 

FB0adaE.jpg

 

Grávida:

 

mJEKCGN.jpg

 

Progress:

T2bht09.jpg

 

Mama feliz:

https://streamable.com/slw7b

Editado por Fábio Carvalho
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.