Qualicum


Gonçalo84

Recommended Posts

Nova montagem para substituir o Yama.

Porquê o nome? Como o hardscape está bastante centrado terei de compensar com a flora, por isso se a plantação correr como esperado um dos lados do "canyon" vai ficar mais carregado como se estivesse virado a norte enquanto o outro vai ficar mais nu. Vamos ver como vai correr.

Setup

Início da montagem:

01/07/2018

 

Aquário:

90x45x45 (162L úteis) com fundo em acrílico branco ice

 

Móvel:

DIY com estrutura em cantoneira de ferro

 

Iluminação:

FTB 90cm - 8h/dia  Twinstar 900SP

 

Filtragem:

Eheim Professionel 4+ 600

 

Media:

Equo Stilla 5kg

Seachem Purigen

 

In/out:

Chihiros Jet Pipe 17mm

 

Substrato:

36 L ADA Amazônia usado

Rocha de lava moida +/-15kg em saquinhos


CO2:

Botija de 2kg

Redutor de pressão Co2 art com solenóide 12v 

Conta-bolha em vidro Hinterfeld

Atomizador JBL proflora Direct 16/22

1 bolhas por segundo

 

Aquecimento:

Hydor ETH 200w 23º

 

Hardscape:

+/- 70kg Xisto Verde

Muito pau Red moor 

 

Fertilização:

Equo para 100 litros liquidos

Micros - Florido G7

Nitrogénio - Florido N7

Potássio - Florido K7

Fósforo - Florido P7

ADA Brighty K

ADA Brighty Mineral

ADA Brighty Nitrogen

 

Flora:

Por enquanto:

Vesicularia Dubyana Christmas

Gratiola Viscidula

Pogostemon Erectus

Staurogyne repens

Monte carlo

Macaya Fluviatis

foxtail 

Vesicularia Ferriei Weeping / Java / Christmas

Hygrophila Pinnatifida

Pogostemon Helferi 

Bolbitis Heteroclita Difformis

Anubias Pangolino

E sou capaz de roubar umas buces e anubias ao outro aqua se ver que isto não chega.

 


Fotos:

Hardscape

29278081348_63d90732ab_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

Com o musgo

29278081298_41e29c2876_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

No fim de plantar tudo meto mais fotos (as plantas só chegam na quarta feira).

Abraço

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 3
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular. Gosto muito desse xisto verde! Parece basalto. Colaste isso tudo? Só acho que fizeste a divisão muito ao centro... 

Onde pensas colocar a Monte Carlo??!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo coladinho! Tubo e meio de silicone! Não podia arriscar que uma pedra se deslocasse para não haver derrame de substrato e também para segurança de vidros.

Como disse na explicação do nome também concordo que esteja muito centrado, por isso vou tentar criar desequilibro com a plantação, e é aí que entra a monte carlo, vou tentar meter a cair pelas pedras de modo a preencher mais um lado que o outro tipo esta imagem:

fremont_peak.jpg

 

Como se pode ver, o lado virado a norte (lado esquerdo) tem sempre mais verdinho e o lado sul mais seco (como as nossas casas, como dizia aquela senhora: "o problema é a umedade).

Mas para isso funcionar vou ter de criar ali uma barreira para a monte carlo não invadir o resto para dentro, que esta gaja é uma vadia do pior!, ainda não sei como, mas logo se vê. E talvez tente colar ou atar mc num ou outro "ramo" para fazer um efeito diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Ficou um layout muito bem conseguido e tem uma profundidade muito grande, estou curioso para ver o efeito da monte carlo.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo

Palavras para que,e um artista Português,muitos parabéns promete ficar um espectáculo,um trabalho a apreciar como todos os teus trabalhos,

penso que e mais um que vai ficar muito bom para concursos,força.

Abraço Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, maxir5 disse:

Boas 

Ficou um layout muito bem conseguido e tem uma profundidade muito grande, estou curioso para ver o efeito da monte carlo.

 

Obrigado ;) Ontem tive a estudar melhor e vai ser dificil conseguir esse efeito...

 

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Gonçalo

Palavras para que,e um artista Português,muitos parabéns promete ficar um espectáculo,um trabalho a apreciar como todos os teus trabalhos,

penso que e mais um que vai ficar muito bom para concursos,força.

Abraço Álvaro Silva

 

Boas Álvaro. Sempre muito elogioso! Obrigado! O meu objectivo primário é conseguir um lugar no vídeo, o segundo é ser o melhor português classificado, e o terceiro é mesmo ganhar aquela porra! Mas acho que para isso tenho de me inscrever com o nome Kawazaki Honda ou qualquer coisa assim... 

 

Aqui está uma foto de hoje de manhã já com filtro e água mais cristalina.

41359667900_d286f696d0_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

Os troncos já começaram a fungar e já plantei umas coisinhas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorteio com isso.
É um aquário porreiro para demonstrares o que já sabes sobre plantas e as respectivas ocupações de espaços

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/07/2018 at 08:08, Luís Cardoso disse:

Boa sorteio com isso.
É um aquário porreiro para demonstrares o que já sabes sobre plantas e as respectivas ocupações de espaços emoji12.png

Obrigado Luis. Vamos lá ver como vai correr. Vem agora esta remessa de plantas mas se não ficar satisfeito vou ter de mandar vir mais. 

Mas esta é a primeira montagem em que estou confuso acerca das plantas a usar. Sempre tive ideias claras acercas das plantas a usar, mas desta vez não.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Gonçalo já estás a ir para outro nível! 

Há aí algo que me deixa algumas dúvidas na harmonia do layout, esses 2 troncos atravessados no meio... Talvez com musgos isso vá ao sitio, mas têm demasiado peso no centro do layout. 

Creio que vás usar o efeito da MC a cair pelas rochas, complementa o plano traseiro com vermelhos para conseguires contraste. 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, ismael_figueira disse:

Bem Gonçalo já estás a ir para outro nível! 

Há aí algo que me deixa algumas dúvidas na harmonia do layout, esses 2 troncos atravessados no meio... Talvez com musgos isso vá ao sitio, mas têm demasiado peso no centro do layout. 

Creio que vás usar o efeito da MC a cair pelas rochas, complementa o plano traseiro com vermelhos para conseguires contraste. 

Abraço 

É sempre a ir pra frente Ismael! De resto a plantação vai amenizar a coisa. Aliás já está bastante diferente, e ainda estou à espera das plantas da Aquaeden que provavelmente chegam na quarta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantação terminada (por agora).

 

 

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora segue aqui umas fotos do making off, não são muitas por estava "in the zone" e não me lembrei de tirar.

 

28510132827_a2fdd7f5a2_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

28510132977_6d0c658e14_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

 

43379800211_7cbae45b04_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está um layout arrojado e sobretudo muito bem pensado.
Gosto muito dessas rochas, tenho aqui umas semelhantes.

Conheço - as pelo nome blue mountain stone, que era o nome que a green machine as comercializava, mas cálculo que por aqui se chame apenas xisto azul/verde.
Tou curioso em relação ao que vais fazer em relação a plantas.
Tenho algumas duvidas em relação ao posicionamento de alguma da madeira, mas como não é um design comum, é daqueles que a plantação pode "make or break" o layout, se é que me entendes.
Com o tempo podes sempre adicionar mais madeira ou reposicionar onde necessário.
Mas isso é só gosto pessoal, no global esse layout promete.

Eu andava cá na dúvida de ia usar silicone ou super cola para colar os meus xistos, mas acabaste de convencer - me a ir pelo silícone, a última coisa que quero e aquelas rochas todas a moverem ou pior caírem contra o vidro.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantação terminada (por agora).
 
42652879504_2b87a7c90f_b.jpg  
Ah assim plantado esta muito melhor. Não sei porquê ontem não conseguia ver esta foto.
Pergunta que marca de silicone usas - te para colar isso?

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Ora aí está um layout arrojado e sobretudo muito bem pensado.
Gosto muito dessas rochas, tenho aqui umas semelhantes.

Conheço - as pelo nome blue mountain stone, que era o nome que a green machine as comercializava, mas cálculo que por aqui se chame apenas xisto azul/verde.
Tou curioso em relação ao que vais fazer em relação a plantas.
Tenho algumas duvidas em relação ao posicionamento de alguma da madeira, mas como não é um design comum, é daqueles que a plantação pode "make or break" o layout, se é que me entendes.
Com o tempo podes sempre adicionar mais madeira ou reposicionar onde necessário.
Mas isso é só gosto pessoal, no global esse layout promete.

Eu andava cá na dúvida de ia usar silicone ou super cola para colar os meus xistos, mas acabaste de convencer - me a ir pelo silícone, a última coisa que quero e aquelas rochas todas a moverem ou pior caírem contra o vidro.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk
 

Obrigado Bruno.

A rocha custou me 0,30€ o kilo ou como se diz aqui na terrinha 30 sétimos. Tive de ir até pombal para as buscar e aproveitei e trouxe logo 100 kg delas (30 ouros). 

A lista das plantas está em cima no primeiro post. Da solaqua veio anubias pangolino e a bolbitis diformis ( parece salsa) e da Aquaeden veio o resto, só troquei a anubias petite por  pogostemon Helferi. E como a pogostemon  e a pinnatifida vieram em 1-2-grow não se vê ainda, vamos dar lhe um tempinho e já se vai ver como vai ficar. O musgo é que ficou curto. Tenho de ir lá buscar uma taça de Christmas quando for lá buscar umas Cory’s habrosus ( sempre quis ter e penso que vão gostar deste layout). 

 

Os troncos estão quase todos colados com uma pinguinha de silicone. Por isso posso retirar ou adicionar a gosto. 

O silicone que usei foi o mais barato que encontrei desde que seja neutro. Não é preciso grandes marcas nem nada disso, não pode é ter fungicida, de resto é sempre a aviar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pormenores:

 
43450663991_e198a228b3_o.jpgDSC_0052 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
28564106547_67a4d2587d_o.jpgDSC_0050 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
28564107867_18740945c1_o.jpgDSC_0040 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
42734795274_b9dd0348ea_o.jpgDSC_0033 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
42734796654_e61fa07807_o.jpgDSC_0031 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
28564114117_6d377265b0_o.jpgDSC_0024 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
41642984320_73569a67bc_o.jpgDSC_0023 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
28564119367_e100ee2c31_o.jpgDSC_0020 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
43402819512_66407e907c_o.jpgDSC_0019 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
28564123837_ffdac7eb00_o.jpgDSC_0011 by Gonçalo Silva, no Flickr
 
42734806664_c9c2508068_o.jpgDSC_0006 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

 

43450663991_e198a228b3_o.jpgDSC_0052 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

28564106547_67a4d2587d_o.jpgDSC_0050 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

28564107867_18740945c1_o.jpgDSC_0040 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

42734795274_b9dd0348ea_o.jpgDSC_0033 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

42734796654_e61fa07807_o.jpgDSC_0031 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

28564114117_6d377265b0_o.jpgDSC_0024 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

41642984320_73569a67bc_o.jpgDSC_0023 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

28564119367_e100ee2c31_o.jpgDSC_0020 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

43402819512_66407e907c_o.jpgDSC_0019 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

28564123837_ffdac7eb00_o.jpgDSC_0011 by Gonçalo Silva, no Flickr

 

42734806664_c9c2508068_o.jpgDSC_0006 by Gonçalo Silva, no Flickr

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostei do hardscape, só agora consegui ler o tópico desde o início, está diferente do habitual, o que é um ponto a favor penso eu de que. Gosto para já das plantas que colocas-te, estou ansiosa por ver as restantes.... Mas já és perito, portanto não há-de ser problema.

 

Fiquei foi surpreendida por teres colocado já os peixes e a camaroada, então nem 15 dias esperaste ou aproveitaste água de algum aquário???

 

Já agora para ter uma noção, diz lá quantos vasos gastaste de cada planta até agora.

 

Beijinhos

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vera Santos disse:

Boas, gostei do hardscape, só agora consegui ler o tópico desde o início, está diferente do habitual, o que é um ponto a favor penso eu de que. Gosto para já das plantas que colocas-te, estou ansiosa por ver as restantes.... Mas já és perito, portanto não há-de ser problema.

 

Fiquei foi surpreendida por teres colocado já os peixes e a camaroada, então nem 15 dias esperaste ou aproveitaste água de algum aquário???

 

Já agora para ter uma noção, diz lá quantos vasos gastaste de cada planta até agora.

 

Beijinhos

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

Boas Vera. Senti me confiante em meter a fauna por várias razões: 

1 - o substrato é o mesmo que tinha por isso já não tem aquela amônia inicial. 

 

2 - o filtro tem 5 litros de stilla e nem sequer o limpei entre montagens. Teve sempre a trabalhar no aquário temporário e teve quase duas semanas neste. 

 

3 - a carga biológica deste Aqua é muito baixa. Estamos a falar de 15 peixes minúsculos e 140 camarões. 

 

4 - como tal o Aqua temporário (cubo de 40 cm - 60L) ficou 2 semanas sem filtro é a água já estava a ficar menos boa, e isso apressou a decisão. Mas nesta mudança de layout não perdi um único ser vivo, pelo menos até agora, e esperemos que assim se mantenha. 

 

Acerca das plantas compradas foi tudo um pote de cada exceto da bolbitis difformis (2) e da macaya fluviátis (3) que até veio em anel de Cerâmica. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 

Foto dos 20 dias. Tudo a correr bem. Já levou a primeira poda na macaya e na foxtail. A pinnatifida e as anubias/buces/bolbitis estão a lançar folhas novas e o musgo está a começar a crescer. 

Tambem mudei o nome do Aqua para Qualicum que é um sítio no Canadá onde tem um Canyon parecido com isto aqui (+/-). 

 

Abraco

 

ps: algas nem vê las. 

 

https://flic.kr/p/29qCErX

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Luís Cardoso disse:

Isso tem muito futuro


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Espero bem que sim Luís! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está a crescer muito bem. Bom nome também, fora dos nomes comuns que são repetidos até ao exaustão.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

  • Haha 1
  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tudo o correr bem. Hoje foi dia de mais uma poda na foxtail e macaya fluviatis. A pogostemon erectus continua lenta mas constante e a pinnatifida está a começar a crescer bem. Quem ainda está de férias é a helferi. A montecarlo e a hirsuta já começam a invadir terrenos que não são para elas e hoje levaram um ralhete. 

e já agora partilho aqui com tenho lidado com a foxtail. Como sabem é originalmente uma planta flutuante mas esta tem a particularidade de não ganhar raízes, o que faz com que a sua plantação no substrato seja difícil, especialmente com as terroristas que são as caridinas multidentatas (quase que aposto que se metesse o Bas Dost dentro do aquário que levava logo com um cinto na carola). Então lembrei-me de fazer como mostra as fotos em baixo. Simplesmente prendi as com um elástico a uma pedra.

Estes elásticos são muito pequenos e bastante fortes e servem para os aparelhos dentários segundo a discrição do eBay. Aliás são os mesmos que usei para prender maior parte dos musgos evitando assim colar os dedos e a seca de atar com linha. Assim que os musgos agarrarem posso corta los. Foi um truque que aprendi na tropa em 1963.

Este sistema tem a vantagem de se puder puxar por os caules, podar cá fora (nem imaginam o que é podar esta coisa, é só Ramos, raminhos e ramecos, a tesoura está sempre a bater em qq lado) e voltar a  elastificar ( esta palavra existe?) as podas na mesma pedra ou noutra. Depois é só voltar a meter lá dentro num sítio à escolha.

0C2482FD-F76B-4B03-B558-86299E5C9F1C.jpeg1410271A-2632-454F-B2D9-799500F956EC.jpeg

 

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais