Substráto


Recommended Posts

Bom dia pessoal,


Ainda estou com alguns dilemas, vou começar no inicio do próximo mês o meu primeiro aquário:
A ideia final neste momento é:

80x40x40 100L,

Eco classic 600,

nicrew led,

guppies,

camarões red cherry (e possivelmente o dwarf),

plantas vivas, ainda não decidi quais mas irei começar pelas low lighting, musgo etc.

 

 

Então, o substrato é a peça final que me está a deixar duvidas:

O que uso? Areia? e meto fertilizantes de pastilhas na areia de 2-3 meses?

A areia é boa a nível de limpeza?

qual seria a espessura do grão recomendado?

 

E um substrato?

Claro, é mais caro, mas justifica? não quero mudar daqui a 1 ano de substrato, sei que perde os efeitos a longo prazo, pelo menos a maioria.

O substrato agrada-me, principalmente por mudar o PH, mas de certa maneira também é um factor negativo, porque nunca estou a usar o PH verdadeiro e a longo prazo vai aumentar o PH porque o substrato perde o efeito.

 Gostei da ideia do substrato para camarões, não pelos minerais mas pelo tipo de grão próprio para eles, mas também não deve justificar.

 

Conclusão, para quem não quer ter que mudar de substrato a medio-longo prazo e ter a máxima estabilidade, e não se importa de aplicar umas pastilhas na areia, o que recomendam? 

Já pensei no JBL manado mas o feedback não é o melhor:


Pensei em aplicar o Aquasoil ou aquagro mas terá o defeito de perder os seus efeitos.

Pensei principalmente em aplicar uma embalagem de advanced help soil plants por baixo e uma embalagem de advanced help soil shrimps como camada final, será que justifica? poderei ainda aplicar a longo prazo as pastilhas de fertilizante na camada inferior? será que os substratos vao-se misturar e deixar de ter a camada para os camarões em cima?

Ou então mesmo uma areia preta que é acessível e ir comprando as pastilhas, mas preciso de confirmar o grão recomendado.

 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim caradinas, mas isso é numa fase mais avançada.

Qual aquasoil me dizes? o aquasoil HELP?


Porque também existe aquasoil da amazonia e assim que são marcas bem mais conhecidas.

Se for realmente a aquasoil da HELP, usava só o aquasoil para camarões? ou achas viável o aquasoil de plantas por baixo e depois o de camarões por cima? e a nível de durabilidade tenho que mudar a longo prazo?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O da help parece bom, nunca usei. Uso amazonia da ADA num aquário já com 2 anos, e parâmetros têm estado bem estáveis. Também uso noutro o da ocean free para plantados. Os de plantados só tens que fazer bem o ciclo pois no início libertam bastante amónia, mas de qualquer forma o ciclo tem mesmo que ser feito, não precisas de misturas de substratos.

Lembra te que substituir o substrato é basicamente desmontar e montar de novo, se num futuro próximo queres caridinas o melhor é montares de início já nesse sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a ideia é teres plantas de raíz enterradas no solo, então não aconselho o HELP. É um solo muito ácido e as raízes têm muita dificuldade em se manter intactas. Mesmo as plantas mais fáceis. Além disso o tempo de ciclagem é de cerca de 2 meses, consoante utilizares aceleradores biológicos ou não. Mesmo assim, o tempo minimo que consegui ter o solo pronto para receber camarões foi de mês e meio. Agora utilizo o Aqua Gro para plantas e camarões e posso dizer que tem resultado. Se tens possibilidade de comprar o ADA Amazónia , então excelente, especialmente se a montagem é de longo prazo. O Amazónia tem uma longevidade de cerca de 2 anos sem perder qualidade, isto desde que o saibas manter. Mas isso é com todos os solos, se tem efeito acidificante e se na TPA usares água que seja alcalina, vais estar a forçar o solo e vai durar muito menos.

Pela longevidade o ADA Amazónia, se pelo preço então o Aqua Gro... 

Mas atenção, primeiro decide que camarões queres ter e depois escolhe o solo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é apenas uma parte. E por isso questiono sobre o que pretendes fazer. Qual o tema principal do teu aquário? Plantado ou camarões? Aqui é que está o problema. Um solo pode servir para os 2 efeitos, mas ao perder qualidade odes tentar usá-lo mais algum tempo so o objectivo for plantas. Usando, como disseste e bem, as pastilhas de fertilização. Para camarões já não funciona assim, porque ao deixar de acidificar não tens nada que te garanta que esse efeito seja feito. E se realmente queres ter um plantado e mesmo que o solo perca o seu efeito, queres continuar com a montagem podes fazê-lo, desde que não uses um solo que prejudique as plantas, como o que falei, HELP, que não deixa as raízes serem tão fortes, porque nunca vais ter plantas como num solo que seja o correcto. Repito, se queres camarões com plantas então Aquagro é bom. Se queres um plantado com camarões, então o ADA Amazónia é o melhor não só pela longevidade dele, como também é melhor para as plantas e muito adequado para camarões.

Aconselho sempre a, antes de se fazer a montagem, ter-se um plano do que se pretende fazer. Mesmo que mais tarde alteres, sabes o que podes ou não ter. É sempre melhor do que escolheres qualquer coisa e depois limitares as tuas opções, sem teres de fazer uma montagem nova. Acho que já aconteceu a todos nós, muito provavelmente no inicio do hobby.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Eu sei que isto vai depender muito do ph da torneira, mas fundamentalmente queria não ter que trocar de areia ou substrato porque "se desfez" ou "deixou de acidificar" ou "deixou de dar nutrientes as plantas". 

A ideia é ter mais camarões e peixes nos geral que plantas, 60% vivos e 40% plantas. 

Quanto mais auto sustentável o aquário for melhor, isto é, arranjar depois também algo que coma as Algas, limpe os fundos etc. Daí também querer um substrato em que não me chateie mais tarde para o mudar.

Se usar areia sei que não tenho que mudar mais, mas também sei que me limita na escolha dos camarões. Não quero usar químicos para alterar o ph, no máximo uso troncos e assim mas dependendo do ph da torneira pode não ser suficiente. 

Agora também não quero comprar um bom substrato e daqui a 2 anos o ph começar a subir e ser obrigado a mudar tudo e comprar substrato novo. 

Fico um bocado na dúvida mas já ouvi falar muito bem desses dois substratos. 

Obrigado pelas dicas, vou pensar mais uns dias e ver mais umas reviews. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais