Aquario nano (o natura)


Gitiaru

Recommended Posts

Ola a todos,

 

este aqua surgiu apartir de uma serie de circunstâncias, restos e curiosidade.

 

circustâncias/restos:

desmontei e remontei um aqua, sobrou montecarlo e mais uma serie de plantas que não sabia o que lhes fazer assim como substrato pedras troncos etc

necessitava de uma "maternidade" para camaroes

tinha um globo em casa vindo de não sei onde e por acaso encontrei-o

Curiosidade:

vi uma série de videos e posts de uns quantos aficionados com aquas ditos naturais sem filtros sem fertilização sem co2, ao inicio pensei que eram malucos, depois vi resultados satisfatorios, por fim bateu a curiosidade e decidi tentar algo, por enquanto está a correr bem.

 

-Aqua:

Globo 12L

-Substrato:

Flourish Black Sand

-Iluminação:

candeeiro "arquiteto"/estirador com lampada philips led 12w 6500k 1521lumen 8h por dia

-Flora:

Cryptocoryne Parva

Feto de java

Glossostygma  elatinoides

monte carlo

ludwigia repens

cryptocoryne willsii

salvinia nattans

Duckweed (nome cientifico?)

mais umas que nao me lembro o nome

-fauna:

neocaridina "wild" não sei quantas ja perdi a conta

-fertilização:

nas 1ºs 2 semanas macros diy e micros ecoarium para dar um boost, agora nada por enquanto tudo ok

 

 

1 dia de montado e com bomba de ar apenas para ajudar na colonia biologica inicial e com ela permanceu 1 mes:

FuNISK3.jpg

 

1 mês depois:

7X4SwMR.jpg

 

1 mês depois e com mais umas plantas adicionadas:

vtXPGhp.jpg

 

 

cerca de 2 meses e meio :

ymaUI3d.jpg

1BCSjnq.jpg

corcQTR.jpg

mzE3W7m.jpg

 

agradeço criticas construtivas e sugestões

Editado por Gitiaru
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente aqua, por acaso ando para montar um destes num globo que tenho aqui, acho que vai ser desta.

Não tendo filtro, quantas TPA faz por semana, como o mantém assim saudável em termos de agua e limpeza?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carpafish. Nas primeiras semanas era semanal 10% devido a inicialmente ter algumas algas no vidros e necessitar limpar resíduos. Depois passei a duas semanas. Após o boom de camarões e boom das plantas fui aumentado o espaçamento de tpa, agora apenas tenho acrescentado o que evapora e tem mantidos parâmetros todos ok, vou passar a fazer mensal. Não tenho algas está tudo controlado pelos caracois e camarões, tirando um pouco de Green spot na zona superior do tronco, as folhas velhas os camarões comem, os resíduos do molting os camarões e caracois comem. Tudo aparenta que tenho um Aqua biologicamente estável, o que é dejectos as plantas consomem, o crescimento das plantas está algo lento mas controlado e com bom aspeto. Até agora tudo ok, Vamos ver como corre mas estou optimista. Não intervenho em nada a não ser tpa e dar comida de 2 em 2 dias e em pouca quantidade. 

Editado por Gitiaru
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquecime de referir que acrescentei plantas de superfície para ajudar a controlar o filme biológico que estava a ganhar na superfície e também a incidência de luz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Muito interessante este projecto. Já vi vários projectos deste tipo bem sucedidos.
Eu próprio tentei um há anos e falhei miseravelmente. No entanto creio que foi porque não lhe dei a atenção devida, como tu estás a fazer. Apenas o tratei como um projecto a parte.
Talvez porque não adicionei vivos para controlar a carga biológica. Mas este teu projecto está top.
Parabéns

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.