Espuma no aquário


Recommended Posts

Boa tarde, 

Instalei um novo aquário de 95 litros com um filtro EHEIM Classic 350 (com apenas cerâmica).

Não utilizei qualquer produto químico para a lavagem do aquário.

Coloquei apenas o produto para o cloro e bactérias. 

Quando coloquei tudo a trabalhar, o aquário ficou com uma espuma esquisita. 

A espuma desaparece logo que coloco o chuveiro dentro de água mas se fica um pouco acima da superfície faz logo espuma outra vez. 

Alguem me pode ajudar? 

Muito obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio Alves

Se montastes agora o aquário,com um novo filtro,e estas a fazer o ciclo do azoto,não vejo de onde vira essa espuma,não será da força da saída da água,digo eu,isto e estar a dar um tiro no escuro,espero que alguém que tenha passado pelo mesmo,te dei alguma dica, lavastes as serâmicas,será por não teres esponjas no filtro.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efetivamente não lavei a cerâmica. Mas eu penso que só poderá ser da pressão do chuveiro porque quando coloco debaixo de água desaparece. E se mexo na água com espuma ela também desaparece. Parece que as bolhas que se criam ficam todas na superfície. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é o aquário? É plantado? Bota umas fotos para vermos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Recentemente no meu aquário também apareceu alguma espuma e com uma pequena pesquisa fui eliminado sugestões que encontrei e acabei por resolver com a mudança de direcção do tubo de saída da água. Não circulava completamente pelo aquário.
Não sei se já tentas-te isso. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo

Sim se colocares o inflow e o outflow juntos numa das laterais do aquário,a água vai percorrer todo o aquário,e voltar para traz,e a sim não haver zonas mortas.

 

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Alvaro Silva

Eu tenho o inflow e o outflow em cantos traseiros opostos. Mas tenho um interno temporário a ajudar no circuito. Quando eu tirar o interno siginifica que não vai haver uma circulação correta da água? O ideal é juntar o inflow com o outflow?

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo

Sim,junta os dois numa das laterais do aquário,a água a correr todo o comprimento do aquário,ela vai bater no outro lado e voltar para traz,e vai também deixar de haver zonas mortas,onde a sujidade se possa acumular,e dai a ter os maus efeitos na qualidade da água.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu depois vou experimentar e dou um feedback. Acho que cada caso é um caso e depende muito da vazão e tamanho do aquário. A ideia é só voltar para trás? O meu faz 360 graus neste momento. Dá a volta toda.

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de substrato tens no aquário? E troncos e/ou pedras? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tozé Nunes eu? Tenho areia como substrato, algumas plantas mas baixas, apenas foxtail mais altas de resto tenho também três pedras. Tenho uma foto no tópico " book dos aquários". Aceito sugestões e críticas. 

Editado por neo_2

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais