Inicio Projecto [Ajuda/Duvidas/Sugestões]


Joel Maia

Recommended Posts

Looking good... :-)

IMHO:
Tenta colocar as rochas (mais deitadas) por forma a teres “plataformas” para colocar uns corais e evita ter as rochas muito perto da superfície, excepto se pretenderes não ter nada em cima do “pico”.

Tenta também não ter demasiada rocha. Talvez devolver uma peça pois quando colocares a rocha que falta, o aquário vai ficar demasiado cheio de rocha e perdes o contraste das áreas vazias...
Gosto da forma de esconder o equipamento!

Deita uns flocos de comida (poucos) para ajudar o ciclo e também umas bactérias para daqui a uns dias colocares os primeiros elementos da equipa de limpeza.
E vai monitorizado o ciclo (testes!) para saberes quando termina.

Ah! Começa também a ler sobre os dinoflagellates, cianobacterias e outras algas que costumam surgir nos primeiros meses para não stressares demasiado quando surgirem. Se fores levando com calma e método, tudo isso irá desaparecer.

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/07/2018 at 15:07, Alfrareef disse:

Tenta colocar as rochas (mais deitadas) por forma a teres “plataformas” para colocar uns corais e evita ter as rochas muito perto da superfície, excepto se pretenderes não ter nada em cima do “pico”.

Tenta também não ter demasiada rocha. Talvez devolver uma peça pois quando colocares a rocha que falta, o aquário vai ficar demasiado cheio de rocha e perdes o contraste das áreas vazias...
Gosto da forma de esconder o equipamento!

Deita uns flocos de comida (poucos) para ajudar o ciclo e também umas bactérias para daqui a uns dias colocares os primeiros elementos da equipa de limpeza.
E vai monitorizado o ciclo (testes!) para saberes quando termina.

Ah! Começa também a ler sobre os dinoflagellates, cianobacterias e outras algas que costumam surgir nos primeiros meses para não stressares demasiado quando surgirem. Se fores levando com calma e método, tudo isso irá desaparecer.

Mais uma vez obrigado pelo acompanhamento e pela ajuda !

Estando perto  da superficie e nao querendo colocar nada em cima do "pico" existe algum problema ?

Quando chegar a rocha viva vou ver se fica muito cheio, nao quero ocupar muito espaço por causa dos peixes

Vou colocar uns flocos para acelarar o processo, nao sou lá muito fá desses produtos quimicos :my_undecided:

Já começaram a aparecer uns pontos vermelhos e outros pretos nas rochas  :my_confused: pelo que li os pontos vermelhos sao bons, os pretos nao consigo encontrar informação :default_jcb_chainsaw:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Semana 6

Ora bem esta semana foi muito movimentada ! Mudanças no layout, primeira TPA (fizemos 10% ao seja 8,100 L  adicionei mais 400 ml por causa da evaporação acho que é normal acontecer) muitas algas (Brancas no vidro, acho que é mau e deve se limpar o mais rápido possível ) Adição de Rocha viva etc !!
Cá vão as fotos pedimos desculpa estar em link mas é complicado fazer as coisas pelo telemóvel: 

Já agora, em troca de uma rocha morta porque o aquário ficava super cheio, tivemos que trazer uns 3 invertebrados, 2 turbos e 1 strombus alatos 
https://imgur.com/a/2t65jPx
https://imgur.com/uvLSEcY
https://imgur.com/qXwUEPS
https://imgur.com/6vL44Tf

Já agora, aproveitamos e fizemos um teste e aqui vão os resultados !

Densidade 1.026
Cl2 0
PH 8.4
KH 8
GH >16
NO2 0,5 mg/l
NO3 75 mg/l
Temperatura 25,5C

Editado por Joel Maia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção à reposição do nível por evaporação pois tens que repor com água (doce) preferencialmente de osmose. Lembra-te que com a evaporação a salinidade do aquário aumenta...
Sobre os valores, no início andam meio loucos e ainda tens nitritos portanto continua como estão a fazer.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Alfrareef disse:

Atenção à reposição do nível por evaporação pois tens que repor com água (doce) preferencialmente de osmose. Lembra-te que com a evaporação a salinidade do aquário aumenta...
Sobre os valores, no início andam meio loucos e ainda tens nitritos portanto continua como estão a fazer.

Obrigado ! Tive a investigar e é obrigatório comprar equipamento para transformar a agua em osmose ? Se não como poderei fazer sem equipamento ?
A agua destilada é uma opção ? Ou será que poderei colocar agua do mar e depois usar algum produto para reduzir o sal ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adquirindo uma máquina de filtragem, que na realidade não é obrigatório em particular para reduzidas quantidades, tens algumas opções.
Podes obter (por vezes sem custo) a água de osmose numa loja de aquariofilia (tenta na que frequentas) ou com outro aquariofilista, utilizar água destilada (há quem diga que tem resíduos de metais e quem diga que não), utilizar água da torneira com condicionadores (tb já vi, embora nunca o tenha feito e não aconselho).

Faz uma marca no tanque (cola fita-cola e com um marcador faz a marca) e tenta repor no mínimo diariamente. Despeja com cuidado para misturar devagar.
Mais à frente se confirmarem o gosto podes adquirir um sistema de controle da reposição (reposição automática - um dos melhores amigos do aquariofilista...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Semana 7

Boas noite, esta semana surgiram algumas duvidas que ainda nao estou esclarecido a 100%

- Estou a fazer 4 horas de luz branca (unica que tenho) por causa do surgimento de exesso de algas castanhas nas rochas estou a fazer bem ?

- Não tendo sump, no meu filtro externo uso carvão ativo e siporax ? :default_bs_quesexclaim:

Esta semana tive um amigo que me ofereceu um coral, ele disse que era um coral mole, mas supostamente os corais moles não são aqueles que se movem ? Ele disse que tambem não precisava de cuidados, apenas de luz, mas sinceramente não estou a acreditar que vá durar muito :my_cry:

Aqui ficam as fotos e testes da TPA sagrada semanal 10% e do coral, alguem me sabe dizer o nome ?

[gallery640x480]
[photo=https://imgur.com/kMRDXKo][/photo]
[photo=https://imgur.com/sJl1KCU][/photo]
[photo=https://imgur.com/HxEFWBD][/photo]
[photo=https://imgur.com/M1SDU5F][/photo]
[photo=https://imgur.com/d6fBjKd][/photo]
[photo=https://imgur.com/qJ67fP7][/photo]
[/gallery]

Testes:

NO3 mg/l - 25
NO2 mg/l - 0 
GH - >16ºd
KH - 6ºd
PH - 8.4
Cl2 mg/l - 0
Densidade - 1.026
Temp - 27ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/08/2018 at 21:23, Alfrareef disse:


Mais à frente se confirmarem o gosto podes adquirir um sistema de controle da reposição (reposição automática - um dos melhores amigos do aquariofilista...)

já estava a pensar nisso :p 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessitas do carvão. O resto está tudo bem. Não sei porquê, mas não consigo ver as fotos.

O coral mole não tem nada a ver com movimento. Quando tiver tempo posso ajudar a explicar. Estás a fazer confusão com anémonas.

O início tem essas “complicações”. É normal e os teus valores estão bons.

 

Investe na equipa de limpeza e vai desfrutando pois dentro em breve já podes colocar uns peixinhos.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Alfrareef disse:

Não necessitas do carvão.

 

 

Siporax coloco certo ? :default_bs_quesexclaim:

há 19 horas, Alfrareef disse:

Investe na equipa de limpeza e vai desfrutando pois dentro em breve já podes colocar uns peixinhos.

Achas que necessito de mais elementos de limpeza ? Estava a pensar que estes já eram suficientes para o tamanho de aquário.

há 3 horas, Alfrareef disse:

Para a semana faz uma troca de água maior. O dobro!

Ok :default_jcb_smile:

 

há 19 horas, Alfrareef disse:

os teus valores estão bons.

Obrigado, estamos ansiosos pelo primeiro peixe :default_new_multi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Mantém o siporax e de vez em quando dá-lhe uma enxaguadela com a água da muda de água e passa o depósito do filtro também por água da muda para limpares os detritos. Nunca laves essas coisas com água da torneira....

 

Quanto á dimensão da equipa de limpeza, é sempre discutível. Eu pessoalmente gosto de ter muita “malta” a trabalhar para mim e tenho sempre grandes equipas de limpeza. No teu caso eu colocaria pelo menos mais uns 4 turbos, uns 10 nassarios e mais um Strombus. Se fosse meu seriam muitos mais e ainda uns ouriços (tuxedo) e uns caranguejos esmeralda.

Vai deitando uns flocos de comida na água para manteres essa malta alimentada e ajudar o ciclo.

 

Quando falas em invertebrados estás a referir-te especificamente a quê?

 

E se no fim-de-semana os valores estiverem bons puxa da carteira e compra 1-2 camarões (Lysmata amboinensis) são resistentes, ótimos a limpar (especialmente parasitas nos peixes), são muito divertidos e começas a ver movimento e cor no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Semana 8

Boas noites, mais uma semana, mais uma TPA e manutenção concluida, nesta semana tivemos a observar o coral que nos foi oferecido, na qual ainda não sabemos o nome ! Em principio, para a semana iremos introduzir o primeiro peixinho a estamos anciosos  :default_baned:  Aqui ficam os resultados dos testes e uma foto  :my_wink:

NO2 mg/l - 0
NO3 mg/l - 25
NO4 mg/l - 0
GH - >16ºd
KH - 8ºd
PH - 8.4
Cl2 mg/l - 0
Densidade - 1.027
Temp - 28ºC

IMG_2374.jpg
IMG_2377.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves reduzir a densidade para 1.025. Esse valor para os peixes já é alto.
Estás a medir com que aparelho?
A confirmar-se o valor que apresentas basta ires deitando água de osmose até chegares aos 1.025 e tem atenção à reposição.

O coral parece uma sinulária...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 20/08/2018 at 01:48, Alfrareef disse:

Deves reduzir a densidade para 1.025. Esse valor para os peixes já é alto.
Estás a medir com que aparelho?
A confirmar-se o valor que apresentas basta ires deitando água de osmose até chegares aos 1.025 e tem atenção à reposição.

O coral parece uma sinulária...

Sim errei ao acrescentar agua com mais agua salgada  

Comprei um densimetro ou lá como se chama 🙄 É com isto correto ?

Sim tambem já me disseram isso !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais